Isobox - Caixas Isolantes

    Autor Mensagem
    Invalid User
    Veterano
    # ago/10


    Achei muito interessante essas caixas isolantes. Gostaria de esclarecer algumas dúvidas com os entendidos. A caixa consiste em uma camada de madeira (parte externa) e uma camada de espuma (interna). Se eu colocar mais uma camada de madeira depois da espuma e depois mais uma de espuma, vai isolar mais ainda? É necessária a primeira camada nesse caso? Isso tem de fato eficácia? Diminui muito o volume de modo que dê para gravar de boa em casa sem incomodar os vizinhos?

    http://www.amptone.com/diyisobox.htm

    Igormusic
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Invalid User
    Cara, tem um tópico falando sobre isso... e é desse ano, se não me engano.

    Abraço!

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Invalid User
    Economiza:Põe teu cubo dentro do armário de roupas, um microfone dentro, liga o computador e grava...

    wcpm
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    carlos adolphs
    Veterano


    Isso vai depender do tamanho e da organização do guarda roupas também.

    MMI
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Invalid User

    A vedação da caixa é importante, então precisa de atenção na ligação elétrica. A espuma não é para isolar nada, é para reverberação. Uma isobox dessa atenua algo como uns 15 dB. Se você fizer uma camada de isopor e outra de madeira, aumenta a eficiência, mas quanto mais grossa a madeira, melhor. Mas como disse, tem ter capricho na hora de fechar tudo dentro, boa vedação. Se você mora em apartamento, nem isso, nem armário resolve para gravar de madrugada com um valvulado distorcendo o power. A atenuação não é tão grande para acalmar um vizinho chato. Esquece.
    Vai na busca que você acha mais.

    wcpm
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Outro tópico :


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/156662/

    Magrinho123
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Técnica do armário, nunca mais!

    Invalid User
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    To quebrando a cabeça para tentar descobrir como se faz as ligações com os conectores xlr e os p10. Alguém saberia me explicar?

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # fev/19 · Editado por: rhoadsvsvai
    · votar


    ---------------------------------------------------------------------- --------------------------------

    Oi galera, vou me mudar pra um AP e estou querendo fazer um isobox pra não incomodar os vizinhos e gravar meus valvuladinhos em paz.

    minha duvida é muito simples, a maioria dos projetos que vi é com compensado mesmo, mas queria saber se tem alguma madeira que isole ainda mais?

    A ideia é gravar 50w valvulados em uma 2x12 com master no talo dentro do isobox.

    MatheusMX
    Veterano
    # fev/19 · Editado por: MatheusMX
    · votar


    rhoadsvsvai
    Eu acabei fazendo um também, e me atende muito bem.
    Fiz com MDF 15mm. Acho que isola melhor que o compensado por ser mais denso. Se for mais espesso, melhor ainda.
    Você já tem um projeto?

    MatheusMX
    Veterano
    # fev/19 · Editado por: MatheusMX
    · votar


    rhoadsvsvai
    A ideia é gravar 50w valvulados em uma 2x12 com master no talo dentro do isobox.

    Caramba! Aí é pancada.
    Eu gravo com um Fender Blues Jr. de 15w e um Peavey de 25w.
    E mesmo assim os graves ainda dão uma escapada.
    Fora que a sua vai ter que ser gigante... a minha eu já acho meio grande.

    Não sei se vc chegou a ver esse tópico, mas foi bastante útil pra mim:
    https://forum.cifraclub.com.br/forum/10/301775/

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    MatheusMX
    eu estou pensando em seguir o video desse cara, é o que achei mais simples.

    só tenho duvida quanto ao tipo de madeira mesmo, mas vou conferir esse topico!



    MatheusMX
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    rhoadsvsvai
    Eu acho que se você for colocar esses 50w no talo seria mais interessante fazer da forma como eu fiz, utilizando duas caixas de MDF, box in a box, com lã de rocha entre elas.
    Aparentemente a dele segurou bem o som, mas não sei como fica a volumes muito altos, nem em relação aos graves. As rodinhas são importantes pra deixar suspensa e evitar que transmita a vibração pro piso.
    Também é interessante ter um espaço interno bom pro som não ficar com aquele aspecto de encaixotado. Na minha, ficou bem espaçosa, e praticamente não percebi diferença em gravar com o amp fora ou dentro da iso.
    Vou tentar postar umas fotos lá no outro tópico.

    Del-Rei
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    rhoadsvsvai
    A ideia é gravar 50w valvulados em uma 2x12 com master no talo dentro do isobox.

    Cara, eu não sei como é sua possibilidade de fazer barulho aí no apartamento, mas, em regra, eu diria que saturar 50W com 2x12", mesmo com isobox, é inviável pra apartamentos.

    Eu moro em apto e gravo com isobox. Inicialmente testei o isobox do tipo enorme, que é um baú gigante que coloca o gabinete dentro. Mas era tão trambolho, que desisti.

    Aí depois mandei fazer um baseado no Randall ISO-12C, só que com opção de 2 mics dentro. Esse ocupa menos espaço porque o falante é embutido no próprio isobox. É o que melhor me atendeu. Consegui uma sonoridade aceitável e ocupa pouco espaço.

    E, na boa, mesmo com 1 falante só e amps de 15W (Vox AC15), tocar alto ainda é complicado em determinados horários. Quando uso o de 50W é mais complicado ainda.

    Se quiser dar uma sacada em como soam minhas gravações, entra no meu perfil e olha meus tópicos.

    Um aceno de longe!!!

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    Del-Rei
    adoro seus videos, cara! obrigado pelas dicas
    MatheusMX

    e se eu fizer 3 camadas? heuheuheu

    SteveRayMorse
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    rhoadsvsvai

    Pra apê, será que não rola tu descolar um atenuador ou loadbox?

    Abs

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    SteveRayMorse
    meu amp tem atenuador imbutido até 5w... mas não sei é da minha cabeça, me soa melhor em 50w.

    MatheusMX
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    rhoadsvsvai
    e se eu fizer 3 camadas? heuheuheu

    Deve ajudar, mas vai ficar um negócio gigantesco e pesadíssimo, haha

    SteveRayMorse
    Pra apê, será que não rola tu descolar um atenuador ou loadbox?

    Na minha opinião, pra apartamento a isobox é muito mais eficaz que atenuador.
    O atenuador apesar de reduzir alguma coisa do volume, dependendo do caso ainda continua muito alto. A isobox de fato isola o som.
    Vou dar um exemplo:
    Usando um Blues Jr de 15w, eu consigo gravar até de madrugada com a isobox. Um atenuador não resolveria nada nesse caso, pois mesmo que eu deixasse o volume do amp no 3 já seria bem barulhento.

    SteveRayMorse
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    rhoadsvsvai

    Com certeza com 50w irá soar melhor. Volume também é timbre além de usar o amp e sua "totalidade" por assim dizer.

    MatheusMX

    Então, nesse caso talvez ainda seja melhor um atenuador com loadbox, ou somente um loadbox pois, ao menos eu acredito que seja assim, um amp de 50W não ia ficar alto também com isobox?! Pergunta sincera pois minha experiência com isobox é minúscula e não sei exatamente como seria o resultado nesse caso.

    MatheusMX
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    SteveRayMorse
    De forma complementar seria interessante sim.
    Porém, o custo do atenuador chega a ser superior ao da isobox, e a eficiência é muito menor.
    E como o amp dele já tem chave pra 5w, acho que seria desnecessário um atenuador externo.
    Se a isobox for bem construída acredito que ele não tenha muito problema em usar os 50w durante o dia não, a depender da tolerância dos vizinhos. Com 5w o isolamento vai ser próximo de 100%.

    SteveRayMorse
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    MatheusMX

    Entendi. Bom saber. Mas depois de tanta encheção de saco com vizinhos tá mais fácil eu vender tudo (ou quase) e pegar um Helix, AX8 da vida aí.

    Abs

    braddock
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    na minha experiência com isobox cheguei na seguinte conclusão:

    - 1 falante é melhor do que dois no mesmo espaço. Se precisar de mais graves, coloque eq na mix. ou use 2 mics.
    - se usar dois falantes, precisa isolar fisicamente os dois para não ter cancelamento de frequências.
    - Nunca e jamais isole 100%. O falante precisa de uma passagem de ar. A passagem de ar pode ser por um canal que conecta a placa do falante por baixo ou deixar uma tampa para o falante respirar. A diferença no timbre é muito grande quando deixa a tampa entre aberta. claro que vai vazar mais som. Só que acho que é melhor vazar um pouco do que matar o timbre.

    - O isobox pode ser de MDF e não precisa ter camada dupla. è dinheiro jogado fora. Como vc nunca poderá fechar totalmente o som, não tem necessidade de camada dupla. dentro é bom colocar uma espuma acústica.

    - O isobox precisa ter rodas, isso vai ajudar a cortar a vibração. O isobox pode ser pequeno e vc poderá colcoar em cima de uma cama box para cortar vibração.

    - O custo é muito pequeno, e pode fazer vc mesmo em 1 dia. Só precisa de uma furadeira ou parafusadeira.

    - MDF de 25mm é ideal. Compensado é leve, fácil transportar, mas o MDF é pesado e melhor isolante. Se for transportar, pode ser até de compensado.

    - O problema de usar 1 falante é que nunca vai ter os graves de uma caixa 4 x 12, mas dá para usar um equalizador e compensar um pouco na mix depois do mic.





    -

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Isobox - Caixas Isolantes