Fender Blues Junior - Review

    Autor Mensagem
    _deep_
    Veterano
    # out/09 · Editado por: _deep_


    ola galera,

    Comprei esse ampo no inicio do ano e apos algum tempo de uso acho que posso fazer alguns comentarios sobre esse tao famoso amp.
    Vale lembrar que toco apenas em casa portanto raramente consigo usa-lo num volume legal para extrair o melhor timbre que ele pode oferecer, mas mesmo em volume moderado ja é possivel sentir mto bem do que ele é capaz.


    Especificacoes:

    - Serie: Hot Rod
    - 1 canal - 15W all tube
    - valvulas: 3 12AX7 no pre-amp, 2 EL84 na potencia
    - alto-falante Fender design (by Eminence) 12 polegadas 8ohm.
    - entradas: 1 guitar-in (parte dianteira), 1 FAT footswitch.
    - saidas: 1 saida para caixa externa (8 ohm)
    - reverb de molas Fender

    Tanto a saida para caixa externa qto entrada do footswitch sao apenas acessiveis pela parte traseira do amp.
    O amp nao tem loop de efeitos, portanto todos os pedais devem ser usados diretamente no guitar-in, inclusive os de modulacao, o que nao vejo como um problema pois na minha opiniao esse amp é ideal para blues e rock, logo poucos efeitos adicionais sao necessarios.
    No meu caso uso apenas um wah wah VOX e um TS9 para boost e/ou drive extra.

    Controles

    - botao FAT - boost de preamp
    - equalizacao: graves, medios e agudos
    - botao master: controla o nivel de volume da potencia (saida)
    - botao volume: controla o nivel de distorcao do preamp
    - chave liga/desliga

    todos botoes do tipo "cabeca de galinha" variam entre 0 e 12 (nivel).

    O Blues JR nao tem chave de stand-by tao tradicional em amps valvulados, logo vc deve deixa-lo ligado se quiser apenas manter as valvulas aquecidas.
    Os botoes de equalizacao fazem seu trabalho devidamente, apos encontrar o meu timbre, apenas mudo a equalizacao qdo troco de guitarra, fender+single coil adiciono um pouco de graves, ja epi les paul+ humbucker SD Seth Lover deixo graves em FLAT.
    O botao FAT é uma grande sacada, como falei serve p um leve boost de preamp, na pratica ela adiciona tambem medios e faz as notas praticamente "saltarem" do amp as deixando mto mais definidas e encorpadas.
    Sinto falta do footswitch para ligar/desligar essa chave, mas isso pode ser resolvido comprando o dito ou fazendo um caseiro conforme relatos do Mauricio Bahia, como nao tenho nenhum dos dois deixo a chave sempre ON.

    Acabamento

    - Tolex preto (especie de couro sintetico)
    - grade do falante em tecido cinza.

    O acabamento geral do amp é impecavel, nao encontrei nenhum detalhe que pudesse identificar como uma possivel falha no controle de qualidade.
    Apesar de ser um amp pequeno é bastante robusto e relativamente pesado devido ao alto-falante de 12 polegadas e transformadores, pesa uns 14 kg.
    Ele tem pezinhos de borracha q ajudam mto a conter as vibracoes do alto-falante.
    O tanque do reberb esta bem protegido, com acesso pela parte traseira do amp. As valvulas ficam visiveis na parte traseira e penduradas no chassi.


    Som

    O timbre desse amp, por tratar-se de um unico canal, vem da combinacao dos botoes Master e Volume (alem da equalizacao). Isso significa que timbre clean sera conseguido aumentando o Master e diminuindo o Volume o q tambem implica em um certo limite de volume para timbre totalmente clean ja que se vc aumentar tambem o volume vai tambem adicionando drive ao som.
    Outra caracteristica legal é que vc tambem consegue saturar as valvulas de power se deixar o botao Master no talo e o Volume nao mais que 2 ou 3. O resultado é o tao famoso timbre levemente crunchado.

    Creio que o limite de uso do Volume para timbre clean seja por volta do nivel 3, acima disso vc ja adiciona drive do preamp no timbre final e é ai que a outra magica acontece.....
    O botao Volume controla o nivel de drive valvulado, se usa-lo por volta do 7 vc consegue um timbre maravilhoso para blues, algo proximo ao do SRV. A medida que vai aumentando o volume consegue timbres mais saturados/rasgados "a la" ACDC.... a medida que aumenta o Volume vc deve diminuir o Master para nao derrubar as paredes da sua casa... hehehe

    O que mais me chamou a atencao qdo comecei a tocar com amp valvulado é a resposta do amp com relacao a forma que vc toca, ou seja vc consegue controlar o timbre na dinamica da palheta, alem disso fiquei impressionado com os graves definidos que so um falante de 12 polegadas proporciona, ou seja os graves estao presentes mas sem comprometer os agudos brilhantes, a nitidez/definicao das notas é incrivel mesmo em acordes com drive.

    Uso basicamente duas guitarras nesse amp, uma fender strato com captatores vintage e uma epiphone les paul standard com captadores Seymour Duncan - Seth Lover, o amp responde mto bem as diferencas entre os captadores, o drive obtido com os humbuckers é diferente e mais agressivo se comparado com o mesmo nivel de drive usando a fender.
    É possivel obter timbres para classic rock (led zeppelin, ZZ top, thin lizzy, SRV, Rory gallagher,kiss etc) tranquilamente apenas com o drive do amp.


    Veredicto

    Trata-se de um amp de baixa potencia(15w) e sem mtos recursos adicionais, é basico e "sem frescura" e sua proposta é oferecer otimos timbres valvulados em volumes relativamente baixos, principalmente para uso em estudios/gravacoes ou em casa, mas lembre-se que 15w valvulados tem volume suficiente para vc tocar com banda em ensaios e apresentacoes pequenas.
    Se voce procura um amp com essas caracteristicas com legitimo timbre valvulado fender que podera acompanha-lo pelo resto de sua vida esse é o amp ideal.

    Existem varias "mods" disponiveis para esse amp, mas nao diria que elas o deixam melhor, mas sim diferente, entao ai vai do gosto de cada um.
    Existem ainda la fora algumas edicoes especiais(e um pouco mais caras obviamente) que tem acabamento diferente (tweed por exemplo) e alto-falante Jensen, esse sim faz diferenca no timbre.

    Pros

    confiabilidade, otimo timbre, falante de 12 pol, reverb de mola fender, tudo que citei acima ;o)

    Contra
    preco injusto cobrado no brasil, la fora o preco é aprox. USD 500, ja aqui custa por volta de R$ 2500 nas lojas.

    Alguns caras que nascem com aquilo virado pra lua ja conseguiram comprar um usado em perfeitas condicoes por R$ 1700...(né ô da bahia??)

    De certa forma ter apenas um canal complica um pouco a dinamica de timbres diferentes na mesma musica por exemplo, ja que vc nao consegue alternar entre drive/clean sem quer que mexer em 2 botoes, mas nao chamaria isso de "contra" e sim de uma limitacao, afinal a proposta dele é essa mesmo (assim como ausencia de loop de efeitos e botao stand-by).

    ps. Nao tenho nada decente para poder gravar alguns samples, vou tentar gravar algo da filmadora mesmo, mas creio que o timbre ficara comprometido.

    LeandroP
    Moderador
    # out/09 · Editado por: LeandroP
    · votar


    _deep_

    Por ter só um canal, o loop não se faz tão necessário mesmo, como você disse.

    É um ampli que eu compraria, mas como uma segunda opção, pra ensaiar mesmo ou pequenas apresentações.

    Gostaria de ter um com pelo menos uns 30w, pra não distorcer a potência dele (em sons limpos).

    Parabéns pelo ampli e pelo review. Meu amigo tem um, deixa eu tocar, mas não deixa eu ficar uns dias com ele na minha casa. Sempre inventa uma desculpa (bixo miguelado °.°)

    _deep_
    Veterano
    # out/09
    · votar


    LeandroP

    seus problemas acabaram!!!! tudo q citou ja esta disponivel no Blues Deluxe ;o)

    MundoGuitarra
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Gostei muito do review, é isso aí, sempre repito: é um baita amp, se microfonar, não tem nada de junior, tem alma de amp gigante!

    abraço

    LeandroP
    Moderador
    # out/09
    · votar


    _deep_

    Sabe que o meu problema não é nem falta de modelos, mas de outra$ coi$a$.

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    _deep_: Alguns caras que nascem com aquilo virado pra lua ja conseguiram comprar um usado em perfeitas condicoes por R$ 1700...(né ô da bahia??)

    Quem procura acha!!! Caiu do céu não. Alías, foi R$1.650,00 a vista e buscando na casa do cara, heheh. \o/

    ps. Nao tenho nada decente para poder gravar alguns samples, vou tentar gravar algo da filmadora mesmo, mas creio que o timbre ficara comprometido.

    Tem 500 vídeo no Youtube! Nem precisa eu acho.

    Excelente review por sinal. Assino embaixo tudo o que disse!

    Abs

    MundoGuitarra
    Veterano
    # out/09
    · votar


    MauricioBahia

    Quem procura acha!!!

    G.A.S!!!! hahaha

    falou!

    MundoGuitarra
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Agora que vi no anúncio, achei hilário

    O amplificador está com a aparencia um pouco danificada pois pintei e colei adesivos nele lá nos EUA, para faze-lo ficar com uma cara de usado pra passar pela alfândega brasileira na volta, e me livrar da taxa de importação!

    hahaha, falou!

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    MundoGuitarra

    huauhahua. E foi verdade. Mas eu limpei tudo, colei alguns cortes com Super Bonder e ficou novinho! O cara comprou em Abril deste ano numa evento que ele participou. ele é guitarrista da banda " Cabaret".

    Abs

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    _deep_

    Cara, tem umas mods interessantes pro Blues Jr.

    http://home.comcast.net/~machrone/bluesjunior.htm

    http://amps.msorensen.net/bjr.html

    Esse pra ter mais controle médios eu vou fazer pq é muito mole:

    http://billmaudio.com/wp/?page_id=58

    Abs

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Tentei abrir meu Blues Jr. pra fazer a TwinStack Mod mas é muuuito chato acessar aplaca e desisti. Pelo menos tirei uma foto legal (Hires) do bicho (sem os parafusos na placa):

    http://img128.imageshack.us/img128/5905/fenderbluesjunirmaurici.jpg

    Abs

    EDER R SANCHES
    Veterano
    # out/09
    · votar


    MauricioBahia
    Você mesmo vai tentar as mods do blues junior ou vai pedir para alguém fazer?

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    EDER R SANCHES

    Eu mesmo vou tentar já que tenho alguma experiência na montagem de pedais. Mas não farei todos os MODs. O primeiro será um que é só colocar um jumper, que é o TwinStack Mod. Esss mod amplia a gama de médios do amp. Cheguei a abrir o amp hoje, mas percebi que pra abrir é necessário paciência...

    Abs

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Hoje fui na Made in Brazil do Sopping Anália Franco e me deparei com um Blues Junior, e logo pensei: "É agora que eu testo um valvulado". Dei uma de João sem braço e consegui testá-lo com uma strato Squier California (com humbucker na ponte).

    Bem, não deu pra testar em condições ideais. Além de eu já ser meio tímido pra testar coisas na cara-de-pau (sem a real intenção de levar), o cara pediu pra testar baixo pra não incomodar muito. Coloquei o master no 2 e o volume no 2, mas com isso já deu pra sacar um pouco da dinâmica de um valvulado: sentando a mão nas cordas, o timbre começava a querer crunchar - só não crunchava pela falta de volume, creio eu.

    Não foi um teste dos mais válidos, mas deu pra ter noção do que significa 15W num valvulado: é mais do que suficiente pra tocar em casa. Pra shows eu tenho minhas dúvidas, já que usando-o no talo o som limpo vai pras cucuias (ainda mais com EL84 no power).

    Skandeer
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Hoje fui na Made in Brazil do Sopping Anália Franco e me deparei com um Blues Junior, e logo pensei: "É agora que eu testo um valvulado". Dei uma de João sem braço e consegui testá-lo com uma strato Squier California (com humbucker na ponte).

    Bem, não deu pra testar em condições ideais. Além de eu já ser meio tímido pra testar coisas na cara-de-pau (sem a real intenção de levar), o cara pediu pra testar baixo pra não incomodar muito. Coloquei o master no 2 e o volume no 2, mas com isso já deu pra sacar um pouco da dinâmica de um valvulado: sentando a mão nas cordas, o timbre começava a querer crunchar - só não crunchava pela falta de volume, creio eu.

    Não foi um teste dos mais válidos, mas deu pra ter noção do que significa 15W num valvulado: é mais do que suficiente pra tocar em casa. Pra shows eu tenho minhas dúvidas, já que usando-o no talo o som limpo vai pras cucuias (ainda mais com EL84 no power).


    Dá para resolver o problema do ganho substituindo a primeira válvula com uma de ganho menor, isso se vc quiser, pois para mim o AMP é perfeito, mesmo com os groove tubes chineses. Mas uma coisa da qual sinto falta: um SEND /RECEIVE. Olhando o diagrama elétrico existe uma possibilidade de interconexão no pino 7 da V2B (quem interessar, pode baixar o esquema no site da Fender, Hot Rod Series). Alguém já fez ou conseguiu esquema deste MOD? Se for possível sem muita intervenção, ele viraria quase um Deluxe em termos de timbre né?

    betho
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    tem como colocar o interruptor fat , no blues junior se

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fender Blues Junior - Review