Enfim, quais amplis se saem realmente melhores para JAZZ/FUNK?

    Autor Mensagem
    Schizoid
    Veterano
    # fev/10


    na faixa de R$ 2.000,00?

    Estou apenas pesquisando mesmo, conversei com alguns handmakers, e a maioria dos amplis valvulados handmades são voltados para aquele timbre 'quase crunchado'.
    Aquele Clean que não é tão Clean sacam?

    Bom, estive lendo alguns foruns gringos, e existem alguns solid states sendo altamente recomendados:

    Fender Deluxe Reverb
    Peavey Banditt 112
    Roland Cube 60 e 80X

    Pretendo tirar um dia para testá-los, mas antes gostaria de reunir umas opiniões aí:

    Escutem esse som:




    Enfim, e também para aquelas guitarras 'funkeadas', que casam bem com Telecaster's.

    Qual seria O AMPLI?

    lol.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Schizoid
    Cara, tirando amps "Hi-Gain", qualquer um.... Basta regular...E usar os ouvidos...
    Twin Reverb, Matchless, Roland JC120, Polytone, etc,etc,etc...
    Abç

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola: Cara, tirando amps "Hi-Gain", qualquer um.... Basta regular...E usar os ouvidos...

    Sinceramente, não consigo entender essa coisa de guitarra ou amp melhor pra isso ou aquilo.

    Na minha concepção a sonoridade do amp varia, é lógico, mas ela necessariamente não "regra" um perfil estipulado dizendo, "Eu sou um amp feito para o estillo X, Y ou Z". São apenas amplificadores, em sua essência.

    Abs

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    MauricioBahia
    Exatamente...
    E se o cara quer tocar Balck Metal maligno from Hell num Twin Reverb...Basta colocar um Über Metal e equalizar.....
    Abç

    Bruno_GF
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    MauricioBahia
    Mauricio Luiz Bertola

    Concordo com os 2...mas depende do som, da guitarra, do guitarrista. Será que ele tá afim de pegar um JCM800 - que é um sr. amp - pra ficar tocando só com single, com o pot de volume da guitarra baixo...às vezes vc acaba sub-utilizando muito seu equipamento por aquisições mal planejadas. Pelo menos esse é meu ponto de vista.

    Schizoid

    A maioria dos amps handmades tem esse "clean cruncheado" por dois fatores: baixa potência (maioria dos modelos) e circuitos que tentam equilibrar clean e drive, sem prejudicar nenhum.
    Há sim uma gama grande de modelos clean...agora tem q ver se os modelos cabem no seu orçamento! Caso contrário, vai nos SS mesmo...um amigo tem um Fender Deluxe e faz um estrago com uma tele e um bom set de pedais, mas investiu caro nisso.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Bruno Faria
    Cara, se um fulano tem um JCM cabeçote e 4X12, e tem onde usar esse amp (palcos grandes), com uma Fender e usando adequadamente o botão de volume (como os grandes guitarristas fazem), ele vai fazer um estrago...Agora, se o cara é "prego", e não sabe tocar...
    Abç

    Curly
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    bom tópico, gostaria também de sugestões principalmente na linha SS

    Bruno_GF
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Com certeza que vai fazer um estrago!
    Mas com essa grana, e se o cara quer tocar é som limpo...é de se pensar em comprar outro amp ao invés do JCM, um blackface, um deluxe reverb...
    Claro que vai do gosto pessoal também, mas nesse caso hipotético é uma alternativa válida a meu ver.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Bruno Faria
    O Twin Reverb...Esse é o amp...Limpo, poderoso, um clássico.
    Quanto aos Fenders SS, tem um som limpo muito bom também, bem "claro".
    Abç

    Schizoid
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Bruno Faria

    estou na mesma linha de pensamento.


    Quanto aos amps, por enquanto só estou ouvindo samples na internet...

    Até agora ouvi muita coisa boa do Roland Cube 80x
    e do Peavey Banditt 112.

    Até o Fender Deluxe Reverb tem um som bonito pra caramba, mas entre estes, o Fender tem o som mais 'aberto' de todos, talvez por ser mais claro mesmo.

    Agora tenho algumas dúvidas quanto ao Roland Cube 80X, tudo nele é simulação? até o mesmo o Clean? sei que ele tem a simulação do JC, agora não sei se ele tem um clean próprio.


    Saquem só, reparem bem na parte do Jazz.



    Morva
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Schizoid

    cara eu acho q pra funk esse som mais crinchado, naum totalmente limpo fica bem melhor.. ja para jazz qto mais limpo melhor msm.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Schizoid
    Eu não conheço esse amp especificamente, nem a sua confiabilidade, mas o ideal seria vc testá-lo pessoalmente, até porque, esses teste "postados" no Youtube tem uma qualidade de áudio não muito boa. Nada substitui a sua própria impressão.
    No mais, mantenho a minha colocação acima: Com uma pesquisa adequada do seu equipamento e uma adequação de instrumento + Técnica + Equipos (incluindo amp e pedais), você pode obter o timbre que desejar, o seu timbre dentro das suas possibilidades.
    Abç

    carlos adolphs
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    No mais, mantenho a minha colocação acima: Com uma pesquisa adequada do seu equipamento e uma adequação de instrumento + Técnica + Equipos (incluindo amp e pedais), você pode obter o timbre que desejar, o seu timbre dentro das suas possibilidades.
    Uia!Esse Bertola tá cada dia melhor!!!
    Um abração!

    Bombastik
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Schizoid

    cara, só pra constar, não sou jazzista, ouço bastante mas não domino a linguagem. no entanto, tive uma experiência bem legal tocando num amp de baixo, um Yamaha AR-1500 Bass. ele é SS, deve ter uns 65 watts, e é de pequeno/médio porte.

    fui acompanhar um tecladista e não pude levar um amp de guitarra pois os meus são grandes (100w) e não cabiam no carro dele, lotado de equipos. assim, pedi emprestado a um amigo esse Yamaha pra fazer a apresentação. numa configuração de apenas amp e guitarra, foi simplesmente o som mais próximo do timbre de guitarra jazz que já consegui tirar. macio, limpo e se destacava com facilidade no mix com um teclado. talvez vc consiga um timbre legal num amp de baixo de baixa potência e falante pequeno.

    pra funk talvez falte brilho mas pra jazz ou qualquer gênero que use sons limpos e encorpados, eu arriscaria experimentar.

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Schizoid
    O Roland Jazz Chorus seria o sonho de consumo. Mas como não rola, dê uma olhada com carinho nos SS. Vai ver um Fender Frontman 65R ou 212R cai bem pra você, e eles estão nesta faixa de preço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Enfim, quais amplis se saem realmente melhores para JAZZ/FUNK?