Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Valvulados: saturar o power amp acima de ~15W é barra pesada hein!

      Autor Mensagem
      Bog
      Veterano
      # mai/10
      · votar


      erico.ascencao

      Sério cara, eu já tive que sair de um bar porque um sujeito insistia em ligar um JCM900 (de 50w)... com o master pela metade!!!! Era insuportavelmente alto. Não é brincadeira. No talo, o meu Fender Champion, com 5w e um mísero falante de 6" fica (bem) mais alto do que eu berrando a plenos pulmões!!! Imagine um sujeito berrando dentro do teu quarto...

      O problema, como o B.Neri falou, é conseguir saturar o power. É fácil de conseguir um som legal simplesmente saturando o pré e deixando o power morninho. Dá até para chegar no comecinho da diversão com um amp de 5w. Mas para realmente fritar as válvulas do power com um amp de 50w, você precisa fazer muito barulho. Mesmo. O suficiente para tocar em um casamento.

      Por um bom tempo, eu estava feliz da vida pensando em comprar um Blues Junior. Mas descobri que não poderia usar ele de verdade em casa. Eu atualmente penso que existe um nicho pouco explorado, o dos amps com MENOS que 5w, mas que não soam como "practice amps" mega-simples. Amps bons, com recursos e som de gente grande, mas potência baixa o suficiente para realizar gravações. Digo, algo que tivesse o perfil de um Vox AC4TV mas o timbre e as regulagens de um Vox AC15. Com 5w, são poucas as opções, como o Blackstar HT5 e o Mesa Transatlantic (que pode operar com 5, 15 ou 25w). Eu gostaria de saber se esses amps de baixa potência são mesmo inviáveis comercialmente, ou se isso é apenas um reflexo de um pensamento que vem de uma época quando "maior e com mais potência" era igual a "melhor"; e quando "guitarrista de quarto" era só um iniciante de 15 anos sem dinheiro para comprar qualquer coisa que custasse mais que 200 dólares...

      ogner
      Veterano
      # mai/10
      · votar


      B.Neri
      Não espere algo no estilo marshall, é um drive mais tubescreamer.

      Pô, mas vc derveria ter colocado um TS pra empurrar, ae sim o drive com peso viria...E o sangramento do timpano tb!! ahuehuahua

      B.Neri
      Veterano
      # mai/10
      · votar


      O qu eo Bog está falanso é super interessante. mas não podemos esquecer que amplis pequenos tb são usados em gravações. O jimmi Page mesmo usavas amps Marshall de 15w no talo para gravar e ao vivo usava amps maiores. Creio que amps pequenos sejam extremamente profissionais e deem para fazer coisas surpreendentes sim. essa mentalidade de ampli grande é do louco do Van halen que crunchava um Marshall de 100w... Há novos laneys de 8 e 10w que possam ser de grande utilidade para gerar distorções diferentes ou até mesmo iguais as dos amps de grande porte.
      e só para acabar com aquele mito do "15 w rola para tcoar ao vivo" Confirmo que rola e que o Blues junior em específico segura um timbre limpo, é só não aumentar o volume demais e deixar o master mais alto. É muito som!

      B.Neri
      Veterano
      # mai/10
      · votar


      ogner
      Vc acredita que não tenho um Ts O.o eu liguei o OCD nele, mas fiquei receoso de abrir o volume demais hehe Cara, não rola de fazer isso em ambiente fechado e com pessoas por perto. A Reclamação vai rolar e seu timpano vai doer. O esquema é mesmo ter o caixote, o microfone e o PA hehe

      ogner
      Veterano
      # mai/10 · Editado por: ogner
      · votar


      Bog
      Fui no Show do R. Kotzen a 2 semanas atras, ele usava um head Marshall ( Link Show ) e ele usava um THD Hotplate azulzinho , me aproximei bem do amp dele e o som estava num volume relativamente baixo (pra um head de 100w), mas o crunch tava lá...

      O som estava microfonado por um Shure 57....

      Acho que amps de 5, 6, 8w deveria ter mais atenção mesmo dos fabricantes...EDIT: Estou bem feliz como o Acedinho de 6w com falante 12"

      EDIT: Ele usava somente 2 pedais. Um Sobbat pra empurrar e um outro purpurinado azul do tamanho de um MXR que não descobri....

      Bog
      Veterano
      # mai/10
      · votar


      B.Neri
      O jimmi Page mesmo usavas amps Marshall de 15w no talo para gravar

      E como muitos aqui podem constatar, isso já é demais para a maior parte dos que gravam em casa... :(

      Todos

      Ah, lembrei de uma coisa que não foi mencionada (ou se foi, eu não vi): a troca de válvulas! Constatei recentemente que simplesmente trocar a 6v6 do meu Champzinho fez ele mudar totalmente: o timbre ficou bem mais brilhante, e a saturação passou a vir bem antes.

      erico.ascencao
      Veterano
      # mai/10
      · votar


      Bog
      O problema dos amplificadores de baixa potência não seria as válvulas? Será que existe uma válvula que dê amplificação de 1W? Sou totalmente noob no assunto...

      Bog
      Veterano
      # mai/10
      · votar


      erico.ascencao

      Não sei! Eu também não entendo do assunto. =P

      Mas o AC4TV quase chega lá, porque trabalha em 4, 1 ou 1/4w (ou 1/10w nas versões menores!). O "quase" é porque ele ainda é um amp de "entrada no mundo dos valvulados", com poucos recursos e timbre que para mim fica devendo um pouco aos irmãos maiores. Então, talvez seja possível, mas os fabricantes não vejam aí um nicho promissor.

      MauricioBahia
      Moderador
      # mai/10 · Editado por: MauricioBahia
      · votar


      MMI: Tem também um alto falante novo da Eminence, o Eminence Speaker LLC

      Demais hein! Não achei o preço desse cara... Imagino que não deve ser nada barato! hehe Essa me parece uma solução bastante "simples".

      BTW, gostei muito desse mini amp Electro-Harmonix 22 Caliber!

      Ahhh... Esse tópico não é meu não, mas de todos! ;-)

      Bog
      carlos adolphs

      Valeu pelas explicações!

      Abs

      Konrad
      Veterano
      # mai/10
      · votar


      erico.ascencao

      É alto para dedéu, mano.

      Vai ficar surdo igual ao Clapton, Beck... hehe

      Konrad
      Veterano
      # mai/10
      · votar


      Bog
      recentemente que simplesmente trocar a 6v6 do meu Champzinho fez ele mudar totalmente:

      Opa. Colocou qual válvula?

      Abç

      Bog
      Veterano
      # mai/10
      · votar


      Konrad
      Opa. Colocou qual válvula?

      Para falar a verdade, uma das mais baratas que eu encontrei: Golden Dragon (acho que é chinesa distribuída por uma empresa inglesa, ou algo do tipo). A que veio no amp era uma Electro-Harmonix. Não esperava tanta diferença assim!

      MauricioBahia
      Moderador
      # mai/10 · Editado por: MauricioBahia
      · votar


      Bom, o que acaba acontecendo é eu não usar a distorção do Blues Jr., mas dos pedais. Deixo ele praticamente clean, mesmo nos ensaios.

      Isso significa que, literalmente, eu subutilizo o amp, ou melhor, deixo de tirar o "nectar dos Deuses", que é a distorção do power.

      Concordo com o Bog, no fato de que poderiam haver produtos explorando potências menores, algo entre 5w e 10w pra galera poder curtir sem atrapalhar os vizinhos ou mesmo o som da banda, o power amp rangendo! :-)

      Abs

      Iversonfr
      Veterano
      # mai/10
      · votar


      MauricioBahia

      Relembrando o que eu fiz no ampli, que tinha 4 valvulas e eu tirei 2 (reajustando o bias), será que voce não consegue tirar umas do seu? a potencia cairia pela metade, o volume em dB cai um pouco e ja fica possível saturar mais.

      Além de voce economizar 1 válvula pro futuro, o ampli ficaria menos subutilizado como voce comentou. Ou ainda poderia colocar uma chave igual do tiny terror, mas aí seria modificação sem volta. Tirar uma válvula ainda te dá a opção de reverter 100% o processo caso queira um dia.

      B.Neri
      Veterano
      # mai/10
      · votar


      MauricioBahia
      Cara, vc não está subutilizando não. O Blues junior foi criado para se ter um som clean ou som mais tube secreamer distorcendo o pre (agora que eu sei que aquela distorção era do pré... felicidade de pobre dura pouco hehe). Consegui distorcer o power hoje e teho que te falar que não é o drive que vc está esperando. Ou sei lá uma distorção maravilhosa e hiper consistente como a de um Marshall. é apenas a distorção do Pre com um pouco mais de ganho. Continuou com as características da Distorção do pre. O que vc pode fazer nos ensaios é distorcer o pre e misturá-la com pedais. Faço isso aqui dentro de casa e fica bom. Em ensaios então!

      MauricioBahia
      Moderador
      # mai/10
      · votar


      Iversonfr: Relembrando o que eu fiz no ampli, que tinha 4 valvulas e eu tirei 2 (reajustando o bias), será que voce não consegue tirar umas do seu?

      Dá pra tirar sim. Pode ser uma boa hein... Vou tentar fazer uns experimentos neste fim de semana. Espero que não seja eletrocutado! hehe

      Valeu bro!

      Jinkxs
      Veterano
      # mai/10
      · votar


      Bog

      Pra tocar em casa, sozinho, no quarto.... um bom SS + pedaleira é uma opção à um custo relativamente baixo.

      Tenho um set assim e estou muito satisfeito com meu timbre. Toco baixinho mesmo... volume entre 1 e 2 no máximo. Se precisar ensaiar, vou até o 5 e o timbre continua o mesmo (e o baterista vai sofrer pra não ser engolido).

      E outra.... pra fritar o power de um amp de 5/3w (chave pentode/triode) você ainda sim vai estourar o vidro da janela, porque esses bixinhos falam alto pacas também...

      Além de que hoje em dia, guitarristas de quarto nem precisam mais de amp, basta rodar os plugins ou uma ter uma boa pedaleira ligada em linha e bons fones de ouvido que você consegue timbres muito bons pra tocar e gravar.

      Infelizmente, a "experiência transcedental" de abrir o master de um valvulado e botar pra quebrar fica normalmente para os profissionais.

      MauricioBahia
      Moderador
      # mai/10 · Editado por: MauricioBahia
      · votar


      B.Neri

      Então velho, distorcer o pré eu faço e misturo com pedais. Mas o grande lance é usar o power. A questão é que eu não consigo ao menos comparar o power como pré, já que o som do power saturado é altíssimo. :-(

      O que eu queria era poder usar meus pedais com o Blues Jr. com uma leve saturação do power, seja em casa ou nos ensaios, sem ficar "apelando" pro pré amp.

      Talvez compre um Hot Plate ou ainda seguir os conselhos do amigos so FCC para atenuar a potência.

      Abs.

      erico.ascencao
      Veterano
      # mai/10
      · votar


      Fala-se muito em distorcer o power e tal. Mas esta distorção é uma TS-style? E se você quiser um timbre limpo, não dá pra tocar com o ampli no talo, certo? Eu acho tudo isso muito estranho, parece que o valvulado no talo é um intorpecente que todos querem provar, independente dos "danos" que ele causa - tanto ao som limpo quanto aos ouvidos...

      MauricioBahia: BTW, gostei muito desse mini amp Electro-Harmonix 22 Caliber!

      Este é só um power transistor de 22W. Ele será o upgrade para meu talk box.

      MauricioBahia
      Moderador
      # mai/10 · Editado por: MauricioBahia
      · votar


      erico.ascencao: Este é só um power transistor de 22W.

      Tô sabendo! Achei muito legal, mas não está na minha "wishlist".

      Ele será o upgrade para meu talk box.

      ôpa! Não esquece do review com fotos internas hein! ;-)

      Abs

      B.Neri
      Veterano
      # mai/10
      · votar


      erico.ascencao
      sim, é um entorpecente hehe O som fica realmente muito bonito> mas a dist fica TS se for em amps do estilo fender. S efor um marshall vai fritar bem estilo van Halen, Blackmore, Malmsteen, e assim vai. Cada um com um amp e com suas peculiaridades.

      MauricioBahia
      Essa história do Hot plate é realmente bacana. Pesquisei um pouco agora e vi que a parada funciona bem. Compra mesmo. Deve chegar a uns R$900,00 com imposto. é um acessório pro resto da vida que pode ser usado a qualquer momento com qualquer amp.

      ogner
      Veterano
      # mai/10 · Editado por: ogner
      · votar


      MauricioBahia
      O que eu queria era poder usar meus pedais com o Blues Jr. com uma leve saturação do power, seja em casa ou nos ensaios, sem ficar "apelando" pro pré amp.

      Exato, nem é necessario colocar o B. Jr no talo, pois ae vc ficara sem clean...O ideal é esquentar as 2 etapas até o clean/crunch gordo, bonito, redondo sentindo os hamonicos....Depois com os bossters ( a seu gosto) vc consegue bons drives. Usa-lo com clean xoxo sem chegar nesse limite é mesmo subultilizar o valvulado...A diferença é enorme e vc sentira quando as valvulas realmente esta fazendo a diferença...

      EDIT: Detalhe...Usar o pot de volume pra controlar Clean quente/Crunch/ Drive em valvulados é OBRIGATORIO.

      Nesse mesmo show do Kotzen que citei ele mexia frenéticamente no pot de volume, conseguia alguns varios timbres de acordo com oq a musica pedia somente pelo Pot.

      MauricioBahia
      Moderador
      # mai/10 · Editado por: MauricioBahia
      · votar


      B.Neri: Compra mesmo. Deve chegar a uns R$900,00 com imposto.

      Caraca, abortei a mi$$ão! Vi por U$200,00 usado no E-Bay. Bom, eu gostei muito da idéia do Eminence Speaker LLC, mas não sei o preço. Bom, vou juntando grana aqui. Não tô com pressa mesmo!

      ogner: ele mexia frenéticamente no pot de volume, conseguia alguns varios timbres de acordo com oq a musica pedia somente pelo Pot.

      Amanhã vou levar meu amp na casa de um amigo que fica numa área rural e fazer uns testes.

      Vc viu se ele tava usando a Zoom G2? hehe

      Abs

      Manubio
      Veterano
      # mai/10
      · votar


      MauricioBahia
      Cara, apesar de ter uma queda pelo THD, existem muitos handmakers nacionais que também fazem atenuadores, lembro que o Pedrone fazia, quase comprei na época.

      Eu to sériamente pensando em quase ficar surdo hoje e ver o quanto o meu VC-30 consegue saturar no power, até pq ele não tem como saturar no pré, eu acho, ele só tem drive e volume do drive, nada de master.
      Se eu achar que satura legal e que dá pra tirar uns sons com mais dist mesmo não sendo pesado, eu levo.

      A noite eu tento postar um som com ele saturando, vou pegar um protetor para mim.


      Abraço galera.

      ogner
      Veterano
      # mai/10
      · votar


      MauricioBahia
      Vc viu se ele tava usando a Zoom G2? hehe


      Tava...Hehehe!! Ele usava só 2 pedais no chão e a Zoom e o THD em cima do head....Uma pedal era o Sobbat e outro purpurinado, acho que era pra controlar a zoom...Pelo que percebi ele usava o delay (sempre simples) da zoom...

      B.Neri
      Veterano
      # mai/10 · Editado por: B.Neri
      · votar


      Cara, agora imagine crunchar um de 100w?


      Esse sim é louco. O Silverface até no máximo permanece num som mais limpo, mas quando o cara pisou no fuzz ficou animal!!

      B.Neri
      Veterano
      # mai/10 · Editado por: B.Neri
      · votar


      esse video tb é interessante para vermos o uso do Hot Plate


      Isso que é drive!

      ogner
      Veterano
      # mai/10
      · votar


      B.Neri

      Ouso dizer que fuzz só presta em valvulados e nesse esquema de crunch pra cima....Liguei meus fuzzes no Peavey Bandit, e que tristeza!!!

      Puts que sonzera!!! É isso que to falando, hehehe!!

      emaniox
      Veterano
      # mai/10
      · votar


      erico.ascencao
      O problema dos amplificadores de baixa potência não seria as válvulas? Será que existe uma válvula que dê amplificação de 1W? Sou totalmente noob no assunto...

      Existe. Tem até de 1/2 Watt. Eu já fiz um de 2W, e mesmo assim nao da pra tocar no talo na sala do meu apto, dada a minha caixa 2x12:



      ogner
      Veterano
      # mai/10
      · votar


      emaniox

      Vou pedir um desse pro papai noel!!!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Valvulados: saturar o power amp acima de ~15W é barra pesada hein!

      302.990 tópicos 7.841.731 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital