Experiencia com Válvulas desgastadas

Autor Mensagem
Drive30
Veterano
# out/10
· votar


zefonseca

cara nao entendi nada do seu ultimo post ai, mas enfim, sua dica foi boa.

Bom gente, peguei o amp. 100% agora, foi só a troca de fusível mesmo, que segundo ele devia ter no minimo uns 10 anos. A explicação que ele me deu é a seguinte, achei bem interessante, nao sei se é historinha mas faz sentido.

-A voltagem no brasil é 127V e nao 120V que seria o ideal para o meu amp. Isso faz diferença? depende. Enquanto meu amp estava com valvulas velhas e desgastadas isso nao fez diferença , uma vez que nessa condicao a valvula nao iria trabalhar a 100% e nem o amp, forçando menos o sistema e talvez por isso o fusível tenha aguentado , recebendo uma carga 'meia boca' vamos dizer assim.

-Quando foi trocado por valvulas novinhas (JJ EL34), segundo ele , puxam bastante carga e esquentam mais, o fusível nao aguentou. Eu comentei ainda que o ampli pifou no domingo a tarde, ele comentou ainda que nesse periodo a carga no sistema eletrico pode aumentar, uma vez que temos menos ar condicionados, aparelhos eletricos de fabricas ou outros componentes que contribuem para 'aliviar' a corrente.

Bom o que importa é que está funcionando agora.

Moral da história: Se voce acabou de trocar de valvula, nao ligue o amp nas tardes de domingo ainda mais se vc nao tem fúsiveis extras. kkkkkkkkk

Konrad
Veterano
# out/10
· votar


Drive30

Que bom que resolveu!

Imagino a angústia, em pleno domingo.

Abç

Drive30
Veterano
# out/10
· votar


Konrad

pois é cara.. quando assunto é guitarra e amp eu nunca deixo para depois, gosto de resolver logo... odeio ficar com equipamento fudido. Agora vai ver meu carro.. nao lavo a anos.. hahaha

kosmiktubes
Veterano
# out/10 · Editado por: kosmiktubes
· votar


Valvula nova da antiga tchecoslováquia queima fusivel preferivelmente aos domingos em São Paulo.

Sera que os Titãs leem este forum?

Editado: Você do Titãs nos lendo, o nome da música deve ser FUSIVEL ok?

rafael_cpu
Veterano
# out/10
· votar


zefonseca

KKKKK.... boa...

T+

Drive30
Veterano
# out/10
· votar


Ae galera , olha um sonzinho do amp. Só o amp hein, sem pedal nenhum.

http://www.4shared.com/audio/YDVZtq3-/test_JCM600.html

ogner
Veterano
# mar/15
· votar


Então,

De modo geral, se o amp nao morreu de vez, alguém sabe informas quais são os sintomas que o amp apresenta quando as valvulas do Pre ou do Power nao esta legais.

Power ??

Pré ??

São sintomas diferentes, certo??

Acho que ate ficar queimando fusivel ( sem ser pico de energia ) pode ser sintoma de valvula ruim. Power??

O amp não esta rendendo em volume: Power??

Som com timbre xexelento. Pré??

De modo geral, tem como fazer uma lista de sintomas ligados exclusivamente ao mal funcionamento das valvulas, pré e power??

Hitman
Veterano
# mar/15
· votar


ogner
Pra ser muito sincero, nunca conheci alguem que trocou as valvulas do pre por precisar. Como sao bem baratos, vejo gente trocando porque quer mesmo talvez junto com os power ou depois pra ir polindo o timbre..

ogner
Veterano
# mar/15 · Editado por: ogner
· votar


Hitman
Pra ser muito sincero, nunca conheci alguem que trocou as valvulas do pre por precisar
Saquei. Isso quer dizer que se houver um problema no amp, e se for valvula, geralmente e a do power que abre o bico?? Isso??

Pq minha duvida é se é possivel a partir de um problema pontual descobrir se o problema e da valvula do Pre ou do Power, se cada uma produz algum problema caracteristico/diferente, que seja possivel diagnosticar.

SergioTrindade
Veterano
# mar/15
· votar


O pior problema do desgaste dás válvulas é que geralmente vai acontecendo aos poucos e a gente não percebe. Como as cordas da guitarra que vão envelhecendo e você só troca quando está no osso.
As válvulas de pré-amplificação costuma durar muitos anos e o desgaste ocasiona perda de brilho, perda de ganho nos amplificadores de alto ganho tipo (kick in ass), feedback gerado pela microfonia (sensibilidade da válvula às vibrações), ruídos tipo hiss, constante independente do volume, entre outros problemas.
Também ocorre de vazar ar para dentro da válvula, nesse caso o Getter Flash fica branco, mesmo que parcialmente.
O filamento também pode queimar, nesse caso a válvula não funciona.
As válvulas de saída costumam apresentar perda de potência, ruído de vários tipos, variação tonal (cai o rendimento em certas frequências) e um tipo distorção bem desagradável.
Se você é musico profissional, o melhor é fazer uma conta aproximada para estimar as horas de uso das válvulas de saída e trocar a cada 1.500horas, mais ou menos.

Ramsay
Veterano
# mar/15
· votar


SergioTrindade

Isso depende muito, por exemplo, se as válvulas do pré forem alimentadas com 540 volts DC elas vão durar menos do que se fossem alimentadas com 350 volts DC, simples assim...

SergioTrindade
Veterano
# mar/15 · Editado por: SergioTrindade
· votar


Ramsay
Em primeiro lugar, me a estimativa aproximada de 1.500h é para válvulas de "potência".
Em segundo lugar, a coisa não é simples assim como você pensa.
O que degrada a jaqueta do eletrodo é a temperatura que é proporcional à potência dissipada na placa e não a tensão de alimentação simplesmente.
Estamos falando de amplificadores comuns de guitarra que operam em condições geralmente similares.
Se você ligar uma 12AX7 em 350V com a tensão da grade igual ou positiva em relação ao cátodo igual à da placa, ela vai durar 10 minutos até perder a capacidade razoável de emissão.
A média que se estima para a vida útil das válvulas leva em conta uma potência de trabalho "típica" drenada pela placa próxima de 30% da máxima recomendada pelo fabricante e o volume normalmente utilizado pela maioria das pessoas.
Existem diversos fatores que alteram a vida útil da válvula, a exemplo da tensão dos filamentos. Isso é comprovado estatisticamente, mas não pretendemos aqui viajar nessas divagações teóricas.
O objetivo do tópico não é ter uma noção aproximada de quando devemos trocar as válvulas sem grande complicação.
Se você precisa ter uma noção exata da condição da suas válvulas, recomendo comprar um testador AVO VCM 163 e testar toda semana.
Outra o opção é comprar um lote de mil válvulas 12AX7 (que vai custar o mesmo preço) e trocar toda semana.
Além disso, nunca houvi falar de nenhum amplificador de guitarra que tenha uma tensão de 540V (entre a placa e o cátodo) a tensão típica de uma 12AX7 é de 250V (a máxima de 300V), com razão de transcondutância de 1250 a 1600 mmho e resistência típica do anodo por volta de 62500ohm, e corrente de 1,2mA.
Faça as contas (aplicando a lei de ohm) e chegará à a potência típica de repouso é de 0,3W, ou 30% da máxima (1W).
http://www.mif.pg.gda.pl/homepages/frank/sheets/093/1/12AX7.pdf
A estimativa de vida útil sempre se dá nessas condições e é passível de grandes desvios.
Contudo, se você medir as tensões no seu amplificador de guitarra vai provavelmente chegar a um valor de repouso perto da metade dessa potência (0,15W) por seção de 12AX7.
Por isso eu simplesmente esqueço que as válvulas de pre-amplificação existem, até o momento que elas dão problema - o que acontece "muito" raramente.

ogner
Veterano
# mar/15
· votar


Ramsay
SergioTrindade

Pq minha duvida é se é possivel a partir de um problema pontual descobrir se o problema é da valvula do Pre ou do Power, se cada uma produz algum problema caracteristico/diferente, que seja possivel diagnosticar.

E essa duvida, pessoas!!?? E possivel diagnosticar um problema, tipo:

O amp liga, funciona por alguns minutos e queima o fusivel...
O amp liga e o som e baixo, o amp na rende...

São aenas eemplos que poderiam ser problemas nas valvulas, do pre ou power... A intençao, se possivel, seria uma listinha de problemas que as valvulas podem causar.

SergioTrindade
Veterano
# mar/15
· votar


Ogner
As características comuns de válvulas desgastadas são as que citei no penúltimo comentário.
Se o amp não deixa de ligar por causa de uma válvula desgastada.
A queima de fusível, também não é sinal de desgaste de válvula.
Se o filamento não acende está queimado.
Se o getter ficar branco é sinal de vazamento. (getter flash é aquela mancha parecendo uma tinta metálica escura que você vê dentro do vidro, serve para absorver resíduos de ar dentro do tubo)
Se você não conseguir perceber as variações de ganho, volume de perda de potência, distorção indesejável, o melhor é levar o amp em um técnico e fazer a revisão periodicamente.
É como trocar as cordas da sua guitarra. Ou você percebe uma perda de qualidade sonora ou torca pela simples dúvida.

ogner
Veterano
# mar/15
· votar


SergioTrindade
As características comuns de válvulas desgastadas são as que citei no penúltimo comentário.
Sim, eu li!! E é bem isso mesmo que eu estava querendo saber!!

Meus amps valvulados estão ok!! hehe!! É pra nortear mesmo caso algum problema possa ser identificado "rapido" como um problema nas valvulas de pré ou power...

Valeu!!!!!! :))

SergioTrindade
Veterano
# mar/15
· votar


Outra dica simples que pode ajudar.
Às vezes alguma válvula de preamp dá pau e o amplificador liga e não funciona (ou funciona mal).
Nesses caso é bom ter uma extra para ir substituindo uma por uma até achar a defeituosa.
Quando às válvulas de potência, se você desconfia delas depois de um certo tempo, compra outro jogo e substitui para comparar o rendimento.
Se não houver diferença não vai ser prejuízo porque mais cedo ou mais tarde você vai ter que substituí-las mesmo.
Comprar com antecedência é sempre melhor porque você tem tempo para procurar boas válvulas por um bom preço.

macaco veio
Veterano
# mar/15
· votar


O amp liga, funciona por alguns minutos e queima o fusivel... por alguma razao tensao alta demais nas valvulas de potencia, exemplo o ampli e' para usar 6L6GC e esta com outro modelo de 6L6 que nao aguenta a tensao.
O amp liga e o som e baixo, o amp na rende... depende da sofisticacao do ampli porque pode ser qualquer peca dentro dele, mas digamos que o som limpo comeca a soar tipo overdrive com baixo volume, e' alguma valvula de potencia que ta envermelhando e nao aguentando mais o seu bias (esta com os dias contados pra morrer).
Valvulas de pre nao tem como prever o tempo de vida, depende da qualidade da valvula (marca boa ou marca ruim), Algumas passam de pai pra filho, porem eu comprei uma 12AT7 chinesa em 1999 e ela entrou ar em 2000, as outras de marca Miniwatt estavam la desde 1971 e so uma tinha entrado ar, ainda estao la embora nao tenho usado mais o ampli, um dia elas iram entrar ar tambem provavelmente antes de ficarem fracas. As de potencia depende mais e' do Bias, bias quente demais vida curta, bias frio demais vida longa, nao existe um valor exato pra bias, o bias depende de como voce quer que o seu amplificador trabalhe. Pode se chutar ai entre 1000 a 5 ou 6000 horas. Bom, minha base e' dos anos 70 e 80 talvez agora a valvulas venham igual lampada marcando as horas de uso tipo Osram/700hrs. A ultima que comprei foi aquela chinesa, acabei colocando uma 12AU7 antiga no lugar e mudei um resistor pra ter mais som no reverb. No reverb uma 12AT7 e' usada como se fosse de potencia ai ela acaba mais depressa, resumindo prever tempo de vida de valvula e' dar um chutao pois depende de uma porcao de fatores.

ogner
Veterano
# mar/15
· votar


SergioTrindade
macaco veio
Opa, isso ae!!! Ótemas dicas de quem entende do mister!!! :))

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


macaco veio
Algumas passam de pai pra filho

Pra reforçar... estou reformando um rádio de 1923, e pasme a válvula está lá firme e forte. Me borrei todo pra ligar na tomada, mas que nada, a figura tá melhor de vida que as minhas JJ Tesla do amp kkkk

SergioTrindade
Veterano
# mar/15 · Editado por: SergioTrindade
· votar


É até difícil acreditar que um rádio de 1923 esteja com válvulas funcionando, se não me engano, foi quando fizeram a primeira transmissão no Brasil. Leo Fender era adolescente nessa época.
Mas a verdade é que tem umas válvulas que fazem milagre mesmo. Eu tenho um par 6V6 de metal da década de 40 RCA JAN (feitas p/ uso militar) que, apesar de usadas e enferrujadas estão com nível de emissão acima de 100% do mínimo que se espera de válvulas zero km.

eternansiedade
Membro Novato
# out/15
· votar


Vou ressuscitar o tópico para não criar um novo.

Tenho um Bugera V5 que peguei usado, então não sei se as válvulas foram trocadas alguma vez.
O que tenho detestado nele é que o som nunca fica clean. Posso deixar o volume no 10 e o gain no 3 que depois de 10 minutos já está bem rasgado. Eu gosto desse rasgado, mas às vezes que tocar algo mais limpo em sons ambientais, por exemplo. É normal isso? Li alguns reviews do pessoal elogiando o clean dele.
Isso pode ser sintomas de válvula? As duas válvulas devem ser trocadas? Quanto em média está custando uma válvula hoje? Vi no ML de 50 até infinito. Como toco com ele só em casa, não tenho pretensão de uma grande válvula (até porque é um amp simples e não queria investir tipo uns 20% do valor dele em uma válvula nova). Há alguma indicação de qual marca comprar e em que loja? (online, preferencialmente, ou em florianópolis).


Outra coisa que tenho notado há um tempo é um chiado muito chato. Não é tipo ondas de rádio e nem huuum, é algo meio estalos. Descobri que tinha um cabo de ligações de pedais com um pouco de ferrugem e mofo (moro na praia, aqui mofa tudo). Esqueci de testar sem ele depois. Será que pode ser isso?

Obrigado desde já.

Iversonfr
Veterano
# out/15
· votar


eternansiedade
Posso deixar o volume no 10 e o gain no 3 que depois de 10 minutos já está bem rasgado

Voce quer dizer que o volume ta no máximo ou ta na posição 10:00am? Volume no máximo é lógico que vai saturar um amp valvulado

Há alguma indicação de qual marca comprar e em que loja?

Eu compro na Multcomercial, tem geralmente um dos melhores preços e tem de tudo. Recomendaria EL84 da JJ e a 12ax7 da Tungsol. Se quiser mais clean talvez seria legal também testar uma 12at7.

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


Iversonfr

São pares casados?

eternansiedade
Como toco com ele só em casa, não tenho pretensão de uma grande válvula (até porque é um amp simples e não queria investir tipo uns 20% do valor dele em uma válvula nova).

Eu vou relevar sua inocência, mas foi engraçado uma grande válvula. Vc não tem muito pra onde correr. Vai precisar comprar (se for o caso), uma válvula igual ou equivalente a que está no amp.

Vc deu sorte, tens um classe A. Basta comprar uma válvula qualquer e voi la... Se fosse um AB, como a maioria, vc precisaria pegar um par casado (ou quarteto, como é o meu caso), e aí o preço muda só por serem casadas.

Iversonfr
Veterano
# out/15 · Editado por: Iversonfr
· votar


Ismah
São pares casados?

Não entendi direito a pergunta. Pelo que pesquisei rapidamente o ampli dele usa 1 EL84 e 1 12ax7 só. Mas no site vende par e quarteto casado.

e aí o preço muda só por serem casadas.

Nessa loja que passei não fica mais caro apenas por ser par casado, é o mesmo preço sempre. O legal é que as vezes aparecem promoções de verdade de válvulas, chega a compensar comprar pra deixar guardado as vezes.

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


Iversonfr

Sim queria saber se de fato vendem o par/quarteto casado, já que comprar no exterior é fora de cogitação.

Nessa loja que passei não fica mais caro apenas por ser par casado

Alguma gringas fica até mais barato, mas geralmente querem mais pelo trabalho envolvido em casar elas, se comparado a compras individuais.

E sim o V5 é um classe A de 2 válvulas, uma de pré, e uma no power... Mas foi mesmo pra ti a pergunta e não pra ele rsrsrs

Iversonfr
Veterano
# out/15
· votar


Ismah
Mas foi mesmo pra ti a pergunta e não pra ele rsrsrs

Comprei lá uns tempos atrás que o Ógner falou que tava barato. Troquei todas as válvulas do meu ampli, inclusive a inversora e a do loop. Tem bastante coisa no site e geralmente sai bem mais barato que o ML. Hoje ta R$58 a EL84 da JJ ou R$115 o par casado. No eBay sai na média U$25, tirando um único vendedor que ta por U$20. Praticamente o mesmo preço daqui se for pela média. Já no ML o vendedor que mais vendeu JJ ta pedindo R$190 no par...

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


Vou passar lá... Valeu a dica.

andrerosa
Veterano
# out/15
· votar


Ismah

Blza. Vou usar este tópico pra tirar uma dúvida com você.... se não for incômodo.
Meu Palmer Modulo 80 (4 6L6, 2 12AX7 e uma 12AU7 inversora) está com o seguinte problema: quando toco, principalmente em altos volumes, percebo que e o som dá umas falhadas (fica mais baixo ou até some por frações de segundo). Bom, meus cabos estão OK, circuito revisado com capacitores novos, todas as válvulas novas, potenciômetros novos, trafos originais Wilkason, capacitores e diodos da fonte de alimentação originais. Os resistores também são originais.
Bom, é isso aí, se tiver alguma dica ficarei agradecido.

Valeu !

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


Por lógica, e padrão, verifique a rede elétrica. Nesses casos, ligo o multímetro e vou tocando, talvez possa ser apenas variação na tensão (fique atento que ele foi pensado para tensões diferentes das atuais).

Ainda assim, não é mal limpar os soquetes das válvulas com álcool isopropílico. Verificar o cabo de AC também não.

andrerosa
Veterano
# out/15
· votar


Ismah

Valeu. Vou tentar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Experiencia com Válvulas desgastadas