Duovox 100b - Trafos Quentes

Autor Mensagem
Gustavo Cunha
Veterano
# ago/10


Boa tarde pessoal.

Tenho um Duovox 100b que após umas 2 horas ligado, um dos trafos fica bem quente. A ponto de não conseguir deixar a mão encostada nele por muito tempo.

Qual pode ser o problema?

Lembrando que troquei o quarteto de valvulas do power dele (4 6l6 casadas) e as 3 do pré.


Muito obrigado.

wiskeria
Veterano
# ago/10
· votar


Regulagem/revisão completa na parte elétrica é o mais seguro para usar estes amps antigos, se sua rede for 110 "127 na verdade é o que sai da tomada" ja gera um aquecimento maior.
Os duovox tb abusavam das valvulas pela alta potencia.
Tudo isso junto torna este amp meio perigoso de usar se não tiver com a elétrica totalmente em dia e regulada.
É o que vc deve fazer...

Gustavo Cunha
Veterano
# ago/10
· votar


Entendi.

Mas então é ususal nos Duovox esta alta emissão de calor
devido a potencia, certo?

carlos adolphs
Veterano
# ago/10
· votar


Gustavo Cunha
Não no 100B, os Duovox 120 e 150 eram mais forçados.O teu problema deve ser os 110V do trafo, pois a rede é 127V.Vc tem duas opções:Ou usa um regulador para 110V ou passa o ampli para 220V e usa um autotransformador de rede, que pode ser comprado no Carrefour, de 127 para 220V/500W.Em dias de verão isso levará à queima do trafo, devido a maior temperatura externa.Outra opção é mandar rebobinar o trafo(a mais cara).

Gustavo Cunha
Veterano
# ago/10
· votar


Carlos, obrigado pela resposta.

Tenho um transformador deste em casa. Uso originalmente em um receiver Aiwa (220v).

Vou tentar o seguinte então, veja se entendi corretamente:

- Passar a chave do Duovox para 220V.
- Ligá-lo em um transformador de 220V para 110V.
- Ligar a saída 110v do transformador na rede.
- Ligar o amp e ser feliz.

Certo?

AurélioB.
Veterano
# ago/10
· votar


Então, eu estou com a mesma dúvida.
Tenho um Duovox 50G que está inteiro original e perfeito, porém ele sofre com esse problema por ser 110v e a tensão da tomada 127v, não deu nem tempo de "estragar" as válvulas pois eu estou com ele a uns 2 meses, ai eu não sei se isso pode realmente diminuir a vida útil delas. Ele esquenta bastante depois de algum tempo ligado, não chega a ser absurdo, mas o chassi dele fica bem quente, sempre achei normal por ser um valvulado, mas agora que eu vi esse tópico me bateu uma preocupação.
Estou para ir atraz de um transformador, mas pelo que eu já andei procurando, não encontrei um que fosse 127v - 110v, só de 127v - 220v. Essa do transformador resolve esse problema da tensão ou é furada? Eu pensei em re-enrrolar o trafo, mas além de ser caro não queria tirar sua "originalidade".

Outra coisa, o tremolo não está funcionando, mas pelo que ví, é culpa do LDR, não cheguei a fuçar muito o esquema dele, mas pelo que eu entendi quem faz o papel do LDR do tremolo é a própria luz piloto, que por sinal, está bem fraquinha quando o amp está ligado. Já ouvi dizer que essa luz fica com a sua luminosidade "normal" quando o amp está ligado em 220v. Será que ligando o amp no transformador na tensão correta de 220v ele funcionará corretamente e o tremolo volta a funcionar?

Valeu ai moçada, abrass!

wiskeria
Veterano
# ago/10
· votar


O ideal é usar o amp na voltagem correta, e o caminho mais facil é comprar um transformador de 127 para 110 em redes desta voltagem.
Usar em 220 tb funciona, mas o trafo 127 p 220 fica maior.
Não vai estragar o amp usando na voltagem normal 127 se ele estiver bem revisado e regulado, apenas gastará um pouco mais de valvulas e esquentará um pouco mais tb.
Veja bem, estes amps tem mais de 30 anos e metade deles foi usando em 127 na tomada.
Aguentar aguenta, mas o ideal é sempre usar a voltagem correta.
Se for usar transformador tem que ter a potencia que o Carlos falou antes.

carlos adolphs
Veterano
# ago/10
· votar


AurélioB.
Não, Aurélio, o tremolo fica inoperante por degradação do LDR de sulfeto de cádmio e não da lâmpada, que é neon.Se vc abrir o ampli e retirar a proteção da lâmpada, verá que ela pisca conforme o ajuste de tempo.O remédio é simples:troca o LDR.Qualquer um de 22kOhms ou mais no escuro, serve.Vc tapa ele completamente e mede com ohmímetro digital.Todos os meus Tremendões deram esse problema e os resolvi assim.

Gustavo Cunha
Veterano
# ago/10
· votar


Compadres,

fiz o teste com um transformado que já tenho em casa (220v - 120v / 500w).

o amp ficou mais frio. inclusive a luz incandescente das valvulas ficou mais suave, impressionante.

mas o que me assustou foi a temperatura do transformador externo, que ja tenho em casa. será que é por causa desta diferença de voltagem ainda existente de 7v?

lembrando a configuração do transformador externo:
120v - 220v / 500w.[u][/u]



Obrigado,

Gustavo Cunha
Veterano
# ago/10
· votar


um amigo me disse que amps desta potência realmente esquentam.

não sei se comum mas, no caso dele, um fender twin reverb chega a deixar o plug da guitarra no final do show "fervendo". graças aos deuses este não é o caso do meu duovox, que só esquenta um pouco a mais o trafo de força.

mundo estranho esse mundo de amps vintage. é o meu primeiro contato pois antes tinha um Meteoro Falcon Faiska (que inclusive acho bem menos quente do que o Duovox.)

AurélioB.
Veterano
# ago/10
· votar


Gustavo Cunha
É, realmente a diferença de timbre dos Duovox comparados aos valvulados Meteoro são de cair o c.. da bunda... hahaha

carlos adolphs
Sobre o transformador, é mais aconselhável ligar um 127-220v na rede 127v e usar o amp em 220? ou é melhor um 127-110v e usar o amp em 110v ?
Porque eu já ouvi falar que o amp em 220v tem um rendimento "melhor", ou é só mito?
Ah, outra coisa, o transformador tem que ser de 500w de potência ou mais?

Obrigado a todos, abrass!

carlos adolphs
Veterano
# ago/10
· votar


AurélioB.
Tanto faz, quanto à voltagem, desde que esteja correta.
O trafo ideal é de 700W.

AurélioB.
Veterano
# ago/10
· votar


carlos adolphs
Tem certeza? O Duovox 50G é de 50 watts, sendo um AB, não seria ideal um trafo um pouco mais potente que 100w ?
Eu pensei em parafusar o trafo de 127-110v dentro do amp que é combo e não queria que fosse um trafo muito pesado, por isso acho que o de 700w é exagero, ou estou estupidamente enganado?
Desculpe tantas perguntas, mas pretendo comprar o transformador esta semana, não queria cometer um erro desses hahah
Abraço!

carlos adolphs
Veterano
# ago/10
· votar


AurélioB.
Então tá!!!Duas 6L6GC com 450V em placa, full sinal, consomem 210 mA(pelo manual), corrente média, sendo que os picos chegam a 280mA.Algo em torno de 130W, somando-se as corrente de filamentos 2,7 A/6,3V, 17W, total de 147 W.Considerando as perdas do trafo do ampli, em torno de 40% = 206 W, mais as perdas do trafo de rede +40% = 288W.Considerando o fator de potencia dos trafos vendidos no mercado, são expressos em VA, apesar de na caixa dizer Watts.Isso só vale para lâmpada em que o fator é 1.No nosso caso, com carga reativa dos trafos, o fator é
0,65.Isso quer dizer que um trafo de rede de 500VA só pode alimentar, no máximo 500X0,65 = 325W.Seria adequado para seu ampli, porém a qualidade duvidosa dos nucleos usados em trafos comuns vendidos no comércio me faz colocar um fator de cerca de 20% de lastro ou um total de 600W, pra trabalhar frio.OK!É mais por proteção e confiabilidade.
Abcs!

Gustavo Cunha
Veterano
# ago/10
· votar


Boa noite confrades.

Comprei um transformador (127v - 220v) de 1010w e ainda sim esquentou. Nusga! Ta certo isso?


Abraços.

carlos adolphs
Veterano
# ago/10
· votar


Gustavo Cunha
Vamos à matemática.
Consumo do +B - 252 W
Consumo filamento- 28W
total- 280 Watts + rendimento do trafo de força (40%)+rendimento do trafo de rede(40%)= 549 W(potência requerida real)
Trafo comprado 1010VA - fator de potência(65%)=657 W reais
Teóricamente aguenta, mas como disse ao Aurélio B., não confio muito nos núcleos usados(chineses) e para não esquentar colocaria mais 20% de lambuja = trafo ideal =1212VA.

Gustavo Cunha
Veterano
# ago/10
· votar


Oh no!

Já era. Gastei 87 mangos achando que estava fazendo bonito comprando o de 1010w. E o bicho é grande e pesado viu! Nusga.
Nem imagino o de 1212w.

Mas então, dá para ir usando este? O máximo de tempo ligado que deixo é mais ou menos umas 2 horas. Testei aqui em casa (acabei de desligar) e estava quente. Iinclusive o transformador de força interno do amp (shit!).

O que acha?

carlos adolphs
Veterano
# ago/10
· votar


Gustavo Cunha
Dá pra usar, pois se o tempo está quente, ai também não ajuda, um aquecimento será normal, mas não pode ser absurdo.Dá uma olhada no outro post.

Gustavo Cunha
Veterano
# ago/10
· votar


Jóia!

O aquecimento não está sobrenatural não. Dá para colocar a mão e deixar por algum tempo sem machucá-la.

Adoro o timbre do amp. Mas só timbre não basta. Tem de estar resistente.
O jeito vai ser colocar o Duovox na guerra e ver se ele dá conta. E eu acho que dará!


Abraços e obrigado.

carlos adolphs
Veterano
# ago/10
· votar


Gustavo Cunha
Já mediu a voltagem da tua rede e na saída do trafo novo?Confere isso.

Gustavo Cunha
Veterano
# ago/10
· votar


Vou dar uma olhada.

Usa um multimetro, neh?

Vou pedir meu amigo emprestado um e medir, ver se está ok.



Abraços e obrigado!

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


Ressucitando:

Tenho um 100b que suspeito ter sido reenrolado, quando foi revisado.

Hoje liguei ele num estabilizador* Enermax EXXA 300W, que dá 2,3A (300/115*0,91) na saída, segundo o fabricante.

Ok. Mas segundo o cálculo acima, diz que meu amp, puxa muito mais corrente que isso. Algo em torno de 5,72A.

O estabilizador nem aqueceu perceptivelmente. Mesmo ligando meu pedalboard (algo como 2,5A), e um aparelho de som sem valor definido.

Porém, quais as mazelas dessa ligação?

*E ficou muito bom, melhor que em 220V.

tatus
Veterano
# jul/14
· votar


Olá Ismah,

Essa corrente não é refletida no primário. Dependendo do fator de regulação do trafo ele não puxa 1/6 disso no estabilizador. Até porque, de toda essa corrente, 4.5A são dos filamentos, que estão em 6.3V, bem menos que a tensão da rede que é em 127V. É só lembrar da lei de ohms. tensão sobe, consumo desce e vice-versa.
Por isso tem aparelhos que consomem 1A em 127V e 0,5A em 220V.
O cálculo feito pelo mestre é em relação ao secundário do transformador e o que ele deve fornecer para alimentar esse amplificador.
O consumo no primário é bem menor.
Outra coisa. Se esse estabilizador é de 300Va e o rendimento dele é ~91% (conforme a propaganda) então ele só tem ~273W. Se lá está escrito 300W é propaganda enganosa.
Abçs

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


tatus

E como que calcularia isso? Se um amp de 1W consome 25W, eu tenho uma torradeira industrial comigo.

tatus
Veterano
# jul/14
· votar


Pega algum material que ensine a projetar transformadores. Vai tirar isso de letra.

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


tatus

Sim, eu entendo um pouco de calcular e projetar trafos. Mas não faço ideia, de como calcular a carga de um trafo, com diversos secundários e taps...

tatus
Veterano
# jul/14
· votar


Como você faz para escolher a bitola do primário?
Tem que saber a corrente que circula nele, né.
Então calcula dois trafos, um para os filamentos e outro para o B+.
Soma a corrente dos primários e pronto.

Matec
Membro
# jul/14
· votar


Ismah
tatus

Desculpa aí, Mas isso está complicado!

Faça a soma das Potências de todos os secundários, coloque mais as perdas esperadas, e aí, com a potência total, VC calcula a corrente que vai passar pelo primário.

Abs

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


tatus
Como você faz para escolher a bitola do primário?
Tem que saber a corrente que circula nele, né.


Certo.

Então calcula dois trafos, um para os filamentos e outro para o B+.

É essa a corrente que circula nos secundários, quero dizer, como vou calcular isso pro primário?

tatus
Veterano
# jul/14
· votar


Ismah
Ta bom, vamos fazer...
De 127 VAC com 300mA no primário você tira no secundário 4.5A em 6.3 VAC.
De 127 VAC com 1.5A no primário você tira no secundário 500mA em 350VAC.

Total de corrente no primário 1.5 + 0.3 = 1.8A
Fator de regulação = 89%

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Duovox 100b - Trafos Quentes