Valvulados vs. SolidState -> Vantagens e desvantagens- Polemic Discussion Topic

Autor Mensagem
RoLP
Veterano
# nov/10
· votar


Konrad

Acho bem gravado....
Afinal...a pegada dele é animal, a guitarra dele é animal...e DÚVIDO que tudo foi gravado com SS. E mesmo se fosse..o dele é diferenciado, não é o que vc compra na loja e chama de SS.

Não...não estou excluindo nenhum fator...comparação de dois amps secos ou microfonados nas mesmas condições...é gritante a diferença.

ogner
Veterano
# nov/10
· votar


nem um nem outro!!!!!

77.5% das musicas que ou ouço (de Incubus até Mahavishinu
)eu só consigo prestar atenção nas guitarras agora, e penso:


Uhmmm, esse timbre da pra tirar com um Amplitube, ou Uhmmm, esse é bem a cara do Vintage amp Room....

hehe!

Konrad
Veterano
# nov/10
· votar


Bendsup
a definição dos harmonicos são incomparáveis! Textura do som !

Subjetivo!

A dinâmica que um ampli valvulado proporciona é infinitamente superior!

Mesmo?

De qualquer formar o cara tem que testar um do lado do outro pra entender...

Petitio principii e ad hominem ao mesmo tempo.

heheh

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia

Eu sei, vim tomar negativo para não deixar os amigos sozinhos nessa!

E faço coro com o outro amigo, sou fã de válvulas, tenho, mas minha GAS hoje é num SS.

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


Konrad

Petitio principii e ad hominem ao mesmo tempo.

Calma amigo... Tá nervoso?

Konrad
Veterano
# nov/10
· votar


ogner
Uhmmm, esse timbre da pra tirar com um Amplitube, ou Uhmmm, esse é bem a cara do Vintage amp Room....

hehe!


Está sendo irônico?

Konrad
Veterano
# nov/10
· votar


MMI
Calma amigo... Tá nervoso?

Ando meio tenso. Até ban levei.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# nov/10
· votar


RoLP

O que noto é que os que defendem os SS contra os valvulados é pq nunca pegou um valvulado para regular e tocar nos shows em geral.

cara:

1 - Ngm falou "um bandit é melhor que um twin reverb"...poxa, a gnt so ta falando que nao da pra desprezar um SS, que vc consegue timbres MTO bons com um bom ss, e que eles sao mto vantajosos em determinadas situaçoes e bla bla bla
2 - O mauriciobahia nunca pegou em um? o MMI nunca? o Nichendrix? n fale assim tb neh velho.

Konrad
Veterano
# nov/10 · Editado por: Konrad
· votar


Acho que o povo deveria usar mais a extensão "para mim" nas afirmações universais........ resolve-se qualquer problema.

"X é melhor do que Y em qualquer circunstância, sempre foi e sempre será (para mim)"

"Rachel Weisz é muito mais bonita do que a Bardot (para mim)"

"O Brasil é o melhor lugar do mundo! Não há lugar melhor! (para mim)"

E assim vai.

Devia haver essa tag no FCC.

MauricioBahia
Moderador
# nov/10
· votar


Ruim é tocar mal. Isso sim é muito ruim e não há amplificador que salve meu camarada!

Jinkxs
Veterano
# nov/10
· votar


Grimc

Cara... aquele tópico era uma dúvida sobre qual SS a galera indicava pro cara (Stevie).... Laney, Peavey ou Hiwatt.

Aí começaram a insistir que o cara tinha porque tinha que pegar um valvulado, etc... etc...

Eu mesmo postei que em muitos casos, SS + pedaleira quebram um bom galho.... ainda citei o Motoboy From Hell-SDMF e o Alan Domingues... que fazem show usando SS e ninguém reclama do timbre.

Além disso, transcrevo aqui uma frase que escrevi lá:

Olha... é aquela história.... tem gente que é purista, que não abre mão do valvulado, que não compra CD só vinil, que torce o nariz pra qualquer coisa digital, como pedaleira, etc... VST então é coisa do demo!!!

Já vivenciei trocentos tópicos com essa mesma discussão e aprendi que é dificil. Então o certo é deixar para lá.


No fim, é aquilo mesmo que o Nichendrix disse: Tudo é uma questão de gosto e de necessidade. Ambos tem suas qualidades e seus pontos fracos.

RoLP
Veterano
# nov/10
· votar


Motoboy From Hell-SDMF

Falei generalizando cara...não especificamente....Senão eu citava o nome sem problemas.

Em geral é isto que noto, incluindo de colegas músicos que vejo.
E sempre é a mesma reação...quando finalmente pegam um valvulado para eles e regulam falam "é...realmente é melhor que o SS"

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia

q o digam os emos e seus mesa boogie

RoLP
Veterano
# nov/10
· votar


Jinkxs

Ambos tem suas qualidades e seus pontos fracos.


Qual é o ponto fraco dos valvulados?

ogner
Veterano
# nov/10
· votar


Konrad

Pior que não!!! hehehehe....Na verdade da pra chegar perto com os VST que falei, as vezes BEMMM perto....Mas na verdade fico imaginando a tecnoligia que os caras tem a disposição em estudios...E acho que pra gravação só se usa amp por pura vaidade.
serio mesmo....

ATENÇÃO:

Estou GENERALIZANDO ok...Pra certos estilos, certos guitar heroes é outro esquema.....Estou dizendo de bandas "normais" que escutamos....

Estava no transito gostoso de SP ate agora pouco ouvindo meu Ipobre no shufle...Passou por J. Patitucci ( nao sei o guitarrista do cd) Incubus, Dream Theater, Cake, Faith no More, Fish, Genesis, Jamiroquai, Kaziah jones, dos que me lembro...e vou te falar que nao é nada dificil simular os timbres que escutei dessas bandas ( CLARO, em ALGUMAS musicas) com os VSTs da vida!!!

Jinkxs
Veterano
# nov/10
· votar


RoLP

Resistência, manutenção, peso, preço, headroom.....

RoLP
Veterano
# nov/10 · Editado por: RoLP
· votar


Jinkxs

Só concordei com a manutenção

O resto não vejo nenhum efeito negativo. Peso, Resistência não tem mto haver não...tem vários tipos de combo que não é tão pesado e tem ótima potência (até um tiny terror) que é super leve
E são mto resistentes.

Já transportei para várias cidades e toquei em vários shows e nunca aconteceu nada...

Agora preço...se vc for lá fora não é tão caro...fica caro por causa dos impostos. E sinceramente...a diferença é tão grande qto o preço pra mim.

Sem contar que o valvulado é autosuficiente...vc só com ele num show faz milagre.
Um SS depende totalmente do q vc tem no pé.

MauricioBahia
Moderador
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Legal são os valvulados que pra distorcerem usam diodos e CIs e a galera nem sabe! Acha que é tudo varvula! All Turbe!

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


Motoboy From Hell-SDMF

De minha parte, eu inclusive já tive alguns SS. E mais, o som com a archtop fica excelente em linha (sem simulação)! hahahahaha

ogner

Estava no transito gostoso de SP ate agora pouco ouvindo meu Ipobre no shufle...Passou por J. Patitucci ( nao sei o guitarrista do cd) Incubus, Dream Theater, Cake, Faith no More, Fish, Genesis, Jamiroquai, Kaziah jones, dos que me lembro...e vou te falar que nao é nada dificil simular os timbres que escutei dessas bandas ( CLARO, em ALGUMAS musicas) com os VSTs da vida!!!

Para de sacanagem... Você é mestre em tirar timbres desses VSTi da vida, fala só para dar inveja!

____________________________________________________


Pessoal, bom é o que soa bem. Dane-se se vem de transistor, CI, válvula, gnomo, radinho de pilha. Já disse numa das inúmeras discussões a esse respeito daqui, já vi um cara tirar timbres fodásticos de uma pedaleirazinha Boss pré-histórica, o nichendrix até postou um amigo dele que tirava um timbre impressionante de algo como um POD (não me lembro bem). O próprio ogner arranca timbres em gravações com VSTi que muito cara não tira em valvulados.

De uma maneira geral, acho que o grande diferencial da guitarra, de modo geral, é a distorção. Isso foi criado a partir de "defeitos" das válvulas que nesse caso virou qualidade. É o instrumento que faz uso disso, praticamente o único que usa e abusa dessa característica. Portanto o original é válvula, o legal ainda está nelas. Mas guitarra não é só distorção, o som limpo também vem a ser importante e nisso os SS via de regra superam. Mas nada também que um um SS não possa distorcer ou um valvulado não possa ter som limpo. Mas ainda acho que o melhor é aproveitar as melhores características de cada um. Ah, para falar a verdade, não gosto dos timbres do Dimebag SS apesar dele ter músicas e técnicas do cara****.

Opa, tudo isso PARA MIM, certo Konrad??

Grimc
Veterano
# nov/10
· votar


ogner
Cara, isso foi relevante

Pra quem gosta de gravações



O som é muito parecido, sendo que um custa 10 pau e o outro vc acha de graça na internet. E ouvidos alheios não diferenciam (ainda mais no youtube, com 500000000000000 processamentos e compressões que rola antes do seu vídeo aparecer na tela do seu micro).

RoLP

Cara, como eu disse, onde eu ensaio tem uns 6 valvulados e varios SS. Em casa tenho um SS pequeno e lá também tem uma pod x3 live.

Você está generalizando a sua opinião de que valvulado sempre é melhor do que ss, cara. Agora posta um argumento que não seja "todo mundo que eu conheço acha melhor" ou "se você acha que SS pode ser igual a valvulado, é porque nunca tocou em um", pq é basicamente só o que eu ouvi falar nas 3 paginas em que argumentou.


Gente, nós estamos nos apoiando muito em uma tecnologia de mais de 70 anos.... Nem All tube se acha mais por aí não. Como o Bahia disse antes, tem muito valvulado com diodos, cis e outras coisas pra gerar distorção. Exemplos? Hm... Marshall JCM2000?

Já perceberam que a única coisa que ainda usa válvulas são equipamentos musicais, especialmente amplis? Parece que estamos travados. Então chegam pessoas com mente mais aberta, desenvolvem ótimas pedaleiras com som MUITO PARECIDO, e que se você ouvir num show, bem regulada, é claro, você é capaz de nem perceber (sim, eu estou falando com vocês mesmo, guitarristas e que conhecem o timbre de um valvulado).

Isso eu estou considerando apenas o som produzido. Sem que você esteja tocando, porque se você estiver tocando, é óbvio que vai sentir diferença.

rsf
Veterano
# nov/10 · Editado por: rsf
· votar


SS é como trepar de camisinha...
pode até ser legalzin, mas não é a mesma coisa...

para aumentar ainda mais a furia de negativação...
tenho os dois..e dizer que no quesito qualidade de timbre um SS é apenas diferente de um valvulado, tem algo errado aí...ou o valvulado que o sujeito tocou é muito nhaca ou o cara não sabe timbrar..até porque não tirar timbre bom de ampli valvulado bom, só se for surdo...


observação importante: essa minha opinião é sob a perspectiva de quem toca e não de quem ouve...portanto, nem venha com o tal do teste cego...em gravação tudo é possivel...conheço muito gente que tira timbres otimos com pedaleiras, SS e afins (inclusive ao vivo)

ogner
Veterano
# nov/10
· votar


Grimc

Exato...veja bem que meu comentário foi direcionado a GRAVAÇOES!!! E é MINHA opinião!!! hehehe!!

Aqui em casa pra EU tocar, se EU pudesse teria só e varios valvulados, cada um de um sabor!!!!!

FLO7v
Veterano
# nov/10 · Editado por: FLO7v
· votar


depois que toquei em um valvulado, nunca mais tive vontade de tocar num SS..

até que eu comprei meu peavey valveking , e nao me arrependo!
=)

abçs

RoLP
Veterano
# nov/10
· votar


SS é como trepar de camisinha...
pode até ser legalzin, mas não é a mesma coisa...


UHAUHUAHUAUH perfect!

RoLP
Veterano
# nov/10 · Editado por: RoLP
· votar


Grimc
Não estou tentando convencer ninguém que já tem opinião formada.
Estou demonstrando pra galera que está querendo mudar que fará uma ÓTIMA escolha e terá uma baita evolução no som.

Não adianta ter 6 valvulados no lugar onde vc ensaia....vc não tem um seu... sendo assim, não passa um tempo regulando e tirando o melhor som dele...como pode definir se é melhor ou não que o teu?
O dia que vc tiver um teu e tocar em vários shows, passar um tempo tirando um som dele (conhecendo bem o amp)...e não dependendo de pedaleira para tentar simular um valvulado, vai entender tb.

Quando eu tinha SS e ia ensaiar com o valvulado de estúdio...ou ia lá e espetava minha pedaleira...mal conhecia o amp. E até quando eu toquei uma vez usando o drive e o clean do amp...não achei grande coisa...pq amp de estúdio é tudo estourado...e não dá pra tirar um excelente timbre com o pouco tempo do ensaio sem conhecer o amp.

Sendo assim, vc está SUPONDO que o SS seja tão bom quanto...e não teve ambos os amps para afirmar nada.

Eu tive por mto tempo o SS e valvulado para me basear nas afirmações.

O jcm 900 é um exemplo. Tem que conhecer bem o amp para não deixar ele agudo demais e irritante. Qdo vc acerta a regulagem, pra mim é absurdamente perfeito.
Mas se mesmo ensaiando com um valvulado vc não consegue ver a diferença grande entre ambos...o que eu posso fazer? Nada ué.

Meus argumentos são os mesmos pq não depende de mim para o "seu" ouvido sacar a diferença....cada um tem seu gosto e ouvido.
Pro meu...a diferença é de um som profissional para um som amador (bacana)

Não sou old school...não tenho preconceitos com pedaleiras, curto várias...curto vários efeitos e simuladores...

Então, quem estiver lendo..e puder testar com a mesma guitarra um amp valvulado bacana (mesa, orange, marshall, etc..) e qualquer SS top de linha....drive e clean...e depois os efeitos no loop...verá claramente a diferença.
E ai está meu argumento.

Grimc
Veterano
# nov/10
· votar


RoLP
E você acha que eu não tiro tempo pra regular aqueles amplis?

80% do tempo que eu toco guitarra eu estou naquele estúdio- já que é de um parente meu.

Então, eu já fiquei boas horas fuçando em cada um daqueles amplis.

Grimc
Veterano
# nov/10
· votar


E eu não disse que não vi diferença, vi sim, e bem grande mas, mais no aproveitamento dos nuances da guitarra em si, do que no padrão sonoro. Ou seja, são detalhes que eu só percebo quando EU estou tocando. Ouvindo alguém tocar, não se percebe muita diferença entre um ampli real ou um simulado.

Grimc
Veterano
# nov/10 · Editado por: Grimc
· votar


duplo

Jinkxs
Veterano
# nov/10 · Editado por: Jinkxs
· votar


RoLP

Só concordei com a manutenção

Eu considero que os valvulados tem 4 ou 5 pontos fracos..... você considera apenas 1....

Conclusão.... valvulado tem pontos fracos. 1 ou 5.... o freguês escolhe.

Eu adoro valvulados.... se pudesse teria um pequeno, tipo um Vox ACVT pra estudo e um Mesa Lone Star pras jams ensaios e shows.... Mas no momento estou sem cacife pra isso. Pena.

Também não iria investir tanta grana em amps pra tocar com minha Tagima T-735 Hand Made. Amps dessa qualidade pedem uma guitarra mais caprichada.... sei lá... mas uma Fender AM com Texas pra um som mais Bluesy e uma PRS McCarty pra um som mais pesado.

Sei lá.... não sou músico. Tenho outra prioridades. Quem sabe um dia, se tiver conforto financeiro suficiente, eu possa me dar ao luxo de ter esses objetos de desejo apenas pelo hobbie... pelo prazer. Mas não agora.

De modo que me contento com minha Tagima, meu Peavey Studio Pro e minha Vox Tonelab ST.... que me proporcionam a tranquilidade de fazer boa música, com segurança, bons timbres, e a versatilidade de tocar praticamente de tudo com um investimento relativamente modesto, dentro das minha possibilidades.

Amp - R$800,00
Guitarra - R$750,00
Pedaleira - R$750,00
Cabos, Fontes, Palhetas etc... - R$100,00

Total: R$2.400,00 = Preço de um Valvulado decente.

Como foi dito anteriormente... tudo depende do gosto e da necessidade de cada um. Simples.

Agora... um vendedor pode me convencer que eu preciso de um all tube... que minha vida vai mudar depois que tiver um valvulado no meu set.... a dinâmica... as respostas ao ataque....

Um anúncio numa revista, uma discussão no FCC, um vídeo no You Tube.... uma entrevista com seu ídolo, uma visita ao site de um fabricante ou loja virtual, um passeio no e-bay ou no ML.... tudo isso trabalha para convencer a cada um de nós, guitarristas, que precisamos de um valvulado. Que precisamos de uma Fender, de uma Gibson.... que precisamos trocar os caps, pois o legal é ter Seymour Duncan, Dimarzios.... porque apenas com caps de primeira você vai ter aquela resposta das valvulas.... e precisamos também daquelas latinhas mágicas que dão um colorido ao timbre.... que casam perfeitamente com a saida do cap e enfatizam os harmônicos que só um verdadeiro all tube é capaz de produzir.

Depois fica todo mundo perguntando porque tem muleque de 13 anos que nem sabe tocar um acorde, mas que posta diáriamente tópicos de gear que tanto poluem o FCC.

Bom... eu sei do que eu gosto, conheço minha prioridades e sei do que preciso.... mas tem gente que não.

Não estou aqui defendendo que os SS são superiores aos Valvulados... muito pelo contrário.... mas defendo que existem situações onde um SS é suficiente.

Rafa-Ban
Veterano
# nov/10
· votar


eu gosto de SS porque cabe no meu bolso!!!!!
na boa,eu não tenho grana nem pra comprar,nem pra fazer manutenção de um valvulado.Nunca toquei em um,ja ouvi tocarem na minha frente...meu sonho era ter um combo 2x12 all tube,mas ,pra mim não da...até lá meu laney lv 100 com eminence e minhas latinhas(no caso,meus plastiquinhos) behringer me servem muitíssimo bem,obrigado
abç a todos

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Valvulados vs. SolidState -> Vantagens e desvantagens- Polemic Discussion Topic