Valvulado só com o Power ligado queima?

    Autor Mensagem
    Penta_Blues
    Moderador
    # abr/10


    Bom dia!!!
    Gostaria de saber se um amp valvulado que permanece por um certo tempo somente com o power ligado queima o trafo.
    Troquei a menos de 06 meses o trafo de entrada do ampli e acho que o sacana queimou de novo.
    Valeu!!!

    edalko
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Penta_Blues

    Não queima. Aliás, é recomendável ligar o power uns 30 minutos antes de tocar

    kosmiktubes
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Penta_Blues, se está queimando com o standby aberto tem algo errado na sua fonte ou a calefação em curto.

    E tem mods mal pensados que causam isso também. Exemplo: quando converter de 6L6 pra EL34 só mudando um resistor, muitos esquecem que essa valvula puxa quase o dobro de corrente de calefação(de 0.9 A para 1.5 ou 1.6), muito trafo de alimentação torra assim. Nos Marshall costuma funcionar porque o trafo já vem super-dimensionado para as EL34 mesmo usando 6L6 pros modelos Americanos, mas a maioria dos amps corta custos nessa parte e coloca o trafo no limite.

    Penta_Blues
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    Boa tarde!!!

    edalko
    Aliás, é recomendável ligar o power uns 30 minutos antes de tocar
    Putz! Tá falando sério? Cara, eu deixo no máximo uns 30 segundos antes de tocar ou depois para desligar.

    izzychili
    Essa coisa de Standby é como questionamentos na negativa. Dá o maior rolo...rs
    Como aberto eu devo entender que o power tá ligado mas não tem som, é isso? Se eu fechar o Standby passa a ter som no ampli, correto?
    Bem, eu não sei onde fica a calefação para questionar o técnico que vai mexer no ampli, mas estou preocupado que o cara diga que não tem outra coisa se não trocar de novo um trafo que tem pouco mais de 04 meses de uso só para estudo.
    Tem algo que eu possa argumentar seja do serviço realizado anteriormente, seja do trafo novo que já queimou?

    Valeu!!!

    megadeth2612
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Penta_Blues

    Aliás, é recomendável ligar o power uns 30 minutos antes de tocar
    Putz! Tá falando sério? Cara, eu deixo no máximo uns 30 segundos antes de tocar ou depois para desligar.


    Eu deixo uns 2 min no máximo e nunca deu problema. Inclusive no manual do meu amp diz para deixar 2 min na standby.

    junior mariano
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Aumentará o vida útil das válvulas se ligar 30 minutos antes e deixar em standby 5 minutos após !!! abração.

    Penta_Blues
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    Boa noite!!!
    Eu vou seguir as sugestões de deixar mais tempo o power ligado, mas o problema é que ainda está estranho o fato do trafo queimar em standby. Talvez seja só coincidência, e se for tenho que cobrar do técnico que busque o real problema de queima tão rápida de trafo.
    Valeu!!!

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Aumentará o vida útil das válvulas se ligar 30 minutos antes e deixar em standby 5 minutos após !!! abração.

    recomendável ligar o power uns 30 minutos antes de tocar

    Tenho a impressão que esse tempão todo é mito hein... Bom, pelo que sempre li por aí, é recomendável deixar 10 a 30 minutos se você está com o amp parado há algum tempo sem tocar. Se você usa normalmente é papo de 30s somente pra ligar ou aguardar pra desligar.

    Se for desligar e ligar, dar um intervalo de 2 minutos pra religar.

    Abs

    MundoGuitarra
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    que isso brow? esperar 30 minutos? a essa hora já tô arrependido de ter ligado o amp com tanta nota errada e falta de ensaio, rárá!

    Eu tbm espero apenas uns 30 segundos.

    abç

    Will Bejar
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Ah, o meu fica 1 minuto e olhe lá...eu ligo o power, e enquanto passa o minuto em questão eu vou arrumando o resto da parafernália...

    Outra vez perguntei as mesmas coisas num tópico desses por aí, me disseram que o tanto de cuidado que se fala é (na maioria) frescura.

    kosmiktubes
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Will Bejar

    Sim, 99% disso não tem o menor sentido. O valvulado leva alguns instantes para aquecer, os transistorizados normalmente não. Então fizeram o standby para você não precisar desligar o amp toda hora num show, só desliga o standby.

    Mitos do Standby
    Esse papo de vira mesmo discussão, mas em geral é alguém que ouviu alguém falar que alguém disse. Não tem o menor fundamento.
    Fato: se ligar a alta tensão antes da valvula aquecer rouba eletrons do filamento. É verdade. E digo mais: se você ficar ligando e desligando seu amp durante 70 anos talvez consiga perder um casal de valvulas por isso....



    Penta_Blues
    Sim, com o standby aberto quis dizer o amp sem audio. Ele não pode queimar em hipótese alguma, deixando meses ligado no standby...a válvula fica lá como uma lâmpada, e pode acabar como uma lâmpada acaba, mas não pode queimar seu trafo. Como não tem circuito ligado na alta tensão, só pode ser na fonte ou nos filamentos das valvulas(a calefação, é a parte que você enxerga incandescente).

    Sobre como abordá-los: Veja bem, se você falar que ouviu outro técnico dizer que o problema é não sei onde, ele vai achar que você duvida do trabalho dele, ou do conhecimento dele, etc, e pode te atender mal. Melhor que faz é levar lá, sabendo que isso não é normal, e pedir para resolverem definitivamente o problema e que ele queimou 2 vezes com o standby aberto...

    Esse negócio de standby gera confusão porque o nome standby implica estar em modo de espera. Então ligar o standby, SIGNIFICARIA desligar o audio.

    Em TVs mais antigas tinha modo standby, você ligava o standby e ela ficava lá só com a luz indicadora acesa, bastava apertar um canal para ela voltar....

    Mas a chave de standby de amplificadores sempre está "ligada" na mesma posição em que o power está ligado....ou seja "ligar" a chave de standby não é o mesmo que "ligar" o MODO standby. Por isso falo "abrir a chave", porque é exatamente isso, abrir a chave de alta tensão do amp...mas é isso mesmo, é confuso.

    Um abraço.

    edalko
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Sim...
    Há muita controvérsia em relação ao tempo para "esquentar" o amp.
    Eu, no dia-a-dia ligo o power por uns 30seg hahaha

    Mas noto nos ensaios que após um tempo de uso, o som do amp é outro... ou seja: qnto mais quente (tempo ligado) o som fica melhor e o amp mais alto.

    Pode ser que isso mude de amp para amp, de valvula para valvula. Mas é recomendável deixar o power ligado uns minutinhos antes.
    Ou seja: enquanto nós guitarristas arrumamos os pedais, fonte, correia, etc já deixe o amp esquentando...

    Will Bejar
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    izzychili
    Sim, 99% disso não tem o menor sentido. O valvulado leva alguns instantes para aquecer, os transistorizados normalmente não. Então fizeram o standby para você não precisar desligar o amp toda hora num show, só desliga o standby.
    Quanto ao uso do standby eu não tenho dúvidas...mas esperar 30 minutos eu acho demais...rs.

    Já, os outro cuidados tipo esperar esfriar as válvulas pra desligar, não tem, nada a ver...

    Del-Rei
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Caramba.. por que inventam tata coisa a respeito dos valvulados??

    Penta_Blues
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    Boa noite!!!

    Will Bejar
    Um outro cuidado que tenho é o de não transportar o ampli logo depois de desligá-lo.

    Del-Rei
    Deve ser pelo mesmo motivo que inventam tantos outros mito: ignorância...

    Valeu!!!

    Will Bejar
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Penta_Blues
    Um outro cuidado que tenho é o de não transportar o ampli logo depois de desligá-lo.
    Bom, até desmontar toda a parafernália e bater o papo com a galera, acho que não tem problema...mas eu nunca me prendi a isso de esperar pra poder carregá-lo.

    kosmiktubes
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Will Bejar

    O filamento quente fica mais mole e PODE romper(raríssimo), igual dar um peteleco em lâmpada acesa. Se o amp levar uma boa pancada com os filamentos incandescentes pode romper um deles. Mas bote boa pancada nisso, tipo ele cair de cima do stack de falantes ligado....

    Esse "cuidado" ao desligar deve durar bem uns 15 segundos, o filamento volta a uma temperatura segura muito rapidamente, ele trabalha normalmente a 700 graus nessas válvulas modernas(as antigas a muito mais temperatura pois o material não tinha boa emissão, precisava trabalhar mais quente) e nessa temperatura pode romper, quando se desliga ele cai exponencialmente para uma temperatura bem menor e vai abaixando até temperatura ambiente, já não rompe nessa temperatura.

    Digamos que é mais um exagero sobre os valvulados. É verdade, pode romper sim, mas é exagerado na "sabedoria popular".

    Valvulas são usadas em guerra, em equipamentos bélicos e radares, até os dias atuais. Elas não vão pra guerra esperando 30 minutos pra ligar e deixando o radar "esfriando" quando acabar seu uso. O motivo que as válvulas são usadas é que elas são resistentes até a pulsos eletromagnéticos de alta energia e também são extemamente precisas, as válvulas reagem a qualquer estímulo, um valvulado construido igualzinho outro pode ter outra voz por um resistor distinto, uma regulagem distinta.

    Valvula aguenta muita porrada, isso sim. Aguentam muito mais abuso que transistores, esse é um ponto REAL que se pode dizer dos valvulados.

    Transistores, principalmente os FETs, queimam até com uma descarga de nossa mão se estiver dia seco e no carpete....a valvula não está nem aí.


    Um abraço.

    Will Bejar
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    izzychili
    Esse "cuidado" ao desligar deve durar bem uns 15 segundos
    Ah, dá mais que isso até desmontar tudo e colocar o amp no carro...

    Digamos que é mais um exagero sobre os valvulados. É verdade, pode romper sim, mas é exagerado na "sabedoria popular".
    Eu tinha medo sobre isso quando peguei o meu valvuladinho...hoje vejo que não é esse mistério todo não...

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/10
    · votar


    Boa noite!!!
    Rapaziada, depois de um bom tempo sem poder fazer nada a não ser torcer para que tanto a Assistência Técnica quanto o fabricante considerassem o caso de garantir produto e serviço, o assunto se encerrou da melhor maneira possível.
    A Selenium mandou gratuitamente outro trafo e o técnico não cobrou a mão-de-obra.
    Segundo ele o problema estava na chave de Standby. Ele tinha um mal contato que fazia dar curtos intermitentes e esta foi a razão, segundo ele, pra queima dos dois trafos (o que eu tinha nele e o que foi instalado depois). Como ele não tinha detectado este problema da primeira vez, deu no que deu.
    Pelo menos a minha dúvida foi esclarecida por vcs e confirmada pelo técnico. E "de grátis"...rs
    Valeu!!!

    Ramsay
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Penta_Blues

    Que bom que resolveu, mas, o técnico de certa forma te enrolou no diagnóstico, isso porque tudo que o interruptor de standby faz é ligar ou desligar a alta tensão (+B) que alimenta as válvulas, então ele ou liga ou desliga!!
    Um interruptor, ainda mais os de power e standby são sólidos os suficiente para não darem mal contato ou contato intermintente, ainda mais que os conectores deles, na maior parte das vezes são fixos por encaixe e não por solda!!

    Agora, me explica uma coisa: Porque a Selenium?? ela é uma fabricante de alto falantes, então o que ela tem a ver com trafos??

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/10
    · votar


    Boa noite!!!

    Ramsay
    Cara, vou te confessar uma coisa: em matéria de eletrônica qualquer um me enrola...rs
    Bom, eu achei que fez sentido a explicação dele porque quando o ampli estava funcionando, vez por outra, do nada, a potência do ampli "caía" como se uma fase fosse desligada (já viu lâmpada de 220 ligada em 110? Mais ou menos isso) e em seguida voltava ao seu volume normal. Daí uma explicação de que algo ficava dando contato e curto me esclareceu...rs
    Mas o bom mesmo é que pelo jeito o técnico não tinha visto este problema na primeira vez, queimou de novo e acabou sendo honesto em consertar e não cobrar nada.
    Quanto à Selenium, ela comprou a Warm Music e agora mantém a fábrica do sul para a linha antiga e a fábrica de Manaus para os falantes e a nova linha Maveric, se não me engano.
    Valeu!!!

    Raizen
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Penta_Blues
    nova linha Maveric
    Que não é vendida em lugar nenhum....hehehehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Valvulado só com o Power ligado queima?