2 saidas de 4 ohms e usando caixas de 4 ohms e 8 ohms.

    Autor Mensagem
    louciffer
    Veterano
    # jan/10


    Olá!
    minha dúvida é seguinte: tenho um cabeçote (behringer BX4500H) e nas saidas para as caixas diz 4 ohms, acabei comprando uma caixa de 15 polegadas de 8 ohms e outra com 4x10 de 4 ohms. Na hora que comprei eu falei com o vendedor que tinha que ser 2 de 8 ohms para fechar os 4 ohms do cabeçote, fui ver só em casa que a 4x10 era 4 ohms. Tem algum problema de usar as duas caixas nas duas saídas do cabeçote? mesmo elas tendo ohms diferentes?
    Desde já agradeço qualquer ajuda!
    ;)

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    louciffer
    Cara, vc só poderá ligar (duas) caixas de 8 ohms nele, ou uma de 4 ohms. Caso contrário ele queimará.
    Abç

    louciffer
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    bah véi, vlw pela resposta
    acontece que já liguei ele pra testar e tals, até forcei o volume. Acho q dei sorte então. Não vou mais ligar ele por enquanto. Será que existe uma solução para usar as duas caixas juntas?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    louciffer
    Não existe; vc terá que comprar uma caixa 4X10 de 8 ohms, ou trocar essa que vc tem, pois, no total, ao ligar as suas atuais caixas, vc estará trabalhando com a impedância de 2,66 ohms, e isso força os transístores de saída, e o circuito, gerando superaquecimento e queima. Outra solução seria comprar uma caixa 2X10 (8ohms) para combinar com a 1X15, e usar a 4X10 sozinha.
    Isso lhe daria muito mais versatilidade e menor peso para carregar.
    Abç

    louciffer
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Obrigado pelos esclarecimentos Mauricio!
    Por enquanto vou usar só a 4x10.

    bugrote
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    ae Mauricio Luiz Bertola,

    e se o cara liga um resistor 3r9 de 25W em série com a caixa não adiantaria?

    DotCom
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    e se o cara liga um resistor 3r9 de 25W em série com a caixa não adiantaria?

    Depende... Sai som de resistor?

    bugrote
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    n entendi essa de som de resistor... enfim...

    mudando então, calcular para uma bobina, q dê 4ohms, e frequencia maxima de.... sei la uns 500hz, ajudaria?

    DotCom
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    bugrote
    Eu explico: Colocar um resistor simplesmente diminuiria a potência enviada ao falante, diminuindo a eficiência da caixa. O mais eficaz seria trocar o falante por um de 8 ohms.

    bugrote
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    a sim... a questão é q é uma caxa selada com 4 falantes de 10", + um tweeter, e o loco pediu se da pra liga ela num ampli de duas saidas para caxa de 8ohms cada, como uma é de 4ohms poderia ligar um resistor ou uma bobina de 4ohm em serie, somando assim os 8ohms pedidos pelo ampli... saca?

    tipo se n me engano o calculo de impedancia + resistencia é

    a raiz quadrada da impedancia² + resistencia², q nesse caso n ia muda muita coisa, ja q o resultado seria 5,6ohms

    é.... sei la

    DotCom
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    bugrote
    tipo se n me engano o calculo de impedancia + resistencia é

    a raiz quadrada da impedancia² + resistencia², q nesse caso n ia muda muita coisa, ja q o resultado seria 5,6ohms


    Na verdade, a impedância é a soma complexa de resistência com a reatância. Z² = R² + X²

    Porém, a reatância varia com a frequência, com isso a impedância também. Mas para efeitos de cálculo, tratamos a impedância como se fosse resistência.

    cacobass
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    olá a todos,
    Sou novo por aqui como usuário, mas já utilizo esse espaço há tempos para ter opiniões a respeito dos equipamentos, instrumentos etc... e é muito valido para tomada de decisão...
    Estive lendo os tópicos sobre cabeçote + caixa, impedâncias etc, ... e meu caso é bem parecido porém, se difere pelo fato das saídas do meu ampli serem 8OHms. o que acontece é que tenho uma caixa de 2x10 que dão 4 ohms (projeto hand made Ampeg SVT.. falante Selenium)... e quero adicionar uma 1x15 8Ohms.... tbm handmade Ampeg SVT com falante selenium 15PW5.

    ENTÃO VAMOS AS DÚVIDAS:
    1)Se eu fizer a inversão dos falantes 10' para série, terei 16Ohms, ok? o que eu poderia fazer para deixar esta caixa (2x10) com 8 Ohms? ou pelo menos próximo a isso ? Pensei em ligar um drive pois o modelo da caixa permite isso... qual tipo de drive eu deveria usar (impedancia)?

    2) Outra dúvida é:
    1 saída 8Ohms = 1x15 8Ohms - OK
    1 saída 8 Ohms = 2x10 4oHms - se considerar que no manual o ampli diz que a impedância mínima suportável é 4Ohms... seria possível usar essa combinação?
    Eu sei que este assunto é bastante debatido aqui, mas não encontrei respostas aqui em outros tópicos!

    Obrigado

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    cacobass
    Vc não poderá ligar a de 4 ohms, pois geralmente essas saídas, ao se ligarem duas, funcionam em paralelo, no que resultará numa impedância total abaixo dos 4 ohms permitidos. O amp queimará.
    Colocar driver nas caixas de 2X10 também não adiantaría. O ideal é convertê-las para ligação em série e obter 16 ohms. Assim, ao ligar junto à 1X15 o impedância resultante será maior que 8 ohms, a potência cairá, mas o SPL vai aumentar, bem como o fatôr de aquecimento dos transístores de saída reduzir-se-á.
    Abç

    DotCom
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    cacobass
    Qual o amplificador em questão? Cada caso é um caso.

    cacobass
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Bertola
    Valeu!

    DotCom
    é MW250 da Meteoro, com pré amplificado! Lançamento deles.... até agora to curtindo....

    DotCom
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    cacobass
    Então, é o que o bertola falou mesmo.
    As saídas são em paralelo. Com isso, você pode ligar UMA caixa de 4 ohms, ou DUAS de 8.
    Enfim, a impedância final pode ser MAIOR que 4 ohms, mas não deve ser MENOR.

    Em uma outra comunidade, o rapaz ligou os falantes (8 ohms) da 4x10 dele todos em paralelo (impedância final de 2 ohms). Resultado, no primeiro show ele estourou dois falantes, e deu sorte de o amplificador não ter ido junto.

    Sobre sua 2x10, se ela tem dois falantes de 8 ohms, não tem o que fazer não. Ou faz 4 ohms com os falantes em paralelo, ou 16 com os falantes em série.

    cacobass
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    DotCom
    Valeu, me ajudou um monte! Abçs

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    cacobass
    Faça o que o DotCom sugeriu
    16 com os falantes em série.
    Funciona bem, pois a caixa vai funcionar mais na região de médios-graves e o nosso ouvido tem um ganho maior nessa faixa, que compensará a queda de rendimento da caixa com 16 ohms, e a impedância final ficará em 5,33 ohms, o que é bom para o ampli.
    Abçs.

    cacobass
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    carlos adolphs

    blza! vou fazer essa ligação mesmo, meu medo era mexer e acabar queimando o ampli ou os falantes! Mas agora estou tranquilo! sabe que qquer investimento em musica tem que ser bem aproveitado... rss

    Valeu! Abçs

    BoKaUm
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    cada vez que ouço falar em ohmns, e etc, mais fico com medo de comprar um valvulado e estraga-lo por conectar na saida errada...

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    BoKaUm
    Os SS(transistorizados) também tem este tipo de problema, então tanto faz vc comprar um ou outro.Não tenha medo, use o Google ou a busca do FCC e aprenda à respeito.Abcs.

    DotCom
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    BoKaUm
    A coisa é simples.... O amplificador tem uma impedância "ideal" (que ele vai fornecer o máximo de potência possível sem queimar). Só é comprar caixas que tenham essa impedância e tá tudo certo.

    Quando você vai comprar cordas pra seu instrumento, você não compra da mesma medida que a atual? Pra amplificadores é a mesma coisa, você vai comprar uma caixa que se adeque aos parâmetros que você precisa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 2 saidas de 4 ohms e usando caixas de 4 ohms e 8 ohms.