Upgrade no Atenuador de Potência

    Autor Mensagem
    Ramsay
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Ramsay


    Fiz um upgrade no atenuador de potência do tópico abaixo:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/227240/

    Acrescentei um resistor variável de 120 ohms/100W em série com o variável de 30 ohms, resistor esse que pode ser de 100 até 150 ohms.

    O fato é que com o resistor variável de 30 ohms a atenuação máxima conseguida ainda deixa o volume do amp muito alto (mesmo com apenas 2 válvulas de saida ligagas) e, portanto, só é útil para ensaios de bandas, e pra guitarra não encobrir outros instrumentos, mas para se tocar num quarto em casa é insuficiente.

    Então, acrescentei esse resistor variável de 120 ohms justamente para se ter o bedrom level, ou seja, para atenuar o bastante, mesmo em amps de 100/120W e com as 4 válvulas de saída ligadas, para se poder crankear o amp e se tocar num quarto numa boa!!

    Aliás, se for só pra se tocar em casa, ao invés de usar aquele resistor variável de 30 ohms basta se usar um variável de 100 a 150 ohms no lugar!!

    Chequei as ligações, tá tudo ok, vou testar logo mais e depois eu posto!!
    Abaixo as fotos:

    Esquema anterior:
    http://img269.imageshack.us/i/ramsay0712.jpg/

    Esquema atual
    http://i223.photobucket.com/albums/dd90/Kroydon/RamsayUpgradeesquema.j pg

    Atenuador de potência antes
    http://img692.imageshack.us/i/ramsay500500.jpg/
    http://img686.imageshack.us/i/ramsay700512.jpg/

    Atenuador de potência após o upgrade
    http://i223.photobucket.com/albums/dd90/Kroydon/Ramsay545.jpg
    http://i223.photobucket.com/albums/dd90/Kroydon/Ramsay546.jpg
    http://i223.photobucket.com/albums/dd90/Kroydon/Ramsay547.jpg
    http://i223.photobucket.com/albums/dd90/Kroydon/Ramsay548.jpg

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/10
    · votar


    Ramsay

    Bonitão hein! Versão 1.1 ou 2.0? hehe

    Valeu!

    Ramsay
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    MauricioBahia

    Obrigado, Maurício, essa é a versão 2.0 e vou começar a testá-lo daqui a poucos minutos!!
    abraço!!

    Ramsay
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Pois é, testei e achei o resultado mais ou menos, ou seja, aquém do que eu esperava!!
    Mas, pode ser que isso dependa da marca e modelo do amplificador, pode ter funcionado muito bem nos de outros colegas do fórum, mas no meu funcionou meia boca!!

    kosmiktubes
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: kosmiktubes
    · votar


    Ramsay

    Fala aí Ramsay, maneiras as novas fotos das mods.

    O que foi que você achou ruim nele?

    Ramsay
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    zefonseca

    É que com o resistor do bedrom level (120 ohms/100W) eu acrescentei mais 4 jacks P10 e quanto mais à esquerda se pluga a saída do amp, maior a atenuação.
    Só que dos 4 jacks que eu adicionei (que teve que ser em zigue zague pra não bater um no outro) só o 4º da esquerda para a direita que adiciona mais 30 ohms ao outro resistor variável de 30 ohms deu um som mais ou menos razoável, mas, mesmo assim sugado!!
    O fato é que no canal clean do amp, com as 4 válvulas de saída ligadas, e com o volume no talo, tudo que eu conseguí foi um overdrive bem básico e leve e muito inferior ao apregoado nos amps valvulados, e no canal drive, o som também não ficou legal!!

    O fato é que com o atenuador em níveis maiores de atenuação o som original do amp é sugado e fica meio estalado, metálico e com pouco sustain!!

    Então, atenuadores de potência resistivos para amps de mais de 100W é furada e pra amps de 50W só é parcialmente efetivo, e o ideal é para amps de 25, 30 ou daí pra baixo pq senão estraga o som!!

    Em breve eu vou postar um artigo sobre "Power Scaling"

    kosmiktubes
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Editado acima, repostado:

    Ramsay, não tinha olhado direito seu esquema.

    Veja bem, não sei bem se é só esse o problema que você achou ruim aí, mas uma coisa que estou vendo é que esse atenuador não está casando a impedância.

    Se a sua caixa é 8 OHM, já na primeira entrada está mostrando ao amp uma impedancia de mais ou menos 13 ohm. E daí pra frente vai só somando de acordo com a entrada que escolher(todas acima de 13 ohm, 27 ohm, até cerca de 186 ohm na última entrada).

    A primeira vez que ví seu projeto pensei que estivesse compensando a impedância em cada entrada, não tinha visto o esquema.

    Para melhorar bastante o timbre tem que casar as impedâncias. O amp tem que enxergar 8 OHM não importando a entrada que usar aí.

    Faz assim, liga a caixa de som na saída e vai colocando o cabo em cada entrada. Mede com multimetro a resistencia entre a cabeça do cabo e o corpo do plug(o terra) em cada um. Tem que dar 8 OHMs em todos.

    Se fizer isso já deve melhorar o timbre.

    Um abraço.

    kosmiktubes
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    PS. Ramsay, estou vendo pelas fotos novas que tem pelo menos 2 jacks alí que são chaveados. Quando não estiver usando, eles estão fechando o circuito da resistência deles direto pro chassi?

    Ramsay
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Ramsay
    · votar


    zefonseca

    Aqueles 2 jacks chaveados não tem nada a ver, pq as conexões chaveadas deles não são utilizadas, eu só os usei pq era o que eu tinha na hora!!

    A minha caixa é de 16 ohms e o projeto desse atenuador difere completamente dos calculos usuais de L-PAD, pq ele é baseado no atenuador Dr. Airbrake que funciona com quaisquer impedâncias de alto-falantes ou caixas, entendeu??

    Então, eu boto a saida do amp valvulado em 16 ohms, ligo no atenuador e ligo numa caixa com 1 alto falante de 16 ohms, então, a impedância está casada, certo??
    Entretanto, mesmo assim o som deixa a desejar!!
    Mas, obrigado, por tentar ajudar, valeu mesmo!!

    Floyd N Roses
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Desculpa a invasão...mas...

    ...alguém já ouviu falar NESSE ATENUADOR DA EMINENCE??!!! o.ô

    Será que ele funciona como um atenuador de potência normal??!!! oO

    Nunca tinha visto um desse tipo...


    Bom...se alguém ai souber um pouco mais sobre ele...da um up ai!!! ;DDD

    Floyd N Roses
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    "Para o infinito e ALÉM!!! ;DDD

    kosmiktubes
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    então, a impedância está casada, certo??

    Na primeira entrada a impedância está casada e atenua a potência em cerca de 3 dB. Se você tirar mais duas válvulas do amp, pode ser que na segunda entrada ainda esteja mais ou menos aproximada, mas aí não pode usar a primeira. Da terceira em diante está descasada.

    pq ele é baseado no atenuador Dr. Airbrake que funciona com quaisquer impedâncias de alto-falantes ou caixas, entendeu??

    Entendi.

    Você já deve ter baixado, mas deixo pros outros do forum este ZIP que tem algumas dicas interessantes: http://www.speedyshare.com/130845309.html

    Dê uma olhada cuidadosa no projeto. Veja que a impedância do Air Brake fica entre 10 e 16 OHMs....compare com o seu projeto. De repente pesca alguma dica de por que seu timbre saiu errado.

    Um abraço.

    Ramsay
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    zefonseca

    Eu sei disso, acontece que no Dr Z Airbrake, aqueles valores até 16 ohms são os sugeridos e que vem de fábrica, mas no manual do Airbrake vem escrito que vc pode mudar aqueles valores de acordo com a sua conveniência, mexendo nas braçadeiras do resistor.
    Só que com esses 16 ohms em série, a atenuação conseguida é muito baixa, principalmente em amps com mais de 50W.

    É por isso que ele vem com aquele potenciometro de bedrom level de 150 ohms em série com o resistor variável.
    Como por aqui para se fazer um pot desses sai por R$380,00 , eu optei por utilizar no lugar um outro resistor variavel de 120 ohms/100W e pouco fugí do projeto original do Airbrake em termos do valor dos resistores.

    Apenas, que no meu amp o bedrom level não ficou muito legal, mas isso não impede que ele funcione perfeitamente em um amp de outro fabricante com circuito diferente, como já aconteceu aqui com usuários do Fccs que ficaram satisfeitos com o resultado!!

    kosmiktubes
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Ramsay

    Postei no seu tópico mais antigo, duas longas explicações. Este projeto não está certo.

    Quando era só aqui, no papo geral do forum, eu estava tentando aí dar a dica do erro. No entanto, ontem percebí que o seu artigo original estava como tópico fixo do forum, e tinha erros.

    Quero deixar claro aí, reiterando o que falei lá, que acho muito bacana sua iniciativa. Mas se vai virar tópico de referência não podem ter erros. Quem jogar um amp de R$ 10.000 em 180 ohms de impedância e eventualmente centelhar o trafo de saída, é muita responsabilidade.

    Tem diferença de um conselho aqui no bate-papo geral e lá no tópico fixo como referência pra todos.

    O Bahia retirou o tópico, mas sua participação é aguardada também por lá. E eu estou às ordens aí se quiser qualquer informação que eu possa dar.

    Um abraço.

    Floyd N Roses
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Ooiii...\o/...

    ...alguém ai conhece ou já ouviu falar NESSE ATENUADOR DA EMINENCE??!!! o.ô



    o//////////////////~~

    Ramsay
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Ramsay
    · votar


    Pessoal, estou postando uma foto corrigida do Esquema atual do Upgrade no atenuador de potência:
    http://i223.photobucket.com/albums/dd90/Kroydon/AtenuadorUpgradeesquem a.jpg

    Ressalto que pra ninguém correr o risco de montar errado, deletei no Photobucket a foto do "Esquema atual" que aparece no início do tópico.
    Peço aos moderadores que substituam aquela foto por esta que postei agora!!

    E agradeço ao zefonseca que tornou isso possível, me alertando do erro e fornecendo o esquema elétrico original do Airbrake, no qual esse atenuador de potência é baseado!!

    baboni
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    ola galera, tenho um horizon q ja tem um atenuador, mas nao gostei de usar esse atenuador, pensei em comprar um THD ou um outro qualquer, mas eu nao uso o drive do amp, soh drive de pedal . minha pergunta: o atenuador vai melhorar o som mesmo nao usando o drive do amp? vlw galera

    Ramsay
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    baboni

    Há algum tempo que eu não visito e nem atualizo este tópico, mas se vc não gostou do atenuador nativo do horizon, provavelmente não vai gostar do THD, porque ambos utilizam resistores com baixo valor ohmico o que deteriora totalmente o som do amp valvulado!!

    Hoje, até agora há pouco toquei por umas 4 horas com o meu atenuador, a caixa (do atenuador) ficou quente com o som dissipado que seria reservado aos alto-falantes e o som como sempre ficou muito bom, porque afinal meu atenuador trabalha com resistores de alto valor ohmico ao contrário do THD e outros fabricantes.

    Agora se me perguntarem:
    O som do amp valvulado com o atenuador perde algo?
    E eu respondo sim, perde um pouco de sustain, mas, essa perda é amplamente compensada pela fritação das válvulas, e dá um som bem melhor que sem o atenuador.
    E o do tópico é muito melhor que atenuadores que utilizam resistores de baixo valor, como o THD e outros!!

    makumbator
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    Ramsay
    Peço aos moderadores que substituam aquela foto por esta que postei agora!!

    Faz o pedido na central de ajuda, aí a moderação coloca esse link no primeiro tópico. Acho importante estar tudo certinho.

    P.S. Parabéns pelo seu atenuador(já havia acompanhado na época do primeiro tópico)

    Mr.tarugas
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Caro, Ramsay! Posso montar esse seu atenuador pra usar com meu bassman? Qual é o tutorial completo e "final" - esse desse tópico dito "upgrade no atenuador de potência?" Fiquei na dúvida, pois estava quase montando aquela versão de dois resistores apenas... Agradeço o help.

    Mr.tarugas
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Ramsay


    Caro, Ramsay! Posso montar esse seu atenuador pra usar com meu bassman? Qual é o tutorial completo e "final" - esse desse tópico dito "upgrade no atenuador de potência?" Fiquei na dúvida, pois estava quase montando aquela versão de dois resistores apenas... Agradeço o help.

    Ramsay
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Mr.tarugas

    O original com 2 resistores tem um erro no esquema, mas quando foi descoberto eu não podia mais editar.

    O ideal é vc montar um atenuador com 2 resistores, excluíndo o resistor variável de 25 ohms do meio e colocando no lugar dele o variável de 100 ohms/100W que aparece a direita do esquema.

    E digo isso porque o resistor variável de 25 ohms do meio, atenua, mas menos do que o esperado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Upgrade no Atenuador de Potência