Problemas nas valvulas? - Mesa Boogie Single Rectifier Rectoverb- AJUDA!

Autor Mensagem
erickchba
Veterano
# abr/10 · Editado por: erickchba


Olá pessoal,

recentemente adquiri um Mesa Single Rectifier Rectoverb usado, porem em excelente estado de conservaçao, novo mesmo. Porem quando eu fui ter tempo de "fuçar" no ampli me deparo com esse acontecimento que, vou dizer, me deixou curioso e preocupado.

Eu começei primeiramente ver que o ampli as vezes causava um barulho palpitante e alto (TU TU TU TU), depois eu fui perceber que quando isso acontecia as valvulas começavam a piscar.

Vejam no video que gravei:



As vezes quando eu vou desligar a chave standby (pra liberar o som do ampli) e com o Output no maximo (pois gosto assim), acontece esse fato.

Acontece as vezes tambem quando eu vou aumentar o master dos canais. O master é muito sensivel e o volume aumenta bruscamente, e entao acontecendo isso.

Houve uma vez que eu deixei o ampli ligado sem guitarra plugada e com o standby desligado. Depois de cerca de 30 minutos começou a acontecer isso com o ampli parado.

Isso é normal e deve-se tomar os cuidados necessarios pra evitar? Ou é problema nas valvulas (sao originais)? Trocando-as resolveria este problema?

OBS: Nao sei se tem relaçao, mas lampadas de luz normal quando estao prestes a queimar, as vezes ficam piscando dessa forma.

Por favor pessoal, me deem uma força nisso.

MMI
Veterano
# abr/10
· votar


erickchba

Cara isso não é normal não e nem deve ser problema das válvulas. Manda esse amplificador numa assistência.

maxbqi
Veterano
# abr/10
· votar


Manda esse amplificador numa assistência. [2]

kosmiktubes
Veterano
# abr/10
· votar


A alta tensão está intermitente, e provavelmente o centelhamento em alguma solda fria, chave ou ligação vai causar danos em outras partes do circuito. Não use o amp assim.

Quando comprar um valvulado faça sempre uma revisão geral, que é algo que no Brasil não temos costume de fazer.

Rodrigo Ribeiro Branas
Veterano
# abr/10
· votar


O problema é quem vai fazer essa revisão geral. Aqui no Brasil não são todas as cidades que tem técnicos que mexam com esse tipo de equipamento. O meu amp estava apresentando alguns problemas de chiados no som mas totalmente esporádicos. O técnico (Autorizada Laney) testou, "não achou nada", ele simplesmente ligou uma fonte de audio no input e como não apresentou o defeito que eu falei nem abriram o amp. Poderiam ter testado as tensões dos trafos, válvulas, ver se tinha algum capacitor estourado, etc. Me devolveu do mesmo jeito sem nem abrir.

kosmiktubes
Veterano
# abr/10
· votar


Rodrigo, nós recebemos amps de todo o Brasil para revisar. Já pedindo desculpas pela auto-promoção aí.

E aqui no forum tem diversos técnicos competentes, no entanto raramente comentam o que realmente faz falta aqui pois veja os posts antigos do Pedrone, Cacildo, e vários outros, são sempre informativos, e quanto ao local, estão espalhados pelo Brasil todo.

O Mesa aí do caso está com problema na alta tensão, se a lâmpada do painel também oscila significa que pode ser lá no inicio da fonte, na chave, etc. Deve ser coisa simples, mas sendo alta tensão pra isso pipocar e danificar outras partes do amp não custa. Por isso se gastar $ 100 com mão de obra de revisão, serão 100 Reais bem gastos, dando um exemplo.

Nos EEUU tem essa cultura, de fazer revisão nos amps. Aqui no Brasil ainda precisamos difundir isso, porque tem várias peças dos valvulados que simplesmente vencem com o tempo. Um pot de BIAS por exemplo se pifar pode dar uma dor de cabeça imensa, eletroliticos velhos começam a vazar, pots de audio perdem a referência pro terra ou ficam intermitentes, "arranhados", enfim, o que mais vemos são amps com problemas que teriam sido evitados em revisões periódicas, dependendo do uso do amp. Não é caro trocar todos os potenciômetros, caro e difícil de achar é um trafo de saída original desse Mesa.

Um abraço.

erickchba
Veterano
# abr/10
· votar


Na verdade a lampada do painel frontal nao oscila. Fica ascesa o tempo inteiro sem variaçoes, sem ficar piscando. Pra quem é mais entendido, seria muito caro o conserto deste amp, digo, o que provavelmente seria necessario troca e o preço seria em media quanto?

kosmiktubes
Veterano
# abr/10
· votar


Pra quem é mais entendido, seria muito caro o conserto deste amp, digo, o que provavelmente seria necessario troca e o preço seria em media quanto?

Provavelmente te cobrarão R$ 100(apenas referência) para dar um diagnóstico preciso, salvo alguma peça que precise reposição. Acredite: é barato comparado ao preço de um trafo desses da Mesa.

Ramsay
Veterano
# abr/10
· votar


erickchba

Esse problema é chamado de "motorboating" e é causado por defeito em algum dos capacitores de desacoplamento da linha de +B da seção pré-amplificadora do amp.
A troca do capacitor é simples e o conserto deve ser barato, desde que feito por um técnico de confiança, e que de preferência vc dê a entender ao técnico que sabe do que se trata, para que ele não invente defeitos fictícios, cujo conserto sairia bem mais caro.
Por isso a importância do técnico ser de confiança!!

kosmiktubes
Veterano
# abr/10
· votar


Em tempo: não conseguimos ouvir o audio devido a problemas com o Flash player aqui.

Ramsay: O centelhamento nas válvulas não ocorre quando o amp apresenta oscilação de baixa frequência(ou motorboating). Mas você está certo em que parece ser um problema na alimentação HT. Podem ser inúmeras causas, entre elas bobagens como uma solda fria, ou até mesmo um capacitor vazando. como sugeriu.

Ramsay
Veterano
# abr/10
· votar


izzychili

Já assistí o vídeo 3 vezes e ele tá mal gravado, tremido, e confesso que não ví ou não notei centelhamento nas válvulas!!
E acho difícil uma solda fria causar isso, que é uma oscilação de baixa frequência que lembra bem o barulho de um motor de barco a diesel, daí o nome motorboating!!
Mas, a maior probabilidade mesmo é a de um capacitor de desacoplamento defeituoso, com vazamento ou similar!!

kosmiktubes
Veterano
# abr/10
· votar


Ramsay: finalmente conseguí ouvir o audio. Realmente está motorboating. Mas não deveria centelhar mesmo oscilando, há alguma outra coisa errada na alta tensão desse amp porque são as duas válvulas. Se não estiverem as duas ruins, o que é improvável, parece que com os pops da oscilação algum contato está falhando e causando os flashes, como disse uma solda fria ou algo assim, talvez até o capacitor que está causando a oscilação.

Voltamos ao que vários já sugeriram: leve o amp a um técnico, não pode ser usado assim porque vai dar problemas maiores.

Rodrigo Ribeiro Branas
Veterano
# abr/10
· votar


Aproveitando a sua presença izzychili

É muito difícil para um técnico em valvulados abrir o amp, medir algumas coisas, verificar os capacitores, trafos, válvulas e etc, tipo uma revisão mesmo, apesar de o amplificador estar funcionando corretamente?

É comum achar qualquer problema?

Por exemplo, no meu amp eu notei um fio com a capa um pouco derretida dentro do amp.

Fiquei indignado com a assistência técnica só pelo fato deles terem devolvido o amp ser nem abrir simplesmente porque estava funcionando.

kosmiktubes
Veterano
# abr/10
· votar


Rodrigo, não é difícil, pelo contrário caps, trafos, etc são a inspeção básica.

Mas pode ocorrer do técnico mais experiente já bater o olho e saber quando um trafo ou um cap está bom ou ruim, nem sempre se pode afirmar que por ele não ter desmontado ele não deu atenção.

Na montagem dos amps em série ocorrem pequenos problemas, como um isolante um pouco queimado, etc. Vale lembrar que os Laney são como carros Ford, montados em série, um funcionário solda os caps, outro solda certos fios, etc, e o processo é manual, não há máquina que solde fios automaticamente nesses amps, então tem um resvalo aqui, outro alí. A Laney preza pela qualidade, mas eles não produzem um e outro, são milhares de amps por dia.

Não se impressione com um fio um pouco queimado. Se o isolante estiver muito prejudicado isso pode ser um problema, o seu estava desencapado ou seria o caso de um ferro de solda ter tocado nele e marcado um pouco?

Existe um serviço que é a revisão de amps completa, não o reparo de amps. São coisas distintas. No reparo da autorizada, eles querem te devolver o amp funcionando, se ligou e funcionou, eles não fazem a revisão.

Em uma revisão mais completa, mesmo os caps que estão funcionando são verificados para resistência em série, os pots são verificados, etc. Tem técnicos que simplesmente trocam todos os caps antes de começar o serviço, e cobram por isso, mas é um serviço especializado, não é algo de praxe em autorizadas.

tatus
Veterano
# abr/10
· votar


izzychili, blz cara?!
Aproveitei que vc esta aqui para perguntar se vc conhece a marca de válvulas Polam? Me ofereceram e não se da qualidade delas.
(Me desculpem, não queria abrir outro tópico)
Valeu.

erickchba
Veterano
# abr/10
· votar


Pessoal, eu reparei uma coisa: quando eu estou no canal sujo e mudo do modo modern pro vintage, ha uma queda no volume. O modo vintage é mais sujo. mas apesar disso seria normal essa queda de volume?

Rodrigo Ribeiro Branas
Veterano
# abr/10
· votar


Valeu os esclarecimentos izzy!!

O negócio do fio era meio marcado mesmo, como se tivesse meio achatado no meio...

kosmiktubes
Veterano
# abr/10 · Editado por: kosmiktubes
· votar


Rodrigo Ribeiro Branas

Dê uma olhada nestas soldas originais da Marshall.

http://bit.ly/a5TZlR

http://bit.ly/94s9sf

http://bit.ly/9dqIfu

Esse é um JCM 800 daqueles que ninguém bota defeito. A montagem em série tem essas marcas mesmo, e acontece também em amps de boutique, essa parte é feita à mão, e sempre haverá esse tipo de "toque humano".

tatus
Nunca ouví falar. Pesquisei no google e parece que é abreviação de "Philips plant in Poland", ou seja, Philips. Se forem, então são NOS, pode ser bom negócio experimentar se forem Philips autênticas e sem uso. Seriam válvulas de pré ou potência? Se forem de potência, 6L6 por exemplo, verifique se são GC, pois algumas NOS não suportam a tensão dos amps atuais.

Editado: Veja só a fabrica de onde saíram essas válvulas Polam: http://bit.ly/8iiBMH - Filme de terror. (Traduzindo: Te ofereceram uma relíquia, se o preço estiver bom eu arriscaria.)

tatus
Veterano
# abr/10 · Editado por: tatus
· votar


izzychili
hahahaha, as fotos e as montagens são massa, vamos reabrir a fabriqueta?!rs
Vc leu lá, a fabrica fechou antes do fim da segunda guerra e parou de ser reformada porque estava contaminada de mercurio.
Eu li num site gringo os caras comparando elas com as JJ NOS, então elas são realmente NOS.
Ví algumas nesse site: http://www.rh-landorf.com/index.html
Valeu brother, sempre quebrando meu galho!
Abç!

kosmiktubes
Veterano
# abr/10
· votar


tatus

Pois é, esquisito mesmo, a primeira montagem que mexeu ainda pensei que podia ser brincadeira, mas parece real a história.

Valeu a dica do site, não conhecia. Philips hoje em dia é sempre NOS, não tem produção dela.

Se o vendedor não estiver lhe explorando muito no preço vale a pena arriscar. NOS tem sempre um certo risco, de 10 podem funcionar umas 6 ou 7 por exemplo.

Um abraço.

tatus
Veterano
# abr/10
· votar


izzychili, rsrsrs, eu tenho medo do Serra ser presidente do Brasil, da 3° guerra mundial, mas de assombração eu não tenho medo não....
Estão me oferecendo por 10 reais umas PCL86 "novas". Quer alguma?
Abç!

kosmiktubes
Veterano
# abr/10
· votar


tatus

Rapaz, a PCL86 é muito versátil e por aqui sempre quisemos montar umas idéias com ela, o problema é ter músicos por aí dependendo de uma válvula que não é muito fácil de achar. Mesmo que fizessemos uns amps "conceito", acaba ficando difícil dar suporte.

Está criando/montando uns projetos usando? Valeu mesmo, o preço está bom, mande brasa! Melhor se forem da fábrica do terror lá, aí já vem com história pra contar.

Um abraço.

tatus
Veterano
# abr/10
· votar


izzychili, essa foi a primeira válvula que usei para fazer experiências mas nem sabia nada de teoria, ia na raça mesmo, trocando resistores, capacitores, tentando tirar ruídos, bem massa. Agora vou para uma segunda rodada já com um pouquinho mais de noção do que fazer. Sei que é possível fazer single end com os pentodos em paralelo e sobra dois triodos, da até para ensaiar um drive com um deles e deixar o outro para clean. Seriam nesse caso 8W.
Ainda não tentei P-P porque não tenho o trafo mas da para colocar 4, 6, sobra triodo para a inversora, pré e + alguma coisa, e o timbre dela é agradável pacas em SE, deve ser também para P-P, e mesmo sem capacitor bypassando o catodo do pré o drive fica legal (Rock'n Roll clássico). Dependendo do desenho fica facinho fazer um ponto a ponto e com a montagem bem limpa também.
Tô pensando em pedir algumas a semana que vem, se quiser dá um alô aqui nesse tópico que eu te envio algumas.
Parabéns pelo BB ampli King!!!!!!! Mesmo que eu tivesse + de 20 anos de experiência acho que suava frio para mexer no ampli do cara.
Abç!

kosmiktubes
Veterano
# abr/10
· votar


tatus

Legal cara. Eu acho que é assim mesmo que quase todo handmaker começou. Veja a história de todos os gringos e brazucas fazendo handmades pelo mundo, alguém um dia pegou na marra e foi fazendo, na raça como você disse. Jajá saem os tatus handmades.

Para fazer um push-pull com PCL86 você precisaria de uns 8k ohm de carga P-P(pra hi-fi uns 10k). Um transformador desses comuns de 220v pra 6v dá 8k ohm de carga placa-a-placa para uma saída de 6 OHM, pode usar um falante de 8 OHM, muitos falantes conhecidos de 8 OHM são na verdade de 6 ou 7 OHM. Se ligar em 8 OHM(7.47 OHM pra ser preciso) a carga vai pra 10k, os pentodos trabalharão um pouco mais frios.

O CT desses trafos é pra 110V em 60Hz, mas não vamos usar a corrente toda, pode ligar em 200V DC no CT pro +B, se o secundário tiver de 3 a 4 Amps em 6 volts ele segura numa boa.

Se decidir tentar um desses, observe apenas que tem uns trafos desses que vem com fios diferentes nas metades do primário(olhe o CT se ele é a junção de 2 fios esmaltados diferentes), pra suportar o dobro de corrente em 110V, tem que ser um com as duas metades usando fio igual.

Um trafo com secundário que suporte 3A ou 4A @ 6 VAC dá para brincar. Experimente, quem sabe funciona. Não será ideal, vai dar bastante distorção, pode saturar o nucleo, e perder potência usando um trafo improvisado, mas quem sabe vale a aventura! Vai que sai Riding With the King.

Valeu cara. Um abraço.

tatus
Veterano
# abr/10
· votar


izzychili, eu li sobre umas experiências assim para o trafo de saída e agora eu fiquei tentado a usar. Esses trafos são baratinhos aqui perto de casa.
Obrigado pelas dicas mais uma vez borther,
Abraço!

erickchba
Veterano
# abr/10 · Editado por: erickchba
· votar


GALERA!

Resolvi o problema com o Mesa Rectoverb! Era so um problema com uma solda, muito simples. O tecnico nem me cobrou pra arrumar isso. Putz, que alivio!

Valeu pela ajuda do pessoal aqui!

magrão guitar
Veterano
# mar/14
· votar


Reavivando o tópico...

Também adquiri recentemente um Mesa Single Rectifier 50w Combo (serie I)... Acredito que seja de 2002, porém está muito bem conservado.
Ocorre que ao testá-lo em estudio, com bateria e tudo mais, senti que o som não esta ok, ou seja, parecia que estava "embolando" e rachando.
Levei a um amigo e especialista de confiança para averiguar e ele suspeitou também desse "motorboating" porque depois de testa-lo com volumes mais altos, mesmo depois de fechar o volume na guitarra o amp continuou a fazer um barulho de "barco a diesel"...
Tomara que no meu caso também se resuma apenas a uma solda!!!

Nefelibata
Veterano
# mar/14
· votar


magrão guitar

Que foda... até amp de marca dando pau. Tenho um fender q baleou recentemente.

Fiquei chateado, pois pagamos caro num amp teoricamente pra ter confiança, daí é presenteado com uma coisa desas.

Ramsay
Veterano
# mar/14
· votar


magrão guitar

O motorboating acontece quando os fios do primário do trafo de saída do amp são invertidos. Será que o antigo dono não mexeu no amp antes de te vender?
Peça para o especialista de confiança verificar justamente isso.

magrão guitar
Veterano
# mar/14
· votar


Pois é Nefelibata e o pior é que estava curtindo o danado viu rsrsrs...
Aprendendo a timbrar e etc... https://www.youtube.com/watch?list=UUkcj2cEwZmwYDI38hw6lmTg&v=BPtLJXgy mNs&feature=player_detailpage

Vou dar um alô para ele (especialista) Ramsay, vamos ver trocando válvulas e demais itens de desgaste pelo uso, pq duvido que tenham feito isso até hoje... Acho que depois dessa fuçada vai ficar top!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problemas nas valvulas? - Mesa Boogie Single Rectifier Rectoverb- AJUDA!