A Superioridade da Amplificação Single Ended

Autor Mensagem
DotCom
Veterano
# abr/10
· votar


Não só ele como outros dizem a mesma coisa. A tv a válvula tinha imagem melhor do que as de plasma e led

Velho, tudo bem idolatrar amplificadores valvulados... Eles não têm uma legião enorme de seguidores à toa.
Mas dizer que TV a válvula tinha imagem melhor... Tem certeza que você assistiu algo numa TV dessas?

Pergunte a quem teve TV valvulada em casa (talvez você tenha tido uma, tiozão!! hehe brincadeira), na boa, a imagem delas é beem inferior às flat screen que podem ser compradas por menos de 1500 reais.

Russetwolf
Veterano
# abr/10 · Editado por: Russetwolf
· votar


DotCom

Não só vi como consertei muitas pra pagar os estudos, que sofrimento quantos choques levei, mas as cores eram mais fieis o TRC era um trambolho. mas até hoje comparo a 29 TRC do quarto com a plasma da sala o tiozão aqui ve diferença.
Abçs

DotCom
Veterano
# abr/10
· votar


Não só vi como consertei muitas pra pagar os estudos, que sofrimento quantos choques levei, mas as cores eram mais fieis o TRC era um trambolho. mas até hoje comparo a 29 TRC do quarto com a plasma da sala o tiozão aqui ve diferença.

Cara, quanto a amplificadores posso até concordar com você. Até porque gosto é coisa pessoal, então não existe certo ou errado.

Mas no caso de TVs, temos vários parâmetros pra comparar. Um deles é a resolução: A das tvs mais modernas é muito maior.
A outra é a imunidade a ruídos no sinal: por trabalharem com sinais digitais, dá pra usar algoritmos de correção de erro e ter sempre uma imagem sem chuviscos e erros. As tvs a válvula são muito inferiores nesse aspecto.
Fora as facilidades que existem com os CIs digitais (sleep timer, gravação de canais, etc etc etc).

A propósito: Não tive oportunidade de conhecer tantas TVs valvuladas, visto que quando nasci elas estavam sumindo das casas brasileiras. Mas as poucas que vi tinham uma definição de imagem bem inferior a qualquer philips ou toshiba da época (final dos anos 90 - início do ano 2000).

Alem do que, se fossem realmente superiores às tvs convencionais, provavelmente haveria alguém as fabricando ainda (como existem os fabricantes de amplificadores, tanto de instrumentos quanto os "hi-fi").

Russetwolf
Veterano
# abr/10
· votar


Acho que não entendeu o espírito da coisa, o seu olhar está muito "Tec. acadêmico" relaxa.
Em 99 eu já estava fazendo projetos numa área que nada tem a ver com eletrônica ,com algumas perturbações mentais por conta dos choques, mas, tudo, bem,tudo, bem ,tudo, bem. Mas ainda sim, sempre usando e gostando do som dos valvulados, influenciado por um amigo.

tatus
Veterano
# abr/10
· votar


Para dar minha contribuição farei uso de uma analogia, acho que se os sons fossem visíveis o SE seria algo holográfico.
Não toco porcaria nenhuma mas as vezes percebo em bons guitarristas a necessidade de olhar para o ampli, depois vão se acostumando com aquele retorno do ampli e se soltam. Nos SE's isso acontece no 1° acorde porque o som esta em volta dele, não naquela caixinha ao lado simplesmente.
Sem tirar o mérito dos PP que fazem muito bem também mas com menos intensidade "holográfica", rsrsrsrs (tudo isso em se tratando de válvulas é claro)
Abç!

designermx2
Veterano
# jul/10 · Editado por: designermx2
· votar


Galera, aproveitando que o tópico é recente... eu tou fazendo esse super single ended que tem o caminho das pedras no link: http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=de&tl=en&u=http%3 A%2F%2Fhome.arcor.de%2Fclaus.misfeldt%2FSuperSE%2Fsuperse_content.html

O problema é que estou sem trafo adequado, mas tenho aqui um de um duovox 120b.

Quando fiz ele com duas válvulas, ele ficou muito bom o som, mas eu vi que as válvulas estavam esquentando muito. Logo, eu vi que estava usando a voltagem nas placas com a filtragem em torno de 210 volts (muito baixo para puxar duas 6v6) resolvi colocar ponte de diodo...

Subiu para 512 volts. Decidi então colocar uma terceira válvula (sei que vocês não recomendariam por questão de balanceamento de válvulas casadas e etc...) mas mesmo assim eu resolvi testar.

Consegui as seguintes medições após algumas alterações como por exemplo a resistência de placa que no projeto original usa 10k e 5 watts, no desse link usa 4,7k e eu tou usando 20k 5w (dois de dez em série). A voltagem caiu para 355 na placa e entre os pinos 3 e 8 achei 427volts... -32 no cathodo (pino 8) e minha resistência nele é de 720k.

Bom... Até ai tudo ok... quando medi na calculadora do link http://www.webervst.com/tubes1/calcbias.htm

Achei uma dissipação de placa de 6 watts e 14 miliamperes, sendo que na tabela abaixo indica que o ponto ideal seria no máximo 12 watts para 21 miliamperes.

Bom... parece que está tudo bem, já que na calculadora indica a quantidade de válvulas que posso usar em paralelo, mas mesmo assim eu vi que elas estão esquentando muito. Pergunto: No meu caso, tem que ser calculado por um apenas ou em paralelo mesmo? Pela ligação que existe no desenho acho que dá para vocês me ajudarem.

Vlw

ogner
Veterano
# jul/10 · Editado por: ogner
· votar


Edit

Shapu
Veterano
# set/11
· votar


sei que to ressucitando o topico, mais O Paulo acedo ta lançando um single ended agora em setembro de 3 canais, com 20 rms :D

tagawa
Veterano
# jun/12
· votar


Vou reviver o topico para nao abrir outro.
Quando falam de saturar o power, o timbre de um PP é bom??
Já li q os SE acabam distorcendo e gerando os famosos harmonicos de 2ª e 3ª ordens, mas o PP nao.
Depois disso fiquei pensando se vale a pena saturar o power destes PP, que costumam ter potencias mais elevadas e um projeto q visa diminuir tais distorçoes...

Outra duvida é no caso dos hi gain como os Rectifier, que dizem (nao tive a oportunidade de testar um...) que a distorçao vem basicamente do power. Essa informaçao procede?
Se sim, por que eles tem power valvulado??

desculpem a ignorancia, mas quando se trata de valvulados nao sei muito.

ALF is back
Veterano
# jun/12 · Editado por: ALF is back
· votar


tagawa
cara a distorção do power PP é boa sim...a diferença entre os SE nao chega a ser tao grande...dependendo do som q vc quer, vale a pena saturar o power deles sim...
os amps hi gain tem o drive todo vindo da saturação do PRE...nao do power...entao, nos mesas, a distorção vem basicamente do pre, nao do power! o pre deles é q é envenenado

da uma olhada nesse vídeo...o mlk satura o pre e dps o power desse laney...o amp nao é de alto ganho...mas ele fica bem hi gain quando satura o power...só assim pra esse amp chegar num drive assim...
mas um amp hi gain é aquele q chega ou até passa disso, apenas com o pré
o problema de saturar o power é q vc nao tem volta....com o power saturado, tudo q vc tocar vai ser saturado...o clean vai ser crunch...nao da pra "corrigir" a saturação quando o power satura...melhor ter sempre o controle da saturação no pre...
outro problema, é q a saturação do power diminui drasticamente a vida util das valvulas!
"ah entao o drive do power é ruim?" claro q nao! veja o video!
são pros e contras q temos pra pesar...mas se vc tem um amp hi gain, com todo o drive do pre...é melhor nao?
edit: aos 4:25 ele ta 100% saturado


Jandira
Veterano
# jun/12
· votar


Não tenho experiência com SE, logo, não poderia dizer com precisão a diferença entre eles, mas posso garantir que a distorção de um PP é excelente e acredito q não seja tão abaixo de um SE.

Vamos esperar alguém mais entendido do assunto se pronunciar.

Ogner eu escolho vc!!!! :P

tagawa
Veterano
# jun/12
· votar


ALF is back
Sei que saturar o power tem lá suas vantagens...os blueseiros, como Eric Clapton e Billy Gibbons com seus Fender Champ, que o digam!
Mas esse não é bem meu caso...prefiro um som mais pesado à la Metallica, Dream Theater, Nightwish e por aí vai...(gosto muito do timbre do Clapton e do Gibbons, não me entendam mal)
Sei que Metallica e Dream usavam Mesa: Metallica com o Dual Rectifier, e o Petrucci com o Mark V, ou seja, a distorção vem do pré.
O que me deixa tão intrigado é isso...
Pra que válvulas no power, se não estão sendo usadas?
Por que não uma potência SS??(muitos irão me crucificar por querer transformar um clássico valvulado num mero híbrido, mas o motivo de se usar o power valvulado seria distorcê-lo, o que não é o caso). Sei que amplificadores Hi End costumam ser valvulados e que os PP tem melhor resposta de graves...seria esse o motivo das válvulas ali?
Costumam dizer que valvulados "falam bem" em volumes altos (porque o clipping deles é mais sutil). Nesses volumes, a válvula de power passa a comprimir som? Mesmo no caso dos Mesa e do SLO?

diego_guitar06
Veterano
# fev/13
· votar


tagawa
To ressucitando esse topico aqui pra responder a sua pergunta, espero que um dia possa ver rs.
Mesmo sem saturar, as valvulas do power dao uma coloraçao a mais no som! Os SS meio que acabam estragando o resultado final, é como comprar um camaro e nao ter dinheiro pra colocar gasolina! E, ao contrario do que muitos pensam, a coloraçao de uma valvula de pré é muito baixa, bem pouco perceptivel. As valvulas do power sao as que colorem mais, tanto que há essa diferença de som entre SE e PP, fora as regulagens de BIAS, SAG que interferem bastante no resultado final!

Ah, o Paulo Acedo lançou o seu SE de 20w e o som do amp é uma coisa incrivel, chequem o som no site dele! Olha como os brasileiros sao, hein.. Sempre inovando rs. Acho q é por isso que eu invisto mais em marcas brasileiras, uso cabos tecniforte, caps malagoli e pretendo comprar esse amp assim que o meu $$ permitir... Depois de experimentar, pude perceber que os brasileiros nao devem nada em relaçao aos gringos... Há quem discorde, mas essa é apenas uma opniao pessoal!

henriquelhrf2
Veterano
# fev/13
· votar


diego_guitar06
Paulo Acedo lançou o seu SE de 20w
Tocou nesse amp?

diego_guitar06
Veterano
# fev/13
· votar


henriquelhrf2
Infelizmente ainda nao, mas pude ouvir bastante o som dele, e no site o som é bem fiel ao original!

henriquelhrf2
Veterano
# fev/13
· votar


diego_guitar06
Revi agora o video, o som limpo é maravilhoso; o drive me parece ser "espalhado", acho que precisaria de pedal pra conseguir uma saturação mais encorpada (tipo Marshall).

henriquelhrf2
Veterano
# fev/13 · Editado por: henriquelhrf2
· votar


Esse Marshall é classe A, vê que drive da hora (2min35s):



diego_guitar06
Veterano
# fev/13
· votar


henriquelhrf2
Realmente, o drive dele é muuuuito maneiro!
Mas eu gostei mais do acedo msm kkkkkk
Cada um com seu gosto rsrsrs.

rock_simpsom
Veterano
# fev/13
· votar


O pessoal se preocupa demais com SS e PP, esquece o resto tudo, tudo que nao foi colocado no amp por causa dos custos.

Acho que primeiro tem que saber o que quer...

Se vai comprar um uno com pneus 165-60-13 que faz 18km por litro, ou vai fazer durante anos um opala 6cc com tripla de weber dcoe e pneus mick tompsom 12 polegadas, fazendo meio km por litro.

Eu to querendo fazer meu primeiro ampli, mas já sei que só vai ficar como eu quero daqui uns 10 anos, e tb sei que to fazendo ele pra mim então nao vou ficar dó de usar boas peças na montagem, nem preocupado com preço final dele.

Nada me impende de ter varias chaves no meu ampli, pra selecionar ss ou pp, ou pentodo e triodo, dependo do que vc quer? se quer fazer se quer comprar.


A Superioridade da Amplificação Single Ended??
mas que superioridade o que... huhauhsuhauhsu

Cada coisa tem o seu valor pô, hj já to mais ciente disso.

snd
Veterano
# fev/13
· votar


Esses tópicos só server pra provar que guitarrista é tudo meio maluco.
Estou escutando música agora com meus fonezinhos de ouvido intra-auricular alimentados por uma potência de uns 700mW classe D (ou seja, praticamente um PWM), vindo de uma fonte 16bits, 44.1kHz que pasou por trocentos processos de compactação com perda. E acreditem, o som da guitarra que estou ouvindo está muito bom.

brunolegionario
Veterano
# ago/15
· votar


Tenho o Acedo Audio A290, simplesmente animal.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A Superioridade da Amplificação Single Ended