Valvulados: saturar o power amp acima de ~15W é barra pesada hein!

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# jan/16
· votar


erico.ascencao
rafael_cpu

Esta frase poderia ser estampada no primeiro post deste tópico.

Que assim seja!

:D

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


O jeito é colocar master aberto e pouco ganho, equalização médio aberto, agudo e grave fechados - isso para simular uma resposta flat e com pouca coloração de distorção no pré

Ou desmontar o coitado na bancada rs

boblau
é correto entender que a redução de potência, na prática é uma redução de headroom e muito pouco uma redução de volume?

Isso é algo que tenho pregado por aqui... Para subir 3dB (quantidade percebida), preciso dobrar a potência... Isso me leva a ter 3dB apenas entre um amp de 50 e 100W, enquanto que para ter ideia de dobro, preciso de 10vezes, isso me leva a comparar um 10 com 100(!)...

E outra diferença, é que 10W tem uma curva de resposta mais média, com os extremos pouco pronunciados, contra os planos dos 100W. Tudo porque para ouvir uma freq grave eu preciso de bem mais amplitude (potência) que para ouvir uma freq média-aguda...

E isso se dá um pouco porque o modelo de caixa, faz com que o grave tenda a se dissipar em ondas esféricas, e os médio-agudos em ondas cilindricas (isobáricas).

boblau
Veterano
# jan/16
· votar


Ismah

eu fiz a pergunta para que o Pedrone desse a resposta que já demos aqui várias vezes. Como foi o Pedrone que respondeu, colocou-se como moldura no tópico e agora podemos nos referir a isso sem precisar explicar tudo de novo. Ficou legal emoldurado no início do tópico. Agora toda vez que vier alguém aqui fazendo menção a que amplis de 100 watts é para estádio e de 5 watts é para apartamento de noite com a mulher e os vizinhos dormindo, eu vou gentilmente pedir que acessem este tópico no primeiro post!

MMI
Veterano
# jan/16
· votar


Ismah
boblau

Eu não vejo assim, então vou discordar de vocês. Falar que 100W tem mais graves que 10W é simplista demais na minha opinião e nem cabe muito aqui. Explico...

Se vocês estiverem falando de modernos PAs, transistorizados, as mesmas (e boas) caixas e falantes... Tudo bem, assino embaixo. Mas não é o caso.

O grande problema que vejo nessas discussões é que querem equacionar potência com volume como se fosse quase que a mesma coisa. Mas estamos falando em válvulas distorcendo, que nem se faz medida de potência nessas condições, pior que os mais diferentes tipos de válvulas ficam no mesmo saco, porque só se limita a potência a discussão (e nem se falou em caixas, falantes etc.). Se eu já não acho muito acertado falar que potência=volume, pior ainda falar em potência=graves.

Quase todos aqui vivem em centros urbanos, vários em grandes centros urbanos, precisam respeitar o silêncio e a paz do próximo, vivendo em comunidade. Praticar qualquer instrumento em casa que passe de 90 dB, durante a noite principalmente, significa desrespeitar a paz do vizinho e uma má conduta perante a sociedade que se vive. Nessas condições, dada a sensibilidade média dos falantes de guitarra, 1W passa o limite do bom senso. Estou propondo que se invista em amplificadores de 1W? Não... Mesmo porque outra pergunta recorrente é que o pessoal além de tocar no apartamento a noite quer que o amplificador "aguente ensaio", tão alucinante que já vi aqui gente dizendo que 40W não dão conta disso. Então se o cara quer tocar a 90 dB, num alto falante de sensibilidade de 90 dB, tanto faz se é um de 5W, 10W ou 100W, vai ter que jogar 1 W no cara para ele dar 90dB a 1 metro. Só que o projeto de um amp de 5, 10 ou 100W é completamente diferente um de outro, via de regra, o que muda tudo em termos de distorção, respostas, tipos de válvulas etc.

Graves... Está certo, os graves precisam de potência. Mas para existir graves tem que ver a fonte (guitarra + pedais), o esquema do amplificador, o falante e o tipo de construção da caixa, posicionamento da caixa em relação ao ouvinte... Então quando se fala que grave=potência, por mais que se diga que é teórico, que a ideia é que se mantenha todas as outras condições fixas, ficou tão longe que já não acho certa essa análise simples e direta neste caso.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jan/16
· votar


MMI

Concordo, ficamos limitados a tocar baixo. Ha uma grande dificuldade em se conhecer bem a gama de amplificadores tanto por conta das limitações de volume quanto pelo custo dos equipamentos, e isto acaba dando problemas em desenvolver experiencia prática.
Lembro de testar um Mesa/Boogie, acho que uma série que chama nomad, em 99 numa loja da Teodoro e achei horrível. Em 2000 teste ,numa loja também, um Dual Retifier combo e não gostei também. Lembro de ter achado um Fender transistor melhor que ele. Mas acho que realmente aquele amp tava com defeito....
Por fim ano passado tive acesso a um estúdio legal e pude tocar com Orange, Mesa/Boogie, Soldano, JCM800 e consegui perceber melhor as diferenças e Mudei bem minha impressão sobre Mesa/Boogie.
Infelizmente só em estúdio que a maioria pode ter recursos para essas experiencias. Me surpreendeu ver que ha muitas diferenças entre os equipamentos e bem nítidas, tanto para ganhos altos quanto para som limpo. Antes eu achava que essas diferenças, principalmente em som limpo, fossem tênues. é nada.

Drinho
Veterano
# jan/16
· votar


Concordo, ficamos limitados a tocar baixo. Ha uma grande dificuldade em se conhecer bem a gama de amplificadores tanto por conta das limitações de volume quanto pelo custo dos equipamentos, e isto acaba dando problemas em desenvolver experiencia prática.

essa é a maior das verdades.....

o comportamento dos aparelhos é muito diferente independente de falar de potência......

tem amplificador que é uma desgraça.... os marshalls são um exemplo, é impressionante cara ou você derruba 5 muros ou você não toca com eles....
pode ser o class 5 de 5w.... é incontrolável, adoro o som deles, mas são muito rebeldes.....

tem outros que eventualmente são grandes, demolidores, mas voce segura o master e o tonestack o negocio fica mansinho, gostoso de ouvir, bom pra estudar, ensaiar, tocar ao vivo.....
pra mim amplificador tem que se comportar assim, portanto nem falo muito em potencia porque acho que o comportamento do aparelho com determinada caixa vai muito alem disso....

e tudo pras pessoas é querer distorcer power, se você distorce power e nao sabe como anteceder a ele o negocio fica uma vespa também, nem legal é....

Ismah
Veterano
# jan/16 · Editado por: Ismah
· votar


MMI

Mas estamos falando em válvulas distorcendo

Não eu, nem o bob... Estamos falando de som LIMPO, com dinâmica de ao menos 70dB.

potência=volume, pior ainda falar em potência=graves

Vc conhece as curvas de Fletcher & Munson... Talvez melhor que eu. Se colocar no RTA, vai ver que um amp de guitarra manda 81,2Hz bem abaixo do que deveria, e isso faz sentido, já que o primeiro harmônico está em 162,4Hz. Mas se cortar ali, o punch dos sub-harmônicos se vai... E tu também sabe disso.

em casa que passe de 90 dB, durante a noite principalmente, significa desrespeitar a paz do vizinho e uma má conduta perante a sociedade que se vive

Bem... O som cai 3db cada vez que a distância dobra... Assim 90dB num apartamento é problema, mas pra mim aí já é dar cabeçada em ponta de prego, ter um amplificador em apartamento.

Então considerando que sejam 90dB medidos a 1m do falante, na sua casa, e com 4m de pátio entre as casas, desconsiderando absorção das paredes, e um possível muro entre as casas, teremos 84dB.
Isso é o volume de um despertador, de uma rua movimentada, o som de discagem (pra quem conheceu) dos telefones fixos, sons de aplauso de 50 pessoas etc. Se pensar em 10W terei ainda potência para volume baixo.

"Ah sim a distorção sobe a potência, com isso o volume, e isso sim é um problema..."
Não, não é. Porque (eu e os músicos que trabalho ao menos) busca nivelar o volume entre som limpo e drive. Logo, mesmo rendendo mais potência por causa da onda ser "quadrada", naturalmente se deveria diminuir a potência (fica claro numa gravação, e vc sabe disso também), para equilibrar as coisas. Mas... como guitarristas pensam como o Lemmy, na onda de "play this shit loud!", no modo plexi drive...

Drinho
ou você derruba 5 muros ou você não toca com eles....

Já entrei nesse debate junto com o boblau, e afirmo abertamente, 100W não é exagerado num palco, primeiro que tu nunca vai dar no talo por questão de operar com folga. Segundo se tu gosta de um timbre mais dinâmico, principalmente de amps com um canal só, vai operar bem abaixo do nominal.

Curiosamente eu opero com estrutura de ganho (que quase nenhum guitarrista trabalha) como se fosse um som de PA. Deixando o pré abaixo de 9hs, e volume acima de 15hs...

Drinho
Veterano
# jan/16 · Editado por: Drinho
· votar


100W não é exagerado num palco

eu realmente nao tenho problema com isso...
os videos que eu coloquei aqui no forum sairam de amplificadores de 100w no meu quarto..... sendo que um deles é valvulado e esta com uma 4x12 e o outro é um modesto cubo sem valvula....

tanto é que os colegas me chamaram de surdo em outra discussao e talvez eu deva ser mesmo......

quando citei um caso de amplificador como exemplo estava me referindo ao comportamento e nao á potencia em si.......,

eu nao tenho conhecimento tecnico em engenharia de amplificadores.... watts, dbs, ohms e etc.....

mas consigo diferenciar claramente uma coisa amigável de pilotar em qualquer volume e outra que funciona apenas em palco pois no estudio a turma vai olhar torto pra voce apenas com o preamp timbrado e ao passo que você abaixa o som para se encaixar parece que ele morre.....

eu defendo mais ainda a questão de "qual o amplificador a se escolher" em vez de "qual potencia escolher" até porque

Deluxe Reverb, Super Reverb e Twin Reverb seriam a mesma coisa com tamanhos diferentes.....

E na prática obviamente eles possuem sons extremamente diferentes....

Valvula nao é hi-fi, pelo menos é o que me parece...
alem de todas as modificações que sejam necessarias para alterar a potencia do aparelho que acarretam na mudanca de som....

Iversonfr
Veterano
# jan/16
· votar


Drinho
os videos que eu coloquei aqui no forum sairam de amplificadores de 100w no meu quarto..... sendo que um deles é valvulado e esta com uma 4x12 e o outro é um modesto cubo sem valvula....

Mas você consegue usar o master do ampli alto, acima de 8? Toco com um ampli de 30W numa 2x12 atualmente com um falante de 30 e outro de 50W e o volume não passa das 11:00 sem atenuador, é MUITO alto. Ensaio com a banda e meu baixista é meio sem noção, tem uma 4x10 da hartke e ainda coloca mais 1x15 em cima pra tocar junto e eu não fico pra trás no som. Já tive uma 4x12 com um JCM e era impossível tocar com a banda sem encobrir todo mundo, ficava muito subutilizado.

MMI
Veterano
# jan/16
· votar


Ismah

putz... Não. Não dá para eu concordar.

Drinho

eu defendo mais ainda a questão de "qual o amplificador a se escolher" em vez de "qual potencia escolher"

Essa é a chave. Potência é só um pequeno detalhe.

Drinho
Veterano
# jan/16 · Editado por: Drinho
· votar


Iversonfr

Já tive uma 4x12 com um JCM e era impossível tocar com a banda sem encobrir todo mundo, ficava muito subutilizado.

Mas o jcm embora tenha gravado muitas musicas e sons de guitarra dos quais eu aprecio muito não me aparenta ser uma grande obra da engenharia de amplificadores, inclusive em se tratando de marshall tá cada vez mais provado que são uma questão de acaso, tipo fizeram lá, deu naquilo, os caras certos comercialmente compraram a ideia, mal tinha concorrencia ai ganhou o mundo.....
Hoje qualquer um é mais exigente do que um musico dos anos 60 porque hoje há muito mais opções de comparação do que haviam....
Até hoje o amplificador que mais se exibe em qualquer lugar é um Marshall, isso prova que a marca dominou o mundo e se bobear exporta até pra cuba que nao compra nada, não que é o melhor amplificador.....

Eu não uso o master acima do 8 por 3 motivos

o primeiro deles, como eu já falei é que gosto de pensar no som via preamp isoladamente ou pramp+pedal de overdrive (o que é bem raro) isoladamente e uso o master unica e exclusivamente para gerar o volume necessário para minha situação de uso, quanto mais se aumenta mais legal fica e se nao ha a possibilidade de aumentar eu to feliz também, eu só preciso chegar no meu som via preamp, se a quantidade de master acaba alterando o meu som é bastante comum eu voltar pro preamp para fazer alguma correção, junto com o presence pois percebemos as frequencias faltantes ou exageradas de acordo com o volume que elas aparecem, então beleza, legal explodir amplificador pensando em brown sound de power e bla bla bla, mas eu nao raciocino desta forma.....

O segundo é que em nenhuma situação você usaria um amplificador a valvula medio ou grande com o master acima do 8, eu já fiz isso algumas vezes porque sou retardado e realmente nao tem necessidade, mesmo no morumbi você estaria microfonado e nao necessitaria de tanto volume.....
A quantidade de potencia me deixa confortavel para acertar principalmente meu som limpo ou nao esculhambar com os crunchs e overdrives no meu volume exato... a tal historia do headroom... e isso tambem varia de amplificador para amplificador..... um amplificador medio/grande é bastante confortável para que eu use da forma que eu imagino dentro do espaço e da minha configuração predileta que é a de dois falantes, com 4 eu sinto que perco o controle..... mas repito tem amplificador de 5w que eu nao consigo pilotar, depende do amplificador, eu to com um fireball da ENGL aqui em casa em uma bateria de testes que é no minimo um cavalo, um jumento, um trator e ele é mansinho mansinho, muito mais cavalheiro do que o meu marshall que se deixar derruba o chuveiro do banheiro do corredor, eu falo pra ele (o ENGL): Faça isso! E ele faz, então não tem mais discussão, se eu quiser estudar com ele eu estudo e to feliz e se eu quiser derrubar dois predios eu tambem derrubo, no fim das contas ele sendo grande ou nao, ele faz 90% do que eu preciso, eu só não vou dizer 100% porque alguns crunchs onde eu necessito menos compressão, mais brilho e mais dinâmica me obrigam a empurrar o canal limpo com o pedal de overdrive porque o canal sujo dele já começa no hard rock um pouco revoltado demais, muito comprimido e um pouco escuro, enfim é um amplificador desenvolvido para metal, mas ele é capaz de tudo em qualquer volume, no maximo usando esse pedal para preencher esse range do meio do qual ele não tem configuração para, mas o comportamento dele é de outro mundo, você dá a ordem e ele faz, e é nisso que eu penso quando penso em um bom amplificador...
Agora experimenta falar pro Marshall = "Faça isso" - Ele vai rir da sua cara e vai falar, tá bom frango, senta lá e não enche saco.....
No fim das contas ele pode até fazer, mas só depois de você tentar jogar ele da janela 10 vezes.......


E por ultimo.......
O master no 8 mais a minha timbragem de pré já passa do ponto aceitavel, fica muito sujo e eu tenho pavor de sujeirada.....
Coloque um fender no 8 ou 9 e enfie um tubescreamer, meu som de guitarra para rock ou fusion se eu for descrever em termos simples é isso.... um canal limpo no talo onde eu controle ele com a guitarra, com um tubescreamer empurrando e meu solo eu adiciono um segundo tubescreamer (logicamente eu sempre busco esse negocio por mais que eu nunca chegue num resultado identico via canais porque se eu mal uso um pedal, nao sao dois que irei usar), se vou me meter a tocar um blues aí uso o canal limpo no talo do talo que eu splito a guitarra pra conduzir e insiro o primeiro "ts" pra solar, e se vou me meter a besta num jazzinho ou num sambinha ai é humbucker tone e canal limpo trabahando só o volume da guitarra mesmo, .... voce vai notar que mesmo sendo um amplificador controlavel o som ficou sujo em demasia, lembrando que o "master" do fender tá sempre no 11, quer dizer, isso que eu faço com o master no 8 pro meu gosto fica bem feio... A gente nao quer isso, a regra para qualquer bom timbre de guitarra é clareza!

boblau
Veterano
# jan/16
· votar


MMI
Eu não vejo assim, então vou discordar de vocês. Falar que 100W tem mais graves que 10W é simplista demais na minha opinião e nem cabe muito aqui. Explico..

Me desculpe, mas eu não disse em nenhum lugar que um ampli de 100w tem mais grave que um de 10w. Eu disse que um ampli de 100 watts tem a capacidade de responder, sem distorcer, a frequências mais baixas (graves) num volume mais alto.

Ele tem potência para isto, portanto consegue deslocar mais ar através de alto falantes.

Isto não quer dizer que um ampli de baixa potência não consiga responder a baixas frequências, só que ele distorce em volumes menores.

Eu não concordo em nada na relação potência=volume porque não são igualdades, mas volume precisa de potência e também não concordo com potência=graves porque também não são igualdades, mas graves precisam de muito mais potência para terem volume, sem distorcer, do que médios e agudos.

De forma recorrente vejo aqui relatos de guitarristas que se referem a amplificadores de alta potência como amplis com muitos graves e portanto eles eliminam todos os graves e abusam dos médios e agudos na equalização. Isto ocorre em função da capacidade destes amplis em responderem a estas frequências que os guitarristas normalmente não escutam em amplis pequenos, simplesmente porque eles não têm potência para responder, nem com distorção, nem sem distorção.

Para exemplificar, experimenta tocar num ampli de guitarra de 5 watts, num baixo, um lá 440hz. Distorce tudo.. E por favor, não vamos pensar que uma guitarra não emite frequências baixas. Qualquer um que analisar uma onda de um lá de uma guitarra vai ver 440hz, 220hz, 110hz e 55hz e um montão de outras frequências malucas dentro do espectro.... E o contrário também vale, experimenta espetar uma guitarra num ampli de baixo tipo SVT e dar o mesmo lá, Vai escutar graves que nunca escutou na vida. E isso não é por conta do corte do equalizador do pré do ampli de baixo ou de guitarra, é porque o equipamento tem potência para responder estas frequências.

Portanto não tem nada de simples, principalmente para ficar explicando via fórum, e por isso que eu fiz a pergunta ao Pedrone e ele respondeu exatamente o que eu penso.

Agora, respeito sua discordância, afinal concordamos em tantas outras coisas não???? rsrsrsrs

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


boblau

Queria poder me expressar com essa facilidade... Perdi umas 3 horas do dia escrevendo o que disse acima.

nichendrix
Veterano
# jan/16
· votar


boblau
A Fender fabricava uns amplificadores valvulados de 15W pra baixo nos ano 60 e 70, que eu acho uma maravilha pra tocar guitara, tinham um punch da porra.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar


boblau
De forma recorrente vejo aqui relatos de guitarristas que se referem a amplificadores de alta potência como amplis com muitos graves e portanto eles eliminam todos os graves e abusam dos médios e agudos na equalização. Isto ocorre em função da capacidade destes amplis em responderem a estas frequências que os guitarristas normalmente não escutam em amplis pequenos, simplesmente porque eles não têm potência para responder, nem com distorção, nem sem distorção.
Muito bem colocado.
Abç

boblau
Veterano
# jan/16
· votar


nichendrix
A Fender fabricava uns amplificadores valvulados de 15W pra baixo nos ano 60 e 70, que eu acho uma maravilha pra tocar guitara, tinham um punch da porra.

O maior exemplo disso é o Bassman.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar


boblau
nichendrix
Esse aqui ó:
https://www.google.com.br/search?q=Fender+bass+amp&tbm=isch&tbo=u&sour ce=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjz-vH6r8zKAhXIipAKHTK8DKUQsAQINQ&biw=1600&bih= 773#imgrc=HDwSjF1qG8NJGM%3A

erico.ascencao
Veterano
# jan/16
· votar


Voltando ao cerne do meu dilema, achei esta bugiganga aqui: o Guv Iso-Box. Me pareceu uma ferramenta interessante para gravações caseiras. Já vem tudo montadinho e bonitinho.

EduJazz
Veterano
# jan/16
· votar


erico.ascencao

Posso estar sendo preconceituoso, mas essa história do falante de 8...

Isoboxes já foram discutidas por aqui... acho que, pra funcionar, tem que ser um negócio muuuuuuito bem feito. Não sei se é a melhor saída.

erico.ascencao
Veterano
# jan/16
· votar


EduJazz: Posso estar sendo preconceituoso, mas essa história do falante de 8...

Achei a explicação dada no site plausível. Tem um vídeo no YouTube dele comparando o iso box com falante de 8" com uma caixa tradicional com falante de 12". Preciso escutar com calma para tirar minhas conclusões.

nichendrix
Veterano
# jan/16
· votar


boblau
O maior exemplo disso é o Bassman.
Isso mesmo, o Bassman é um amp de baixo que é foda pra tocar guitarra, mas o Bassman já é meio grandinho em relação aos amps que estou falando é um de 15W.

Sobre essa coisa de confusão com volume e potência, acho que aqui vai um esclarecimento que ao menos eu e o MMI, fazemos na maioria das vezes, que é dizer que é menos complicado tirar uma distorção de power num amplificador de 1-5W do que num de 10W e isso ocorre justamente porque eles tem menos headroom.

Isso é diferente de dizer que o volume final vai ser bem baixo do que um de 100W. Embora seja mais baixo e dê pra perceber, não vai ser algo do tipo, eu vou tocar as 3 da madrugada e meu vizinho não vai nem perceber. Como já foi dito várias vezes, qualquer alto-falante é feito pra dar o SPL equivalente à sua senbilidade em 1W, a maioria dão entre 90db e 110db de sensibilidade, logo nada acima de 1W vai dar menos volume que isso.

Mauricio Luiz Bertola
Não tenho 100% de certeza que é esse, mas se não for é da mesma familia, porque parece muito com o que pude testar.

boblau
Veterano
# jan/16
· votar


nichendrix
Sobre essa coisa de confusão com volume e potência, acho que aqui vai um esclarecimento que ao menos eu e o MMI, fazemos na maioria das vezes, que é dizer que é menos complicado tirar uma distorção de power num amplificador de 1-5W do que num de 10W e isso ocorre justamente porque eles tem menos headroom.


corretíssimo

Isso é diferente de dizer que o volume final vai ser bem baixo do que um de 100W. Embora seja mais baixo e dê pra perceber, não vai ser algo do tipo, eu vou tocar as 3 da madrugada e meu vizinho não vai nem perceber. Como já foi dito várias vezes, qualquer alto-falante é feito pra dar o SPL equivalente à sua senbilidade em 1W, a maioria dão entre 90db e 110db de sensibilidade, logo nada acima de 1W vai dar menos volume que isso.

corretíssimo 2

Acho que a única divergência vem mesmo da resposta de frequências graves a determinado volume em 1,10 ou 100 watts. Mas de longe dizer que um ampli de 100 watts tem "mais" graves que um de 1 Watt. Não é isso. Ele amplifica mais os graves porque tem potência para isso.

nichendrix
Veterano
# jan/16
· votar


boblau
Acho que a única divergência vem mesmo da resposta de frequências graves a determinado volume em 1,10 ou 100 watts. Mas de longe dizer que um ampli de 100 watts tem "mais" graves que um de 1 Watt. Não é isso. Ele amplifica mais os graves porque tem potência para isso.

Eu posso estar redondamente enganado, mas creio que o tamanho do falante, tipo de caixa usado pode compensar isso, se não no todo, em parte. Ao menos é essa minha impressão em usar falantes de 10, 12 e 15 polegadas.

Ismah
Veterano
# jan/16 · Editado por: Ismah
· votar


Mauricio Luiz Bertola
boblau

Há um porém... O abuso nos graves, hoje me parece bem comum com quem usa 4x12, e isso vaza para o PA embolando o som. É uma das razões de eu gostar apenas de 2x12 (mas quero o 6x12 e 2x15 que faziam o conjunto do meu amp rsrs)

erico.ascencao

Se desejar apenas gravar, mas costuma soar sem ambiência.

nichendrix
Isso é diferente de dizer que o volume final vai ser bem baixo do que um de 100W. Embora seja mais baixo e dê pra perceber, não vai ser algo do tipo, eu vou tocar as 3 da madrugada e meu vizinho não vai nem perceber.

Isso que estou dizendo. A diferença é volume de som limpo.

Eu posso estar redondamente enganado, mas creio que o tamanho do falante, tipo de caixa usado pode compensar isso, se não no todo, em parte. Ao menos é essa minha impressão em usar falantes de 10, 12 e 15 polegadas.

O Boblau está correto até certo ponto. Alta potência consegue dar a amplitude necessária para frequências graves serem audíveis.

Sim, o tamanho do falante altera a resposta de frequência, um falante maior move mais ar com menos energia, novamente a amplitude dos graves é ampliada para um nível audível.

Resumidamente, quanto mais baixa a frequência, mais energia ela precisa para ser reproduzia em volume audível. Um falante de 18" é usado para sub-graves e graves, porque ele gera maior deslocamento de ar, com a mesma energia que um de 12".

Saindo um pouco do tema válvulados, para explicar sobre os falantes... Até 2008~9, era obrigatoriedade um PA de qualidade usar falantes de 12", porque amplificação era deficiente.

Hoje temos amplificação digital (classe D), que facilmente entrega 32kW. A potência já deixou de ser problema, assim se passou a usar falantes com maior excursão, que compensam o seu tamanho reduzido.
Tenho uma caixa com falante de 2" que suporta 75W!

Mas... A amplificação de guitarra morreu no tempo das válvulas*, onde se precisava de um quarteto para dissipar 100W (6L6GC/EL34/6CA7) ou 150W (KT88/KT66s/KT77/6550/5881/7581)! Por isso que falantes de guitarra de 10" ou 12", aos pares e quartetos são mais recorrentes de 60 pra cá: eles respondem com bom volume nos médios com a potência empregada.

Curiosamente, 1x15" responde melhor em ambientes pequenos, que 4x12", por produzir menos volume (-6dB), e mesma resposta de frequência.
Não vingou acredito por que os grandes nomes da guitarra são de 60/70/80, onde volume era primordial... Como o ser humano que toca guitarra, não passa de monge copista, querendo o timbre, e muitas vezes equipamento do ídolo rsrs

*Existem as que dissipam até 400W (RCA 8122), mas não são empregadas para instrumentos pelo custo, girando na casa de >2,5mil reais cada, fabricação (só achei como NOS), e obviamente o peso e tamanho que ficaria o amplificador rsrs

boblau
Veterano
# jan/16
· votar


nichendrix
Eu posso estar redondamente enganado, mas creio que o tamanho do falante, tipo de caixa usado pode compensar isso, se não no todo, em parte. Ao menos é essa minha impressão em usar falantes de 10, 12 e 15 polegadas.

Nenhuma dúvida quanto a isso.

Ramsay
Veterano
# jan/16
· votar


Ah sim, mais uma coisa que tem que ser dita e que é real.
Esse lance de que dobrando-se a potência aumenta-se em apenas 3 Db o som só é válido em amps solid-state.

Em se tratando de amps valvulados, o buraco é bem mais embaixo e essa fórmula de cálculo de decibéis simplesmente não se aplica.

Eu não vou entrar em detalhes sobre o motivo, até porque a explicação é bem complicada.

Ismah
Veterano
# jan/16 · Editado por: Ismah
· votar


Ramsay

Cara... Eu faço questão que explique, afinal esta é uma das premissas do tópico que orienta compra de amplificadores. Mas não se esqueça que a dB é uma unidade resultante de uma razão ;)

Segue um papo de engenheiro rsrs

Na minha concepção, a potência (P=V²/Z) dobrando eu tenho um aumento de +3dB.

Consideremos dois amplificadores, um de 30W e um de 50W. Tenho miseráveis 2,22dB (aprox) a mais (10Log50/30=0,6), realmente imperceptível para nós humanos.

Traduzido em volume, que fica mais fácil de ouvir, já que é "palpável"...
Digamos que cada amp desses seja ligado em um 2x12", que tem sensibilidade 100dB/W/m (dois falantes de sensibilidade 97dB/W/m). Valores arredondados pra cima

amp de 30W = 10 * log (30W/1) + 100dB = 114,7dB de volume máximo rms
amp de 50W = 10 * log (50W/1) + 100dB = 116,9dB de volume máximo rms

"Ah mas o valvulado quando distorce gera harmônicos pares e isso aumenta a potência."

Sim, é verdade. Mas continua sendo proporcional: 50 para 30 tem 2,22dB de diferença, e isso é física.

Mas porque dois amplificadores diferentes de mesma potência geram discrepância de volume?

Duas razões:

- Curva de resposta do amp vs curva de Flettcher&Munson: precisamos de bem menos volume, para escutar as frequências médias, do que para escutar as graves.

- Projeto diferente, e consequente headroom diferente: quanto mais estágios de ganho fritando, mais distorção, logo mais potência na saída. E isso pode ser até antes do amp, como um pedal ou uma captação com saída mais alta.

acabaramosnicks
Membro Novato
# set/16
· votar


Só pra constar, peguei um Alien Revenge 20w, saturei o Power com caps de saída alta, usando boost. Não fiquei surdo e a casa não desabou. A caixa é 2x12, um dos falantes de sensibilidade 98dB e o outro 112dB (em 20w uns 125 dB seguindo a lógica dobro de w = +3dB).

Iversonfr
Veterano
# set/16
· votar


acabaramosnicks
Só pra constar, peguei um Alien Revenge 20w, saturei o Power com caps de saída alta, usando boost.

Sua explicação tá bem sucinta, mas pelo que entendi vc saturou o pré, Caps de saída alta afetam a entrada, ou seja, o pré. O mesmo com o boost se ele estiver no input ao invés do loop, distorce o pré. Como disse, não deu pra entender o que você realmente saturou pela explicação, mas se entendi certo, nem fez cócegas no power. Como estavam os knobs e onde o boost tava ligado?

SkyHawk
Membro
# set/16
· votar


Iversonfr
Tenho um valvulado de 10 watts e falante 1x12 e nem assim consigo abrir os knobs do volume e ganho no talo simultaneamente em casa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Valvulados: saturar o power amp acima de ~15W é barra pesada hein!