PRE JCM800 handmade. como ter som limpo? (modificação)

Autor Mensagem
filipe.vargas
Veterano
# abr/10


Olá a todos do forum, tenho um pré handmade JCM800 aquele com entrada Low e High, uso com um Amp Meteoro Reactor Drive, a minha pergunta seria se existe alguma possibilidade de o canal low ou o High ficar totalmente limpo seja tirando algum componente do esquema ou diminuindo valores, talvez valvulas 12AT7, o que quero é que fique totalmente Clean só para acrescentar aquela sonoridade média e quente do pré.
Eu sei que diminuindo o ganho eu vou ter um Clean, só que bem magro entendem? os controles dele são: "Gain Agudo Medio Grave Volume".
Obrigado a todos.

wiskeria
Veterano
# abr/10
· votar


a caracteristica dos jcm é ter aquele clean magro mesmo, talvez utilizando valvulas 12at7 ou 12au7 melhore um pouco. Mas se vc queria clean deveria ter feito um pré de fender twin, isso sim.

filipe.vargas
Veterano
# abr/10
· votar


Mais existe algum MOD pra não distorcer um dos dois canais?
porque eu ja tive um do André Garcia (andyeffects) que o canal clean era totalmente limpo, aí você colocava o gain no máximo e ele só acrescentava gordura ao som, muito legal, não ficava magro o timbre.Vlw!!

wiskeria
Veterano
# abr/10
· votar


fale com o handmaker que fez o pré, para modificar um canal para fender twin, ou bassman, etc...

carlos adolphs
Veterano
# abr/10
· votar


filipe.vargas
Buenas!No catodo do triodo da entrada Low, que tem resistor de 820 ohms, substitua o capacitor de 330K que está em paralelo com ele por um eletrolítico de 10uF/40V.No triodo da entrada High que tem resistor de catodo de 2K7 e capacitor de 0,68 uf, substitua o resistor de 2k7 para 1k5 e o capacitor de 0,68 para eletrolítico de 25uF/40V.Com isso vc elevará fortemente a realimentação negativa nesses estágios, diminuindo o ganho e linearizando a curva dos triodos, com isso - Shazam!!!- temos clean!Abcs!

rafael_cpu
Veterano
# abr/10
· votar


carlos adolphs

Poxa, impressionante o altíssimo nível de seu conhecimento. Acompanhei vários tópicos seus e também seus posts em tópicos de outros usuários.
Amigo, fico feliz de saber que você faz parte do FCC...
Parabéns!!!
Abraço.

carlos adolphs
Veterano
# abr/10
· votar


rafael_cpu
Depois que inventaram o Google, ficou fácil...Hehehe!
Abcs!

filipe.vargas
Veterano
# abr/10
· votar


carlos adolphs

Poxa Obrigadão, é sempre você que me salva heheheh. segunda vou fazer essas modificações, depois posto os resultados aqui.

filipe.vargas
Veterano
# abr/10
· votar


hmm só não estou achando no esquema original o capacitor de 330K, não seria de 470k?
a outra coisa, tem risco de choque nessa área? não tenho curso de eletrÔnica, apenas mexo nas coisas, perigoso? indentificar os componentes eu consigo. desculpe se isto for um insulto para os entendidos.
Abraço.

filipe.vargas
Veterano
# abr/10
· votar


Certo achei o capacitor de 330uf logo na entrada o único que eu achei nesse valor, e troquei os outros componentes, em um teste que eu fiz na entrada ta distorcendo ainda. :( alguem pode me ajudar?

carlos adolphs
Veterano
# abr/10
· votar


filipe.vargas
Confira a voltagem das placas das válvulas, depois pra reduzir o ganho, procure usar uma 12AY7 ou 12AT7.Lembre que o sinal de saída pode estar saturando o seu power(o que vc tá usando?).

carlos adolphs
Veterano
# abr/10
· votar


filipe.vargas
Tá usando um reactor drive né?Tá jogando o sinal do pre JCM no return do Loop?

Ramsay
Veterano
# abr/10
· votar


filipe.vargas

Eu sugiro que vc retire os dois capacitores recém colocados de 10 uF e 25 uF e deixe só os resistores. Isso porque os capacitores na verdade by-passam a realimentação negativa dificultando a obtenção do som clean.

Tenta isso e depois posta o resultado!!

filipe.vargas
Veterano
# abr/10
· votar


carlos adolphs

eu testei mesmo só com uma entrada pra ver não testei ainda no loop, mas claro eu sei que se a saída do reactor for alta vai distorcer o PRE.

Ramsay

vou tentar isso. Vlw!!

filipe.vargas
Veterano
# abr/10
· votar


Ramsay

Retirei os dois capacitores, mesmo assim ainda esta distorcendo,
testei ontem no loop do Reactor e também com a guitarra plugada direto no pré, pedi o esquema pro técnico que construiu.

Se vocês procurarem no ML por Kit JCM800 vcs vão achar o pré que eu comprei. Uma foto do circuito ajudaria? abraço. Obrigado a todos.

Filipe Reis
Veterano
# abr/10
· votar


filipe.vargas
desculpe a invasão do tópico ai cara.

carlos adolphs
mestre qual é a tensão dc limite pra uma 12ax7? to "tacando" perto de 300 vdc aqui, tem muita tensão?

carlos adolphs
Veterano
# abr/10
· votar


Filipe Reis
Não, até poderia ser maior, pois a série 12 XX 7 precisa de tensões maiores.Mas creio ainda que o teu problema está em excesso de sinal ou alguma oscilação parasítica devido ao alto ganho e que é sentida como distorção.Inclusive, com as modificações, vc ficaria práticamente com o pré da Fender, o que denota algum tipo de problema não relacionado com o tipo de circuito, própriamente.Posta o som aí pra gente ouvir.

carlos adolphs
Veterano
# abr/10
· votar


Ramsay
Realmente vc tem razão, quando se vai ficando velho, se acaba invertendo as coisas.A realimentação negativa diminue com o acréscimo do capacitor de passagem e não aumenta, como falei.I'm sorry!Mas parece que mesmo com a retirada dos mesmos, a distorção não acabou.Creio que temos uma oscilação por lá, concorda?
Um abraço!

filipe.vargas
Veterano
# abr/10
· votar


o rapaz ta demorando com o esquema vou tirar uma foto do circuito frente e traz, fundir as fotos no photoshop, pra indentificar mais facil.

abraço!!!

Ramsay
Veterano
# abr/10 · Editado por: Ramsay
· votar


carlos adolphs

Para se saber ao certo só mesmo ele postando o som no 4shared.
O resto é especulação, concorda??

filipe.vargas

Olhei o pré JCM800 no ML e ele vem com 2 trafos.
Um é de força e o outro qual é a função dele?? seria um choke de filtro??

Mas, posta o som para que melhor possamos te ajudar!!
O som é mais importante que as fotos que vc está tentando passar.

filipe.vargas
Veterano
# abr/10
· votar


Ramsay

mas seria o som direto da saída do pré ou do amp microfonado?

carlos adolphs
Veterano
# abr/10
· votar


Ramsay
Um é de força e o outro qual é a função dele?? seria um choke de filtro??
Não, na real eles usam um como filamento e a partir dos 12V AC usam o outro invertido para criar a alta tensão, isolando o circuito da rede, tipo 110V>12VAC>12VAC>220V.

Ramsay
Veterano
# abr/10
· votar


filipe.vargas
Vc liga a saída do pré no return ou na entrada low do amp, depois microfona e grava!!

carlos adolphs
Obrigado, por responder, eu tinha me esquecido dos filamentos!!

kosmiktubes
Veterano
# abr/10 · Editado por: kosmiktubes
· votar


carlos adolphs

Com isso vc elevará fortemente a realimentação negativa nesses estágios, diminuindo o ganho e linearizando a curva dos triodos, com isso - Shazam!!!- temos clean!Abcs!

carlos adolphs, dando aqui um chute às 2 AM, a modificação que você sugeriu vai aumentar o ganho (editado: do 2o triodo - é o sono) desse pré em mais ou menos 36 dB(umas 66 vezes).

Na primeira parte de sua dica, substituir 330u por 10u só vai deixar o amp mais agudo, o ganho vai continuar igual. O motivo disso é que o AC continuará em 0V, só vai atenuar os graves no filtro formado com Rk.

Dica: Enquanto tiver um cap no catodo não há feedback negativo, o AC está em 0V para todos os fins práticos.

E segunda parte de sua dica : é exatamente o oposto. Tem é que tirar o cap do catodo de lá, não aumentá-lo. E para esfriar o amp tem é que aumentar os resistores de cátodo pra aumentar o bias negativo, não diminuir mais ainda.

filipe.vargas
Sim, tem perigo de choque em todas as partes do JCM....não faça em casa se não tiver certeza absoluta do que está fazendo.

Abraço.

carlos adolphs
Veterano
# abr/10
· votar


izzychili
Sim, eu já havia me retratado pelo pensamento oposto em um post acima, inverti as bolas...

filipe.vargas
Veterano
# abr/10
· votar


izzychili

Estou fazendo com bastante cuidado, sem encostar em nada, com ele delsligado é claro rsrsrs.

kosmiktubes
Veterano
# abr/10
· votar


carlos adolphs

Pois é, respondí na pressa, de madrugada, para avisar aí do engano, só agora li o resto da discussão e vi sua emenda. Desculpe.

filipe.vargas

OK! Boa sorte aí. Tem muitas modificações que pode fazer, se interessar uma hora dessas passe lá em nossa oficina ou forum que te damos as dicas, para não sequestrar a thread aqui.

Abraço.

filipe.vargas
Veterano
# abr/10 · Editado por: filipe.vargas
· votar


Gravei o som microfonado da uma olhadinha
http://www.4shared.com/audio/_6_mcfGm/teste_JCM800-Audio_1.html

ficou direto no imput do pré e no return do meteoro.

filipe.vargas
Veterano
# abr/10 · Editado por: filipe.vargas
· votar


Tem esse vídeo aqui também, só que aqui eu usei simulação de 4x12 com o TH1 e empurrei também a distorção com o Jackhammer.



Vlw!!!

filipe.vargas
Veterano
# abr/10 · Editado por: filipe.vargas
· votar


Gente só não entendi uma coisa, porque o meu pré tem só 3 capacitores eletrolídicos e eu vi outro anuncio agora, com 7 capacitores eletrolídicos, interessante porque continua sendo o JCM800, algúem pode explicar isso?

o antigo que eu tinha era assim com 7 capacitores. aí no canal low tinha som limpo com ganho no máximo.

e eu percebi também uma coisa, esse agora os controles são
- Master High Midlle Bass Gain Master - e o antigo é - Gain Midlle Bass High -
será que tem alguma coisa ver com esquemas diferentes de JCM?

Um abraço!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a PRE JCM800 handmade. como ter som limpo? (modificação)