Aumento de potência do falante do cubo.

    Autor Mensagem
    MAXSONGS
    Veterano
    # mai/10


    Tenho um cubo de baixo BS 120, e quando uso pedais (Mixer+equalizer) percebo que o falante (woofer 15° 200 w) não aguenta e distorce . Gostaria de saber se posso trocar para um falante de 400 ou 600 w, sem perder qualidade e sem prejudicar o amplificador. Grato.

    marcioguita
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Pode, lembre-se que esses pedais são ativos, e tem amplis no seu
    projeto. O ideal é nao usar no talo os amplis transistorizados.
    Auto falante =elemento final, então tem q ter qualidade
    Abçs

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    MAXSONGS
    Veja se o problema é realmente o falante.

    MAXSONGS
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    O falante, não chega a ser um problema, pois em volumes mais baixos e timbres intermediarios, ele até suporta bem, mas como eu gosto de um grave encorpado com médios e agudos bem definidos, gostaria de aumentar a potência do falante para obter mais recursos na hora de escolher determinados timbres.

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Mais uma vez, veja se quem tá rachando é o falante.
    Grave encorpado... 8 em cada 10 vezes que eu ouço/leio alguém falar isso, é o cara socando o BASS do amplificador lá em cima.

    Aí, o que acontece: O Staner é resistente, mas alto lá, são só 150w. Isso não é suficiente pra fazer aquele gravão de tremer paredes não. Se o cara botar muito volume, ele vai arriar mesmo.

    E se o problema for no amplificador (como é mais provável), pode botar o falante que for aí, não vai ter jeito. O som vai rachar. E outra: talvez o volume final ainda fique menor, já que falantes mais potentes costumam ter sensibilidade menor (produzem menos volume para a mesma potência recebida).

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    MAXSONGS
    DotCom
    Buenas!Tudo o que o DotComfalou e mais:
    Vc está usando um amplificador de baixo, com alto falante de 15", quer grave encorpado e médios e agudos definidos?Pare um pouco para pensar antes que seu bolso pague por isso.Já analizou quem vai responder por médios e agudos?O alto-falante, né?Alguma vez vc leu ou ouviu falar que um woofer de 15" responde até cerca de 2800-3000 Hz?Os médios de sua guitarra vão até cerca de 4000Hz e os agudos(sem contar os harmônicos),até cerca de 7800Hz.Bem, em uma matemática simples, tudo acima de 3000Hz será distorcido e para que vc escute tem que aumentar o ganho pois um woofer destes perde cerca de 11 dB acima de 3500Hz.Vc pode colocar um Celestion Top Gold Plus de 5000 Watts e a coisa vai ficar do mesmo jeito.Vc está tentando fazer um barítono cantar com voz de contralto.Alto-falante não faz falsete, não alcança a frequencia.Para que vc tenha o resultado que procura vai precisar de um alto falante de no máximo 8 ", em uma pequena caixa externa só para o tamanho dele, ligado em paralelo com o de 15" através de um capacitor bipolar de 47 uF/250 V.Pode ainda colocar uma pequena corneta com driver de médios na própria caixa, ligando pelo capacitor, do mesmo jeito, mas o alto-falante é melhor.OK?
    Um abraço!

    MAXSONGS
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Carlos Adolphs:

    Suas dicas tecnicas são ótimas , coerentes e muito úteis, desde já agradeço, porém na verdade meu instrumento é contrabaixo e os médios e agudos de que falei, são caracteristicos do intrumento, talves se eu colocasse uma caixa com quatro falantes de 10° em paralelo com o cubo, conseguiria os resultados que espero, só não sei se seria preciso colocar algum tipo de corte para proteger os mesmos dos graves que ficariam no woofer de 15°, o que vc me diz à respeito ??? Abraços !!!

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    talves se eu colocasse uma caixa com quatro falantes de 10° em paralelo com o cubo
    Teria que desligar o falante original do cubo, uma vez que ele é de 4 ohms, impedância mínima que o cubo aguenta.

    só não sei se seria preciso colocar algum tipo de corte para proteger os mesmos dos graves que ficariam no woofer de 15",
    Não precisa.

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    MAXSONGS
    Ok, mas continua valendo o que falei para o baixo também.Inclusive o Maurício Bertola tinha, se não me engano uma caixa que era 1 X15" e + 1 X 8" pros médios, em um compartimento menor isolado do woofer.Agora, atente bem para o que o DotCom falouTeria que desligar o falante original do cubo, uma vez que ele é de 4 ohms, impedância mínima que o cubo aguenta.
    No caso de só colocar um alto-falante de médios, vc pode colocar um resistor de 2,2 ohms 30W em série com o de 15" e o mesmo com o de 8"ou ainda com sua caixa de 4 X10.Uso essa configuração no set da Behringer de 4 X10(4 ohms), para colocá-lo em paralelo com a caixa de 1 x 15"(8 0hms) e funciona muitíssimo bem.

    wiskeria
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: wiskeria
    · votar


    Se o problema e distorção, talvez o falante não seja o culpado e sim o cubo... pois em volumes altos para baixo os 120W podem ser insuficientes em algumas aplicações.
    O certo, seria antes de comrpar outro falante, fazer um teste para saber se o falante original ta peidando mesmo.
    Ahh teste sem os pedais pra ver se eles não estão saturando o amp.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aumento de potência do falante do cubo.