Caixas e mixer ao invés amplificador

    Autor Mensagem
    Verbose
    Veterano
    # out/09


    Já vi alguns posts similares. Mas não foram exaustivos no tema.

    Andei pensando em comprar um amplificador novo (atualmente tenho um Marshall MG10 e um Fender Frontman de 15w), o tamanho do amplificador influencia no timbre e além disso queria pegar um valvulado.

    Mas andei conversando com um amigo que tem um home estudio e ele me sugeriu que eu ligue a minha pedaleira (Korg Ax1500G) num mixer (que ainda não possuo, mas potencialmente seria um Behringer Xenyx de 8 ou 10 canais) em uma caixa para reproduzir o som.

    Assim aproveito que a minha pedaleira emula diversos tipos de amplificadores (não fico na dúvida de qual comprar) e ainda posso ligar outros instrumentos, voz, etc.

    * Queria saber se acham isso uma boa sugestão.
    * Em caso positivo, qual caixa seria boa para o caso? (olhei já diversas aqui na internet, ainda não escutei nenhuma ao vivo, mas como é uma consulta preliminar...).

    Meu som varia de Beatles à Metallica, passando por Ramones e tudo o que se classificar como Rock.

    Valeu.

    LeandroP
    Moderador
    # out/09
    · votar


    Verbose

    É uma boa alternativa sim, tendo em vista que você tem uma pedaleira que simula amplificadores consagrados e caixas. Como foi recomendado, você ainda pode compartilhar o equipamento com o vocal, teclado, etc... Mas sei lá, consideraria isso como uma segunda opção e compraria primeiro um bom valvulado, que não "crunchasse" com facilidade pra você ter varsatilidade (sons limpos).

    Bog
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Verbose

    Opa! Eu sou adepto ocasional desta solução: ligo simuladores (normalmente, analógicos, SansAmp) num mini-PA de vez em quando, apesar de ter meus valvuladinhos para brincar. Mais curioso é que ontem mesmo eu fiquei 3 horas brincando com um setzinho assim lado a lado com um valvuladinho.

    Tem várias coisas a se considerar aí. A primeira é que, infelizmente, NENHUMA solução "alternativa" que eu conheça tem o mesmo efeito do valvulado. Nem mesmo de um valvuladinho de 10w com 2 valvulinhas. Você pode até conseguir uma boa distorção, similar àquela dada pelo preamp valvulado, usando pedaleiras, pedais analógicos e até uns pedais com preamps valvulados. Mas a dinâmica e maciez do power amp do valvulado no sweet spot, eu só consigo encontrar no valvulado - e só quando o mesmo está no sweet spot. Não é exatamente uma diferença no timbre, mas sim na resposta.

    Se você estiver ciente disso, a opção pelo PA vale por alguns motivos:

    1. Versatilidade. Eu costumo ligar assim exatamente por isso: vai microfone, guitarra e acompanhamento em MP3, tudo num volume razoável e com um timbre legal. Se você tiver uma drum machine, looper ou coisa do tipo, é uma solução MUITO legal.

    2. Portabilidade. É uma boa para situações emergenciais, para quando não vale a pena ter um amp reserva (e você toca num lugar que tem PA). Também é bom quando você quer amplificar voz, guitarra e acompanhamentos sem ficar carregando muita coisa - eu aqui levo tudo na garupa da bicicleta.

    3. Esta solução oferece bons resultados em baixos volumes. Quando um bom valvulado chega no sweet spot, tem essa dinâmica suuuper legal e um crunchzinho cremoso, ambos imbatíveis, mas quando o volume é muito baixo, a diferença não é tão gritante assim. Não que o valvulado fique ruim, e só que o som não fica tão melhor assim do que um bom simulador ligado em um bom PA.

    4. Com 2 caixas, você consegue posicionar o seu som de um jeito mais amplo, além de poder usar efeitos em stereo.

    5. Sinceramente, a maior parte das pessoas não nota diferença alguma.

    Se essas vantagens são o suficiente para que você não fique para sempre roendo os dedos por não ter um valvulado, vai fundo. Eu particularmente não me encaixaria neste grupo, e brinco dos dois jeitos.

    Quanto a modelos, depende muito do tamanho do teu bolso e das caixas. Soluções pequenininhas podem ser como a minha atual, um ou dois Roland CM-30, que dispensam mixer externo. Uma opção um pouco maior, para pequenas apresentações, seria um amp de violão ou teclado - normalmente, esses amps são mini-PAs com algumas características de bônus, e também dispensam o mixer. A Roland também faz amps bons e "compráveis" nesta área. Depois, ainda tem os pequenos kits-PA. Aqui no Japão, o que mais vejo é o Yamaha Stagepas, que tem versões com uma ou duas caixas de 150 ou 250w. Ambos já vêm com um mixer incluído. Para caixas maiores... não sei, já que nesses casos, normalmente estamos já falando de barzinhos que têm os seus próprios PAs. Mas nesses lugares eu só toco violão, e sem perguntar o preço do PA. =P

    Liro_Points
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Verbose
    É sim uma boa sujestão, se for usar equipos bons é claro. Um brother meu usa ISSO e caixas com falante de 12''. Fica muito bom com boas pedaleiras, já usei várias vezes a minha GT-8...

    Verbose
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Então galera,

    Eu a princípio vou tocar em casa com amigos ou no máximo na casa de amigos. Como todo mundo gosta de cantar junto, pensei no mixer pra isso.

    O que eu pensei que talvez não ficasse legal era ligar tudo num amplificador de guitarra (um dos dois que já tenho). Queria mesmo era uma caixa que apenas amplificasse o sinal sem dar o timbre de guitarra.

    Vi que aqui no Brasil essa caixa da Roland (CM-30) custa 849 reais (só vi em uma loja pela internet). Já nos EUA encontrei por 195 dólares. Não é caro, mas sempre fico triste de ver o preço "gordo" depois da importação.

    Será que não temos uma similar nacional (mesmo que sem o mixer) para não gastar tanto em "gordura de importação"?

    O preço em si não me incomoda, incomoda é não dispor da grana toda no equipamento e sim em "taxas" de importação.

    Com relação aos amps, vi vários nacionais (Pedrone, Acedo, Tubeamp) fiquei com uma dúvida cruel. Eles oferecem vários modelos que são cópias fidedignas dos circuitos originais de outros amps. Será que não tem lei de patente pra isso?

    Falo isso porque sou engenheiro eletrônico e pensei que isso fosse regulado.

    A parte, tem tanta opção de amp que fico ofuscado com tanta oferta (esse tal capitalismo!).

    Abraços.

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Verbose
    Tem que ter cuidado com este recurso, pois exige um tempinho para regular tudo até ficar com um timbre bom. A line6 famosa pelas suas simulações que são praticamente plug and play, com outras marcas creio que o trabalho para timbrar é maior.

    Eu acho que seria mais garantido um amplificador de guitarra com loop, assim você liga a pedaleira no return (ou seja, usa a pedaleira como pré e dispensa o pré do ampli), seja num transistor ou num valvulado (é claro que o valvulado deve dar melhores resultados).

    DotCom
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Verbose
    Mesmo que os projetos sejam patenteados, mas se tratando de amplificadores de guitarra (não só eles, mas como é o assunto...), é facílimo clonar e dizer que não é clone...

    Outra: A china não respeita lei de patentes, e até onde sei cada país tem a sua. Com isso, o mais sensato para os fabricantes de amplis fazerem é criar e vender o seu...

    Bog
    Veterano
    # out/09
    · votar


    erico.ascencao
    amplificador de guitarra com loop

    Esta opção funciona bem para a pedaleira, mas não para a voz e outros instrumentos. Os falantes ainda vão engolir as frequências mais altas - é bem por isso que PAs e amps de violão usam falantes diferentes, quando não tweeters mesmo!

    Verbose

    Ligar tudo no amp de guitarra não fica bom mesmo... Eu realmente não posso te ajudar com modelos, já que não moro no Brasil, mas deve ter mini-PAs por aí sim. Para tocar em casa, provavelmente você não vai precisar de muita potência, né?

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Bog
    Nossa, sem querer eu desprezei estes requisitos de voz e outros instrumentos.

    jigo__
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    te deixei uma mp...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Caixas e mixer ao invés amplificador