Marshall VS100 x Peavey Classic 30W, confiram:

    Autor Mensagem
    janick
    Veterano
    # out/09


    Então, eu tenho um Peavey Classic 30W. E costumo ensaiar em um estúdio daqui de Belo Horizonte, que tem um Marshall VS100 Head + Caixa 412 da Marshall, da linha AVT150, equipada com Celestions.

    Costumo alternar entre os ensaios, ou usando meu Peavey Classic ou o VS100. Conheço bem os 2 amplificadores, mas nunca tinha tirado um tempo para testar eles lado a lado, sem a banda tocando. Ontem, tive a chance de tirar uma meia hora, já que não tinha nenhuma outra banda depois de nos, pra ficar brincando la.

    No que eu liguei os dois, lado à lado, e comecei, realmente, constatei a diferença. A diferença, da qualidade dos falantes, entre o Sheffield da Peavey e os Celestion's da Marshall, é AVASSALADORA. Muito mais definição e punch no head da Marshall, ponto pra eles. Depois, para não deixar a competição injusta, liguei a saida do peavey em uma Randall 412. Mas, mesmo assim, o Marshall continuou se mostrando claramente superior.

    Clean - ambos tem um clean legal, mas nesse ponto, o Peavey ganhou. É um clean bem semelhante aos Vox antigos, encorpado, mas um pouco mais estalado, presença. Mas novamente, por causa dos falantes, achei que faltou definição em algumas frequências, principalmente nos graves.
    No Marshall, é um clean bem balanceado. Bem equalizado, graves presentes, mas só que sem muito daquele "twang" presente no Classic, algo realmente mais na linha dos Marshall's, tipo Plexi mesmo.
    Drive - Definitivamente o Marshall saiu na frente. Com um drive mais versátil e mais bonito que o Peavey. É algo que eu estou mais acostumado, bem típico de um rock 80's. Distorção "cremosa", encorpada. Com um controle de de equalização chamada " " que é um controle de frequencias, que "abre" ou "fecha" o timbre, o que lhe deixa com uma ótima versatilidade e precisão na regulagem. Além de ter 2 tipos de drive, o OD1, e o OD2, que é um canal lead, com mais ganho. Já o Peavey, como característica dele, ele tem uma distorção mais "crispy", mais rasgada, até demais, e não varia muito daquilo ali. Ela é legal, crunchando um pouco, com o ganho lá no 4, mais passando disso, dependendo de qual guitarra você esteja usando e como esteja regulando, embola, e vira uma bagunça. Mas uma coisa é fato, no Classic 30W, quando fui tocar Hendrix, Cream, e Zep do começo, consegui um timbre MUITO semelhante. Para quem gosta, é ÓTIMO, mas para mim, é aí que mora o problema, é uma distorção NADA flexível. É aquilo, ou aquilo.

    Conclusões - O peavey é um ótimo amplificador, mas considero ele extremamente limitado. Ele é para um estilo e pronto. E outra coisa que é um ponto fraco dele, que deveriam alterar, é o falante. Esse amplificador, imagino que com um Celestion, deve ficar de outro mundo. Depois que comparei lado à lado, o Sheffield com o Celestion, pude perceber a diferença que o Edalko certa vez comentou, quando me recomendou trocar imediatamente os falantes desse peavey rs
    Sobre o Marshall, apesar de ser um híbrido, o que muitos aqui vêem com maus olhos, para a minha necessidade, ele se sobressaiu nesse teste, e me agradou mais. Um amplificador versátil, com dois canais de drive distintos, e bem reguláveis, proporcionando uma boa versatilidade, e com ótimos falantes. 4 Celestions de 12", que me forneciam graves na medida certa, assim como médios e agudos balanceados.

    Depois de fazer esse teste, cheguei à conclusão que realmente vou migrar para 2x12, ou se possível, 4x12. Vou procurar fazer mais testes, e ir atras de outros modelos também. E definitivamente, confesso que para o estilo que toco, fiz uma escolha errada de amplificador. Meu timbre puxa para o Hard Rock e Metal 80's, não 60/70's como o classic consegue reproduzir com louvor. Então culpa do amp não era, só falta de conhecimento na época!

    Ps - meu motivo em momento algum é depreciar algum dos amplificadores, e sim trazer a minha versão do ocorrido, e demonstrar o que eu senti que seria melhor em meu caso.
    Ps2 - Desculpem se não fui muito descritivo, mas tentei ser ao máximo dentro dos meus limites de conhecimento.

    Espero que esse review sirva para alguém. Bem, é isso, um abraço.

    Jinkxs
    Veterano
    # out/09
    · votar


    janick

    Ótimo review. Boas informações....

    janick
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Jinkxs
    Valeu cara!
    Aproveitando o tópico:

    Vocês acham que vale apena me desfazer do Classic 30W e da Tonelab por 3500, trazer de fora uma X3L e fazer um Handmade com o Pedrone?

    lemingue
    Veterano
    # out/09 · Editado por: lemingue
    · votar


    janick

    Já tive um VS100 e tenho um C30 hoje. Olha aí meu "review":

    Comparado com C30, O VS 100 não tem clean colega... talvez por causa da 4x12... ligou o C30 na mesma 4x12 que o head?

    Comparando combo X combo, ainda fico com C30.

    Não é que o VS100 seja ruim, entre os SS acho que é um dos melhores, tive ele por mais de 10 anos.

    O clean do VS100 é magrinho e cruncha fácil fácil (aquele crunch "legal" de amp SS), isso tocando por aí, e não no volume 1 dentro de casa.

    A OD1 do VS100, também, é muito magrinha, quase nunca usava.

    A OD2 até que era legal, em volumes baixos era muito boa, mas, pra quem toca num valvulado, nota-se que ela é um pouco dura e embola com acordes abertos. Para coisas mais pesadas, a distorção não dá conta, e, boostar amp SS não é uma boa idéia... não fica não bom assim... (a do C30 também não, mas ele é mais "pedal friendly").

    O amp tem um grave meio "boom" e um agudo terrível. Eu usava ele direto no zero, e colocaba agudo com os médios.

    O alto falante dele, black shadow, é pior que o do C30, de longe.

    É versatil? Até que sim, mas o som não chega a ser "aquilo" tudo.

    Agora vamos ao C30:

    Realmente, o drive dele é bem rasgado mesmo, eu também não gosto muito, mas é a característica do amp. Só que, se utilizar um pedal de boost nele e deixar o ganho baixo, fica muito bom. Dependendo do boost, se toca de tudo com ele, e com muito, mas muito mais qualidade que no VS100.

    O falante dele não é bom, um Celestion V30 diminui essa rispidez e deixa os graves mais definidos. Numa 4x12 ou 2x12 aquele som de caixota que fica quando se quer tocar com volume alto desaparece. Afinal, é um amp de 30W e 1x12, não foi feito para fazer um som a lá malmsteen com um paredão de marshalls... (tenho uma 4x12 com V30 e 2x12 com 70/80).

    Ah.. Ele aceita pedais muito melhor que o VS100.

    E, tem muito mais volume.

    Acho que você fez a escolha errada de amp, não que o C30 é pior que o VS100.

    Nessa faixa de potência e preço, devias ter comprado o Laney LC30 ou o LC50.

    Quer um conselho?

    Vá atrás de um VC50, amp 2x12 da laney, já saiu de linha, mas é um baita amp, se acha entre 2,5 a 3 mil. Ele stock já e matador, se quiser deixá-lo top é só botar dois celestion V30 nele.

    Outra opção é o VC30, mas esse vais precisar de um booster (ts9, sd1 e etc)

    Ou, pegue um bom handmade, mas escolha direito, é mais difícil de vender se não gostar.

    Abs!

    janick
    Veterano
    # out/09
    · votar


    lemingue
    A caixa que eu usei com ele era a 1960 cara, com 4x12 celestions!

    E no Peavey, usei ele com a caixa 4x12 do Randall com V30, saca? E eu não curto esse tipo de falante cara. Sou mais na onda dos falantes tipo T75.

    Então, eu li o teu review cara, e é o seguinte, o problema desse amp pra MIM, é que é algo clássico demais, e meu timbre explora bem o Hard 80's. E o Classic 30 cara, simplesmente não me entrega esse timbre;

    Acho que você fez a escolha errada de amp, não que o C30 é pior que o VS100.

    Ps - meu motivo em momento algum é depreciar algum dos amplificadores, e sim trazer a minha versão do ocorrido, e demonstrar o que eu senti que seria melhor em meu caso.


    Entendeu? E previamente eu falei; " A culpa não é do amplificador, e sim da escolha que eu fiz".

    Para o estilo que eu toco, descobri que um amplificador com esse timbre e falante 1x12, não rola.

    Ou, pegue um bom handmade, mas escolha direito, é mais difícil de vender se não gostar.

    Cara, depois de ler vários reviews por aqui e ouvir diversos demos no youtube, achei o JCM Hard Attack do Pedrone. O que acha? Entrei em contato com o próprio para ficar por dentro de preços.


    mas esse vais precisar de um booster (ts9, sd1 e etc)

    Cara, eu já tive 3 sets de pedais analógicos com ótimos pedais, mas eu mesmo não gosto nem tenho paciencia para analogs - Muita complicação, e praticidade zero. Eu estou trocando a TL apenas porque a X3L é por uma pedaleira do mesmo patamar em relação aos timbres, porém com mais ferramentas, principalmente no que se fala de palco e gravações. Como toco uma diversidade grande de covers (fora a minha paixão pelo HardRock), pedaleiras estarão sempre no meu set, por isso decidi essa.

    Mas essa é outra questão, gostaria de saber sobre a pergunta do amplificador do Pedrone, o que acha.

    Obrigado!

    lemingue
    Veterano
    # out/09 · Editado por: lemingue
    · votar


    janick

    Se esse do pedrone tiver mais estágios de preamplificação, para não precisar usar pedal de boost, não deve ser uma má opção.

    Eu gosto muito do som do Le Marc do pedrone, agora tem o Le Marc II... tem de tudo ali. Não tem como não tirar um som legal dali.

    Eu tenho um VH100-R da laney, que, na minha opinião, dá um banho nos Marshalls da mesma categoria. O VC50 é a versão combo dele. 3 12AX7 para o drive, 2 para o clean e uma inversora, mas, por que tô te falando isso?

    Vejamos,

    Pegue um amp com mais estágios (válvulas) de pré.

    Eu também estou vendendo o C30, não por que ache ele ruim, mas por que ele também está sobrando no meu set. Combo e 1x12 também não é para mim.

    Veja bem qual será o peso desse amp que você quer comprar (peso em Kg). Um 2x12 passa fácil de 40Kg. É o mesmo peso de uma 4x12! O VC 50 é bem pesado, meu head de 100 e a 2x12, no final, ficam só uns 8 kilos mais pesado que o VC.

    Em vez disso, dependendo da potência que queres, pegue um head e uma 2x12. 50W para 100W não tem muita diferença no volume (eu prefiro 100 hehehe), mas um head de 50W e uma 2x12 já é um puta som.

    Não tem aquele som encaixotado e, por ser fisicamente separados, não dá vibração e outros efeitos indesejados que o combo tem.

    É mais coisa pra carregar, espetar, é menos prático que um combo de 1x12, mas é mais fácil de carregar que um 2x12. Em vez de carregar uma caixa de 40kg se leva duas de 20 e poucos...

    Mas essa é outra questão, gostaria de saber sobre a pergunta do amplificador do Pedrone, o que acha.

    Ele faz ótimos amps, dentro do objetivo de cada um deles, não tem como achar ruim. Entre os que ele faz, ficaria com a série Le Marc.

    Abs!

    janick
    Veterano
    # out/09
    · votar


    lemingue
    Entendo.

    Foi muito bom ter lido isso cara!

    Sobre esses amplificadores, se eu realmente tivesse mais grana, iria de olhos fechados no VH100R ou no GH100L. Mas, fica complicado!

    Sim, a prioridade é pegar um head + caixa 212, de 50W, 100W é coisa demais num alltube. O que me interessou desse Hard Attack dele é que realmente me remete bem àquele drive do Ratt, Guns and Roses, Motley Crue, Bon Jovi antigo, Def Leppard, aquela onda bem 80's saca? E é isso que eu procuro no meu som, definitivamente.

    Bem, agora é esperar o mail dele né!

    Valeu muito pelas dicas cara

    lemingue
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Esses laneys (VC e VH) fazem esses sons 80 mole mole.

    Ainda acho um VC50 uma ótima opção pro que tu queres, só com a desvantagem do peso pra carregar num volume só.

    Abs!

    GUGALOO
    Veterano
    # out/09
    · votar


    janick
    Entre os 2 amps em questão não vou opinar, pois não toquei com eles ainda. A respeito do Hard Atatack, eu tenho um e gosto muito. Para o som q vc quer, é o ampli (mesmo estilo q eu gosto). Antes dele, tinha um VC30, era um ótimo ampli, muito bom mesmo, mas o drive era muito limitado, era super legal, mas limitado, para tocar o q eu gosto, sempre tive q usar pedais com ele. Quanto ao VC50 eu não sei como é.

    Bom, é isso, se tiver alguma dúvida do hard attack q eu possa te ajudar, é só perguntar.

    lemingue
    Veterano
    # out/09
    · votar


    GUGALOO

    VC50 é beemmm dirente do VC30.

    VC50 é a versão combo de 50W do VH100R.

    Abs!

    GUGALOO
    Veterano
    # out/09
    · votar


    lemingue
    Pode crer. Por isso q eu disse q não sabia como era, se era só mais potente ou tinha algo diferente nele, em relação ao VC30.

    edalko
    Veterano
    # out/09
    · votar


    janick

    Tenho uma ótima solução para vc: Soldano SL60 :)

    janick
    Veterano
    # out/09
    · votar


    edalko
    huahuahauhau
    Po cara, mas ai é o que, tenho que vender minha alma, certo?
    3500 não paga teu Soldano nem fudendo hahaha

    lemingue

    Cara, verdade mesmo que o VC50 é a versão combo do VH100R?

    lemingue
    Veterano
    # out/09
    · votar


    janick

    Cara, verdade mesmo que o VC50 é a versão combo do VH100R?

    SIM!

    Pô, eu não ia tá aqui pra escrever bobagem...

    http://www.laney.co.uk/manuals/VC50-100-VH100R%20Manual%20-%201995%20- %20Issue%201.1.pdf

    Abs!

    janick
    Veterano
    # out/09
    · votar


    lemingue
    Não custa perguntar pra confirmar né?

    Hm, que bom então, tem até usado no ML por 2500.

    lemingue
    Veterano
    # out/09
    · votar


    janick

    Vê se o estado dele está bom, caso positivo, é uma boa escolha. 2x12, dois canais com boost em cada um (dá 4), várias opções de loop, ganho pra tocar de tudo.

    Abs!

    Hendrixiano
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    RESSUCITANDOOOO

    galera, o negócioéoseguinte!

    to querendo comprar um Peavey Classic 30.
    Puta amp, adoro o timbre... meus estilos favoritos são blues, rock clássico, 70's... até ai td bem...

    mas, recentemente, entrei em um projeto stoner rock, com amigos, estamos compondo e vem uma gravação porae e, quem sabe, algumas apresentações para divulgação do trampo.

    A dúvida é: esse amp daria conta de timbres fuzz a lá Black Sabbath em Master of Reality (graves mais parrudos)??


    desde já agradeço à ajuda de todos!!! abraçoo

    Hendrixiano
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    ????


    alguém???

    lemingue
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Hendrixiano

    Só com drive de pedal.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Marshall VS100 x Peavey Classic 30W, confiram: