TDA 7294 - pode-se usar um transformador de amperagem menor?

    Autor Mensagem
    BettoSatriani
    Veterano
    # fev/10


    Construi uma placa com um ci TDA7294 ( http://tonieletronica.50webs.com/Amplificador_tda7294.htm), no projeto dizia que o transformador da fonte tem que ser 35-0-35 e 6A.
    Se eu usar um tranformador que tenho aqui com amperagem menor (3A ou 2A) ele funcionará normal ou perderá muito em performance?
    Foi para fazer um combo pra minha guitarra daí surge outra pergunta - com esse CI ficaria bom?
    Obrigado.

    DotCom
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Se eu usar um tranformador que tenho aqui com amperagem menor (3A ou 2A) ele funcionará normal ou perderá muito em performance?

    Vai depender do uso. Na maioria das ocasiões (sem forçar demasiadamente o ampli), você nem vai sentir diferença. Mas naquele show que você se empolgar um pouco mais, talvez o ampli fique mudo "do nada"... rsrssrs

    Foi para fazer um combo pra minha guitarra daí surge outra pergunta - com esse CI ficaria bom?

    Depende... Veja que BOM é algo relativo ao gosto de cada um. Tem gente que acha os caríssimos amplis da Mesa Boogie uma merda, então isso é bem relativo.

    Tentando ser um pouco mais objetivo, num ampli transistorizado, quem faz a maior parte da timbragem é o tone stack, então o CI de potência não vai trazer benefícios ou malefícios. É simplesmente uma escolha técnica, baseada em quanta potência você quer no seu ampli.

    macaco veio
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    6 Amp parece muito para apenas um CI, geralmente se da a sugestao para usar uma certa folga na amperagem, pode se testar varios trafos de menor potencia sem problema, so as vezes rende menos dependendo muito mais da qualidade do trafo em si do que propriamente da amperagem, (ex. um trafo de 6 amperes ruim que dos 6 , dois amperes vai esperdissado em calor nele mesmo).
    Coloque um dissipador de calor de aluminio no CI desse circuito ai que nao puseram.
    Pra ter um bom som de guitarra o segredo e' um pre bom pra guitarra, a potencia e' qualquer uma.

    Igormusic
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    BettoSatriani
    Fala Betto, blz?
    Em primeiro lugar, dá um lida no datasheet... mesmo que não entenda tudo, mas vai começar a se familiarizar com ele...

    A potência depende de alguns fatores como trafo, falante e outros.

    Quanto maior a saída do trafo, maior a potência (respeitando, obviamente, os limites do CI)...

    Quanto menor a impedância do falante, maior a potência... porém, cuidado nesse ponto, ou você vai acabar vendo seu CI virar torresmo...


    Aconselho você a usar um alto falante de 8 Ohms, ou dois de 16 Ohms (paralelo) ou ainda dois de 4 Ohms (serie).

    Cuidado com a ganancia por potência, vc nao vai usar nem metade disso e pode perder seu power...

    ATENÇÃO PRA DISSIPAÇÃO DE CALOR!!!
    Sempre use dissipador e pasta térmica.


    Recomendo testar um trafo de 24+24 (que depois de retificado será ~ 24 * 1,4) junto com falante de 8 Ohms

    Se precisar tenho um esquema de fonte simétrica 24+24...


    Boa sorte!!!

    Abraço!!!

    Rikrdo
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Rikrdo
    · votar


    BettoSatriani

    no projeto dizia que o transformador da fonte tem que ser 35-0-35 e 6A.

    Atenção!
    O projeto exige fonte simétrica +35 -35V/ 6A, então o trafo deve ter 35V / 1,4 que resultam em torno de 25V. Um trafo comercial para essa aplicação seria 24+24V como foi muito bem lembrado pelo Igormusic.

    BettoSatriani
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Pessoal, nem sei como agradecer pelas dicas de todos.

    Vou postar os links das fotos das placas que eu fiz, estão meio empoeiradas pq deixei meio de lado por falta de tempo, mas to retomando o projeto novamente.
    A pci da fonte é a que ficou tosca e creio que errei nos diodos (na época não achei uma ponte então coloquei 4 de 1A cada, mas acho que está errado, e coloquei tmb um regulador de tensão 7809 para o pré que peguei do Handmades):
    Pré: http://img527.imageshack.us/img527/809/p1140826.jpg
    Amplificador: http://img37.imageshack.us/img37/7662/p1140828.jpg
    Fonte: http://img193.imageshack.us/img193/9236/p1140829.jpg

    Se precisar tenho um esquema de fonte simétrica 24+24...
    Vou querer sim, Igor, meu email é humbertowc@hotmail.com, obrigado.

    Qual falante seria melhor pra esse caso? 12" ou 15"?

    BettoSatriani
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: BettoSatriani
    · votar


    Foi mal, post duplicado.

    Igormusic
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    BettoSatriani
    Ja add, te mando o esquema por lá...

    Qual falante seria melhor pra esse caso? 12" ou 15"?
    Cara... não é uma regra... mas pra evitar mais dúvidas, dores de cabeças e afins, 12" é o que há pra guitarra...
    Falo isso dando minha opinião, claro... mas obviamente muita gente concorda... muita mesmo hehe
    Se não me engano, tem um Fender ai da vida com falante de 15"...

    Mas a proposta de falantes maiores é fornecer graves mais fortes e definidos... ou seja, qse q se descarta seu uso pra guitarra...

    Uma boa pedida é o Eminence Legend 1258 (na Musical Grellmann)... e tem um cara vendendo um desses no handmades... dá uma olhada lá... qq coisa te passo o e-mail dele...

    E suas placas não estão feias, só sujinhas hehe ;)
    P.S: Vai alimentar o pre com bateria??? =O

    Abraço!!!
    Boa sorte!!!

    BettoSatriani
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    P.S: Vai alimentar o pre com bateria??? =O

    kkkkkkkkkkkkk, não, não.
    É que deixei o projeto de lado alguns meses pq na época o cara da loja havia me mostrado um transformador de 6A (o que se pedia no projeto) e o bagulho era quase do tamanho daqueles potes de sorvete de 1L , eu disse ''putz, como eu vou colocar esse troço junto com as placas?".
    Daí que eu esperei pra fazer mais pra frente ou achar uma solução melhor, e o prézinho ficou como o modelo original do Handmades, eu fiz ele primeiro só pra testar, achei massa e tive coragem pra confeccionar as outras placas. Na placa da fonte eu coloquei um regulador 7809 pro pré, só não sei se fiz certo...=/
    Vou postar um esboço depois mostrando o esquema pra ver se ficou certo.
    Vlw.
    Abrçs.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a TDA 7294 - pode-se usar um transformador de amperagem menor?