Amplificador Delta valvulado 215, mods para guitarra.

    Autor Mensagem
    wiskeria
    Veterano
    # abr/10


    Buenas, adquiri um amplificador delta 215 valvulado, ele usa duas el84, duas 12axt e uma 12au7. Originamente foi feito para amplificar toca discos e radio. Gostaria de saber que modificações seriam indicadas para uso com guitarra.
    O esquema pode ser baixado aqui http://arquivos.audiolist.org/down_db.php?page=get_file&id=162
    e o ampli em questão é este:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-135459784-amplificador-delta-21 5junior-15w-valvulado-_JM
    Já foi feita geral e esta funcionando muito bem, valvulas tesla originais quase novas, mas acredito que com modificações simples pode ficar melhor para guitarra...
    Alguma opinião?

    emaniox
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Se vc quiser distorção, liga os estagios da entrada fono e micro em série. Elimine a realimentação do estagio fono (aquele resistor de 470k em paralelo com o capacitor de 12uf(? é esse valor mesmo?).

    PArece ser um amp bem legal. Da pra fazer bastante coisa, dependendo do seu conhecimento. Dá até pra fazer um pré semelhante a um JCM800, com 18W de potencia, trocando o circuito mas mantendo transformadores. Deve-se gastar uns 50 reais com peças.

    FLw.

    wiskeria
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Comprei com a intenção de amp vintage mesmo, não preciso distorção forte e o som dele ficou bem interessante... Creio que faltou só um pouco de brilho e uma definição melhor quando saturado. Obrigado pelas dicas, a medida que forem aparecendo eu passarei para meu técnico.

    wiskeria
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Carlos Adolphs, se possível dá uma luz aqui! Abs

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    wiskeria
    Fala, grande!Bem, o Deltinha tem dois canais principais de entrada, um de microfone(aquele com o plug de rosca maior), que foi dosado para 1 Mohm de impedância(para microfones de cristal, comuns na época), que é fácil de resolver, colocando um resistor de 68K entre o vivo do plug e o pino 2 do triodo (V1)e um resistor de 1,5K em paralelo com capacitor de 25uF/25V, eletrolítico, no catodo(pino 3 que está ligado ao terra, levante a ligação e intercale o conjunto).O segundo canal, que é o phono, foi feito para cápsulas de toca-discos de vinil, de cerâmica, com 100K de impedância.Vc vai remover o resistor de 470K, o capacitor de 120 pF e o capacitor de 470 pF do ramal de realimentação que entra no pino 7 do segundo triodo da 12AX7(V1).O resto deixa como está para vc ter uma diferença de ganho e timbre entre a primeira e a segunda entrada.A terceira entrada (rádio) que vai direto para a entrada da V2 com o ganho controlado pelo mesmo pot do phono, e tem menos sensibilidade,não precisa mudar nada podendo ser utilizada para colocar a saída de uma pedaleira tipo Gt alguma coisa, que já tenha pré.
    Um abraço!

    wiskeria
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Mucho agradecido meu caro!

    wiskeria
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    nestas modificações o primeiro canal micro ficaria com um ganho mediano, bem calmo e o segundo fono ficaria com mais ganho? Confere?

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    wiskeria
    Sim, +/- como Low e High dos amplis normais.O que tem o resistor de 220K na placa é o high.

    wiskeria
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    então é isso mesmo! Gostei do resultado, estava testando agora e o canal micro ficou bem clean, satura só pelo volume 7 com guitarra tipo strato, ja o canal fono começa a saturar no 4, mais rock... o brilho ta legal e volume tb.
    Valeu carlos!
    Agora estou amaciando o novik de 12 rencdicionado que descolei pra ele, pluguei o toca discos e taquei um iggy pop.)

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    wiskeria
    Isso aí!Só que com Iggy Pop não seria bem amaciar, né ?Vc tá querendo saber se ele guenta...
    Um abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Amplificador Delta valvulado 215, mods para guitarra.