Técnicas de construção de caixas acústicas - Links úteis

    Autor Mensagem
    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: carlos adolphs


    Caros amigos do fórum, tendo visto muitos posts à respeito e na tentativa de esclarecer da maneira mais simples possível, sem entrar em teorias extremas, para aqueles que não dispõem de muito tempo($$$$) para estudar.
    Com isso pesquisei na Net e encontrei um site muito bom, que além de explicar fornece links adicionais para vc acessar programas de cálculo.Aproveitem!
    http://www.aerodinamica.net/artigos/apostila_cx/apostila8.htm
    É só seguir clicando página seguinte até o fim do artigo.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    carlos adolphs
    Após o capítulo das caixas, tem o Apêndices, que trata sobre os crossovers passivos e ATENUADORES(pra quem discute muito sobre o assunto).

    DotCom
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Opa, show de bola.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    DotCom
    Sabia que vc ia se amarrar...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    carlos adolphs
    Tu é O CARA!
    Abç

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Boas, Maurício!Também gostei do artigo e de lambuja, pra quem curte carro antigo...Um forte abraço!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    carlos adolphs
    carro antigo
    Muito legal!!!
    Abç

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    DotCom
    Mauricio Luiz Bertola
    O autor dos artigos tem apostilas para venda a R$ 7,00, para download das mesmas!Verifiquem no indice.

    tatus
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Mestre, estou procurando algo sobre caixas para guitarra, se achar alguma...
    Li algo a respeito mas nada que me faça formar uma opinião definitiva, sei que a preocupação com caixas para esse tipo de amplificador não é tamanha como para sistemas hi-fi, amplis para contra-baixo e caixas para autos, só que sempre há que se procurar tirar o melhor proveito dos falantes, como no meu caso que é fazer experiências.
    Não quero mexer com caixa selada por enquanto, e nem de muita potência, no máximo 30/40 watts valvulados. Tenho dúvidas quanto a profundidade da caixa, largura, e se faz muita diferença deixar ela completamente aberta ou por um tampo parcial. Se posso customizar esse tampo, em cima, em baixo, no meio da parte de trás do ampli, essas coisas.
    Tô quase pegando um vox 30 e copiando, rsrs.
    Abç!

    tatus
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: tatus
    · votar


    Duplicado.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    tatus
    Já leu o artigo do link, no início?Não se aplica só para Hi-FI ou automotivo, serve para tudo.Copiar uma caixa, tudo bem, desde que use o mesmo alto-falante.As dúvidas que vc tem seriam tiradas se vc procurar ler primeiro e fazer depois.Aprender é melhor do que seguir o que os outros dizem.Quanto à caixa aberta ou parcialmente fechada(Baffle), tem diferenças sim, tanto nas caixas como resposta quanto nos altofalantes que serão possíveis utilizar.por isso postei os tópicos:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/228644/
    e o deste post.
    Abç

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    tatus
    Pra quebrar teu galho, te esse aqui:
    http://www.dafguitars.com/pages/212cab2.html
    Abç.

    tatus
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Valeu Mestre, eu tinha lido o artigo antes e agora lí denovo mas só ví cálculos para caixa selada e dutada, qual devo usar para calcular caixa aberta? Seria calcular um duto do tamanho do painel dianteiro ou um pouco menos no caso de um tampo parcial?
    Quando falo tampo parcial me refero àquele pedaço de madeira que fica embaixo e impede os pedais de cairem no chão durante o transporte, hehe.
    Eu lembro que li aqui no forum e tirei um screenshot de um post seu falando de um certo parâmetro que define se o falante pode ou não ser usado com caixa aberta, referente à pressão sonora, vou procurar ele agora aqui nas minhas pástas que já faz algum tempo que eu não estudo isso.
    Putzzz, você viu as fotos passo a passo do cara que fez as caixas fazendo um guita inteirinha! E as ferramentas dele, o caprixo... Demais esse link!!!
    Abraço e obrigado Adolphs!

    marcosshrp
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    carlos adolphs
    sim, vc é foda!

    rafael_cpu
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Excelente material!
    Obrigado por compartilhá-lo com o Fórum.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Técnicas de construção de caixas acústicas - Links úteis