som diferente com o volume mais alto!

    Autor Mensagem
    FLO7v
    Veterano
    # jul/10


    ae pessoal..
    tenho um Meteoro nitrous 160 gs

    e hoje nao tinha ngm em casa..
    e resolvi da um grau nele..

    cheguei o volume dele na metade..
    e percebi q o som, ficou muuuuuito mais agudo e mais rachado..
    eu tocava um "Em" nao tinha aquele GRAVE i talz

    e qndo eu toco com o volume baixo,
    eu uso o Grave 3hrs
    o médio 12hrs
    e o agudo 11 hrs

    agora eu tive que tirar bastante o médio pra parar de Rachar o som.. e um pouco do agudo tb..
    e percebi q o som ficou mais encorpado tb..

    intao..
    qndo aumenta o som do amp assim..
    eé normal ele fazer isso ?

    o pedal que eu uso pra dist é um
    TubeAmpEmulator lll da MRoxy

    uso a sim. do mesa

    me ajudem ai..

    abraços

    FLO7v
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    OBS:
    trocando a regulagem da EQ
    eu consigui um timbre melhor..

    edalko
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: edalko
    · votar


    FLO7v
    cheguei o volume dele na metade..
    e percebi q o som, ficou muuuuuito mais agudo e mais rachado..
    eu tocava um "Em" nao tinha aquele GRAVE i talz


    Essa é a dinâmica de um amp solid-state.

    Um valvulado, do contrário, deixa o som mais rico em altos volumes.

    Acho que vc tá perto de tomar a pilula azul e receber a famosa frase de Morpheus: "Welcome to the real world"

    Raizen
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    edalko
    Um valvulado, do contrário, deixa o som mais rico em altos volumes.
    Só até certos pontos...
    Em volumes muito altos (Acima de 60% do master) percebo que a maioria dos amps valvulados perde aquele som quente e começa a parecer uma galinha.

    Ronalunático
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Ronalunático
    · votar


    tmb percebi isso no meu ampli, então isso é uma caracteristica típica do transistor?! Ahm...

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Raizen: Em volumes muito altos (Acima de 60% do master) percebo que a maioria dos amps valvulados perde aquele som quente e começa a parecer uma galinha.

    Seria uma canja valvulada?

    Russetwolf
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Ronalunático

    tmb percebi isso no meu ampli, então isso é uma caracteristica típica do transistor?! Ahm...

    Não, isso é característica de amplificador de qualidade duvidosa! A serie nitros é uma das piores já lançadas pela Meteoro. Me desculpem mas é a minha verdade.
    Abço

    Raizen
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    MauricioBahia
    Seria uma canja valvulada?
    A idéia era passar a idéia de que o som começa a fazer "có có có có".

    alfacorrea
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Tem que ver direito isso.

    Normalmente os amplificadores transistorizados tem uma tendência a piorar o timbre após um determinado ponto.

    O espaço que vai do mínimo volume razoável até este ponto de início do rachado é o "campo" que eu chamo de headroom.

    Se vc quiser outra nomenclatura para este "espaço de volume" pode chamar também de "sweetspot".

    Mas estou achando muito estranho que esse ponto limite tenha sido atingido com apenas 50% do volume. Normalmente esse rachado começa a acontecer em 70% a 80%.

    O que pode estar acontecendo também é que o alto-falante deste amplificador esteja sub-dimensionado para a potência do amplificador.

    Aí, quando vc chegou nos 50% da potência, já era muita força sendo jogada para o amplificador e o falante começou a vomitar sangue...

    Abraço.

    edalko
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Raizen

    Nao concordo... hahahaha
    Para variar né?

    Acho que quanto mais alto, o valvulado começa a mostrar as garras de suas valvulas de potência e, daí my friend, é só alegria

    Russetwolf
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Russetwolf
    · votar


    alfacorrea

    O que pode estar acontecendo também é que o alto-falante deste amplificador esteja sub-dimensionado para a potência do amplificador.

    Cara, se vc conhece mesmo esse amp vai ver que,esse amp não tem potencia pra empurrar os dois falantes ligados em paralelo.
    Abço

    alfacorrea
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Russetwolf

    Se vc conhece tão bem assim este amplificador, me faça um favor:

    Me informe a potência e a impedância de cada um dos alto-falantes deste GS160.

    Obrigado.

    Ramsay
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Raizen

    Tu tá errado cara, é a partir dos 50 ou 60% de volume que os amps valvulados passam a ter o som maravilhoso que consagrou Jimy Hendrix, Eddie Van Halen, Steve Vai e outros!!
    Agora quanto ao som paracer uma galinha, só se for o seu, porque a maior parte dos amps valvulados normais não tem essa anomalia!!
    Então, acorda e para de falar besteira!!!!

    Russetwolf
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    alfacorrea

    São 2x12" 8 ohms o amp chega no max 100W rms.
    Abço

    alfacorrea
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Russetwolf

    No manual do amplificador está escrito que a potência do amplificador é de 160watts RMS.

    Por que vc diz que o amplificador chega no máximo a 100W RMS?

    Se são 2 falantes de 8 Ohms ligados em paralelo, a impedância resultante seria 4 Ohms.

    Se o manual informa que ele tem 160 Watts e vc informa que ele só tem 100 Watts, isto sugere que o amplificador tenha impedância descasada com a impedância dos falantes.

    Ocorre que, se a impedância do amplificador for maior do que a impedância do falante, nos casos que eu conheço, acontece a queima do amplificador.

    Os casos de baixo rendimento acontecem justamente quando a impedância do amplificador é menor do que a impedância dos falantes, o que poderia ser o caso deste nitrous.

    Mas aí a impedância do nitrous teria que ser menor do que 4 Ohms, o que eu acho bastante improvável para um amplificador de guitarra.

    Então... Concluindo... Há algo de estranho nas suas afirmações.

    Ou a impedância não é 8 Ohms...
    Ou os falantes não são ligados em paralelo...

    Vamos rever juntos estas afirmações aí...

    Abraço.

    Igormusic
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Igormusic
    · votar


    Russetwolf
    alfacorrea
    Acho que ele quis dizer 2x12" = 8 Ohms... os 2 falantes juntos...
    Ou os dois falantes são de 16 Ohms e estão em paralelo (BEM PROVÁVEL), ou são 2 falantes de 4 Ohms (em série)...

    Até faz sentido os 160W...
    Segundo o que aprendi, se você reduzir a impedância do falante pela metade, eleva a potência em 60%.
    Então o amp funciona com 8 Ohms, mas se ligar dois de 8 em paralelo, cai pra 4Ohms...
    Ou seja: 100W + 60% = 160W
    Sucinto rsrs

    Vai saber... a Meteoro faz cada uma, que pode ter mudado a impedância do alto falante só pra fazer um amp de 160 e vender mais caro rsrs

    Russetwolf
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    alfacorrea

    Quando vc me fez a pergunta, liguei par o tec. que conserta os amps do estúdio de um amigo, lá tem 02 desses. Ele me disse que se medir a tensão de saída, elevar ao quadrado e dividir pela impedância da carga, teremos a potencia. Isso com 1Khz na entrada e potencia max sem distorção. Ele disse também que a tensão da fonte e consumo de corrente é característico de amp de 100w rms e 130IHF e que para 160W ele deveria ter 04 transistor de saída 02 pares em paralelo (ele só tem 02 um par). Eu confio pacaraca nesse cara! Cara, um amp em 4 ohms tem 60% a mais de potencia que em 8ohms de carga.
    Abç

    Russetwolf
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    alfacorrea
    Igormusic

    Os falantes são 02 de 8ohms em paralelo, portanto 8/2 = 4 OK
    Abço

    Igormusic
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Russetwolf
    Obrigado por confirmar o que eu disse sobre os 60% rsrs
    Tava meio receoso rs

    A impedância dos alto falantes são 8 Ohms ou associados dão 8 Ohms?

    FLO7v
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    alfacorrea

    cara..
    nao intendo muito de amps..
    mas
    pelo pouco q eu conheço, eu acho q os falantes tao ligados em série
    tipo..

    sai um fio la de dentro do amp, liga no primeiro falante e depois liga o mesmo no outro falante.

    será q ta ligado incorretamente ?

    Raizen
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Ramsay
    Então, acorda e para de falar besteira!!!!
    Pequena lista de alguns amps que efetivamente toquei:
    fender twin amp
    carvin legacy
    marshall jcm 900
    egnater tweaker

    Fica na sua...você só sabe repetir o que "lê" por aí.

    edalko

    Acho que quanto mais alto, o valvulado começa a mostrar as garras de suas valvulas de potência e, daí my friend, é só alegria

    Isso faz sentido..e bastante...mas a partir de certo momento acontecem duas coisas:
    1- você perde uma parte da audição
    2- a força que o amplificador entrega é forte de mais para os falantes bem como a interação com o ambiente fica bem "estranha".


    A idéia de valvulados com baixa potencia é ganhar maior rendimento das valvulas para obter exatamente o que você falou....mas experimenta (mesmo em um amp de 15w) ligar o volume no máximo e dizer se o som fica bonito.

    Bom é a análise que eu faço...a beleza do so seria uma curva côncava.

    Bog
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    http://en.wikipedia.org/wiki/Equal-loudness_contours

    edalko
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Raizen
    mas experimenta (mesmo em um amp de 15w) ligar o volume no máximo e dizer se o som fica bonito.

    Meu Orange Tiny Terror no talo fica maravilhoso! Som gordo véio!

    DotCom
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Grave em 3h? Isso dá um estouro de graves...

    Quando aumenta o volume, o som "encorpa" naturalmente, por causa das deficiências da nossa audição, em volumes baixos a gente ouve mais os médios. Com isso, é natural reforçar graves e agudos quando se usa baixos volumes. Mas quando o volume aumenta, nossa percepção de graves e agudos aumenta. Daí, o som fica embolado e com brilho em excesso.
    Pra terminar o estrago, grave precisa de muita potência pra ser reproduzido.

    Eu chuto que metade dos seus problemas em alto volume irão embora se você baixar esse controle de grave para 12h (e mais uma dica... mexa em TODOS os controles do ampli de TODAS as maneiras possíveis e imagináveis -- e até as inimagináveis -- antes de perguntar as coisas pros outros... você tem o equipamento em mãos, tem muito mais referência pra regular seu equipo no seu gosto do que qualquer um de nós aqui.)

    wiskeria
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Raizen
    discordo da galinha, amp valvulado acima de 60% dá o som saturado, só isso... é tudo que um pedal de overdrive queria ser.
    Mas eu só uso amp vintage e os que vc testou são todos modernos, não sei se estes modernos dão o mesmo tipo de som que os amps simples dos anos 60 e 70.

    Raizen
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Raizen
    · votar


    wiskeria
    edalko
    Bom..pode ser meu gosto para timbre que é uma porcaria.hehehehehe.

    Voltando...Olha..todos esses amps apresentam "vários modos"...o Tiny Terror e Night train bem como amplificadores Classe A são no
    estilo "plugou tocou"...TALVEZ...isso possa ter influência.
    Por isso eu até gosto do que wiskeria o falou.

    FLO7v
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    alguém responde a minha pergunta dos falantes la em cima por favor? =/

    Igormusic
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    FLO7v
    Cara, do jeito que você falou parece paralelo...

    Posta uma foto ai da ligação...


    Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a som diferente com o volume mais alto!