qualquer valvula serve?!

    Autor Mensagem
    victorhugofs
    Veterano
    # mar/10


    To comprando um peavey valveking aki e estou interessado em trocar suas valvulas por JJ Tesla.
    o amp vem com 4 valvulas 6l6 e 3 valvulas 12xa7. qualquer valvula com essa nomenclatura servirá na placa?
    existem pinagens diferentes no encaixe, variando de marca pra marca?
    existem classificações de vávulas que seriam recomendadas pra cada tipo de timbre?
    se tiver gosto de som equilibrado, com bastante grave e bastante agudo.
    qual modelo da JJ teria um custo beneficio bom?
    tem umas aqui que custam até 500 dolares cada uma ! um estupro!
    tem umas aqui de 9 dolares... sera que presta? abraço.

    emaniox
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    todas as 12ax7 sao substituiveis entre si, possuem a mesma pinagem, etc.
    O impacto de uma valvula ou outra no som vai do ouvido da pessoa. De qualquer forma, valvulas precisam ser amaciadas.
    Se a valvula de 500 ou 9 dolares presta, nao sei. Vai sair som. É igual vinho, vc paga quanto estiver disposto para ter o som/sabor que quiser.
    Flw.

    Tuco_Planar
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Sou meio cético em relação ao custo-benefício de uma válvula de 500 dólares. Já li sobre uma qquer que era caríssima por alguma frescura inútil, mas não lembro de detalhes.

    Até onde eu sei, válvulas mais normais de um determinado modelo não costumam variar tanto de preço assim. Mas sim, existem, por exemplo, 6l6's com características sonoras diferentes. Eu estive em contato com a eurotubes há um tempo atrás porque procurava 6l6's que tivessem características de El34's (sem precisar ajustar o bias), e elas, de fato, existem.

    Quando eu estava nessa onda de trocar as minhas válvulas de power ou mesmo as de pré, li que, de modo geral, as pinagens não mudam muito. O que pode acontecer é existir determinadas válvulas que ocupam mais espaço que o normal (como é o caso, se não me engano, das kt77's) e podem não encaixar se, no seu amp, os sockets forem muito próximos uns dos outros.

    Mas olha, eu tô falando de coisas que eu li há um tempinho e posso ter esquecido. Recomendo vc entrar em contato com a eurotubes (que vende JJ's) e perguntar... eles respondem direitinho =)

    Mateus Z.
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Sobre os tipos de valvulas, existe um topico chamado "Topico oficial sobre valvulas" alguma coisa assim, use a busca, muito bom, fala sobre as valvulas mais conhecidas.
    eu to pensando em trocar as minhas tambem, mandar vim do ebay mesmo.

    MMI
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    victorhugofs

    As válvulas de especificação igual, tipo 12AX7, tem a mesma pinagem. O que pode variar é o tamanho do vidro, o que pode não caber dependendo do espaço do seu ampli. Sobre diferentes tipos de válvulas, tem este tópico e este outro que podem te ajudar, além das próprias lojas, como esta.
    As válvulas variam bastante de sonoridade dentro da mesma especificação. Particularmente não gosto das JJ, são muito agudas para meu gosto. Eu tenho muitas, algumas bem caras NOS, outras mais em conta. Via de regra, não espere um som tão bom de uma válvula de 9 dólares em comparação de uma de 500, da mesma forma que acontece com guitarras, amplificadores, carros, casas, apartamentos... Ultimamente na China tem aparecido fábricas de válvulas, mas em geral são bem ruins. Procure válvulas russas. Gostei muito das válvulas criogênicas que comprei na Tube Depot, são mais caras, mas achei excelentes, especialmente as Sovtek 12AX7LPS.
    Uma dica, especialmente para as válvulas de pré. Olhe o esquema e veja o que faz cada válvula, você pode por uma válvula específica para distorção na posição do canal distorcido, uma específica para som limpo no canal limpo e assim por diante. Isso é o melhor que vc pode fazer.

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    victorhugofs
    emaniox
    Tuco_Planar
    Mateus Z.
    MMI
    Buenas pessoal!Creio que existe muita lenda em torno de timbres de válvulas, mas sem desmerecer aqueles que tem ouvidos de ouro e conseguem distiguir mudaças sutís, gostaria de colocar alguns fatos-não boatos- sobre as válvulas.
    O que pode realmente mudar o timbre?Sabemos que o timbre depende essencialmente de banda passante, que é influenciada pelas capacitâncias presentes no circuito.Nesse caso há uma influência direta das capacitâncias inter-eletródicas da válvula e que podem , sim, se apresentarem ligeiramente diferentes de fabricante a fabricante, conforme aspectos construcionais.
    O vácuo presente pode modificar o funcionamento da válvula, pois o efeito termoiônico se acentua quanto mais perfeito for o vácuo.Durante o funcionamento do Skylab da NASA, astronautas chegaram e realizar experiencias de fechamento de dispositivos à vácuo em ambiente espacial, o que incluio algumas válvulas.A durabilidade delas está diretamente relacionado a isso.
    O material dos eletrodos.Quanto a isso, tanto os filamentos quanto catodos são produzidos por fabrica terceirizada que fornece a todos, de modo igual.Não é por aí, pois catodos melhores ou filamentos mais quentes apenas aumentariam o ganho, devido à nuvem termoiônica maior.
    Placas maiores ou de material espesso aumentariam apenas a capacidade de corrente e a dissipação de calor, que fica limitada á temperatura máxima permitida ao bulbo de vidro.
    Ruído.O ruido inerente aumenta com a fixação deficiente dos eletrodos internos e a proximidade dos eletrodos, sendo pois em função de aspectos de construção, assim como pinos dourados, etc.
    Portanto o maior fator de influência é a capacitância, sendo que um parâmetro que era considerado como fator de qualidade , o da baixa capacitância inter- eletródica.Quanto menor, maior a qualidade da válvula, porém em áudio a torna mais aguda,Então, amigos, válvulas mais agudas são melhor fabricadas.Se o circuito do seu ampli foi modelado de modo a dar bom som com válvulas de qualidade inferior, vai ficar agudo com válvulas melhores.O único fabricante a colocar no circuito dispositivos que By-passam isso foi a Orange.
    Só pra constar, para uso geral, não trocaria válvulas antes do tempo certo, não vale a pena.Gastem as suas primeiro e na troca, façam as experiências.
    Bons Sons!

    MMI
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    carlos adolphs

    Interessante sua explicação. Não tenho nem como argumentar todo embasamento. Porém, já fiz teste com muitas válvulas, de lojas e das que tenho comigo também, muitas atuais normais, algumas atuais tratadas com processo criogênico e muitas NOS. Posso garantir que a troca delas não é sutil nem para "ouvidos de ouro". Chega a ser gritante mesmo, dependendo do que se compara dá para jurar que soa como outro amplificador. Meus prés valvulados e power tem válvulas trocadas, mesmo sem que as antigas tivessem apitado. E acho que foi um excelente investimento. Atualmente está dificil arrumar uma loja/oficina que disponibilize tempo e válvulas para testes e escolhas. Os caras andam dificeis com esta questão e prever o som fica muito dificil.
    Vou dar meu exemplo... Eu tenho 4 prés valvulados, mas dois deles são bem simples. Os mais complexos, um tem 5 e outro 6 do tipo 12AX7. Acabo por não usar válvulas de uma só marca e modelo neles. Eles usam, especialmente no canal distorcido, de válvulas Svetlana, criogênicas e NOS Philips. A sacada é que no canal limpo, uso válvulas de menor distorção, tipo 12AY7, 5751, 12AT7 (todas tem a mesma pinagem). E a alteração no timbre é gritante mesmo, não tem nada a ver com "ouvidos de ouro", mitos, duendes escondidos no amplificador, nada disso. Mas realmente para mexer e trocar válvulas boas tem que se ter o esquema e saber o que está mudando, dependendo da posição não altera nada mesmo. Um outro pré que veio com uma válvula chinesinha sem vergonha, quando troquei por uma Sovtek, que já é um pouco melhor, mudou e melhorou bem o som.
    Acho realmente que não vale a pena uma válvula de 500 dólares, concordo. Mas discordo que nenhuma troca vale a pena antes de estragar as antigas, é um meio barato de melhorar e muito o timbre do seu ampli. Um outro seria com a troca de alto-falantes, mas é também complicado e caro.

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    MMI
    Sem ofensa, quando eu falo ouvidos de ouro, são os que realmente notam a diferença.Acontece que a gurizada em geral(pela idade não é o meu caso nem o seu), ouve falar e ja sai trocando válvulas sem nem mesmo saber se as suas são boas ou não.Um exemplo é a mesma explicação que vc deu em um outro post, em que o cara não sabia a diferença de um alto falante de 10 pra um de 15 e para ele Watts e RMs eram a mesma coisa, sacou?Tem cara que não vai entender sua explicação.Outro exemplo:O cara não consegue afinar o instrumento sem afinador da pedaleira, vai notar diferença de madeira de caixa ou timbre de válvula?Vc falar em NOS Phillips, falou em qualidade, mas a tal criogênica, eu tô achando meio estranho.Que a diminuição do strees do material possa ser uma coisa boa no fato de diminuir a microfonia interna, tudo bem, o estranho é que devido aos diferentes coeficientes térmicos entre o vidro e o metal, o metal diminuiria alguns microns no diâmetro do pino, antes do vidro, o que poderia causar o aparecimento de folgas e consequente entrada de ar, inutilizando a válvula.Vai contra tudo que aprendi de tecnologia dos materiais.Sei lá.Não vou entrar no mérito, pois a Phillips após o término da fabricação, fazia o sazonamento das válvulas, com o mesmo intuito de tirar fadigas de material e era feito com aquecimento e não resfriamento.
    Um abraço!

    emaniox
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    carlos adolphs
    O único fabricante a colocar no circuito dispositivos que By-passam isso foi a Orange

    Voce poderia por favor elaborar esta parte? Como a Orange faz isso? Tem algum circuito de exemplo?

    Alem disso, sobre a capacitancia, isto teria um efeito maior nos circuitos de alta fidelidade, nao? O sinal da guitarra nao começa a cair a partir de 6k? Os resistores ligados à grade nao fariam com que a frequencia de corte devida a capacitancia fosse alta?

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    emaniox
    Como a Orange faz isso
    Colocaram uma chave que seleciona diversos valores de capacitores no acoplamento do pré.
    sobre a capacitancia, isto teria um efeito maior nos circuitos de alta fidelidade, nao?
    Não, apenas no HIFI vc percebe mais devido a resposta das caixas.
    O sinal da guitarra nao começa a cair a partir de 6k?
    As frequencias fundamentais, sim, porém os harmônicos formadores de timbre prosseguem até 18K.
    Os resistores ligados à grade nao fariam com que a frequencia de corte devida a capacitancia fosse alta?
    Sim, e quanto menor a capacitância intereletródica, maior essa frequencia, que vc sente como se desse todo o ganho no pot de agudos.Assim vc teria que retocar o ajuste de agudos para voltar ao timbre anterior.

    Tuco_Planar
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Tuco_Planar
    · votar


    carlos adolphs

    É bem provável que a diferença seja imperceptível mesmo. Eu nunca pude comparar um mesmo amp com válvulas diferentes... como eu disse, só posso indicar informação lida e, quem sabe, poupar um pouco de trabalho de pesquisa nesse sentido.

    Pra corroborar ainda mais sua afirmação, existe um video aí no youtube onde um cara toca um Roadster com as mesmas configurações (supostamente), variando entre EL34's e 6L6's. Vi um monte de gente falando, "wooooowww mas fica muuuuuito melhor com a válvula X!!!!"

    Pra mim, dava exatamente na mesma. Tá, tinha uma microdiferença, mas daquelas que se vc respirar muito perto do knob de médios já podia comprometer todo o experimento haha. Não vou generalizar, afinal, pode ser que Roadsters tenham uma característica qquer em que o timbre da válvula de power não conte tanto; além do mais, era um video tosco do youtube e tal, mas confesso que me deixou um pouco mais cético quanto à real extensão dos efeitos no timbre decorrente de troca de válvulas.

    (um dos motivos pra eu não ter trocado as do meu amp, btw)

    MMI
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    carlos adolphs

    Não entendo dessa teoria toda que você conhece. A princípio, leigamente, achei extremamente suspeito esse negócio de válvula criogênica quando ouvi falar. Algumas pessoas que entendem do assunto, como você, me falaram que não tinha sentido. Daí li um review numa revista falando bem disso, li na net e sempre falavam bem. Resolvi testar por mim mesmo e me impressionei realmente com o resultado. São muito boas. Estou usando no meu ampli, achei que fazem uma boa diferença, mas se bate com a teoria e se faz sentido, não me importa agora que gostei muito delas. Dependendo da posição, me soaram melhores que as NOS.
    Entendo que tem muita gente aqui que não entende muita coisa, tem muitos iniciantes e mesmo pessoas que se dizem entendidas e não sabem por.. nenhuma. Muitos realmente não sabem a diferença de um valvulado, de uma boa madeira, de falantes. eu já tive oportunidade de passar horas experimentando e timbrando meu ampli com um montão de válvulas diferentes algumas vezes e afirmo que a diferença entre, por exemplo uma 12AX7 Svetlana e uma JJ é brutal no timbre, assim como qualquer uma dessas em relação a uma RFT (alemã NOS) também perde. E a diferença não tem nada de mínima, é grande sim. Mas estou falando de timbrar um bom ampli através de válvulas, usando as mesma configurações de equalização e controles do amplificador. Claro que uma JJ em relação a uma Svetlana (do meu exemplo) pode ter a diferença minimizada através da equalização, mas não ficar igual.
    Estou sem meu microfone e já acertei minhas válvulas, senão poderia gravar a diferença entre as válvulas e derrubar esse mito da diferença microscópica.

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    MMI
    Ok, sem stress, a experiência foi sua, o resultado é seu e é isso que vale.Como tenho dito diversas vezes, o negócio é casar o set todo, seja com válvulas, alto falantes, cabos , o que for.A grande sacada é fazer o seu timbre.Na real, por exemplo como a RFT faz, ela compra lotes de válvulas Svetlana/Sovtek e outras e põe os técnicos para medi-las, selecionando as melhores.As que não passam no teste rigoroso, vão para o balaio e são vendidas a troco de banana.As que passam, recebem a marca e vão a peso de ouro.Pagamos pelo trabalho de seleção.O consumidor final faz mais uma seleção, como vc e o resultado aparece.Isso nos seus prés, mas pode ser que em outros não se obtenha o mesmo resultado, compreende?Existem N diferenças entre aparelhos que fazem com que se obtenha resultados diferentes.Aquele que não notou diferença tem tanta razão quanto vc que notou diferenças enormes e se ficarmos discutindo experiências isso não terá fim.Eu relatei a minha, vc a sua e nenhum de nós dois é o dono da verdade absoluta, senão tudo isso já estaria catalogado como lei em alguma constituição, não é?Parabéns para nós e para todos que experimentam.
    Um abraço!

    MMI
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    carlos adolphs

    Minha RFT é do final da década de 60, fabricada na Alemanha, não tem nada a ver com Svetlana e Sovtek.
    Por outro lado, é lógico que as válvulas soam diferentes num Marshall, num Fender, num Mesa Boogie e por aí vai. São aplicações diferentes.

    bass.bass
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Olá, coloca ai 4 TAD 6l6WGC, e 3 12ax7 TUNG SOL Reissue.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a qualquer valvula serve?!