Uma boa caixa ativa ou processada

Autor Mensagem
andregui7
Veterano
# abr/10


Pessoal, estou com planos de ligar uma pedaleira que simula amps (XTLive) em uma caixa ativa ou processada. Mas estou na dúvida sobre qual seria a melhor da atualidade com preço entre 1mil a 2,5mil reais. O que vcs indicariam pra mim? Queria uma caixa que fosse o mais fiel possivel, que apresentasse bem todas as frequências.

Liro_Points
Veterano
# abr/10 · Editado por: Liro_Points
· votar


andregui7
Mackie, Antera e Selenium estão entre as melhores. Procure os modelos ativos de 2 vias (corneta e falante) com falante de 12'' ou 15''.

andregui7
Veterano
# abr/10
· votar


Liro_Points

Opa, valeu!

Qual seria a diferença entre ativas e processadas? As processadas são melhores?

Liro_Points
Veterano
# abr/10
· votar


andregui7
Processada seria que tem regulagem de equalização (grave, medio, agudo), geralmente caixas ativas têm esses parâmetros.

andregui7
Veterano
# abr/10
· votar


Liro_Points

Que vc acha da Mackie SRM 350v2?

http://www.mackie.com.br/padrao/padrao.php?link=produtos&produto=9747& cod_categoria=3&linha=884#

Liro_Points
Veterano
# abr/10 · Editado por: Liro_Points
· votar


andregui7
Funciona tbm, a qualidade das mackie é sempre a mesma entre os modelos, o que muda é a potencia e configuração de falantes, mudando as frequencias do som. A ideal para o que vc quer seria a 450, com falante de 12''.

Mas existe outras alternativas, as Selenium modelos SPM tbm são muito boas.
Veja este video, o cara usou uma X3 Live e uma Selenium ativa:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/209186/

D Joker
Veterano
# abr/10
· votar


andregui7

Vou acompanhar aqui amigo estou com a mesma intenção que vc tambem uso uma XT Live

erico.ascencao
Veterano
# abr/10
· votar


andregui7
Selenium ruleia neste aspecto.

Delson
Veterano
# abr/10 · Editado por: Delson
· votar


O que vocês acham dessa aqui:
http://www.megadisconildo.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=1206

Para plugar numa GT-10. Dá pra conectar as duas saídas da pedaleira (Pra sair em stereo)? O resultado seria melhor do que o send/return de um amplificador como o frontman, por exemplo?

Liro_Points
Veterano
# abr/10 · Editado por: Liro_Points
· votar


Delson
Pra sair som stereo é preciso 2 caixas. Bom, creio que seja melhor, afinal é uma ótima caixa ativa, mas só testando as possibilidades...

erico.ascencao
Veterano
# abr/10
· votar


Delson
Não entendi duas coisas na sua dúvida:
- O que você quis dizer com "caixa processada"?
- O resultado seria melhor do que o send/return de um amplificador como o frontman, por exemplo?

Não entendi esta comparação que você quer fazer com o Frontman. O Frontman 212R tem dois falantes mas não é estéreo. Além disso, porque não comprar um amplificador de guitarra, plugar a pedaleira no loop e ser feliz de uma vez por todas?

Delson
Veterano
# abr/10 · Editado por: Delson
· votar


Liro_Points
Vixe, dua$? Aí aperta...

erico.ascencao
Mas se eu utilizar o send/return do ampli o som não sai em stereo mesmo assim? (Me desculpe se eu estiver falando besteira)

Além disso, porque não comprar um amplificador de guitarra, plugar a pedaleira no loop e ser feliz de uma vez por todas?
Tenho pensado muito nisso nos últimos dias... Mas pelo que eu li aqui no FCC, uma configuração legal para a GT-10 seria potência e caixas, mas fica meio caro pra mim. Mas, ainda de acordo com informações do FCC, o send/return dos amplis ficam bons com efeitos, mas com distorções/overdrives deixam a desejar, e esse é o meu medo... Além do lance dos 4 cabos, mas isso é assunto pra outro tópico. Eu quero algo para tirar o máximo da pedaleira.

andregui7
Veterano
# abr/10
· votar


erico.ascencao
Além disso, porque não comprar um amplificador de guitarra, plugar a pedaleira no loop e ser feliz de uma vez por todas?

A minha preocupação em comprar uma caixa ativa (caixa de PA) é ser o mais fiel possível no som. Um cubo de guitarra, que é o que estou usando hj, não faz isso, não tem um twiter, por exemplo, pras frequencias altas.

As pedaleiras que simulam amps, simulam na verdade um microfone ligado em uma caixa de amp. Se for trazer isso pra vida real, quando ligamos um microfone em um amp, este microfone é ligado em uma aparelhagem de PA e não no loop de uma caixa, por isso o ideal aí seria ligar a pedaleira em uma aparelhagem de PA e não num amp ou no loop de um amp.

andregui7
Veterano
# abr/10
· votar


Liro_Points
Selenium modelos SPM tbm são muito boas

Poisé, o que encontro nas lojas com mais frequencia são as Selenium. São boas mesmo? Dá pra comparar com as Mackie?

erico.ascencao
Veterano
# abr/10
· votar


Delson: Mas se eu utilizar o send/return do ampli o som não sai em stereo mesmo assim?

Não. O send na verdade é uma saída da seção de pré-amplificação, e o return é uma entrada para a seção de potência. Eles servem para você conectar pedais de modulação e delay, pois possibilitam que o sinal passe primeiro pelo pré (de onde vem um timbre já "colorido" e eventualmente saturado), depois por estes efeitos de modulação e delay e por último pela seção de potência.

O send/return não tem relação nenhuma com som estéreo. Para um amplificador ser estéreo, ele teria que dividir o sinal de potência para dois amplificadores, além de ter uma entrada estéreo.

o send/return dos amplis ficam bons com efeitos, mas com distorções/overdrives deixam a desejar, e esse é o meu medo

Ah cara, eu aconselho você a experimentar estas ligações. Concordo que os recursos de simulação que estas pedaleiras oferecem hoje em dia são fantásticos para ligação em PAs (entenda por PA este tipo de caixa que você procura). Porém é uma solução não convencional, ou seja, você precisa ter certeza do que está fazendo e precisa quebrar um pouquinho a cabeça para ter um timbre bom. Não concordo com este seu medo, pois tem muita gente tirando timbres ótimos com uma pedaleira plugada num amplificador de guitarra, usando 4 cabos ou não.

E por fim, para estes experimentos com PA eu aconselho fortemente as PODs, que são bem mais famosas neste ramo do que as Boss.

andregui7: São boas mesmo? Dá pra comparar com as Mackie?

Cara, acho que você começou a extrapolar os limites do bom senso. Mackie me remete a altos investimentos. E se você dispõe de uma grana legal, existem opções muito mais interessantes do que uma pedaleira plugada num PA. Você pode estar confundindo alguns conceitos, vou tentar esclarecer pra você.

A simulação do amplificador em si (simulação de JCM800, de Jazz Chorus, de Twin Reverb, etc) é um algoritmo que simula a dinâmica do sinal de guitarra no circuito do amplificador real. Logo, você pode encarar a simulação de um JCM800 como se fosse um pré de JCM800. Se você ligar a pedaleira direto no power de um amplificador de guitarra, você está ligando o pré do JCM800 num power de amplificador de guitarra, que é análogo ao que acontece no JCM800.

Além da simulação de amplificador existe a simulação de gabinete (caixa Marshall 4x12", caixa Bassman 4x10", etc), que é destinada a ser utilizada quando você pluga a guitarra num PA. Como o PA tem característica full-range, ou seja, tem resposta igual para todas as frequências, é necessário uma coisa que simule a resposta característica dos amplificadores de guitarra. A simulação de gabinete é feita a partir da microfonação de um gabinete, ou seja, esta simulação trás as características médio-agudas dos falantes de guitarra.

Quando você usa uma pedaleira, você tem que ter em mente o que você quer simular. Se você vai plugá-la no return de um amplificador de guitarra, você só precisará da simulação de pré, pois o falante de guitarra já vai dar os médio-agudos necessários. Se você ativar a simulação de gabinete você vai sobrepor uma simulação e uma coisa real, como se você estivesse microfonando uma caixa e jogando no sinal num amplifcador de guitarra. Agora, quando você usa um PA, você precisa da simulação de pré e de gabinete.

andregui7
Veterano
# abr/10
· votar


erico.ascencao

Exatamente o que eu quero, a simulação do pré e do gabinete, inclusive a simulação do microfone captando o gabinete.

Não acho interessante simular o pré de um JCM800 ligado no return de um WarmMusic ou Meteoro.

andregui7
Veterano
# abr/10
· votar


Entre as ativas Staner e Selenium, qual vcs acham melhor?

Liro_Points
Veterano
# abr/10 · Editado por: Liro_Points
· votar


andregui7
Selenium sem duvidas. Mas vou te dar mais uma dica, TESTE!! Não adianta fazer tantas perguntas, só vão se sanadas testando, aki é somente uma REFERENCIA TEÓRICA, na prática é outra coisa, experiência própria... Agora mais uma dica, leva sua pedaleira/guitarra em uma loja teste plugando direto no return(Loop) de um bom apm de guitarra (Laney LV's ou outros), e depois teste em uma caixa ativa (selenium, staner, mackie ou outras). É assim que eu fico feliz depois de uma compra: testando.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar


andregui7
Não acho interessante simular o pré de um JCM800 ligado no return de um WarmMusic ou Meteoro.
Mas também não espere que vá ficar IGUAL numa Selenium.....
Válvula é válvula; som "processado", é som processado (simulação), não que seja ruim; não é. Mas é diferente (principalmente "ao vivo").
Cuidado com as equalizações ao programar, pois essas caixas possuem drivers ou tweeters e os falantes delas NÃO são específicos para guitarra, assim, para não ficar estridente ou "abelhudo", vc precisa programar e equalizar MUITO bem.
Abç

Felipe90
Veterano
# abr/10
· votar


andregui7

Assim como o pessoal lhe indicou, acho que você deveria testar as 2 coisas... as vezes o que você está pensando é uma bela de uma invenção de moda!

Testa sua pedaleira num bom amplificador (que com esse dinheiro você consegue comprar) e não, ninguém lhe indicou meteoro nem warmmusic... boa sorte na sua busca pois acho que aqui a galera já te deu informação pra caramba!

Ahh não esquece de comentar quais foram as diferenças depois do teste.


Abraço!

andregui7
Veterano
# abr/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Poisé, vou testar sim, com certeza. Mas olha, tenho monitores no meu comptador da Philips e o som ficou muito bom na simulação de microfones captando a caixa de um amp, não ficou abelhudo. Fico pensando que talvez em uma caixa amplificada de boa qualidade o som fique parecido, mas como vc falou preciso testar.

Na verdade o que eu queria era usar o máximo da pedaleira, usando tudo que ela simula, desde o préamp até a simulação de microfones, por isso queria uma caixa que reproduzisse todas as frequências (como um bom monitor de estúdio) mas com potência.

Felipe90
e não, ninguém lhe indicou meteoro nem warmmusic

Eu sei, foi um exemplo meu mesmo.

erico.ascencao
Veterano
# abr/10
· votar


andregui7: Não acho interessante simular o pré de um JCM800 ligado no return de um WarmMusic ou Meteoro.

Como diz o ditado, nem calça de veludo nem bunda de fora. Com a grana que você está disposto a gastar dá até pra pegar um valvulado e ligar a pedaleira no loop. Tudo bem, podem dizer que é uma sub-utilização de valvulado, mas é só para exemplificar o quanto você está passando dos limites do bom senso.

Existem n opções de bons amplificadores SS com loop para você fazer a ligação da pedaleira de modo a ter um puta timbre. E com amplificadores de guitarra as suas chances de acerto são bem maiores.

andregui7
Veterano
# abr/10
· votar


erico.ascencao

Entendo. Seria uma opção não utilizar a simulação de microfone da pedaleira talvez, utilizando só a simulação de pré-amp e ligar no loop de um cubo pra guitarra. O que vc indicaria de amp bom até 2,5mil reais?

Na verdade eu queria potência de sobra, sabe, por isso pensei numa caixa amplificada, justamente porque a pedaleira simula caixas de som, como vc falou. Acho que um amp com potência e qualidade deve ser mais que 2,5mil, não acha?

erico.ascencao
Veterano
# abr/10
· votar


andregui7: Seria uma opção não utilizar a simulação de microfone da pedaleira talvez, utilizando só a simulação de pré-amp e ligar no loop de um cubo pra guitarra.

Sim, isto mesmo. Até pedaleiras bem simples como as Zoom G2 possibilitam ativar ou não a simulação de gabinete. Esta função é útil para gravações, mas para tocar num amplificador de guitarra se tornam inúteis.

O que vc indicaria de amp bom até 2,5mil reais?

São muitas opções: Crate GT65; Laney LV100, LV200, LV200 Twin ou LV300; Fender Frontman 65R ou 212R, Hiwatt G100R...

Eu sugiro você falar com o Pedrone sobre um Pedrone Super Clean. É um amplificador valvulado só com o return (ou seja, só com a entrada para o power) além da entrada normal, claro. É um amplificador pensado para ser usado com um pré-amp de pedaleira ou outro qualquer.

andregui7
Veterano
# abr/10
· votar


erico.ascencao
Esta função é útil para gravações, mas para tocar num amplificador de guitarra se tornam inúteis.


Exatamente, chegou ao ponto. Usando um amp de guitarra não posso usar todas as funções da pedaleira, uma delas são as simulações de gabinete.

O que eu queria realmente é utilizar desde a simulação de amp até a simulação de microfones.

Bom, acho que tem que ser uma caixa ativa mesmo.

erico.ascencao
Veterano
# abr/10 · Editado por: erico.ascencao
· votar


andregui7: Usando um amp de guitarra não posso usar todas as funções da pedaleira, uma delas são as simulações de gabinete. O que eu queria realmente é utilizar desde a simulação de amp até a simulação de microfones.

Isto me parece neurose sua. Partindo do princípio que você gostaria de usar todos os recursos da pedaleira, então você deveria usar até os ring modulator.

O que eu quis dizer com este argumento é, novamente, que você está exagerando. Não é porque você tem estas simulações de caixas que você é obrigado a usá-las para ter um timbre bom. Novamente: muitas pessoas utilizam pedaleiras ligadas no return de amplificadores de guitarra e obtém ótimos resultados. Usando deste modo você deixa de usar uma simulação de gabinete para usar um gabinete real (ou seja, o seu amplificador). É intuitivo considerar que é melhor usar um equipamento real do que a sua simulação, certo?

Na minha opinião, as chances de você obter um timbre ótimo ligando a pedaleira no return de um valvulado é bem maior do que ligando-a num PA.

Estes simuladores de gabinetes são incorporados nas pedaleiras por dois propósitos: gravações em linha e logações em linha em PA's e mesas. Obviamente este recurso é uma ferramenta para músicos que não dispõem de um microfone para gravar em casa ou um amplificador pra tocar numa casa de shows. Neste último caso, muita gente prefere carregar só a guitarra e pedaleira para os shows, contando que o local terá PA.

Pra acabar: se você insiste em pegar um PA, a GT-10 provavelmente não será a melhor opção. E mesmo com as PODs, não será trivial timbrar a guitarra, e os resultados não serão superiores em relação a plugá-la num amplificador de guitarra, e sim serão equivalentes.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar


erico.ascencao
Concordo em gênero, número e grau.
Abç

Liro_Points
Veterano
# abr/10
· votar


andregui7
Usando um amp de guitarra não posso usar todas as funções da pedaleira, uma delas são as simulações de gabinete.

Nada a ver isso. Uso minha GT-8 plugando direto no return do meu Laney LV300 Twin, o som que sai é somente o som da pedaleira(simulações de pre e caixa), ou seja estou usando o maximo dela, sem nenhuma interferencia do amp, a não ser dos falantes é claro...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar


Liro_Points
E do power dele...
Abç

Liro_Points
Veterano
# abr/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Sim! mas me referia interferencia no som, ou o power de um transistor tbm interfere?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Uma boa caixa ativa ou processada