Caixa Acústica (gabinete) com microfone imbutido! ! !

    Autor Mensagem
    Floyd N Roses
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Floyd N Roses


    OW Gente...IAIIiiiii...Beleuza??!!!

    Então...oh QUE DAHORA!!! Num sei se alguém aqui conhece...mas eu tava procurando umas caixa acústica pra head aí...e OLHA O QUE EU ACHEI...

    http://www.guitarampcab.com/design.html

    ...são umas caixa acústica que JÁ VEEM COM O MICROFONE EMBUTIDO!!! 8D

    Muito massa isso!!! Porque será que os HandMakers num usam esse squema ai em toda caixa acústica??!!! É MUITO MAIS PRÁTICO...só plugá o cabo ali e liga no P.A. e...PRONTO!!! ^^

    E ainda...se os HandMakers fazessem isso...cada um podia encomendá o microfone onde mais gostasse!!! =D

    Eu achei isso MUITO BALA...e ai...alguém já conhecia...tem...já viu....sei lá...vamo dá umas opiniões ai!!! ;D

    Flw's...um abraço procêis!!!

    o/////////////////////////////~~

    Floyd N Roses
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    P.S.: Sim...eu sei que "IMBUTIDO" é com "E"...foi um erro mesmo no título!!! ;DDD

    Floyd N Roses
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Num tem ninguém por aí não??!!! O.o

    Floyd N Roses
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    ORRAAAAaaa...ninguém MESMO??!!! o.O

    Marcio McBean
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Cara... pode ser tanto algo prático como um tiro no pé pois o microfone fica em uma posição fixa e vc não pode regular de outra forma...

    Mas a idéia é bacana e eu não conhecia.

    jigo__
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    eu tb não conhecia, mais é bem fixa a coisa se vc quiser mudar a regulagem fica osso (ou não, pois da pra instalar um suporte movel tb neh!? hehe)

    abç

    Luqueuris150
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    alguem me explica afinal pra q o microfone na caixa e o q eh P.A. citado acima?

    tenham calma pq quem n precebeu ainda eu sou membro novato (olha ai d baixo do meu nome XD)

    mas explica ai :D

    Marcio McBean
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Marcio McBean
    · votar


    Luqueuris150
    Não se preocupe velhinho, nós vamos com calma, eu também não sou um expert... o caso do microfone no amp é o seguinte: todos os amps de guitarra possuem um timbre característico que é proveniente de todos os elementos da sua construção (pré, power, gabinete, falantes, etc)
    Para que você consiga reproduzir este timbre em uma gravação ou em uma situação ao vivo em que o som do amplificador tenha que passar pelo P.A. (basicamente , todo o aparato de sonorização ao vivo, para mais detalhes é só buscar no fórum ou no google) você precisa posicionar um microfone na frente do amp para captar o timbres que ele transmite através do seu alto falante.

    No caso deste ampi com o mic embutido, esta operação teoricamente seria mais fácil.

    Espero ter ajudado.

    MMI
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Esses Projetos não tem muita novidade. Alguns fabricantes fazem, como Rivera, onde tem um vídeo explicando a idéia e outros mostrando funcionando. Outro vídeo mostra o som dentro e fora, sendo que fora dá para ouvir a palhetada nas cordas. É bastante interessante. Principalmente para os valvulados antigos, sem master.

    Marcio McBean
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    MMI
    Legal... eu não conhecia mas pelo fato de não ter despertado interesse de outros membros, acreditei que não era realmente uma grande novidade mas Floyd N Roses, pelo menos pra mim valeu como novidade...

    Valeu gente!

    Floyd N Roses
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Marcio McBean
    É...pra mim tbm foi uma baita de uma novidade!!! 8D

    Isso de ser em uma posição fixa pode te aquilo que o jigo__ falô tambem né...um suporte móvel!!! ;D

    MMI
    POW CAra...bem legal!!! Nem sabia q tinha isso não!!!

    Eu só postei mesmo pq eu procurei de tudo quanto é jeito na busca...e num achei nada!!! Então...achei q era novidade!!! xD

    Mas vlw ai!!! Legal esse ai tbm!!! ;D

    Flw's...abraço!!!

    o//////////////~~

    MMI
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Floyd N Roses

    Só como observação, note que o projeto do Rivera não tem nada de posição fixa de microfone. Só não dá para colocar um microfone longe captando ambiência.
    É um jeito de abrir volume e fritar válvulas sem ficar surdo e incomodar os vizinhos. Mas para home studio, a sensação de um falate de 12' berrando comparado a um fone de ouvido é bem diferente... Mas pode ser solução em muitos casos, sem dúvida.
    Me desculpe por ter falado que não é novidade, o que pode não ser. Mas de fato é um equipamento restrito que muita gente não conhece, mesmo porque não é de linha em muitas fábricas do ramo. Já até vi outros, mas não me lembro dos sites agora.

    Casper
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Casper
    · votar


    Iso-box existe a pelo menos 50 anos.

    Exemplos:

    http://www.audiogeekzine.com/wp-content/uploads/2007/10/diyisobox.jpg

    http://nut.surkuk.com/Isobox/isobox.JPG

    http://kurodust.net/wp-content/uploads/2009/03/img_3822.jpg

    Bruno_GF
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    A Altovolts tem uma assim....senão me engano se chama Cachalote.
    Mas essa vc abre pra posicionar o microfone.

    Floyd N Roses
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    MMI
    note que o projeto do Rivera não tem nada de posição fixa de microfone
    É então...isso que eu achei legal também nesse Rivera.

    Bem, legal isso que você disse agora...não tinha pensado nisso!!! =D

    Me desculpe por ter falado que não é novidade
    Não cara...magina!!! Eu só puis como novidade porque EU não conhecia e também não achei nenhum tópcio falando disso!!! Então achei interessantes postar!!! ^^

    Casper
    Olha lá!!! QUE DAHORA ISSO AI!!! 8D

    É...vivendo e aprendendo!!! XD

    Bruno Faria
    Hmmm...legal...vo da uma procurada!!! ;D

    Vlw pra todos...

    Um abraço!!!

    o/////////////////////////~~

    Floyd N Roses
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    POw gente...

    ...dando um 'up maroto'...!!! ;D


    Tava repensando essa ideia do 'Cabinet Isolado'...só que eu to querendo contruí um EU MESMO!!! =]


    E o que eu to em dúvida agora aqui é...

    ...quais seriam os melhores falantes e os melhores microfones [digo no plural...pois existem varias marcas...mas a caixa vai ser 1x12" mesmo]...para fazer uma 'Iso Cab' como >ESSA AQUI<??!!! o.ô


    Se alguem souber de falantes e mics pra guitarra...e puder me dar uma opiniões awe...eu agradeço.......MUITO!!! ;DDD



    Abraçoww procêis!!! o/

    MMI
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Floyd N Roses

    Esse é um projeto interessante, gostei. Mas tem o inconveniente que você precisa de um falante dedicado só para isso. Por essa razão que eu acho legal uma daquelas onde você põe a caixa dentro se quiser.
    De qualquer forma, esse daí você pode colocar um falante à sua escolha, de preferência de 12', tem muitos. Atente que ele acaba ficando numa caixa fechada, não é open-back, como a maioria. Para microfone, vai no bom e velho coringa, o Shure SM-57 (o da foto).

    Floyd N Roses
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    MMI
    Esse é um projeto interessante, gostei.
    Nossa...assim que eu ví ele...meu olho já começô a brilhá!!! =PPP ...rsrsrsss


    Mas tem o inconveniente que você precisa de um falante dedicado só para isso. Por essa razão que eu acho legal uma daquelas onde você põe a caixa dentro se quiser.
    Ahhh....mas eu acho que esse 'inconveniente' acaba sendo compensado pela PRATICA do negócio!!! Ainda mais pra mim...que [ALÉM de morar em ap] toco muito em casamento e tenho sempre que ligá a pedalera direto na mesa [já que não tenho um cabinet QUE PRESTE]...esse esquema seria uma BAITA DE UMA MÃO NA RODA!!! Imagina QUE PRÁTICO [e com uma qualidade MUITO MELHOR do que a pedalera direto na mesa né]!!! :]]]


    Então...quanto ao falante eu pedi uma ajuda porque eu não sei quase NADAA sobre falante!!! =/


    Eu tava dando uma olhada no site da Eminence e...pelo que eu ví...o unico falante de 12" de lá que é ESPECÍFICO pra caixa 'selada' [porque ta escrito que não é aceitável em caixa 'ventada'] é o The Wizard!!! Será que ele seria melhor pra isso então??!!! o.ô

    Já...no site da Celestion não fala nada sobre essa 'questão'!!! Eu ví que o Seventy 80 deles ta com um preço legal...será que ele ficaria legal nesse projeto??!!! ô.o

    Atente que ele acaba ficando numa caixa fechada, não é open-back, como a maioria
    Ah...não...isso eu to ligado!!! Só o que eu não sei é se eu tenho que colocá algum 'isolante' [tipo lã de rocha/vidro...borracha...etc...] alí na "PARTE DE DENTRO"...ou se o isolamento acústico só é necessário alí na 'parte de cima' [onde fica a boca do falante e o microfone]!!! =S


    Ahhh...e quanto ao microfone...o Shure eu acho que vai sê meio 'complicado' de eu conseguir agora!!! Será que tem algum otro [de preferencia um poquinho mais em conta... :P] mais ou menos no 'mesmo nivel' dele??!!! E otra coisa...pra microfnar amp só pode ser mic dinâmico mesmo ou pode ser um condensador também?! Tava pensando isso porque nos VST's [Guitar Rig's...Amplitube's...e 'cia'] eu sempre gosto mais do som dos Ribbon's...será que funfa legal com um >DESSES AQUI< de repente??!!! õ.ô



    NOSSAAA..acho que eu fiz PERGUNTAS DEMAIS né!!! :PPP ...rsrsrsrrsssss


    Bom...mas QUALQUÉ opinião já é uma GRANDE AJUDA pra mim...e eu agradeço MUITO!!! ;DDD




    Abração!!! o/

    MMI
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Floyd N Roses

    Entendi. Se é esse projeto que lhe interessa, vai em frente.
    A espuma e lã de vidro não serve para isolar nada, não tem isolamento baseado nisso nessa caixa. Você coloca na parte de cima, onde vai o mic, para reduzir a reverberação. Isolamento é feito com madeira espessa, em estúdios, é parede mesmo. Isolamento precisa de peso, massa, para segurar o som.

    Muitos gabinetes são closed back, apesar de serem uma minoria. A própria Marshall tem closed-backs. Pode colocar qualquer falante na verdade, mas saiba que isso muda e muito a característica tonal do falante.

    Microfonar já complica um pouco mais. Se for por preço, o Shure é exatamente o mesmo preço que esse Nady. Inicialmente vai depender do amplificador que vai ser ligado aí. De qualquer forma, são poucos os microfones que aguentam trabalhar a 120-130 dB (ou mais), como é ali, colado no falante. Eu não arriscaria um condensador ou mesmo esse Nady (diz que ele aguenta, não sei).

    Floyd N Roses
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    MMI
    A espuma e lã de vidro não serve para isolar nada, não tem isolamento baseado nisso nessa caixa. Você coloca na parte de cima, onde vai o mic, para reduzir a reverberação. Isolamento é feito com madeira espessa, em estúdios, é parede mesmo. Isolamento precisa de peso, massa, para segurar o som.
    Ah...TENDÍ!!! ^^ ...Então alí na parte de 'dentro' nem é necessario colocar nada pra isolar...só na parte do mic mesmo...certo?? :]


    Muitos gabinetes são closed back, apesar de serem uma minoria. A própria Marshall tem closed-backs. Pode colocar qualquer falante na verdade, mas saiba que isso muda e muito a característica tonal do falante.
    É...isso que eu tava pensando também!!! Mas como no >SITE DA EMINENCE< ta escrito que o 'The Wizard' só pode sê colocado em gabinetes closed-back...então imagino que os 'samples' dele já sejam gravados em um closed-back...certo?! Ou seja...acho que o timbre não vai ser MUITO diferente daquele... o.ô


    Microfonar já complica um pouco mais. Se for por preço, o Shure é exatamente o mesmo preço que esse Nady.
    Poxa caraa...verdade! Tava pensando que o shure era MUITO mais caro...mas nem é não [como vc disse]!!! Acho que ele é mais 'garantido' mesmo né?! ;]]]



    Caraa...VALEU MESMO!!! Vc ta me ajudando MUITO aqui!!! ;D




    ...o/

    MMI
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Floyd N Roses

    os, é parede mesmo. Isolamento precisa de peso, massa, para segurar o som.
    Ah...TENDÍ!!! ^^ ...Então alí na parte de 'dentro' nem é necessario colocar nada pra isolar...só na parte do mic mesmo...certo?? :]


    Isolar é preciso, senão não tem função essa caixa. Para isolar, você vai fazer essa caixa com madeira bem espessa (1 polegada), a caixa toda, além de tomar cuidado com a vedação. Na parte da "boca do falante", onde fica o microfone, você pode ou não colocar espuma ou lã de vidro (põe espuma mesmo) para diminuir a reverberação, isso se quiser, pode deixar sem, mas custa baratinho espuma "casca de ovo".

    Sim, provavelmente foi gravado o sample com closed back. Outro falante feito para closed back é o Celestion G12M Greenback. Uma gravação feita em Marshall closed back é AC/DC Back in Black. Cuidado, especialmente em altos volumes tem falantes que se saem bem mal em closed, especialmente se você usar muito palm mute.

    O Shure SM-57 é o basicão dos microfones para guitarra. Pode ir nele que não fica devendo. Aproveita e vê se dá para comprar na boiada da Guitar Center que abriu para vender para o Brasil.

    Floyd N Roses
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Isolar é preciso, senão não tem função essa caixa. Para isolar, você vai fazer essa caixa com madeira bem espessa (1 polegada), a caixa toda, além de tomar cuidado com a vedação. Na parte da "boca do falante", onde fica o microfone, você pode ou não colocar espuma ou lã de vidro (põe espuma mesmo) para diminuir a reverberação, isso se quiser, pode deixar sem, mas custa baratinho espuma "casca de ovo".
    OPAA...beleza cara!!! Vo tomá BASTANTE CUIDADO com essas partes que vc me disse!!! VALEUZÃO!!! ;D


    Outro falante feito para closed back é o Celestion G12M Greenback. Uma gravação feita em Marshall closed back é AC/DC Back in Black.
    POw...serião MESMO??!!! Legal...vo dá uma 'pesquisada' nos preços dele também!!! :]


    Cuidado, especialmente em altos volumes tem falantes que se saem bem mal em closed, especialmente se você usar muito palm mute.
    Mas acho que tanto com o Greenback quanto com o The Wizard a chance de isso acontecer é menor né?! Já que eles são mais 'proprios' pra closed-back... o.ô


    O Shure SM-57 é o basicão dos microfones para guitarra. Pode ir nele que não fica devendo. Aproveita e vê se dá para comprar na boiada da Guitar Center que abriu para vender para o Brasil.
    Então velho...eu alhei lá mas eles não enviam o SM57 aqui pro Brasil!!! Até por isso que eu tinha perguntado se vc não sabia de algum outro meio que 'equivalente' ao Shure...queria vê se eu não achava algum mic legal em promoção por lá!!! Apesar que essas coisas 'menores' nem compensa muito comprá na GC!!! Ainda mais sendo que no Mercado Livre o SM57 ta 300 mangos [e com o 'bonus' do parcelamento e da RAPIDEZ né]...a diferença no preço ia ser muito pequena!!! ;]


    Bom...mas eu vo pesquisando por aí...e qualqué coisa eu posto aqui!!! VALEU!!! \m/




    Abração!!! o/

    MMI
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Floyd N Roses

    Mas acho que tanto com o Greenback quanto com o The Wizard a chance de isso acontecer é menor né?! Já que eles são mais 'proprios' pra closed-back... o.ô

    Aí que está o problema. São falantes com uma equalização mais própria para closed back. Mas em altos volumes, especialmente em sons graves, vai depender do projeto da caixa e chega uma hora que "travar" a movimentação do falante, atrapalhando o som. Por isso que prefiro o esquema de gabinete + isobox, mesmo porque depois você tem um gabinete para tocar em qualquer lugar. E é mais leve para transportar, esse seu projeto vai ficar pesado que só.
    Lembre-se que isso segura no máximo uns 20 dB, não isola tanto o som não. E não esqueça de rodinhas robustas, essencial.

    Bendsup
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Floyd N Roses

    tenho uma pergunta cretina ... to usando um ampli(1) com saída ext speaker, alem de ter o send e return com volumes individuais. tentei ligar outro cubo(2) plugando no return e experimentei os dois tipos de saída do ampli 1.

    não rolou...

    como eu faço pra escravizar, tipo caixa, o ampli2?

    Floyd N Roses
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    MMI
    Poxaa...olha como a EXPERIÊNCIA é uma coisa BOA né!!! =P ...rsrsrs


    Não tinha pensado em nada disso que vc disse agora!!! =X


    É que o que eu pensei era na economia mesmo [tanto de madeira quanto de TRABALHO... ^^]!!! Porque...como eu não tenho nenhum gabinete com falante de 12"...tava querendo 'matá dois coelhos com uma cajadada só'. Ao invés de construí um gabinete E uma 'isobox'...já contruiria as duas coisas em uma só!!! o.ô ...Mas acho que vo dá uma 'repensada' aqui nesse projeto mesmo...como vc disse pode sê que fique inviável!!! =/


    Mas CAraa...VALEU por TUDO MESMO!!! É sempre MUITO BOM podê contá com alguém com uma experiência como a sua!!! ;]]]




    Abração!!! o/

    Floyd N Roses
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Bendsup
    Tá....só me explica uma coisa antes...o amp (1) é um cubo também ou é um head??!!! E otra...COMO vc ligô o cubo (2) no return do amp (1)??!!! E otra...AINDA...quais são os dois 'tipos de saida' do amp (1) que vc diz??!!! o.ô


    Ahhh...e se vc dissese qual é o modelo dos amps 'em questão' também ajudaria!!! ;D




    ...o/

    Bendsup
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Floyd N Roses

    o ampli 1 é um fender super sonic combo (1 de 12) 60w. tem os seguintes tipos de saída:

    ext speaker
    send (com volume)
    pré amp out

    o ampli 2 é um bandit (1 de 12)

    tem as seguintes entrdas:

    power amp in
    return
    e claro o imput

    eu pluguei nas saídas do ampli 1: ext speaker e send e na entrada do return do ampli 2

    MMI
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Bendsup

    Explica que saída você está ligando no outro amp...


    Floyd N Roses

    Pois é. Apesar de dar mais trabalho, eu sugiro mais ou menos como eu fiz. Monta uma caixinha 1x12, a minha tem um tampo no fundo que dá para deixar closed ou open. E depois uma isobox para colocar essa caixa dentro se quiser. Você vai ter o melhor dos 2 mundos, gabinete open, closed, dentro ou fora da isobox. Sacou? Aí você mata a coelhada toda!

    Floyd N Roses
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Floyd N Roses
    · votar


    Bendsup
    POw caraa...eu ainda não conseguí entendê direito o que vc tá querendo fazê aí!!! =/


    MMI
    Você vai ter o melhor dos 2 mundos, gabinete open, closed, dentro ou fora da isobox. Sacou?
    Ahhh...velho! Ma é ISSO MESMO que eu vo fazê!!! Não tem versatilidade maior que essa!!! =PPP

    Aí você mata a coelhada toda!
    E QUE MORRAM OS COELHOS!!!! \o/\o/\o/ ...hsaUhasuHUHuHUSHuahsuha... xD


    Ah...só mais uma coisa...vc fez uma isobox...certo?! O que que vc usô pra fazê a 'vedação' da caixa??!!! o.ô



    VALEUZÃO man!!! Ajudô MUITO!!! ;DDD




    ...o/

    jaime willians
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    oopa galera sou la do forum de gravação,mas no caso da isobox que falaram ai é exatamente desse jeito aqui que acabei de construir
    da uma olhada la é no meu site mesmo
    http://www.estudionexus.com/isonex.html
    espero daqui uns dias ter audio pra voce sentirem .

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Caixa Acústica (gabinete) com microfone imbutido! ! !