Sobre amplis valvulados

    Autor Mensagem
    renansena777
    Veterano
    # jul/10


    Ae galera usei a busca e nao encontrei nada especifico, tenho algumas duvidas sobre amplis valvulados

    Tipo, eu nunca tive a oportunidade de tocar em um, eu queria saber oque faz ele ser tao fodastico como falam(eu sei, as valvulas, mas porque?)

    Tambem queria saber se a distorçao deles e boa, me falaram que supera qualquer pedal...

    Em relaçao a preço...quanto custa um em media? da pra conseguir coisa boa por uns 2000reais?

    Estou pensando em comprar um ampli mais pra frente, gosto de tocar metal e pretendo pegar uma LTD ou uma Jackson ou um BC Rich, ou talvez fazer num luthier, pedal so tenho um simulamp Hobbertt...o pessoal fala que ficaria otimo eu usar o simulamp num canal limpo e usar o drive do ampli com boost...qual marca vcs me indicam?

    ps: eu sei que as coisas sao caras so to dando uma pesquisada

    Will Bejar
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Eu senti a diferença no final do som...no valvulado ele vai baixando gradualmente, e no finalzinho do SS ele fecha de uma vez!!! Isso com volumes altos.

    Gnarus
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Ae galera usei a busca e nao encontrei nada especifico

    Bom, dificil ja que tu fez umas 15 perguntas...rsrs

    Sobre os som dos valvulados procura direito que tem, ele tem mais harmônicos e simplesmente é mais agradável (gosto geral).

    Com esse valor tu acha um usado ou handmade de 15 a 30w.

    Quanto a pedais e boosts etc, primeiro pensa no amp que tu quer pq ele é o principal na sonoridade. Depois tu faz testes pra ver o que fica melhor onde...

    Bog
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    renansena777
    eu queria saber oque faz ele ser tao fodastico como falam(eu sei, as valvulas, mas porque?)

    Para os meus ouvidos, em uma palavra: dinâmica.

    Quando as válvulas começam a saturar, o jeito que valvulado reage a diferenças de amplitude na onda é bem particular. É uma compressão nos picos das ondas, mas é uma compressão não-linear, que afeta frequências diferentes de jeitos diferentes. O resultado é que o amp responde de um jeito diferente dependendo de diversos fatores - o principal sendo o jeito que você toca. Uma mesma nota soa diferente no começo e no fim, dependendo do jeito de palhetar, da força, do volume da guitarra... Com isso, você meio que vai "conversando" com o amp. É uma coisa que aparece muito mais para quem toca do que para quem ouve, e que depende do falante também - ou seja, NÃO É algo que se possa perceber em uma gravação, muito menos em um vídeo do Youtube.

    Falam muito também em harmônicos pares, em distorção assim/assado, mas a verdade é que eu já ouvi muito amp transistorado e digital produzir coisas praticamente indistinguíveis de um valvulado. Eu só percebo a diferença pegando a guitarra na mão e aumentando o volume. Por isso, para mim, o ponto fundamental é a dinâmica.

    Tambem queria saber se a distorçao deles e boa, me falaram que supera qualquer pedal...

    Isso é uma meia-verdade. O drive de um valvulado costuma ser mais macio/cremoso que o de um pedal, mais áspero. PORÉM, nem sempre o que você quer é um drive macio/cremoso, e existem pedais com drive assim. Não é nada que um OCD da vida não faça. Mas o mais importante é: nem todo valvulado distorce do mesmo jeito. Por exemplo, um Fender Champion com uma valvulinha no pré e outra no power e um falante de 6" NÃO gera uma distorção para tocar metal, nem de longe, mesmo que você deixe o amp no talo. Ou seja, não adianta o cara dizer: "distorção de valvulado é sempre melhor, por isso vou comprar um Vox AC15 para tocar Metallica". Por fim, alguns valvulados soam bem legais quando "empurrados" por um pedalzinho de drive (note que isso é diferente de ter "distorção de pedal").

    ogner
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: ogner
    · votar


    Valvulado o som é vivo, SS vc já ganha um efeito embutido, o Tone Mortalization! E mais, Single ended é oq há!!

    Pronto.

    Caos! Hehe!

    EDIT:
    Ademais, veja na busca. Tem MUITA COISA sim!

    WTF
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    renansena777

    Como vc gosta de metal,provavelmente vai ser + um fã de Mesa Boogie...

    Tambem queria saber se a distorçao deles e boa, me falaram que supera qualquer pedal...

    Cara,isso é bem relativo e vai muito do gosto. O lance do valvulado é que ele tem características bem particulares. Vc com certeza vai escolher seu pedais com muito mais critérios para não "sujar" o timbre do amp. Quando vou tocar,evito ao máximo qualquer efeito de overdrive ou dist, deixo só o drive do amp e no máximo um wah. Mas existem as combinações clássicas tipo Zakk Wylde. O cara deixa (deixava né,agora o set dele mudou um pouco) o JCM800 dele saturado e dá um boost na saturação do amp com o SD-2 da Boss(!) Na discografia dele com o Ozzy vc pode conferir o resultado...

    Sobre os som dos valvulados procura direito que tem, ele tem mais harmônicos e simplesmente é mais agradável (gosto geral).

    É + ou - isso mesmo. É algo tipo: vc toca um acorde e tem a sensação de + notas, entende? É um som mais rico.

    Bog

    Falam muito também em harmônicos pares, em distorção assim/assado, mas a verdade é que eu já ouvi muito amp transistorado e digital produzir coisas praticamente indistinguíveis de um valvulado

    Claro que existem boas simulações,mas acho q elas não fazem milagres...pode ver q a grande maioria não responde à dinâmica da palhetada nem com o volume.

    Bog
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    WTF
    pode ver q a grande maioria não responde à dinâmica da palhetada nem com o volume.

    Ué cara, mas é exatamente isso que eu disse. Para mim, a linha que divide os valvulados do "resto" é a dinâmica.

    ogner
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Bog
    Para mim, a linha que divide os valvulados do "resto" é a dinâmica.

    Mais um pouquinho também, né!! Faz um acorde, G(sol) aberto num SS e num valvulado num volume bacana ( sem drive ). A emissão das notas é bem diferente.

    Se o cara não perceber a diferença ele não merece ter um valvulado.

    Caos II
    o/

    Gnarus
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Tone Mortalization

    Single ended

    Hahahaha....bah, essas eu não conhecia!
    Será que tem em pedal???rsrs

    Bog
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    ogner
    Faz um acorde, G(sol) aberto num SS e num valvulado num volume bacana ( sem drive ). A emissão das notas é bem diferente.

    Não acho que dê para falar em valvulado e SS em termos gerais desta forma. Existem SS e SS. Eu já toquei algumas vezes no Roland Jazz Chorus, e a emissão das notas dele também é bem diferente de um Marshall MG da vida. Você não pode comparar uma BMW com uma lambreta e concluir que "carro é melhor que moto".

    Além disso, o "volume bacana" normalmente é quando as válvulas já estão começando a saturar. Isso não quer dizer que você ouça o drive: muitas vezes, a percepção é de um som limpo, com alguma compressão no comecinho da nota. Essa compressão no comecinho da nota já é parte da dinâmica do valvulado. Já é parte do que distingue ele do "resto".

    Eu não tenho nada contra valvulados. Pelo contrário. Tenho 3 (tinha 4, mas vendi o Champzinho) deles. Carrego meus valvuladinhos mesmo tendo também simuladores que pesam 1/10 do peso e que produzem um timbre bem próximo. Acho que é simplesmente mais gostoso de tocar nos valvulados, por conta da dinâmica e da maciez. Gosto também do timbre particular de cada um deles (que NÃO é uma característica geral de valvulados, mas individual de cada amp). Mas é só isso. Acho que também não dá para exagerar, ficar numa idolatria cega, separar o mundo em preto e branco, bem e mal, fodão e fodido.

    ogner
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Bog
    Não acho que dê para falar em valvulado e SS em termos gerais desta forma. Existem SS e SS. Eu já toquei algumas vezes no Roland Jazz Chorus, e a emissão das notas dele também é bem diferente de um Marshall MG da vida. Você não pode comparar uma BMW com uma lambreta e concluir que "carro é melhor que moto".

    Não sei, acho que dá. Pq a compraração é sempre de lá pra cá. Qualquer valvulado é "bom" e se percebe ( pior pior que seja ) as diferenças. E sempre se usa a compração de um SS top pra qualquer valvulado. Nao acho justo.

    Além disso, o "volume bacana" normalmente é quando as válvulas já estão começando a saturar. Isso não quer dizer que você ouça o drive: muitas vezes, a percepção é de um som limpo, com alguma compressão no comecinho da nota. Essa compressão no comecinho da nota já é parte da dinâmica do valvulado. Já é parte do que distingue ele do "resto".

    Sim, e é onde os Harmonicos fazem a magica. ajudando, junto a dinamica, a percepção da qual falo.

    Eu não tenho nada contra valvulados. Pelo contrário. Tenho 3 (tinha 4, mas vendi o Champzinho) deles. Carrego meus valvuladinhos mesmo tendo também simuladores que pesam 1/10 do peso e que produzem um timbre bem próximo. Acho que é simplesmente mais gostoso de tocar nos valvulados, por conta da dinâmica e da maciez. Gosto também do timbre particular de cada um deles (que NÃO é uma característica geral de valvulados, mas individual de cada amp). Mas é só isso. Acho que também não dá para exagerar, ficar numa idolatria cega, separar o mundo em preto e branco, bem e mal, fodão e fodido.

    Não sou desses tb. Gosto do mau Bandit. Não desfaço dele por nada.

    Fui meio direto e grosso pq esse tipo de tópico é chato pra carai e tem MUITA COISA na busca...Só de começar com "usei abusca e não achei nada" me irrita...hehehehe..mas isso não tem nada a ver!! O FCC não é meu!!

    renansena777
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: renansena777
    · votar


    Obrigado a todos que estao colaborando aí =]

    Quanto a distorçao ainda tenho duvidas, tipo a distorçao que eu quero levar é mais ou menos tipo essa ai

    http://www.youtube.com/watch?v=NR7dG_m3MsI
    http://www.youtube.com/watch?v=xJglaqH5Tno

    Vi no site que o guitarrista do Killswitch usa um mesa boogie com um pedal de booster, tem uma opçao de valvulado mais em conta se eu quiser um som pesado e definido? Lembrando que to nessa faixa dos 2000 reais

    ogner
    Nao disse que usei a busca e nao axei nada, dise que nao axei nada especifico ;)

    TeXuGo TuNeLoSo
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    renansena777
    Hmm... Acho q teria q partir pros HandMades, tipo um Mark IV com o Pedrone ou um Horizon com o Luciano da LifeSound (e ter bastante paciência pra esperar hehe)... Ainda sim, num será um investimento "barato" não ein, com ctza mais de 3000 reais soh o cabeçote fora a caixa dps...

    Eu mesmo queria um som desse tipo e desisti por 2 motivos: primeiro o preço, segundo o volume... Um head desse porte fala MUITO alto!
    Por isso parti para meu Orange Tiny Terror e vejo que consigo ser extremamente feliz mesmo com um head não tão hi gain =)

    WTF
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Bog

    Perdão cara! Não tinha lido direito.
    Mas concordo com tudo q vc disse. Acho q valvulado é valvulado e SS é SS cara. São amps bem diferentes.

    renansena777

    Na sua cidade n tem algum studio q tenha um valvuladão não? Se tiver, marque um horário lá e tire um som,mexa bastante cara. Por videos e músicas n dá pra ouvir todas as nuances do timbre.

    Penta_Blues
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    Boa tarde!!!

    renansena777
    Como vc pôde ter comprovado em sua BUSCA, há muitos tópicos relacionados ao assunto e se sua dúvida não existe em nenhum deles vc pode usar qualquer um já aberto, uma vez que o assunto que vc quer debater fala sobre o mesmo tema: valvulados

    Regras do Fórum Cifra Club
    1. Criação de tópicos
    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Tópicos repetidos podem ser apagado caso a moderação ache necessário.

    Valeu!!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Sobre amplis valvulados