menos potência para abrir o volume? ou mais potência e nao sair do vol 1 ?

    Autor Mensagem
    NEWHERO
    Veterano
    # jul/09


    Galera, gostaria de saber se existe alguma diferença sonora entre eles. exemplo : peavey jsx combo 2x12 ou cabeçote jsx + caixa 2x12.

    para usar em apto, o que seria melhor? comprar um ampli valvulado menos potente pra abrir mais o volume ou comprar um ampli mais potente e quase nao sair do vol 0 ?

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    NEWHERO
    Quanto ta o peavey JSX combo?

    sabe onde tem pra vender no Brasil?
    Abç

    dudu_RockeR
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    com certeza iria de valvulado de menos potencia, no teu caso quanto menor a potencia melhor, mas se for tocar tmb em show ai ja é outro caso

    ROo
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    NEWHERO
    para usar em apto, o que seria melhor? comprar um ampli valvulado menos potente pra abrir mais o volume ou comprar um ampli mais potente e quase nao sair do vol 0 ?
    Se for só pra tocar em casa mesmo eu pegaria um menor, algo em torno de 30w.
    É uma boa potência pra um apartamento (até pode ser um pouco demais é verdade...) e rola um ensaio tranquilo.
    Quando for fazer um show é só ligar em caixas externas/microfonar se for necessário.

    Agora ter 100w valvulado pra tocar no apartamento é besteira.

    Van_Lorien
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Van_Lorien
    · votar


    NEWHERO
    Se for pra usar unica e exclusivamente em casa, nesse caso um apartamento, um valvulado de 5w, no talo, já incomoda os vizinhos.

    Minow
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    NEWHERO
    Amp bom é amp ALTO.
    Então, potência baixa e volume alto.

    NEWHERO
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    GuitarHome
    Quanto ta o peavey JSX combo?

    nao tenho a menor idéia... mas... deve ser muito caro. nao sei onde vende no Brasil.


    Van_Lorien
    Minow

    mas ... e o numero de falantes? isso influencia muito no timbre. 1x12 nao se compara com 4x12. Lógico que 4x12 em um quarto é um exageiro sem tamanho. Mas... se tocar bem baixo... o som deve sair melhor que 1x12. não é ?

    MMI
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    NEWHERO

    para usar em apto, o que seria melhor? comprar um ampli valvulado menos potente pra abrir mais o volume ou comprar um ampli mais potente e quase nao sair do vol 0 ?

    A diferença de volume num amplificador de baixa potência para um de alta potência não é grande. Dá uma lida neste artigo que dá para entender melhor. Entenda que o que muita gente considera um "drive ideal" é um drive de pré-amp, com drive de power amp e um pouco de distorção de alto-falante, o que significa volume no talo para distorcer power e falante. Mas isso depende muito. Dá para tirar distorções legais ou pelo menos aceitáveis com distorção de pré apenas, o que significa um volume mais baixo. Mas tem uns amplis que são realmente altos, não são adequados para apartamentos, como o Peavey JSX de 150W, o Mesa Road King e por aí vai.
    Para um apartamento, uma caixa 1x12 ou no máximo 2x12 é o suficiente. É melhor escolher um bom falante nesse caso do que pensar em mais falantes.

    Marcosrcf
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    NEWHERO
    Cara, 15W em um apartamento já é estrago!
    Moro em AP, tenho um Line 6 de 120w...
    Quando comprei, liguei tudo, coloquei o volume no 4 e fiz um slide da casa 12 pra 1...

    Resultado: 4 prédios (os blocos da frente) com pessoas na janela!
    hAEOIUAEIOAEHOAUHEAIOHAoiuhaoiAEOiuhAE

    Se tiver grana, pega um valvulado, mas não espere poder usá-lo com muito volume, senão será uma chuva de multas, ameaças de morte e etc...

    Bog
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    NEWHERO

    Depois de fazer uns testes MUITO recentemente (Domingo passado, para ser mais exato), conclui que, infelizmente, para tocar em apartamento, 15w já são demais. Valvulado com som baixo não tem dinâmica e "aquele quê" que façam juz ao gasto/peso/trabalho extra. Com 5w no talo, você já vai ter vizinhos reclamando.

    Pelo menos no caso do meu Champzinho de 5w, o volume pela metade é o suficiente para incomodar um pouco menos e já conseguir ouvir a maciez e a dinâmica. Fica mais ou menos como uma TV com o volume alto. Já vi também um amp de 4w com atenuador para 1w e (!) 0.25w, e falante de 8". Este era do tamanho certo para apartamentos.

    Soa tão bem quanto 12" e 15w no talo? Não, não soa. Mas é o que dá para se ter sem que a polícia bata na porta...

    NEWHERO
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    eu andei pesquisando , e percebi que amplificador combo 1x12 ou 2x12 nao tem muita diferença de preço para um cabeçote + caixa 2x12. to falando de amplificadores valvulados.

    o volume baixo eu vou ter q usar em qualquer amplificador , independente de ser valvulado ou nao.

    Bog
    cara, amplificador de 5w eu nao to muito afim de comprar nao... pq eventualmente se eu quiser tocar em algum lugar... ele nao vai me atender.

    Van_Lorien
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    NEWHERO
    Uma 2x12" ou 4x12" tem bem mais pressão sonora e maior volume final, até porque quando tu agrupa falantes, tu ganha em torno de 3 a 6db em termos de eficiência. Vale ressaltar que 3dB é o equivalente a dobrar a potência.

    Fora que tem também a questão da eficiência do falante. É muito fácil fazer um valvulado de 15w falar mais alto ou igual a um valvulado de 50w. Tudo depende do falante. São muitas coisas que tu tem que levar em consideração.

    Uma solução é tu usar um atenuador de potência, aí sim tu vai poder brincar.

    wiskeria
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    tocando em apto, vc não precisa mais que 15W e um falante de 12... e mesmo assim já vai chatear os vizinhos.
    30W pra cima e mais de um falante de 12 já amp para shows.

    jigo__
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    NEWHERO
    Ahh véi na boa eu compraria logo esse amp aew, esse peavey é o bixo!!! em relação a potencia no ap dum jeito ou de outro vc vai precisar ter um volume baixo, sendo assim compraria um head com 1x12 e compraria uma 2x12 pra show's q por ventura eu viesse a fazer!!1

    msm se eu nunca tocasse em show, mais se eu tivesse como $$$$ comprar um amp desse eu compraria, ai nego fala q num vai aproveitar o melhor do valvulado é só vc usar atenuador de potencia e msm assim vc ainda não vai conseguir "aquele" timbre, mas qq timbre valvulado jah é melhor q um SS

    abç

    Hansen
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    NEWHERO

    Pega um Electrontubes 8w
    http://www.electrontubes.page.tl/Holy-Wars-8w.htm

    Veja que não sairá os olhos da cara e você tem um som de qualidade.

    Não sei seu orçamento, mas pelos preços da Electrontubes dá para comprar 2 cabeçotes, um de 50w pra shows e um de 8w pro quarto pelo preço de muito transistorizado que vejo por aí...

    DotCom
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Sem contar que 8w ainda faz MUITO barulho. Pode ter certeza de vizinhos reclamando se você insinuar um drive com o power do bichinho.

    lemingue
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    NEWHERO

    Vai usar o amp só no apartamento? Que tipo de som vai tocar?

    Para heavy metal e afins, esse lance de distorção de power e blá blá blá não cola. Tu não tás pensando em comprar um JSX para tocar Blues né...

    Se vai usar só em apartamento, te preocupa mais com as características do amp em volume "normal" ou seja, distorção de pré. Geralmente amps com pouca potência tem um timbre mais voltado para blues/rock. Se não quiser usar um booter, pense bem em que amp vai pegar. Depois, apareceu a oportunidade de tocar com banda e etc... um ampzinho de 0,00005W, por mais simpático e etc que seja, não vai dar conta.

    Um amp de 5W no talo é melhor que um de 100 no 0,5?

    Isso é muito, muito relativo... Amps com menos potência, geralmente, não são a linha top de uma marca, não são feitos com os melhores componentes, falantes, madeira, circuito e etc (há exceções). Não são lá muito versáteis e há diferenças no som também de acordo com o tipo de vávula que o amp usa.

    Um falante de 6" nunca vai te dar o timbre de um de 12", um de 12" e diferente de 4x12". Vai do som que tu queres tirar. Pro que eu gosto de tocar/escutar, não tem nada melhor que uma 4x12, mesmo em volumes baixos.

    Existem amps com master, loop de efeitos e um monte de coisa que reduzem a saída do pré e deixam o volume do amp no potenciômetro menos sensível e melhoram muito o som. Não estou falando de atenuadores, isso é outra história...

    Com um amp de maior potênca 15W (pra mais) não dá pra tocar em ap

    Considerando o que já falei antes, só não dá por um motivo: a vontade de aumentar o volume, e só. Já morei em ap, tinha um half-stack, tocava numa boa, a qualquer hora, claro que com o volume compatível.

    Então, qual pegar?

    Na minha opinião, amp pra fazer de tudo, sem booster, sem ter que microfonar sempre, que dá pra carregar, tocar em casa, no ensaio, na igreja, na escola e etc... tem entre 30 e 50W e 1x12". Geralmente os amps de 50W são mais completos, necessitam de menos aparato (boosters, eq e etc), além de já virem com as EL34 no power (mas isso pro som que gosto).

    Finalizando...

    Não sei o que é melhor/pior... ter um ampzinho em casa que me dá uma "puta" distorção de power (que a maioria aqui nem sabe o que é ou se é isso mesmo o que quer), em volume baixo e sem pressão sonora nenhuma, mas que em casa, estudando, é "perfeito", e que quando vai tocar com alguém tem que ficar mendigando equipamento ou tentado ajustar o que tu tem ao alguém (estúdio, amp emprestado, microfonar e etc), ou, ter um equipamento que consiga estudar em casa numa boa, não aproveitando toda potencialidade dele, mas que, quando precisasse era só girar o botão e ajustar outras coisinhas (equalização e efeitos são influenciados pela intensidade do volume).

    Perguntas:

    Vai tocar só em casa?
    Vai tocar com drive de pedal?
    Vai usar booster?
    Já tocou com todos esses tipos de amps pra saber a real diferença?
    Que tipo de som tu tocas/escutas?
    Quer versatilidade?
    Você é do tipo Angus Young, só amp e guitarra, ou está mais pra The Edge/David Gilmour?
    Por que você toca guitarra?

    Respondida a todas essas perguntas, se você acha que é o equipamento tal que vai te deixar feliz, não fique comendo pelas beiradas... não estou falando pra comprar por impulso, alimentar G.A.S. ou coisa assim, pense bem em todas as possibilidades e vá atras do que te deixa feliz.

    Abs a todos!

    Guguminator
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Não tem o menor problema ter potência demais, o importante é ter um atenuador nesse caso.

    jigo__
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    concordo!

    NEWHERO
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: NEWHERO
    · votar


    lemingue
    vlw o post!

    olha, toco em casa, mas o primo da minha namorada tem um studio q pretendo tocar lá tbm. e só. '

    nao sei se vou usar drive de pedal, mas espero q NAO.

    o q booster?

    nao toquei com todos esses tipos de amps , por isso q to com essa duvida.

    escuto guitar heroes. satriani, vai, petrucci, paul gilbert, timmons, marco sfogli, rock anos 80, acdc, danger danger, guns, dream theater , van halen, ozzy, bon jovi, aerosmith, queen, pink floyd, kiss, deep purple, e por aí vai.

    quero versatilidade

    sou mais do tipo david gilmour

    toco guitarra pq gosto. melhor coisa da vida., uma das.





    agora, eu realmente nao quero gastar uma grana inútil. mas tbm nao quero comprar um amplificador valvulado caro pra k! e nao ficar satisfeito com o timbre por nao ser algo mais usado pelos profissionais. na teoria, a maioria usa cabeçote + 4x12. ir contra a maioria já nao sei se é certo. mas... ao mesmo tempo acho um absurdo 4x12 num apto. Mas tbm, já vi muitos no youtube usando 4x12 em apto. é possivel vc colocar um volume em 4x12 igual a um micro system sony... ou seja, dá pra tocar. agora... será q vai ficar muito melhor q um ampli mais fraco? a questão é essa. tem muuuuuuuuuuuita gente q tem laney tf300 de 120 watts e usa em casa.

    mum
    Veterano
    # jul/09
    · votar



    agora, eu realmente nao quero gastar uma grana inútil. mas tbm nao quero comprar um amplificador valvulado caro pra k! e nao ficar satisfeito com o timbre por nao ser algo mais usado pelos profissionais. na teoria, a maioria usa cabeçote + 4x12. ir contra a maioria já nao sei se é certo. mas... ao mesmo tempo acho um absurdo 4x12 num apto. Mas tbm, já vi muitos no youtube usando 4x12 em apto. é possivel vc colocar um volume em 4x12 igual a um micro system sony... ou seja, dá pra tocar. agora... será q vai ficar muito melhor q um ampli mais fraco? a questão é essa. tem muuuuuuuuuuuita gente q tem laney tf300 de 120 watts e usa em casa.



    Se você vai pela maioria coma coco... nao vai dizer que bilhoes de moscas estao erradas né?
    falando sério agora... cara, vc ja chegou a ir numa loja e alugar um vendedor testando milhares de equipamentos e tirando suas duvidas? Esses amplis top que você está atrás costumam ter na two tone aqui em SP. Dependendo pode compensar vc dar um pulo la e achar varias respostas para a sua pergunta e dependendo até um ampli legal hehehehe

    abs

    lemingue
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: lemingue
    · votar


    NEWHERO

    olha, toco em casa, mas o primo da minha namorada tem um studio q pretendo tocar lá tbm. e só. '
    Só nesses dois lugares?! Já que não quer drive de pedais, se no estúdio tiver amp, você ainda vai levar o seu? Nos estúdios que vou sempre levo meu classic 30... pra ensaiar em estúdio direto tem que ser num "mais ou menos", e isso significa que não haverá amps decentes para tocar, seja valvulados ou não... Vai do objetivo. Se é só para acertar as músicas, não timbragem e etc, o amp do estúdio serve... mas se tu só toca em banda no estúdio e é de lá que vai sair seu "prazer guitarrístico", ou se não suporta o som dos que tem lá, dá pra pensar em levar o seu amp...

    nao sei se vou usar drive de pedal, mas espero q NAO.
    Não tem nada de mal em usá-los, eu prefiro drive de amp, mas, tem gente que tem uma boa pedal board que se adapta a qualquer amp que tiver quando sai pra tocar por aí... isso não quer dizer que não possuem um bom amp, mas que sem ele ainda fazem um som próximo do que tiram "em casa"

    Outra coisa, se usar drive de pedal, esse lance de volume para distorcer as válvulas de power cai por terra também. Uma coisa que gosto nos valvulados é a dinâmica, e isso tem em praticamente qualquer volume. Dinâmica = toca de leve, o som sai leve, toca com força o sai mais som, mais drive e etc... não achei outro jeito de explicar... toca que tu vai ver...

    nao toquei com todos esses tipos de amps , por isso q to com essa duvida.
    Vai numa loja, toque em pelo menos em amps de 15, 30 e 50 W (um pouco pra mais ou pra menos). Sendo mais específico, toque em amps com duas ou quatro EL84, duas ou quatro 6V6, duas 6L6 e duas EL34 no power. Ou seja, amps na linha marshall, fender e mesa/peavey. Não precisa tocar num paredão não. Pesquisa na net, pois amps tem muita diferença no pré, falantes, características e etc.

    escuto guitar heroes. satriani, vai, petrucci, paul gilbert, timmons, marco sfogli, rock anos 80, acdc, danger danger, guns, dream theater , van halen, ozzy, bon jovi, aerosmith, queen, pink floyd, kiss, deep purple, e por aí vai.
    Ampzinho, sózinho, não dá conta disso aí. Talvez com um pré ou pedais, eq e um gabinete... mas com isso dá pra comprar um amp de vez...

    quero versatilidade
    sou mais do tipo david gilmour
    Pega um amp com 2 ou 3 canais, reverb, boa eq e loop de efeitos, no mínimo... se não vai ter que arranjar um monte de pedais...

    Tem muito mais coisas entre a guitarra e o amp que as "latinhas". Tem o pot do volume, os tones, os captadores, splitadores (na guitarra), e no amp tem os comandos, eq, presence e demais específicos de cada um. Um bom amp, um wah e um delay fazem milagres...

    gora, eu realmente nao quero gastar uma grana inútil. mas tbm nao quero comprar um amplificador valvulado caro pra k! e nao ficar satisfeito com o timbre por nao ser algo mais usado pelos profissionais. na teoria, a maioria usa cabeçote + 4x12. ir contra a maioria já nao sei se é certo. mas... ao mesmo tempo acho um absurdo 4x12 num apto. Mas tbm, já vi muitos no youtube usando 4x12 em apto. é possivel vc colocar um volume em 4x12 igual a um micro system sony... ou seja, dá pra tocar. agora... será q vai ficar muito melhor q um ampli mais fraco? a questão é essa. tem muuuuuuuuuuuita gente q tem laney tf300 de 120 watts e usa em casa.

    Ter uma 4x12 não é coisa da maioria... eu tenho um, é legal, é o som que eu queria, mas não dá pra levar pra lá e pra cá direto não...

    Dá pra tocar e fica melhor, mas tem seus motivos... não adianta pegar uma 4x12 com falantes automotivos e achar que ficará melhor que uma com falantes bons (celestions e eminences bons). Tem a construção e etc... É melhor ter um amp menor com hardware top.

    A questão é que para sair o som do jeito que tu queres, tem que ter um pré, um gabinete e a construção com essas características (reverb, canais, equalização, loop e etc), e, amps pequenos não cobrem todas essas coisas (amp pequeno é esses mini-amps de 5, 10 W e falantes com 10" ou menos). Não vou ficar aqui dando dicas de pré, power, racks, e etc... vê o que tu quer, TOQUE nos valvulados, e veja se é isso mesmo que queres... pode ser que não sintas necessidade, e um e um híbrido/transistor já seja suficiente.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    infelizmente, para tocar em apartamento, 15w já são demais.
    Bog
    huahuauhaahu. Eu tenho um pré valvulado de 15w da Behringer. Cara, eu nem atrevo abrir o volume...

    Abs

    lemingue
    Parabéns pela explanação! Muito útil!
    Abs

    NEWHERO
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    lemingue

    eu moro em BH/MG e aqui nao tem muita loja boa. só conheço 2 lojas q possuem equipamentos mais profissionais (a serenata e guitar shop) mas o atendimento das 2 lojas é um ânus. Eu já pensei em fazer isso ... mais de 1000x. mas tocar em 5 amps em uma loja, com o cara olhando pra vc e depois vc sair de lá sem comprar nada .... é sacanagem demais.

    no studio nao tem ampli de guitarra. única coisa q falta nele. eu ja levei meu notebook e liguei a guitarra no p.a. com plugins simuladores de amp como amplitube e guitar rig. ficou bem legal, mas a dinâmica nao é nada boa. nem chega perto de um amp real. e olha q eu tenho uma excelente interface de audio!

    já toquei em vários amps, mas nunca em um cabeçote + 4x12.

    eu to pensando sériamente em pegar um 2x12 combo ou cabeçote + caixa 2x12. acho q fica no meio termo. como amplificador é algo q nao evolui muito, como instrumentos eletrônicos ou qq coisa eletrônica.... e o melhor de tudo NÃO DESVALORIZA E NÃO FICA OBSOLETO , acho q qualquer investimento não é dinheiro jogado no lixo. isso é fato!

    quando eu tiver um valor em mente... eu vou ver as opções de compra.

    MusicDan
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    NEWHERO
    Primeiramente talvez vc não saiba, mas o volume, a pressão sonora, ou a sensação auditiva que vc tem entre SS (transistorizado) e valvulado é diferente. Para vc entender Vc liga um ampli SS de 50W com 50% do volume e ele pode te dar 120 decibéis. Para vc conseguir os mesmos 120db com ampli valvulado a 50% do volume, pode ser um ampli de 20W por exemplo. Isso significa que os valvulados de menor potência tem o som equivalente (em decibeis) aos SS mais potentes, porque aproveitam melhor o som.

    Tenho uma boa sugestão pra você
    Se quiser ampli SS(transistorizado), pesquise os da laney LV100 (60W)e LV 200 (80W) Esses dois são ótimos para tocar em apto (em volumes baixos) e aguentam ensaios (é só abrir o volume). Ótima qualidade, e preços justos pelo vários recursos que trazem consigo.

    E se quiser um valvulado da uma olhada no laney CUB 12 com duas entrada 15W e 1W, muito legal para AP e ensaio, Inclusive a Distorção é ótima.
    Da uma olhada nesse link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-225385392-amplificador-laney-cu b-12r-valvulado-e-reverb-_JM

    Lembre-se :

    Valvulado de 15 a 20 W = SS de 30 a 40 Watts
    Valvulado de 30 W = SS de 50 a 60 W
    Valvulado de 40W = SS de 65 a 100 W
    Valvulado de 50W = SS de 100 a 150 W
    Valvulado de 100W = vc surdo
    Valvulado de 150W = vc morto

    Espero que ajude

    jigo__
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    MusicDan
    amigo esse tópico é de 2009, o kra hj ja pode até ter estudio próprio!!! kkkkk


    abçs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a menos potência para abrir o volume? ou mais potência e nao sair do vol 1 ?