Chegou a hora de eu ter um valvulado?

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# jul/09 · Editado por: erico.ascencao


[Eu postei a mesma coisa no tópico oficial da Electrontubes e não tive resposta. Depois percebi que minhas dúvidas eram mais gerais, por isso abri este tópico.]

E aí meu povo e minha pova!

Ontem à tarde fiquei no trampo da faculdade sem porra nenhuma pra fazer e comecei a pesquisar sobre amplificadores valvulados handmades. Como eu uso muito as simulações da minha POD X3 Live, estou procurando um amplificador que atenda aos seguintes requisitos:
- "um timbre limpo padrão"
- loop de efeitos
- falante de 12"
- potência que dê e sobre para ensaios e pequenos shows
- possibilidade de adaptar um talk box handmade (resumindo, uma saída do power para ser enviada para um drive de corneta, que é o talk box em si, preferencialmente acionável por footswitch )

Vi no blog do Pedrone o Pedrone Super Clean, que segundo o próprio oferece "um timbre limpo padrão" quando ligado direto no power, porém diz a fama que é mais caro. Vi uns Electrontubes e os achei muito interessante pelo preço. Bem vamos às dúvidas:

1) Quanto de potência é razoável para as aplicações que eu indiquei? Se fosse um SS, chutaria uns 50W, mas não tenho noção no caso de um valvulado.

2) Existem opções de válvulas (de TV ou não) para dar um timbre limpo mesmo em volumes altos (ou pelo menos que comece a sujar quando está perto do talo)?

3) O X da questão: qual a opinião de vocês sobre ligar uma pedaleira no loop de um valvulado e usar as simulações da pedaleira? Eu dificilmente abriria mão da facilidade de programação da pedaleira, inclusive das simulações. Por outro lado, pode ser que deste modo eu subaproveite muito o ampli, mesmo sendo um ampli super clean. No fim das contas, minha esperança é extrair o máximo possível das simulações da minha POD, tanto na qualidade quanto na variedade delas - ou seja, espero que, com a pedaleira ligada no loop do valvulado, cada uma das simulações mostre mais a sua cara e com mais qualidade.

4) Quais são os cuidados de manutenção preventiva e corretiva básicos para um valvulado?

No fundo no fundo, o dilema é aquele de sempre: SS ou valvulado? Mas eu vou um pouquinho mais além: será que já tenho uma certa maturidade pra pegar um valvulado handmade? Ou eu ainda estou com cabeça de begginer?

Ajudem um tube-noob!!

Van_Lorien
Veterano
# jul/09
· votar


erico.ascencao
Bueno, eu ainda não tenho meu valvulado mas acho que posso te ajudar pois pesquiso bastante sobre eles.

1) Creio que com 50w e um falante de alta sensibilidade tu vai tá bem servido pra essas aplicações. Se tu usar válvulas que custam mais a saturar, como as 6L6 que saturam por volta de 75-80% do volume, tu vai conseguir manter um timbre sempre limpo, praticamente, fora que poderás microfonar.

2)Sim, existem válvulas que custam mais a saturar, outras que saturam mais cedo. Só um exemplo, uma EL84 costuma saturar quando chega na metade do volume, já uma 6L6 é bem mais pro final.

3)Acho que dá pra tirar timbres legais, apesar de EU não gostar de pedaleiras, eu gosto de simplicidade acima de tudo (meu plano é guitarra, 3 ou 4 pedais no máximo e amplificador, só). Tem gente que usa pedaleira no loop do amplificador como o janick aqui do fórum. Pelo que li, ele consegue resultados muito bons.

4)Nunca ligar o amplificador sem tá ligado a um alto falante; não "bater" com ele pois, como as válvulas são tipo lâmpadas, são frágeis; os outros cuidados que se toma com qualquer equipamento eletrônico como umidade, voltagem. Tem também a troca das válvulas, mas isso varia muito de amplificador pra amplificador. Pelo que já li, válvulas de power usadas sempre no talo ou quase costumam durar uns 2 anos. Fora que tem gente que gosta do timbre de válvulas velhas.

Acho que consegui responder tuas dúvidas, qualquer coisa é só perguntar.

erico.ascencao
Veterano
# jul/09 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Van_Lorien
Os caras que falam que um valvulado de 20W tem uma pressão sonora maior que SS's de 50W estão se referindo a valvulados "britânicos" (Marshalls, por exemplo), que têm válvulas que saturam mais fácil? Então valvulados que seguem a linha dos Fender (ou seja, saturam pouco) têm uma pressão sonora semelhante aos SS's de mesma potência?

Ah, não é você que mandou fazer algum handmade?

Van_Lorien
Veterano
# jul/09 · Editado por: Van_Lorien
· votar


erico.ascencao
Não não. É difícil fazer esse comparativo de potência pois são muitos fatores que deve-se levar em conta. Normalmente os amplificadores valvulados possuem falantes com maior qualidade e sensibilidade que os transistorizados e isso acaba influindo nessa impressão da potência final ser maior. "Apenas" 3dB a mais na sensibilidade de um falante equivalem ao dobro de potência.

A diferença principal entre valvulados que saturam com menos volume e os que saturam com mais volume é o tal headroom que é a capacidade do amplificador manter o som limpo em altos volumes. Fora o fato de se conseguir saturação do power mais facilmente.

Não, não encomendei nenhum handmade.

fernando0877
Veterano
# jul/09 · Editado por: fernando0877
· votar


Bom, o meu ampli anterior era um fender deluxe transitorizado de 95W. Passei pro valvulado 30W e 1x12" circuito do Marshall Plexi.. eu procurava um som semi-limpo podendo alcançar um drive com bom peso... valvulado é outro mundo...

1) com 30W vc com certeza tem potência pra som limpo (headroom) e pro sujo sobra.. pois como vc deve saber quanto mais gâs vc dá mais ele arde). Com 15W valvulado vc já consegue volume pra banda, mas não limpo).. 50W se vc quer muito limpo talvez 50W seja o que vc procura.

2) Tem válvulas que ardem mais que outras... mas a diferença está mais no circuito... se vc quer som limpo vá de circuito fender. Saída de captador mais alta faz arder mais tmb... os teus pedais vão soar bem mais pesados e dinâmico tmb... pois a válvulas sempre vai trabalhar junto dando dinâmica as distorções e drives... vc certamente vai ter que reconfigurar tua pedaleira pro novo setup.. O ideal é pesquisar no youtube os amps que vc imagina e ouvir o som nunca esquecendo de prestar atenção na guitarra, pedal que o cara usa.. pra comparar com seu equipamento.

3) não uso pedaleira então fica difícil de eu opinar.. mas... dependendo do efeito q uso Phaser/Flanger/Wha por exemplo.. costuma arder a válvula no trajeto do efeito... então imagino que é bom vc pegar uns 50W mesmo.. e para não acontecer distorções no efeito desejado é bom vc pedir pra colocar canal para loop de efeitos.

4) as válvulas não são tão frágeis não. O meu valvulado costuma me dar choque se a fase está invertida.

5) maturidade pra ter um valvulado?!?!? Eu acho que deveria ser a primeira coisa a se comprar... vc vai se ouvir melhor, mais sentir mais tua pegada, sentir mais música nos teus acordes... daí sim pode-se começar a ter maturidade... A vida é curta pra timbres ruins...

jigo__
Veterano
# jul/09
· votar


erico.ascencao
kra eu mando sem medo nenhum vc fazer um wizard normal (50W com um circuito tp Fender, ou seja otimo clean) com o Max da Electrontubes, manda botar loop de efeitos p/ modulações, (a tua pedaleira tem loop dela propria??), mais atenuador de potencia caso mais p/ frente vc queira um som de drive da valv, com reverb de mola e só.

ai usaria o send e return da pedaleira no input do amp p/ drives e etc, usaria o loop da pedaleira no do amp e ja era!!

50 W valvulados é um otimo volume (volume de gente gde! hehe) com 6l6 tem q estar mto alto msm pra saturar elas, pede as valvulas do pré as de tv q demoram p/ saturar e ja era, é claro q vc vai ter q arrumar os presets da tua pedaleira, mas vc vai te mta qualidade no som, mta msm, a diferença p/ um SS é gritante.

abç e close topic

jigo__
Veterano
# jul/09
· votar


ahh manda fazer head pq versatilidade é mto importante, hj vc só precisa de 1x12 amanha uma 4x12 é o ideal sacas?? pra casa eu aconselho e tenho 1x12 qdo preciso de mais "pressão" alugo uma 4x12 dum kra q tem banda daqui!

abç

edalko
Veterano
# jul/09
· votar


erico.ascencao

Buenas!

Acho que o amp que cai como uma luva no que vc deseja, sendo ótima relação custo x benefício é um Giannini valvulado.

Vai encontrar um inteiraço entre 1k e 1,8k, fornecendo 50W de potencia.

Eu faria ou compraria uma caixa 2x12 pela maior abrangencia sonora.

Esse negócio de valvulas de TV, acho eu, que num futuro pode vir a dar merda, dada as vezes a sua falta no mercado.
Prefiro as configurações "padrão", com EL34, 6L6, 6V6, 12AX7, 12AT7, EL84, etc...

jigo__
Veterano
# jul/09
· votar


edalko
sem duvida, os Gianinnis são mto legais msm!!!!

Eu recomendo tb, vc msm tem um e não é fazendo lobby não, no mais queria saber em q volume o thunder sound costuma a começar distorcer???

abçs

erico.ascencao
Veterano
# jul/09
· votar


El Cabongo
4) as válvulas não são tão frágeis não. O meu valvulado costuma me dar choque se a fase está invertida.
Como é esse choque? Quando você encosta nele você toma choque? Curioso isso...

jigo__
É, fiquei de olho neste Wizard mesmo. O que eu queria nele é:
- loop de efeitos
- saída do power para um talk box
- atenuador de potência
- reverb de mola
Os dois últimos recursos é para o caso de eu querer brincar só com guitarra e amplificador - não costumo fazer isso, mas nunca se sabe. O talk box eu preciso negociar com o handmaker, pois queria que ele fizesse o footswitch também.

Quanto à caixa, num médio prazo acho uma 4 x 12" muito grande. Nem em casa teria espaço pra uma dessas. Eu procuro um combo mesmo, que eu possa carregar pra estúdio ou pra lugares em que eu vá tocar (num futuro próximo espero que isso seja uma realidade).

edalko
Este Giannini que você falou é aquela reedição dos anos 70? Este aí foge bastante do que eu pretendo gastar. Vou juntar uma grana até o fim do ano e quando estiver com a metade do valor necessário eu vendo meu Meteoro. Enquanto espero o amplificador novo eu fico tocando com meus monitores de estúdio, que qubram um galhão.

Powerslave158
Veterano
# jul/09
· votar


Um Tremendão II da Gianini atenderia bem às suas exigências, dá uma olhada no ml, ou nas lojas da tua cidade pra pegar um bem inteiro e é isso!

thanatos
Veterano
# jul/09
· votar


Sempre é hora pra ter um valvulado ;D

erico.ascencao
Veterano
# jul/09
· votar


Andei lendo este tópico e me desanimei um pouco. Receio que este lance de manutenção de um valvulado seja um pouco demais para um músico amador como eu.

jigo__
Veterano
# jul/09 · Editado por: jigo__
· votar


erico.ascencao
kra para de ser bobo, vc só aprende as coisas tendo uma e esse lance de manutenção de valvulado é mto simples, o lance de bias e regulagem é mto simples, eu sou totalmente leigo nessas coisas mas consegui arrumar o meu em casa sozinho e tranquilo... :D

bias no caso do meu amp eh um potenciomentro q tem dentro do amp q serve p/ "mandar energia" digo isso pq se vc aumenta ele a luz brilha bem forte se vc diminui ele a luz da valvula fica bem fraca, ou seja vc rregula ela de acordo com o q vc quer, sendo q qto mais forte fica a luz da valv. mais distorce (sempre tem q se tomar cuidado pois pode dar red plate e pode queimar a valvula)...

eu dexei o meu nas 9 horas, agora, ve se esquece esse lance vc só mexer nisso uma vez na vida, ou qdo um idiota qq mexer e desregular teu amp (no meu caso meu primo) :\

Esse lance de merecer ter um valvulado, de ter medo de ter um, de ter medo da manutenção dele ser d+ pra vc, vc vai me desculpar com td respeito mais isso é papo de perdedor, td mundo merece ter um timbre bom, presta atenção meu rapaz eu toco a apenas 6 meses de vdd e não tenho problema nenhum com isso...(e sou totalmente leigo em eletronica e qq coisa di tp q tenha eletricidade)

compra o amp, tenha um timbre bem legal, se divirta, na realidade vc vai ter q trocar de valv. só a cada 2 anos e é uma coisa mto simples, é = ligar uma lampada no soquete, isso vc sabe fazer???

abç

Ps: e caso vc tenha um problema q não saiba como funciona é só ligar prum tecnico, caso tenha medo de resolver sozinho leve um um!! é = guitarra se vc não sabe regular leve em alguem q saiba!

thanatos
Veterano
# jul/09
· votar


erico.ascencao
Cara, desanima não...essa manutenção toda se resume a trocar válvulas 1x/ano, 2 anos, w/e
Só toma cuidado com quedas e vá ser feliz com seu valvulado xD

erico.ascencao
Veterano
# jul/09
· votar


jigo__
compra o amp, tenha um timbre bem legal, se divirta, na realidade vc vai ter q trocar de valv. só a cada 2 anos e é uma coisa mto simples, é = ligar uma lampada no soquete, isso vc sabe fazer???
Era isso que eu queria escutar. Valeu!!

Tive um e-mail respondido pelo Pedrone. Vou ver se mantenho contato com ele, tirando dúvidas e etc. Só preço dele que está um pouquinho salgado (mais do que eu esperava).

MMI
Veterano
# jul/09
· votar


erico.ascencao

Cara, medo de manutenção de amplificador valvulado e se você merece um, isso tudo é balela. Não tem nada disso. Se você pode, compra um e vai ser feliz.
A única coisa estranha que achei foi você abrir mão da coisa mais legal que um valvulado pode te dar, que é o drive. Tanto que, o pessoal do jazz prefere SS, como o Roland JC-120, exatamente pelo som limpo. Num valvulado de verdade, a distorção é muito melhor que qualquer POD ou pedaleira que você imaginar. Se você acha as simulações do seu POD legais, dê uma olhada no "the real thing" que você vai cair de costas e achar melhor ainda.

erico.ascencao
Veterano
# jul/09
· votar


MMI
Pelo o que andei lendo por aí, a cara da distorção de valvulado vem mais do power do que do pré. É nisso que eu aposto pra usar as simualções da POD num valvulado: a POD dá a cor da distorção, e o power do valvulado dá o calor.

jigo__
Veterano
# jul/09
· votar


erico.ascencao
eu acho e ficaria mto foda os drives da pod com o valvulado, de vdd!!!

vai fundo ! hauhauahu

abç

Xucrute
Veterano
# jul/09
· votar


MMI
Num valvulado de verdade, a distorção é muito melhor que qualquer POD ou pedaleira que você imaginar.

Cara eu não concordo com vc, pra vc dizer isso deve ter no minimo visto um valvulado famoso, sendo comparado com a sua propria simulação do pod, mas que seja...

erico.ascencao

Então kra, eu tenhum uma x3 live e igual vc queria ia atraz de um valvulado, mas pelo oq eu vi mt gente tem conseguido otimos resultados ligando a propria em caixas estilo PA e etc (ate pq essa é a função dela, praticidade pra n precisar ficar levando kilos de coisas).
Já vi algums locos dizendo que esses multi-efeitos/simuladores, melhor opção seria um power SS mesmo, sem ser valvulado.

Então ta bem dificil escolher, a cada vez q leio mais fico mais em duvida

vlw abraços

jigo__
Veterano
# jul/09
· votar


Xucrute
kra com o valvulado com seu drive do power, e o drive da pod fica mto foda, td ganha peso, definição harmonicos, concordo pedaleira é justamente p/ diminuir o set, mais duvido e mto que uma P.A. consiga substituir um amp valvulado para sons com guitarra.

Xucrute
Veterano
# jul/09
· votar


jigo__
então, foi +/- assim um cara que eu conversei uma vez disse que num ampli SS ia ser melhor q um valvulado (power) mas seila neh td mundo fala que cum um power valvulado ia fica mt mais massa, me diz ai kra vc disse
kra com o valvulado com seu drive do power, e o drive da pod fica mto foda, td ganha peso
me explica, dai seria um power valvulado normal, mas meio que saturado ja?
eu to querendo ver a melhor opção pro pod hehehe

bom é isso aew
vlw kra
abraços

erico.ascencao
Veterano
# jul/09
· votar


Xucrute
Existem dois tipos de distorção para se tirar de um amplificador: a de pré e a de power. Cada uma delas é conseguida saturando o respectivo estágio de amplificação (ou seja, o pré e o power). Posso estar errado, mas distorção de pré deve ser equivalente a aumentar o botão "drive" do seu amplificador, enquanto a de power equivale a aumentar o volume master do amplificador.

O que o jigo__ quis dizer é que com um valvulado você terá o power aquecendo o som da POD (ou até mesmo distorcendo o som da POD, caso você use o ampli em volumes relativamente altos).

jigo__
Veterano
# jul/09
· votar


erico.ascencao
isso msm!! :D

acredito q deve ficar o bixo!

abçs

MMI
Veterano
# jul/09
· votar


erico.ascencao

cara, a distorção do pré é a mais usada. A distorção do power é menos usada, assim como a distorção dos falantes. Examine um rack, onde isso vem separado. A distorção está sempre no pré, mas claro, o power no talo também distorce, tem som diferente. Um pouco de distorção de falante geralmente também fica bom. O que não fica legal é distorção de microfone.

Posso estar errado, mas distorção de pré deve ser equivalente a aumentar o botão "drive" do seu amplificador, enquanto a de power equivale a aumentar o volume master do amplificador.

O que o jigo__ quis dizer é que com um valvulado você terá o power aquecendo o som da POD (ou até mesmo distorcendo o som da POD, caso você use o ampli em volumes relativamente altos).


A idéia é mais ou menos essa. A questão é que o power dá uma esquentada na distorção, mas a distorção em si vem do pré, geralmente de válvulas 12AX7. Essa é a distorção geralmente procurada e ouvida. É certeza que seu POD vai soar melhor um power valvulado, indiscutível. Só acho que você está abrindo mão do melhor que você poderia obter de um valvulado ou pelo menos sub-utilizando a capacidade de um ampli. Não é coincidência que quase todos os guitarristas famosos usam válvulas e não pedaleiras e simuladores. Mas é só minha opinião.

Xucrute

Cara eu não concordo com vc, pra vc dizer isso deve ter no minimo visto um valvulado famoso, sendo comparado com a sua propria simulação do pod, mas que seja...


Garoto, não sei o que você chama de "valvulado famoso", mas ter visto eu já vi muitos, atualmente tenho Mesa Boogie Triaxis e Rectifier (power Mesa tb), Marshall, Peavey, Fender e Vox (que estou vendendo alguns). Já tive outros, Marshall, Rivera, Fender e outros. Posso garantir que não existe simulador que iguale uma Mesa, um Marshall, um Fender, por exemplo. Use a busca e veja tantos tópicos falando disso. Claro que o preço é outro, mas a diferença sonora é brutal. Com amplificadores assim geralmente você desencana de pedais de distorção ou boost. Estou achando que talvez você que no mínimo deveria ter idéia do que é um som de "vavulados famosos" antes de querer comparar um POD ligado num PA. Mas ainda assim é minha opinião...

Xucrute
Veterano
# jul/09
· votar


MMI
primeiro, queria pedir desculpas caso ficou a impressão de eu seila estar querendo pagar de entendido do assunto (coisa que eu não sou hehe) ou um super protetor dos POD's (tpw: odeie o POD e morra)

Eu so fico meio assim quando a galera fala que os valulados são muito melhores ou tpw sem comparações que se tiver um sample do valvulado e da sua simulação da pra saber qual é qual (não to dizendo que vc falou isso)

Imagina minha situação, eu baixo um preset da net, duma banda, eu ligo minha x3 num par de caixas pra pc(nada mt sufisticado) e tenhu um ótimo som, mt proximo da musica, tão proximo que se eu tocar junto, ajustar o volume a guitarra se mistura na musica que nem parece q eu to tocando ali...

Não to querendo discordar q o valvulado é melhor, melhor com certeza é (ate pq ia fica estranho a simulação ser melhor que o simulado, entende?)

Outra coisa, que eu queria discutir com vcs ate fazer uma observação. Uma vez testei um rack da digitech valvulado orra um baita rack, e uma coisa posso dizer, a distorção valvulada dele em termos assim, era melhor que a que hj eu consigo cum meu pod, ligado no mesmo ampli. A conclusão que eu tive, me corrijão se eu estiver errado, No pod o som que sai é basicamente um som de valvulado so que como se tivesse processado em um estudio seila algo do genero, igual que vc escuta num cd e talz.... ja num valvulado o som seila parecia ser mais vivo um "gosto" mais natural.

(aproveitando aki)
So pra ver, derrepente alguem tem conhecimento, eu to afim de montar um valvulado e pensei no HO (hi-octane) queria saber se ele iria se comportar bem com a x3, ja que dizem q ele tem um super ganho, talvez ate deixar os drives do pod de lado e acar usando soh os do amp hehehe


Bom é isso aew
vlw
abraços
Bom é isso ae,

erico.ascencao
Veterano
# jul/09
· votar


Xucrute
Bem, acho que pra você fazer um amplificador pra usar com pedaleira, você tem que escolher entre essas duas opções:
- amplificador com som limpo para usar as simulações e efeitos da pedaleira
- usar só os efeitos/distorções da pedaleira (distorções de pedais como o DS na entrada do pré, e modulações de preferência no loop) e a distorção do amplificador

wiskeria
Veterano
# jul/09 · Editado por: wiskeria
· votar


é uma boa vc ter um valvulado, agora depois de comprar um venda sua pedaleira...
usando uma pedaleira digital não faz sentido ter amp valvulado, a pedaleira vai pasteirizar todo timbre dele.
Com o dinheiro da venda compre pedais separados de qualidade.
Sobre giannini são ótimos, mas são vintage, distorção só talando o volume e são amps de uso para macho, ou seja sem loop e outras frescuras do tipo, pedal se usa direto no imput.

erico.ascencao
Veterano
# jul/09
· votar


wiskeria
MMI
jigo__
Eu estou justamente naquele dilema clássico entre SS e valvulado. Um SS da faixa dos R$1200 a R$1500 (Fender Frontman 65R, Crate GT 65, Laney LV e até mesmo um Staner Joe Moghrabi, quem sabe...) já seria uma evolução em relação ao meu Meteoro Nitrous GS 100. Mas será que vale a pena gastar em média R$700 a mais num valvulado, sendo que usarei só o power do valvulado? Até vi um Meteoro Scorpion que é justamente só o power valvulado, porém fico com a pulga atrás da orelha...

wiskeria
Veterano
# jul/09
· votar


se vc não pensa em largar a pedaleira compre um transistorizado mesmo... com certeza.
Se largar a pedaleira vale a pena, timbre de valvulado é o melhor.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Chegou a hora de eu ter um valvulado?