Valvulados: saturar o power amp acima de ~15W é barra pesada hein!

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# mai/10
· votar


Bom, na verdade eu já experimentei esta sensação de surdez. Fui num show de uma banda cover do U2 e o "The Edge" estava usando uma 4 x 12" da Marshall com um pré em forma de rack (eu acho que é aquele pré da Marshall, tem até uma simulação dele na POD X3L, mas não sei se é valvulado).

Fiquei a uns 2 ou 3 metros do ampli o show inteiro. Depois disso passei uma semana com um dos ouvidos meio entupido. Mas foda-se, era um puta timbre...

MMI
Veterano
# mai/10
· votar


erico.ascencao

O pré da marshall é o JMP-1, depois tem os power como 100/100 ou o 50/50. São cavalares mesmo, são dois canais independentes de 50 ou 100 W.
O problema é que essa sensação com certeza não fez bem aos seus ouvidos e existe chance de problemas definitivos.
Eu também já fiquei até com tontura em shows e fiquei alguns dias com os ouvidos ruins. Não é legal não...

MauricioBahia
Moderador
# mai/10
· votar


MMI

Caso venha a saber dos preços daquele falante Celestion do James Bond, hehe, me avisa please. Considerei um bela opção.

Valeu!!!!!!!

MMI
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia

Esses falantes foram lançamento na Namm deste ano, acho que não estão disponíveis nas lojas ainda, pelo menos não achei em lugar nenhum. Mas a capacidade de reduzir o volume deles é menor que dos FluxTone, mesmo porque são passivos e os FluxTone são ativos.
Parece que vai ter 2 modelos, Red Coat Series "Reignmaker" e a Patriot Series "Maverick".
Se estiver falando bobagem me avise, mas não acho em lugar nenhum esses falantes. Se você achar, avise também.
Abç

B.Neri
Veterano
# mai/10
· votar


informal
cara, o esquema é onde vc vai abrir o volume. Meu quarto é pequeno e moro em uma região rodeada de salaas comerciais (inclusive uma de massagem). então fica realmente difícil de ficar abrindo o volume. E na boa, não acho tão suportável assim não. Dá dor de cabeça...
Vale salientar tb que existe umas discrepâncias de volume (no sentido de barulho, de som) entre as empresas. Tem amp valvulado de 15w mais baixo que o Blues Junior, e outros até mais altos!

Bog
Tenho a mesma concepção de drive que a sua, mas falei que o Blues Junior não dará uma distorção estilo marshall, aquela bem "quente". É mais suave. Achei que o Mauricio queria algo nesse ponto, mas depois ele explicou que não. Foi mal pela expressão mal concebida hehe

E cara, na boa, gosto do drive do pré do Blues Junior. Acho uma distorção muito definida e bonita. Dá para tirar muito timbre bom dela. A do power não consegui testar direito... Preciso de um espaço maior e de mais tempo para a válvula esquentar mais.

B.Neri
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
Ficou tarado nos falantes né? hehe não quero tirar sua felicidade, mas acho que eles sairão numa faixa de preço quase igual ao Hotplate... Tecnologia nova, quem faz algo parecido cobra caro pra fazer (justamente pq deve envolver materiais caros) e é um produto muito específico. Sei lá, espero que esteja enganado, mas acho que será mais que U$250,00. Não lembro quem postou um site de handmades que tinha falantes parecidos a esse Emminence, mas lá um Vintage30 saía a U$750,00!!

ogner
Veterano
# mai/10
· votar


Bog
Eu na verdade não consigo escutar essa dinâmica em gravações. Nem nas minhas. Eu só percebo a diferença quando estou tocando!!! O.o

Mais uma vez concordo com vc.

Não é facil ouvir uma gravação de hobbistas, que não seja profissa, e que consiga passar o tal "MOJO".

Ontem por indicação do Zero Zen conheci Thomas Blug ( só pra citar um cara "novo pra mim" e que timbra muito bem - Electric gallery é um album bacana dele, estou "comprando outro"-
e ele consegue transmitir o mojo da strato e do amp dele, tanto em sons cleans quentes como drive low medio gain, é lindo...

A gravação que mais me aproximei da real experiencia que eu estava sentindo auditivamente foi essa abaixo, com o amp no limite do clean e um TS e um Fuzz ligados, controlando o drive no pot de volume..Ainda assim tinha um pouco mais de calor e drive doq passa a gravação..

http://www.youtube.com/watch?v=lAJsbau3Nj8

E amp de 5, 6w da pra tocar em casa tranquilo sim, claro que faz baeulho, mas pô....Ae já é viadagem!!

Timbre precisa de Volume...<o>!! So timbra baixinho em brinquedo de plastico, os Amplitubes e afins...

E digo mais, se for pra tocar baixinho prefiro Amplitube mesmo...\o/
Hehehe...

erico.ascencao
Veterano
# mai/10
· votar


Um questionamento filosófico: em tese, um amplificador com seus 50W no talo ficaria com um som mais legal do que um de 5W no talo (considerando mesmas características como EQ, válvulas, falantes, etc)?

Se isso for verdade, então o fato é que som bom é som alto. Se for mentira, então de fato o que importa é fritar o power.

Kersey
Veterano
# mai/10
· votar


Eu tenho um Super Champ XD (é 15W também, acho o ampli maravilhoso e muito versátil) e uso um equalizer pra boost, e um pedal fuzz da deep trip (kryptone). o uso dos 2 pedais da pra conseguir timbres/saturações bem distintas. Fato é que às vezes toco com o ampli no talo mesmo e não tem essa de cobrir outros instrumentos... a galera que aumente também, e o batera que desça o braço. It´s only rock´n roll and I like it!!!!

Jinkxs
Veterano
# mai/10
· votar


erico.ascencao

Um questionamento filosófico: em tese, um amplificador com seus 50W no talo ficaria com um som mais legal do que um de 5W no talo (considerando mesmas características como EQ, válvulas, falantes, etc)?

Essa é uma questão que depende do que você considera "um som mais legal"

Se sua praia vor vintage: acredito que um all tube single-ended de 5w tem um timbre tão bom quanto um cabeçote de 100w.... só que menos potência.

Se sua praia for modern/hi-gain/metal: nunca que um ampli de 5w vai te dar o peso e a qualidade de distortion que um cabeçote de 50 ou 100w pode conseguir

Mas olha só que belezinha:

Hand made nacional, single-ended, ponto-à-ponto, uns 7w, vintage total.... timbre muito bacana. Dá pra ter um drive show sem estourar os tímpanos.... e principalmente.... barato.



Olha o link pro ML:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-142827643-viralata-amplificador -100-valvulado-classe-a-cx-1x12-_JM

Tô quase comprando.... hehehe....

erico.ascencao
Veterano
# mai/10
· votar


Achei o Vox AC4TV simpático. Parece aquele tipo de ampli pra você carregar pra sala, pra cozinha, pro banheiro...

MMI
Veterano
# mai/10
· votar


erico.ascencao

Sua resposta vai longe... Pode abrir um tópico que isso rende.
Para começar tem a tal da curva de audibilidade, ou de Fletcher-Munson, que mostra que ouvimos as frequencias de maneira diferente conforme a intensidade sonora. Mas está bem, digamos que os amplificadores no talo dão mais de 100 dB seja lá qual potência for. Vamos tirar essa variação...
Se você, guitarristicamente falando, se refere a um ampli de 5W, normalmente fala de um power com EL-84. geralmente amplificadores de maior potência, 50W ou mesmo 100W, usam outras válvulas, como EL-34, 6L6, 6V6. Acredite, essas válvulas soam diferentes e a potência também varia conforme a válvula, não só o timbre. Digamos que a EL-84 é mais aguda que a EL-34. Mais legal??? Depende do gosto do freguês.
Fato é, sem muita margem de dúvida e discussão, o legal é a válvula do power distorcer. Aí depende da válvula em questão, se for "mais forte", tem mais potência e o som é mais alto.
Então, sem as mandracarias de atenuadores, falantes especiais etc., "som bom é som alto" porque "frita o power", que é o que importa.

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI: Se estiver falando bobagem me avise, mas não acho em lugar nenhum esses falantes. Se você achar, avise também.

Vou ficar de olho. Te aviso.

Para começar tem a tal da curva de audibilidade, ou de Fletcher-Munson

O.o. Cada vez mais eu vejo que sei menos! hehe

Então, sem as mandracarias de atenuadores, falantes especiais etc., "som bom é som alto" porque "frita o power", que é o que importa

Então, o preço de fritar o power amp de 15w ou mais, é muito alto! hehe O objetivo do tópico é justamente saber como a galera se vira pra eu e muitos outros aprenderem. O mesmo amp, num apartamento, talvez seja um elefante branco e, acredito, muito gente não pensa nisso.

Velho, o que vc e outros camaradas sugeriram aqui eu nunca tinha ouvido falar... Esse falante então, me parece ser uma novidade!

Thanks!

B.Neri: mas acho que eles sairão numa faixa de preço quase igual ao Hotplate...

Pois é, se for, prefiro testar o falante.

Absss!

MMI
Veterano
# mai/10
· votar


Jinkxs

Se sua praia vor vintage: acredito que um all tube single-ended de 5w tem um timbre tão bom quanto um cabeçote de 100w.... só que menos potência.
Se sua praia for modern/hi-gain/metal: nunca que um ampli de 5w vai te dar o peso e a qualidade de distortion que um cabeçote de 50 ou 100w pode conseguir


Errado...
Depende muito do que você espera e deseja. Por uma série de razões, entre as quais intensidade sonora, montei um rack. Tenho um Mesa Rectifier e um Mesa Triaxis como prés (tenho outro), mas optei por um power 20/20 com EL-84. Garanto que mesmo com um só falante ligado, com 20W, dá um peso e qualidade absurda. Tudo bem, talvez seja um pouco diferente de um recto com 150W, mas é pouca essa diferença. Inclusive já liguei esses prés em um Zvex Nano Amp de 1W apenas e mesmo assim continua sendo Hi-Gain, com peso e qualidade enorme.
Ou seja, depende do que você quer, das válvulas, dos canais, dos prés e do gosto.

Jinkxs
Veterano
# mai/10
· votar


MMI

Sempre pensei nos amps hi-gain como aqueles montros de 100 ou 150w.... Nunca tive a experiência de tocar num amp pequeno (de 3 à 7w por ex.) que tivesse um som porrada comparável com um bixão.

Conheço o Orange Tiny Terror e acho ele legal sim.... mas nada que se compare com um Hyatt ou Mesa maiorzão....

Mas valeu por me corrigir.

ogaitnas
Veterano
# mai/10
· votar


atenuador é a solução... o meu tem 10w e não consegui até agora abrir o volume para realmente saturar o power... abri só por curtos intervalos.. hehe ficou muito alto para tocar perto do ampli hauaahu

MMI
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia

Então, o preço de fritar o power amp de 15w ou mais, é muito alto! hehe O objetivo do tópico é justamente saber como a galera se vira pra eu e muitos outros aprenderem. O mesmo amp, num apartamento, talvez seja um elefante branco e, acredito, muito gente não pensa nisso.
Velho, o que vc e outros camaradas sugeriram aqui eu nunca tinha ouvido falar... Esse falante então, me parece ser uma novidade!


Voltou a ser moderador??? E eu ainda tive coragem de reclamar de você... Vou tomar um ban numa hora dessas, desculpa aí nobre colega! kkkkkkkk
Muita gente não tem essa noção mesmo. Hoje mesmo pintou um cara que abriu um tópico que ganhou uma grana e está pensando num ampli de 100W... Imagina o que é isso no quarto! É uma manada inteira de elefantes brancos. Eu mesmo sofri muito com isso com amplificadores de 60W ou mais. Tem que tomar na cabeça para aprender... No caso, tomar na orelha mesmo!
As soluções são bem vindas, me interessou muito. Faltou alguém que saiba bastante de eletrônica comentar sobre mexer lá dentro do ampli, mas dificilmente eu faria isso, apenas coloquei alguns textos para que alguém que entendesse explicasse melhor, mas não rolou. O falante da Eminence é realmente novidade, acho que nem a venda está ainda. O FluxTone está a venda, mas não tem divulgação e é restrito, poucos souberam dele. Muito legal é o THD Yellow Jacket, mas não é uma solução para quem toca no quarto. Serve para quem tem um ampli de 60W, 100W, para trazer para um nível mais aceitável e depois pensar num atenuador ou falante para deixar razoável.
Mas vamos ver se a gente aprende mais coisas aqui...
Abç

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI: Voltou a ser moderador??? E eu ainda tive coragem de reclamar de você... Vou tomar um ban numa hora dessas, desculpa aí nobre colega! kkkkkkkk

Pode reclamar a vontade! Faz parte e é bom pra gente aprender e mesmo "acordar". :-P

As soluções são bem vindas, me interessou muito. Faltou alguém que saiba bastante de eletrônica comentar sobre mexer lá dentro do ampli, mas dificilmente eu faria isso, apenas coloquei alguns textos para que alguém que entendesse explicasse melhor, mas não rolou.

Cara, pelo que leio, o Carlos Adolphs, Ramsay e izzychili são os profissionais no assunto. Sei que o Izzi trabalha com isso ( fez manutenção do ampli do BB King quando esteve no Brasil. Tem foto e tudo!!!), o Carlos, não tenho certeza, só sei que era piloto de Boing! Talvez eles passem por aqui para nos ajudar com algumas artimanhas! :-) Tricks!!!!!!!!!!

Abs

MMI
Veterano
# mai/10
· votar


Jinkxs

Sim, entendo... Os amplificadores Hi-gain em geral são de potência altíssima, geralmente mais de 100W, exatamente para distorcer um power cavalar. É bem complicado trazer esse som para dentro de um quarto ou mesmo um barzinho (no diminutivo mesmo), mas não significa que não é possível.
Como postei acima, talvez um Mesa Single Rectifier continue soando enorme, mas com potencia bem reduzida se for colocado nele esses THD Yellow Jacket, por exemplo. A minha solução foi achada antes de existir isso tudo.
Vamos aprendendo e debatendo, amigo.
abç

MMI
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia

pensei neles mesmo...

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI

http://www.samamp.com/

Esse amp, me parece perfeito: 3, 5, 11, 18 e 23w a seu dispor. \o/



Nice!

[edit] aliás, os amps dessa empresa são perfeitos! Pelo menos pra mim...

Bog
Veterano
# mai/10
· votar


erico.ascencao
Achei o Vox AC4TV simpático.

Cara, um dos problemas com amps deste porte é simplesmente que os fabricantes às vezes já concebem eles como sendo portas de entrada no mundo dos valvulados. Digo, no caso da Vox, ela lançou o AC4TV em 4 (!) variações, mas todas elas têm controles limitados e timbre que fica um tanto atrás dos irmãos maiores. O preço (talvez não no Brasil) é relativamente baixo, feito para competir com coisas como o Champion 600: em torno de 200 e tantos dólares.

É um amp legal? É. Tem todo o brilho, dinâmica e overdrive cremoso que se esperaria de um Vox valvulado. Mas não chega "lá" no resto dos quesitos. A própria Vox tem o Night Train, que tem timbre "de gente grande", mas não tem o atenuador embutido e nem versões com falantes indo de 6.5" até 12".

O que eu gostaria de ver era a Vox lançar algo entre os dois. Do AC4TV, a atenuação até 1/4 (ou 1/10!)w, os combos com vários tamanhos, e a EL84 solitária no power. Do Night Train, o preamp, a voz, equalizador de 3 bandas, etc. Mas...

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bog

Conhecia esse Samamp? (vídeo que postei acima) Segundo o site o, Sam Timberlake, que é formado em física, patenteou um circuito em 2004 e aplicou no desenvolvimento de amplificadores.

Pô, se eu fosse um handmaker, partiria por esse caminho que você mesmo disse se pouco explorado, os amps de baixa potência, pois acredito que cada vez mais as pessoas estão confortáveis em suas casas e apartamentos e muitas vezes não tem chance de aumentar o volume pra "sentir" o amp.

Abs

Bog
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia

Nunca tinha ouvido falar. Esses amps meio "boutique" americanos são difíceis de se encontrar aqui no Japão. Mas aqui andam aparecendo alguns handmades locais, investindo na mesma linha: potência um pouco menor, mas sem concessões de timbre e controles. Claro, tudo tem um cu$to...

Iversonfr
Veterano
# mai/10
· votar


Sei que tem tópico sobre isso, mas já que esse tópico ta a todo vapor, alguem sabe a diferença do Dr Z Air Brake e do Hot Plate? o Dr. Z me pareceu ser melhor e mais versátil que o THD (puro achismo). Pelo que eu entendi, o THD é um específico pra cada tipo, 16ohm, 8ohm etc... e o Dr. Z não tem essa diferença, funcionaria ele pra qquer tipo? como não manjo nada, achei ele bem mais amigavel tb, 2 knob só e pronto. Alguem que entenda do assunto poderia opinar por favor?

Sites:

http://www.thdelectronics.com/product_page_hotplate.html

http://www.drzamps.com/products/z_air_brake.html

Ramsay
Veterano
# mai/10 · Editado por: Ramsay
· votar


MauricioBahia

E aí Maurício, tudo em cima??
Que bom que voltou a ser moderador, não aguentou ficar longe, só como veterano, não??
Ou então o FCCs te ofereceu o devido valor, como moderador de ponta que você é!!

Confesso que só lí até a página 2 do tópico, mas, o Dummy load é conforme o Carlos Adophs falou, só que em grande parte dos atenuadores de potência comerciais, como por exemplo, o (esquecí, deu branco) o... lembrei Weber Mass, além de atenuar, a principal função do Dummmy Load é de atenuar ao ponto de se ligar a saída do amp valvulado numa mesa de som sem queimar a mesa entendeu??

Se vc resolver montar o atenuador de potência, do meu tópico, como o Blues Junior só tem 15W, os resistores de 25 ohms (fixo) e 30 ohms (variável) do projeto deverão atenuar legal, o que não aconteceria se o amp fosse de 100W ou mais!!

A propósito, já instalou o kit de aprimoramento no seu Blues Junior??

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ramsay: Ou então o FCCs te ofereceu o devido valor, como moderador de ponta que você é!!

Heheh! A gente não ganha nada não. Somos colaboradores. Colaboradores pela música e amizade! :-)))

Ahhh... Desculpe, esqueci de citar seu nome na lista do "feras" em amplificadores! ( editei lá) Pardon messier. ;-)

A propósito, já instalou o kit de aprimoramento no seu Blues Junior??

Velho, o kit ainda não chegou... :-(

Abs!

Ramsay
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia

Pois é, o negócio é que a gente adora isso!!
Eu trabalho há muito tempo num ramo que não tem nada a ver com música, mas, há um bom tempo atrás, eu toquei em 3 bandas e depois que entrei pra faculdade de engenharia, deixei a guitarra de lado!!
Mas, guitarras, amplificadores, pedaleiras e pedais sempre foram e continuam sendo o meu hobby, tanto é que recentemente, montei um pedal DR. Boogie do zero e o resultado superou a expectativa, tanto é que mandei cromar a caixa de chapa de ferro nua dele!!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/232520/
Em breve vou postar fotos do pedal finalizado e cromado, e com samples (instalei o
Win XP num micro secundário e parece que agora a coisa vai)!!

MMI
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia

Pode ser legal esse amplificador mesmo... Mas como ampli de boutique, muito caro. pelo que vi 1200 dolares mais shipping... Dá para comprar por muito menos um Mesa Transatlantic por 900 dólares e ainda mexer com atenuador, por exemplo.
Desses aí eu acho que o Egnater Mod 50 um dos mais legais. Um legal é o Bognerque chega a níveis Hi-Gain com 20W e são 2 canais.

MauricioBahia
Moderador
# mai/10
· votar


Ramsay

Belas fotos! :-) Vc fez baseado em am lgum projeto, tipo Tonepad?

MMI: Desses aí eu acho que o Egnater Mod 50 um dos mais legais. Um legal é o Bognerque chega a níveis Hi-Gain com 20W e são 2 canais.

Pô, eu não tenho verba pra investir mais em amps e nem pretendo, a não ser num atenuador ou aquele falante. O máximo que fiz foi comprar um kit pra modificar meu Blues Jr. Ainda não chegou mas acredito valer a pena.

O Blues Junior tem um som meio "encaixotado" mesmo. Comprei o kit incluindo o transformador pra fazer uma modificação decente. Espero que eu não morra eletrocutado! hehe

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Valvulados: saturar o power amp acima de ~15W é barra pesada hein!