Mesa boogie ou marshall

Autor Mensagem
Zeraus
Veterano
# jul/09 · Editado por: Zeraus
· votar


Pessoal, é sempre a mesma coisa...

Não pode entrar ninguém aqui dizendo que vai comprar equipamento caro que todo mundo perde o foco do assunto, e começa a discutir questões pessoais do cara: dinheiro, idade, familiares, méritos como guitarrista, etc...

F*da-se se o cara tem 17 anos. F*da-se se o pai dele vai dar 20 mil pra ele torrar em equipo. F*da-se se ele sabe ou não tocar. F*da-se se ele é novato no Fórum. F*da-se se o cara diz a verdade ou não.

- "Ah mas não precisa comprar um equipo desse porte"
É o car*lho. Se tu pode, vai e compra um full stack.

- "Ah mas tem que estudar primeiro pra ter o equipo X"
É o car*lho. Melhor tocar CDEF num Mesa do que num Meteoro.

- "Ah mas isso e aquilo"
É o car*alho.

A dúvida do cara é simples: mesa ou jcm800? O lance é que poucos aqui tem conhecimento real de equipos desse porte, para poder opinar em bases sólidas.

Então, se não pode contribuir, não atrapalhe com assuntos que não tem nada a ver com questão em debate

Questionar que tipo de som ele quer tocar, que tipo de guitarra ele vai usar e se tem pedais na jogada ou não, já é um bom começo.

[mode Um dia de Fúria off]

Van_Lorien
Veterano
# jul/09
· votar


Sinceramente, acho que o mínimo que se espera de alguém que esteja disposto a gastar R$8.000,00 em um Marshall ou Mesa/Boogie é que tenha conhecimento suficiente pra saber as diferenças que existem entre os dois, que conheça os produtos.

lemingue
Veterano
# jul/09
· votar


Eu iria de mesa.

jigo__
Veterano
# jul/09 · Editado por: jigo__
· votar


Van_Lorien
ahh eu axo q não se eu tivesse esse $$$ e conheço quem tenha (é claro q vcs tb conhecem alguem q tem condições) eu compraria e aprenderia testando em casa um por um hyauahauhau

teve um rapaiz da minha cidade q in 99 começo a tocar guitarra, 6 meses depois tinha uma Fender do Malmsten e um half stack c/ um jcm 900, meu professor q dava aula p/ ele falou q era mta coisa, o moleque deu risada, falou assim: ah nem é não, se eu não virar musico amanha qq coisa eu vendo... passo 1 ano vendeu td...

abç

PS: mais um p/ vc, nunca é cedo p/ equipos bons, desde q isso não lhe cause prejuizos ou q falte algo!!!

Van_Lorien
Veterano
# jul/09
· votar


jigo__
Mesmo tendo dinheiro cara, comprar só por comprar, pra ver se gosta é, ao meu ver, uma atitude equivocada. Não é a mesma coisa que comprar um chiclete de um sabor novo pra experimentar, é algo que envolve bastante grana.

jigo__
Veterano
# jul/09
· votar


Van_Lorien
mais kra é q a maioria de nós aqui é de classe média, média/alta, agora tem um pessoal q eu conheço q nem tanto dinheiro assim e a mulecada logo de kra ja se meteu em equipo foda, digo peavey 5150 e etc...

pra gente costuma ser mto, p/ alguns outros nem tanto...

mas eu concordo com vc é bastante $$ mais axo q se o kra tem num tem problema ele gastar ué.

por isso eu estudo!! um dia quero ter equipos fodas e q meus filhos e netos os tenham tb!! ahauahuahaua

abç

nichendrix
Veterano
# jul/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Zeraus

Então, se não pode contribuir, não atrapalhe com assuntos que não tem nada a ver com questão em debate

Ironicamente, você não contribuiu em nada com o debate também. Já que eu apesar de duvidar da história do cara, sugeri o que eu acreditava ser mais interessante.

Com o dinheiro que ele gastaria em um unico amplificador, ele pode tanto comprar vários deles, como comprar um set inteiro de equipos bons, inclusive um JCM-2000 DSL ou TSL (o JCM2000 DSL 100 está mais de 2000 reais mais barato que o Kerry King).

Sem contar que nem precisava ser de 100W, já que qualquer criatura que já tocou em 100W valvulado em um 4x12 sabe que o SPL dum bixo desses é absurdo se tu não for usar em palco. Portanto ele pode comprar os JCM-2000 de 40, 50 e 60W sem maiores problemas já que vão ser invariávelmente mais baratos que o DSL100.

Como eu também disse, comprando um JCM-2000 ele pode tranquilamente pegar tanto uma guitarra top de linha quanto um set de pedais ou multi-efeitos de boa qualidade para tirar o som dele.

A dúvida do cara é simples: mesa ou jcm800? O lance é que poucos aqui tem conhecimento real de equipos desse porte, para poder opinar em bases sólidas.

Você pode me perguntar porque não falar do JCM-800 Kerry King e do Mesa Road King? Ao contrário de você que acha que poucos testaram equipos dessa qualidade, eu já testei Dual Rectifiers e JCM-800 tanto combos e heads e não foram poucas vezes, já que alguns essas são as meninas dos olhos de alguns dos meus melhores amigos, especialmente os mais endinheirados e donos de estúdio. Mesmo eu tenho meus 3 amps da Fender e 1 Marshall, e com uma certa frequencia faço reviews das capacidades deles aqui.

Mas porque não falar desses dois amps?

O primeiro ponto é que eles são amps singulares nas séries que eles representam, o Road King é um amp unico na série Dual Rectifier, e embora ele mantenha algumas das características comum da série a grande novidade dele é o progressive linkage, que permite ele usar não somente valvulas 6L6 ou EL34 da mesma forma que os outros Rectos, mas esse recurso permite ele usar as duas valvulas ao mesmo tempo, o que confere a ele características sonoras totalmente unicas dentro da série Dual Rectifier.

Eu não posso falar de como ele vai soar, porque realmente não sei, o unico amp que eu usei com o recurso Progressive Linkage é o Mesa Boogie Blue Angel de um ex-professor meu, usei bastante, mas ele usava 6V6 e EL84, que são valvulas com características tonais totalmente diferentes da 6L6 e da EL34. Por essa experiência o que posso dizer é que a tendência é que o Road King, dependendo da posição em que o knob do progressive linkage estiver sendo usado, tenha uma sonoridade hibrida, com os agudos e um pouco do som rasgado da EL34, mas com os médios mais comportados e a boa resposta de graves da 6L6, também posso presumir que ele tenha um Clean mais cristalino e esquilibrado por combinar o som das duas valvulas, e que tenha uma distorção bem mais característica.

Mas uma vez que não testei o amp, nãi posso ir além dessas suposições, e assumir que o preamp dele é o padrão dos Dual Rectifier, ou seja 4 canais, clean acima da média pra um amp de alto ganho, melhor que Marshall e Pior que Fender, os canais drive vão explorar diversas sonoridades de crunch vintage cremoso até alto ganho moderno agudo e abelhudo tipo besouro do inferno se regulado com poucos graves ou o gutural pesadão a lá James Hetfield ou a maioria dessas bandas de Trash, Death e New Metal (não joguem pedra, eles simplesmente adoram Rectos... hehehehehe).

Da mesma forma o JCM-800 Kerry King está longe de ter a sonoridade clássica dos JCM-800, tanto porque ele usa valvulas KT88 no power, que tem características sonoras bem diferentes das EL34 ou 5881 que vinham originalmente nos JCM-800, as KT88 tem uma potencia muito maior, são muito mais lineares e distorcem bem menos que as valvulas originais do amp, e quando levadas a distorção produzem uma distorção muito mais cacetada que as valvulas originais, sem contar que elas são bem mais equilibradas em frequencias e o unico desvio de frequencias aparente nesssas valvulas vão ser uma certa deficiência de agudos, sendo portanto levemente mais puxada pros médios e graves.

Outra característica que distingue ele dos demais JCM-800 é o fato de que o Modelo Signature do Kerry King, vem com um noise gate embutido no amp, não sei se esse noise gate interno é de alguma forma relacionado ao circuito valvulado ou não. Existe também o botão The Beast que aciona o circuito de EQ com curva de médios personalizada e um circuito de boost variável de ganho, mas o Kerry King sempre diz que essas duas modificações é quem faz a magica daquele som porrada, na cara e definido do Slayer. Inclusive os controles do noise gate e o botão de acionamento do The Beast estão logo no painel frontal do amp.

Sinceramente, apesar de nunca ter testado o amp, por todas as singularidades dele, duvido que ele seja muito proveitoso pra tirar sons muito diferentes do som do Slayer, ou seja Trash Metal True From Hell como alguns prefeririam dizer.

Portanto meu caro, tanto acho muito difícil falar mais e com mais propriedade de dois amps que nunca testei, quanto acho que comparar esses dois amps com os outros amps das mesmas séries que conheço, não seria de alguma forma util, já que mesmo tendo tocado um bocadinho nos Dual Rectifier (Head, Blue Angel, Trem-o-Verb e Heatbreaker), Triple Rectifier, no Nomad 45 e alguns Dual Calibers, realmente não acho que eles sejam parametro para comparar com o Road King, uma vez que ele é um amp singular mesmo entre os Recto. Igualmente o JCM-800 2203KK não pode ser comparado diretamente com os demais JCM-800 por terem uma série de modificações que botam a sonoridade deles muito além do que qualquer JCM-800 que eu tenha testado possa chegar, e já pude testar tanto o 2003, 2204, 2205 e 2206 (esses dois ultimos tanto combo quanto head).

Por isso, apesar de poder falar com algum propriedade das especificações técnicas dos amps, não posso fazer o mesmo julgamento do som deles e se este som é ou não apropriado para tocar o que o cara quer tocar, já que como disse eles são tão diferentes dos modelos da mesma marca que já toquei, que fica difícil extrapolar como seria o som deles, ou como eles responderiam à dinâmica de palhetada, pots de volumes e tonalidade, efeitos e afins.

Então voltando ao inicio dessa biblia que estou a escrever pra provar você não devia julgar as pessoas que você não conhece.

Eu continuo achando que o cara não tem grana pra comprar nenhum dos amps que ele perguntou. Mas uma vez que ele disse que está cansado de sons abelhudos, e que toca Heavy Metal "puxado pro power metal", eu só posso deduzir que o equipamento dele não é de boa qualidade.

Consequentemente, continuo achando muito mais proveitoso ele (caso tenha realmente a grana), comprar um combo JCM-200 DSL ou TSL na faixa entre 40W, 50W ou 60W ou então os Laney seja da série TT50A, VH100, LC50 ou Peavey JSX, Carvin Legacy 2 pois são mais que adequados para tocar o tipo de som que ele quer, e com ao resto da grana compraria uma guitarra de boa qualidade, já que com a grana de um full stack de qualquer um dos amps que ele citou ele compraria tanto qualquer um dos amps como virtualmente qualquer superstrato top de linha, de RG a ESP, e com o que sobrasse ainda dava pra ele comprar um ótimo multi efeitos ou montar um set bem basico de pedais de boutique.

Agora se você só é capaz de reclamar e não de dar uma contribuição util ao tópico, não julgue os outros por você. Como eu disse antes eu duvido que ele tenha essa grana, porque além de ter 17 anos, ele não sabe das diferenças basicas entre um Marshall e um Mesa/Boogie, a ponto de escolher dois amps totalmente dispares, tanto entre sí como por suas especificidades dentro das proprias marcas que os produzem, e que ainda diz que quer usá-los para tocar power metal, sinceramente é muito dificil acreditar que ele tenha a grana pra dar nesses amps que ele diz que vai comprar.

Como eu disse, se tivesse, ir testar no Rio ou em Sampa não seria problema, a Foxtrot que é uma das maiores lojas de Instrumentos do Braisl tem uma das suas filiais em Goiania, e com certeza, mesmo que ele não pudesse ir pro Rio ou Sampa (o que seria muito estranho pra quem tem no minimo 13mil pra torrar em amps), ele poderia ir pra Goiania que fica há pouco mais de 300km da cidade dele e testar.

Da mesma forma se ele tivesse a menor noção do que está falando teria dado uma pesquisada nos amps usados pelos principais guitarristas de power metal e ia saber que dificilmente alguém que toca com a cacetada sonora do Kerry King, não vai ter um amp signature com graves bem presentes, e também ia ao menos ver uma meia duzia de reviews de internet pra saber que os prés multicais e multimodos da Mesa Boogie tem timbres que vão de Clean bem decente até altissimo ganho, seja com graves de Trash Metal, seja com agudos a lá besouro do cão como o Ed O'Brien do Radiohead.

Mas mesmo que no fim ele tenha a grana mesmo, acredito que com os posts dos que realmente deram alguma informação util e não só reclamaram gratuitamente sem nem expressar o seu ponto de vista sobre a duvida do cara.

Van_Lorien
Sinceramente, acho que o mínimo que se espera de alguém que esteja disposto a gastar R$8.000,00 em um Marshall ou Mesa/Boogie é que tenha conhecimento suficiente pra saber as diferenças que existem entre os dois, que conheça os produtos.

É exatamente isso o que acho. É uma grana muito alta pra alguém gastar assim, uma vez que ele é menor, mesmo que fosse ganhador da mega sena precisaria de autorização dos responsáveis pra gastar o dinheiro, e duvido muito que qualquer pai, com tanto dinheiro e em sã consciêcia ia deixar o filho gastar essa dinheirama toda sem pelo menos ter a certeza absoluta do que ele está fazendo.

jigo__
ahh eu axo q não se eu tivesse esse $$$ e conheço quem tenha (é claro q vcs tb conhecem alguem q tem condições) eu compraria e aprenderia testando em casa um por um hyauahauhau

Cara, duvido muito, embora existam pessoas como o carinha da sua cidade ou um cara que conheci aqui, que passou pra procurador do estado, e com o primeiro salário decidiu comprar uma Gibson Ace Frehley pra aprender a tocar guitarra só pq era doido pelo Kiss (e também vendeu um tempo depois), mesmo essas pessoas tem noção de com que estão gastando. O cara, sabia quem era o Ace Frehley, sabia que marca e modelo de guitarra que ele usava, quais amps, e foi atrás disso pra montar o set dele, certo que depois ele viu que tocar não era a praia dele e pra não ficar no prejuizo e atento às constantes altas do dolar na época ele segurou a guitarra mais 3 anos até que quando o dolar chegou na casa dos 3 reais, ele vendeu ela por um bocadinho a mais que os 9000 reais que pagou na época em que comprou (a titulo de comparação uam Les Paul Standard era 4500 reais nessa épocae mesmo a Jimi Page não passava de 7000).

Agora o cara sair gastando sem nem saber exatamente no que está gastando, duvido muito, saber com o que gasta é uma característica pra lá de comum em todas as pessoas que eu conheço que tem grana pra gastar desse jeito.

É só ver um amigo meu, chamado Gustavo, ele coleciona guitarras, tem pra mais de 20 guitarras em casa, o filho dele é doido por uma SG, e ele tem 2 SGs e uma EDS-1275, o cara tem empresa grande, dinheiro a dar com o rodo, mas até ele achou que uma SG era grana demais pra dar pro menino assim a troco de nada, e fez um acordo, ele entrava na escola de musica e quando o professor dele (que toca junto com o Guga na banda dele) concordasse que ele estivesse no ponto de tocar em show com a banda deles de forma satisfatória, ele dava a SG, o menino ganhou a SG esse ano, 3 anos depois dessa promeça, e estreou tocando o show com a banda do pai dele.

Ser rico é uma coisa, rasgar dinheiro é outra.

Zeraus
Veterano
# jul/09 · Editado por: Zeraus
· votar


nichendrix
Se a carapuça serviu...

Slash Hammett
Veterano
# jul/09
· votar


Cara eu nunca toquei num Marshall ou Mesa Boogie, mas meu primo tem um Shelter GM180 que é cópia dum Behringer GM103 que simula Marshall, Fender e Mesa Boogie...


uhasua =D

Verzzola
Veterano
# jul/09 · Editado por: Verzzola
· votar


nichendrix
Só lí o fim, desculpa, o texto é gigante e eu madruguei e tou com sono pra caralho!
Mas então, é isso que eu acho, tem que se conseguir as coisas com esforço... se você consegue com facilidade, descarta fácil.

Slash Hammett
Curtiu né? uhaahuahua
Já da pra ter uma noção xD

Mas então, agora que lí, o criador do post falou que mesa boogie é mais grave mesmo, e eu nem tinha lido =P...

Slash Hammett
Veterano
# jul/09
· votar


Verzzola
=D

Guguminator
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix

Post épico hein?
Disse tudo.

Só digo mais uma coisa, se ele realmente estiver interessado e vier no Rio, eu mesmo levo ele na knob pra testar todos esses amplis.

FeaR-ME
Veterano
# jul/09
· votar


Guguminator
Post épico hein?
Disse tudo.


Concordo!

/nao li

Van_Lorien
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix
Ótimo post! Concordo com tudo que tu escreveu e sim, eu li tudo, com o maior prazer.

nichendrix
Veterano
# jul/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Verzzola

Cara, sem problemas, eu escrevo muito, especialmente quando estou com insonia, mas enfim, só posso fazer esses posts de madrugada até sabado, pq segunda, acaba minhas férias aí, é trampo logo de manhã cedo hehehehehe.

E de qualquer forma obrigado.

Van_Lorien

Obrigado cara, as vezes é um saco escrever aqui. Tem gente que reclama que eu escrevo demais, mas tem uma grande utilidade nisso, só lê quem está afim de ver o que escrevi e comentar seriamente. Quem quer zoar só passa batido, quem só quer reclamar também. Então se o criador do tópico tiver mesmo pronto pra comprar um amp desse valor, pelo menos de uma coisa ele não vai reclamar, que é de falta de informação.

Ainda acho que com essa grana, é muito mais jogo um set inteiro, guitarra (que pra mim seria uma Les Paul, já que meu lance é Gibson)+JCM-2000+Pedaleira top ou set de pedais top. É muito mais jogo que ter um puta amp e não tem o resto do equipamento igualmente bom.

Se o equipo todo não está no mesmo nível como dar uma Ferrari pro Barrichelo pilotar.

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Guguminator
Só digo mais uma coisa, se ele realmente estiver interessado e vier no Rio, eu mesmo levo ele na knob pra testar todos esses amplis.

Rapaz na Knob tem um amp que eu quero há mais de 10 anos, tem uns 6 anos pra mais que saiu de linha, só conheço lá que ainda tem um dando sopa, mas tb tá salgadinho... vou ter q passar no concurso da receita federal antes... hehehehhe

Van_Lorien
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix
Eu prefiro muito mais ler um texto longo, bem fundamentado e bem escrito do que ler um post curto escrito todo errado e sem pé nem cabeça.

Guguminator
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix

Tem como ser mais especifico(por curiosidade)? Afinal, produtos salgados são especialidade da Knob.

KAEL METAL
Veterano
# jul/09
· votar


heavy_guitar

Pra explicar melhor, a revista Cover Guitarra deste mês tem uma matéria muito boa com o André Martins sobre timbragem dos instrumentos, muito esclarecedora e direto no assunto, se você puder veja esta matéria, te ajudará mais do que eu escrever mil palavras aqui.

Boa sorte

nichendrix
Veterano
# jul/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Guguminator

Um VOx AC-30 TBX dos anos 90, antes da Vox ser vendida pra Korg, eles são reedições do originais dos anos 60, então é uma cópia identica, sem mudança de canal por foot, reverb, loop de efeitos e canal drive como os atuais Custom Classic. Ambos tem o som maravilhoso, mas o guitar da minha ex banda tem um CC desses e um dos meus ex-professores um TBX, eu acho o timbre do TBX mais com aquele som de Beatles e Shadows.

MauricioGT-
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix

Seus posts são enormes porem quase sempre com muito conteúdo :D


nichendrix
KAEL METAL
Guguminator
Van_Lorien
FeaR-ME
Slash Hammett
Zeraus



Gente eu ja falei isso em outro topíco mas vou repetir aki, para quando acontecer de novo não ter esse "zun-zun-zun" todo.


Estamos em época de Ferias Escolares!! e justamente nessas epocas que o forum lota de novatos e perguntas mirabolantes. Vai ver alguem falou que esses amps eram tops e ele ja ficou sonhando em comprar um.
Tem que ter muita paciência nessa hora...

nichendrix
Veterano
# ago/09 · Editado por: nichendrix
· votar


MauricioGT-
Tem que ter muita paciência nessa hora...

Bom, só pra aproveitar essa criatividade mirabolante, já deixei a melhor resposta que pude pra quem tiver a mesma duvida de forma série.

Até o fim do ano posso tentar contribuir um pouquinho mais testando outro amp da Marshall Inteiramente modificado, que é o Marshall 1959RR Randy Rhoads Signature Super Lead Plexi... um es-bandmate meu, que hoje tem uns trabalhos na Holanda me disse que comprou um, e que deve voltar ao Brasil no final do ano para a temporada dele trabalhando aqui, já que ele trabalha em um programa de cooperação entre um teatro daqui e um de amsterdã, então fica metade do ano aqui e metade lá, como ele disse que vai trazer o amp para umas apresentações aqui, vou poder testar ele e ter minhas impressões.

Arthur Amaral
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix

Falou tudo cara, dava pra resumir esse tópico todo no seu post.

nichendrix
Veterano
# ago/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Arthur Amaral

Obrigado, ao contrário de alguns que sempre reclamam e não contribuem, eu tento contribuir até quando acho que o tópico não é pra ser levado a sério, até porque muitas vezes tirei minhas duvidas aqui e sempre que precisei de respostas, encontrei, só retribuo a cortesia que recebi de todos aqui passando à frente o que aprendi, da mesma forma como sempre fizeram comigo.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Mesa boogie ou marshall