Construíndo um Atenuador de Potência - Tutorial

Autor Mensagem
carlos adolphs
Veterano
# out/11
· votar


Ramsay
AhAá!Vou só dar uma dica, depois vc prossegue pensando.O que acontece quando vc tem uma ponte equilibrada?Se for com um medidor ele marca zero.Se eu começar a desequilibrar, o medidor vai para um lado ou para o outro.Bem se eu injetar uma AC em uma ponte, vai haver uma corrente que é proporcional ao diferencial entre os ramais.Se equilibrado, nada circula, se eu atuar um pot e começar a desequilibrar, a corrente vai começar a circular proporcionalmente, aí...O resto é com vc...

edalko
Veterano
# out/11
· votar


Opa.

legal que reativaram esse tópico, porque só agora vi que o ANTIGO projeto mudou!!!

E eu usando o meu atenuador feito pela versão antiga! Caspita!

Já há dias quis perguntar pro Ramsay uma dúvida, mas ele nao respondeu aos meus apelos!!! (qual seu MSN???).

Esses dias fui usar o atenuador (mod. antigo) ne meu amp e pude perceber nitidamente que o falente estava trabalhando como se estivesse com uma potencia ali ou grave abusrdo, tanto que ele tava até dando umas engasgadas... pensei que era válvulas ou algo do tipo, porém aí que me dei conta que tava com o atenuador ligado. Desliguei, e o som voltou ao normal. Sorte que não fu*** meu falante, senao o preju era grande... Oxalá o amp...

Então, vi que nesse seu novo projeto vc usa um resistor de 25/100 em serie com outro de 100/100 e um paralelo de 25/100.

O que mudou, substancialmente nesse novo projeto?
Porque o fixo tem que ser de 25r e não de 30r?

O meu, projeto antigo, pode vir a danificar o amp?

Aquelas obsservações, graves, do zefonseca, foram corrigidas?

Abraços

edalko
Veterano
# out/11
· votar


Ramsay

Olá, fui dar uma comparada entre o projeto original e o seu projeto retificado, e vi que vc apenas trocou o resistor de 30R100W por um de 25R100W, porém colocou em série com outro de 100R100W.

Na prática, está igual ao meu atenuador que, ao inves de eu usar o seu resistor de 30R100W (projeto original) eu já havia substituido ele por um de 100R100W, para dar maior atenuação, com resultado BEM satisfatório.

Nesse seu projeto, então, vc tem um resistor de, praticamente, 125R100W, com vários estágios de atenuação.

Creio que nem precise tanto, pois eu usando um de 100R100W tenho uma atenuação ótima.

Deste modo, creio que meu atenuador não precise de nenhum ajuste!!!

Porém, o que me encuca são as considerações do Zefonseca, no que diz respeito ao nao casamento de impedâncias, bem como aquela impedância final de 180ohms !?@!

Isso existe? Mas isso foi corrigido no projeto??
Usar um resistor de 100R100W ao inves de 30R100W interfere naquele resultado apontado (180ohms???).

Vi que vc fez varios agradecimentos a ele, mas enfim, em que pé ficou essa discussão sobre as impedâncias??

Porque meu falante agiu de forma completamente desordenada com o atenuador, como se ele estivesse recebendo um apotencia excessiva???

Abraços

Ramsay
Veterano
# out/11
· votar


edalko

Não se preocupe que com o seu atenuador tá tudo certo.

O problema levantado pelo Zé Fonseca foi corrigido na versão upgrade e é relativo ao fato de que o resistor fixo de 25 ohms (30 ohms no seu caso) tem que ficar em paralelo com a saída do amp e não em paralelo com o alto-falante como acontecia na versão anterior.

O seu alto-falante age de forma desordenada com o atenuador, porque com altos níveis de atenuação, como o obtido com um resistor de 100 ohms em série, o som perde qualidade mesmo.
Isso acontece com quase a totalidade dos atenuadores de potência existentes. Ou seja, quanto maior a atenuação, maior a degradação do som.

E esse valor de 25 ohms do resistor fixo faz parte do projeto original do atenuador Airbrake da Dr.Z.

BJKGUITAR
Veterano
# mai/14
· votar


Com todos esses posts, cálculos e pitacos do adolphs, alguém sabe se eu posso construir exatamente o que está no esquema e vou conseguir domar um tremendão T3 de 100w e 8 ohms?

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jun/14 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


Quero montar um circuito, para um amplificador de 5W, com impedância de 8 ohms. Desenhei um circuito e queria só a opinião dos técnicos antes de montar
Fiz um divisor de tensão básico, o falante vai estar em paralelo com R2

---------\\R1\\---------\\R2\\\---------

considerando a potência de 5W e a impedância de 8 ohms

R1: 5.6 ohms, P=5W
R2: 4.7 ohms, P=1W

Ramsay
Veterano
# jun/14
· votar


Honestamente falando, não sei pra que usar um atenuador de potência em um valvulado de apenas 5W. Eu uso o meu, mas em amp de 100W.
E vc não informou qual seria a impedância do alto falante utilizado.

De qualquer forma, se vc ligar o amp nesse divisor resistivo com esses valores de R1 e R2, em poucos minutos as válvulas e o trafo de saída vão fumaçar e queimar, simples assim...

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jun/14 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


Ramsay
a impedância do falante é 8 ohms, a do trafo se saída tmb. calcule de forma que a impedância total seja próxima do valor de saída. medi a resistência elétrica do falante e deu 8 ohms, porque queimaria?

quero um atenuador porque 5w são suficientes para me deixar surdo, tocando com o volume no talo.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jun/14
· votar


^up^

Ramsay
Veterano
# jun/14
· votar


Luiz_RibeiroSP

Fiz uns cálculos aqui (erro meu de avaliação) e você pode usar esses valores para R1 e R2 sim, sem queimar o amp, mas, sugiro que a potência de R2 seja também de 5W, porque 1W é pouco e se bobear pode torrar R2.

Mas, pra preservar a saúde do amp, o ideal seria vc usar 1 resistor de 8 ohms por 5W ligado nos bornes de saída do amp e em série com o alto falante usar um resistor de 4 ohms por 5W.
Isso casaria a impedância e propiciaria uma carga constante para o amp.

Esses resistores (4R7 e 8R2) por 5W vc encontra na loja Multcomercial.
http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_5670_4689_Resi stor-de-Fio-AC05-5W

Mas, faça isso por sua conta e risco, porque esses atenuadores "justos" costumam encurtar a vida das válvulas e do próprio amp valvulado.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jun/14
· votar


Ramsay
e não entendi. então eu vou ter um resistor de 8R paralelo ao (falante+4R)

a resistência em série vai ficar: falante+4R= 12R

a resistência total vai ficar: (8x12) / 8+12 = 4,8R.

acho que não entendi o circuito porque o valor de saída do amp é 8 ohms

O que é um circuito justo? a potencia que os componentes suportam que esta muito no limite?
no caso meu circuito vai ter uma resistência em serie formada por R1 e R2, isso não daria uma carga constante? e porque precisa de uma carga constante se só o falante sozinho vai ter uma indutância maior ainda, ja que a resistência elétrica do fio vai ser menor que os resistores?

Ramsay
Veterano
# jun/14 · Editado por: Ramsay
· votar


Luiz_RibeiroSP

Realmente vc não entendeu!!
O resistor de 8 ohms vai ficar ligado (em paralelo) ao jack de saída do amp e não aos terminais do alto falante.
Como a impedância de saída do amp é de 8 ohms, com esse resistor de 8 ohms ligado em paralelo, a impedância do amp vai cair para 4 ohms (8 em paralelo com 8 é igual a 4ohms).
Daí, vc pega um resistor de 4 ohms e liga entre o terminal (+) do alto falante e o fio que era soldado nele.

Ligado assim, a impedância do amp com o alto falante vai estar casada e a potência do amp vai ser reduzida para 2.5W, deu pra entender agora??

BJKGUITAR
Veterano
# jun/14
· votar


Dá pra ninguém responder o meu lá não?! Tipo um projeto exato que é só reproduzir e beleza?

Ramsay
Veterano
# jun/14
· votar


BJKGUITAR

Que projeto??

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jun/14
· votar


Ramsay

O resistor de 8 ohms vai ficar ligado (em paralelo) ao jack de saída do amp e não aos terminais do alto falante.

a ligação eu entendi, foi isso mesmo que eu estranhei, ligar um resistor de 4 ohms na saída de 8 ohms vai dar um excesso de corrente. ligando uma carga paralela vai diminuir ainda mais a impedância total. A intenção não é fazer um circuito resistivo que tenha resistência equivalente a 8R?

Ramsay
Veterano
# jun/14
· votar


Luiz_RibeiroSP

Acho que vc ainda não entendeu!!

O resistor que vc vai ligar na saída de 8 ohms é o de 8 ohms e não o de 4 ohms.
O resistor de 4 ohms vai ser ligado em série com o alto falante, ou seja, corta o fio que vai ligado no terminal (+) do alto falante e liga uma das pontas do resistor de 4 ohms no fio que vc cortou e a outra ponta do resistor no terminal (+) do alto falante.

Se vc não entendeu o esquema, então é melhor nem tentar, porque corre o risco de danificar o seu amp.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jun/14
· votar


Ramsay
me expressei mal. me referi ao resistor de 4R porque a resistência equivalente do circuito proposto vai ser esta.

8 ohms em paralelo com o falante(8R) mais o resistor em serie com o falante.

vou tentar desenhar o circuito que entendi

-------------------/8R/----------------
-----/falante de 8R/-----/4R/------

essa resistência equivalente vai ter o valor de 4,8R, como calculei ai em cima.

Ramsay
Veterano
# jun/14 · Editado por: Ramsay
· votar


Luiz_RibeiroSP

Então tá, eu vou tentar explicar de outro jeito.
Esquece estes cálculos que vc fez, porque, na prática, eles não funcionam.

Os princípios básicos do atenuador, objeto do tópico, que uso há anos, com sucesso, são os seguintes:

1) colocar no jack de saída do amp (em paralelo) um resistor de igual valor a impedância de saída do amp, ou seja, se a impedância de saída do amp for de 4 ohms, um resistor de 4 ohms, se for de 8 ohms, um resistor de 8 ohms e por aí vai...

2) Colocar em série com o alto falante um resistor a sua escolha que pode ser tanto de 4 ohms, como 8 ohms, 16 ohms, 47 ohms ou maior se vc quiser.
Quanto maior o resistor ligado em série com o alto falante, maior a redução de potência.
Eu só sugeri 4 ohms ligado em série com o alto falante para a potência cair pra 2,5W. Mas, se quiser vc pode até usar 100 ohms ou mais.

Eu não espero que vc entenda, mas, sim que aceite que esse é o conceito básico e que funciona em se tratando de atenuadores resistivos confiáveis.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Ramsay
E aqueles atenuadores de tantas dilmas funcionam assim?

BJKGUITAR
Veterano
# jun/14
· votar


Ramsay
do atenuador...

Do primeiro post até esse houve muita mudança.... não tem um fechamento. Algo do tipo: "Façam isso aqui e vocês terão um atenuador"

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jun/14
· votar


Ramsay
nossa, complicado, pensei que seria mais simples. Não entendi porque esses cálculos não funcionam na praticam já que usei a potencia RMS.
Achei um circuito, do tipo que descreveu

circuito , acho que chama airbrake.

este tutorial esta neste site ->http://www.tdpri.com/forum/shock-brothers-diy-amps/308969-diy-attenuator-clips.html

BJKGUITAR
achei este site, ta usando um circuito parecido com o que postei.

http://diy-fever.com/misc/l-pad/

Ramsay
Veterano
# jun/14 · Editado por: Ramsay
· votar


Luiz_RibeiroSP

Na verdade, vc pode usar sim os resistores nos valores que vc calculou, inclusive, achei bem interessante o calculador do site
http://diy-fever.com/misc/l-pad/

Mas, o problema desses atenuadores "justos" (que são calculados certinho) é que junto com a atenuação, eles detonam o som da guitarra.

O atenuador que uso com sucesso a 4 anos é baseado no Dr. Z Airbrake que é considerado um dos atenuadores que menos deterioram o som da guitarra.

E é por isso que eu tentei explicar de outro jeito, ou seja, mostrando o que funciona sem deturpar significativamente o som da guitarra.

Ramsay
Veterano
# jun/14 · Editado por: Ramsay
· votar


Do primeiro post até esse houve muita mudança.... não tem um fechamento. Algo do tipo: "Façam isso aqui e vocês terão um atenuador"

BJKGUITAR

Desde Maio/2010 que eu uso o atenuador de potência baseado no Dr.Z Airbrake com 3 resistores de 100W, mas, nesses 4 anos de uso, percebi que o resistor de 30 ohms é inútil, porque atenua muito pouco.

Então, após todo esse tempo eu afirmo:
Para ter um atenuador efetivo e confiável, você terá que fazer o seguinte:
1) Compre um resistor de fio metálico de 25/27ohms da mesma potência que o seu amp valvulado e ligue-a nos bornes de alto-falantes do amp valvulado.

2) Compre um resistor de fio metálico ajustável (com 3 taps que serão ligados nos plugs) de 100/150 ohms e ligue-o em série com os alto-falantes e ajuste os taps a sua vontade.
Se quiser, pode pôr tudo numa caixa, e este é o atenuador final, simples assim...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Construíndo um Atenuador de Potência - Tutorial