Laney LC-15R com problema!

    Autor Mensagem
    Lucas Sgreccia
    Veterano
    # jul/09


    Estou para comprar um Laney LC-15R usado e ele está com o seguinte problema, ele apresenta um barulho esquisito no potênciometro de volume tipo um "iiiiiiiiiiiiiiiii" bem agudo e irritante, isso só acontece com o potênciometro na posição 0 até 1, para cima não acontece nada.
    O que seria isso? É grave?, Vi um LC-30 com o mesmo problema, seria característico dos Laneys isso?

    jigo__
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    kraq eu levaria num tecnico antes de comprar e veria qualé o problema, caso seja facil de arrumar pediria um desconto p/ o dono e arrumaria depois, caso contrario nem pegaria o amp, pois ele ja num tem um historico tão bom!!

    abç

    edalko
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Lucas Sgreccia

    tipico ruído de potenciometro. Coisa fácil de resolver. Se vc tiver as manhas de abrir o amp é só passar spray limpa contato no potencimetro, e gira-lo algumas vezes. Pronto!

    Isso é problema caracteristico de potenciometros. Pode acontecer com qualquer marca.

    Buddy_guitar
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Lucas Sgreccia

    Concordo com o edalko. Parece ser um típico problema de potênciometro. Resta saber se uma simples limpeza resolveria ou o pot foi pro saco.

    O meu LC15R nunca apresentou esse problema. Tenho ele há uns dois anos. Já o meu staner tem esse problema, não só no volume, mas em todos os potenciômetros.... Como não uso ele nem tive interesse em consertar.

    Abraço

    ogaitnas
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    só limpar o pot, mesmo que tenha que trocar, potenciômetro é muito barato proporcionalmente ao preço de outras peças...

    Lucas Sgreccia
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    jigo__

    pois é cara, vou ver essa possibilidade

    edalko e Buddy_guitar

    se for isso mesmo deve ser bem simples então, esse spray limpa contato é aqueles óleos wd-40? ou é algum outro tipo de spray?
    esse amp ta vindo quase que de graça cara, vou pagar r$800,00 num valvulado com reverb de mola e com válvulas recém trocadas.
    valeu

    janick
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    tipico ruído de potenciometro. Coisa fácil de resolver. Se vc tiver as manhas de abrir o amp é só passar spray limpa contato no potencimetro, e gira-lo algumas vezes. Pronto!
    edalko
    Cara, to tendo o mesmo problema com o Reverb do meu Classic, mas isso é quando eu aciono ele, em qualquer nível. Mas isso começou a acontecer depois do frete da Inglaterra pro Brasil.

    jigo__
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    janick
    mais o teu reverb fica fazendo barulho o tempo td ou só qdo vc gira o pot???

    eu to com problema com o reverb do meu NASA, mais é um lance de vibração e td mais ou seja nem estou usando mais ele, o q me deixa mto triste!!

    abç

    janick
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    jigo__
    Todo o tempo... e eu não sei se é Tanque ou de Mola, mas quando ele ta acionado ele simplesmente fica fazendo um zunido como se fosse uma microfonia e não funciona.

    jigo__
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    janick
    o meu tb

    :/

    isso é triste tenho q levar num tecnico q saiba ver isso, pois faz uma puta falta...

    janick
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    jigo__
    Ah, nem ta fazendo taaanta falta, porque uso minha tonelab para este fim, e outros efeitos, mas é chato deixar quebrado né?

    Além de que, vai que isso implica em uma coisa menor... mas o problema é que eu simplesmente não confio em técnicos. Meu amp aqui ta valendo uma nova, 4200 novo, apesar de que eu paguei 250 libras. Pra um desses trocar uma boa peça dele por algo chinfrin e eu não perceber é fácil fácil.

    Buddy_guitar
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Lucas Sgreccia

    Cara, o que o ogaitnas falou é verdade. Mesmo que tenha que trocar o pot, este é barato e fácil de trocar, vc mesmo pode fazer. É só ter as manhas de abrir o amp tirar o pot, anotar as conexões e refazê-las no pot novo.

    Abraço

    Lucas Sgreccia
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Buddy_guitar

    vou ver essa possibilidade cara, agora sobre esse spray limpa contato, qual seria? wd-40 ou algo específico para potêncimetros?
    vou tentar limpar antes para ver se da certo, caso contrário troco.

    Buddy_guitar
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Buddy_guitar
    · votar


    Lucas Sgreccia

    Não tenho certeza, mas acredito que o Wd-40 deva servir. Nunca vi nada específico para potenciômetros.

    Abraço

    Lucas Sgreccia
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Up, alguém mais poderia me dar uma dica de como solucionar o problema???

    Nato13
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Olá galera!

    Adquiri um Laney LC 15R recentemente, o dono anterior me deixou ciente que precisarei fazer uma revisão no amplificador, pois o mesmo necessita de alguns ajustes ou até mesmo substituição de alguns componentes. Não possuo experiência anterior com amplificadores valvulados, pois esse é meu primeiro valvulado, então gostaria de pedir a opnião de vocês sobre esse Laney LC 15R que adquiri, não sei se é impressão minha, mas me parece que ele possuí algo ''diferente'' no timbre, não sei explicar o que é ou se é só impressão minha mesmo, tenho a impressão as vezes que ele não soa como um valvulado. Não sei se é possível vocês avaliarem o timbre dele somente pelo vídeo, de qualquer forma estarei postando o vídeo e se for possível peço a opnião de vocês, será que as vávulas ja estão na hora de ser trocadas? pois todas elas ja possuem anos de uso.

    O dono anterior também me explicou que no passado foi feita uma ''ligação auxiliar'' utilizando um terceiro transformador para auxiliar um dos transformadores que ja não estava tão bom na época, não sei exatamente em qual dos dois transformadores que foi feito essa ''alteração'', se não me engano, ele foi instalado junto para poder dar conta da alimentação necessária que um dos transformadores ja não estava mais conseguindo sózinho, o que seria exatamente esse procedimento do ''transformador auxiliar''? É recomendado eu ''concertar'' isso e me desfazer desse terceiro transformador?
    No vídeo, o amplificador não possuí nenhum pedal/pedaleira ligada junto, está somente o som natural do Laney LC 15R.

    O timbre dele está bom? O que devo fazer?

    Obrigado a todos.



    lemingue
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Independente das modificações foram feitas no amp, pelo vídeo, é o som é bem isso aí. Isso levando em conta que não sei qual é o falante nem o tipo de guitarra que tás usando, e, obvio, pelas limitações do vídeo (não é a mesma coisa que ao vivo, não é a sua gravação ok).

    Não sei qual é a tua referência para o "não soa como um valvulado", pois existem vááários tipos de valvulados. Esse é o seu 1º? Já tocou em algum outro antes? Esse amp não é hi gain, é 2xel84 e usa um falante de 10". Dá pra tocar um monte de coisa com ele, seja em relação a timbre ou a volume. Pode ser que seja ou seu timbre ou que não estejas acostumado com ele.

    Teste a dinâmica do amp com sua pegada, volume da guitarra e etc... com um valvulado você sente a diferença.

    Abs.

    Nato13
    Membro Novato
    # nov/14 · Editado por: Nato13
    · votar


    lemingue
    Obrigado pelo interesse em me ajudar, com certeza me ajudou bastante! Isso mesmo, não fui eu que fiz a gravação, não nunca toquei em outro valvulado, comparei o timbre do meu com outros do mesmo modelo, mas nada pessoalmente, tudo em vídeos, exatamente o falante é um Celestion Tube 10''.


    Só não ficou claro pra mim ainda sobre esse ''transformador auxiliar'', quem souber e pudér me ajudar, eu agradeço!
    Devo mandar para um técnico retirá-lô e deixar somente os 2 transformadores originais ou deixo como está, com 3 transformadores? ja que está funcionando tudo normalmente?

    Ah, observei que a placa em alguns poucos lugares não possuí mais a ''trilha'' do circuito, estão rompidas (solda fria) e o mesmo foi refeito com pequenos fiozinhos, a reconstrução está muito bem feita, bem soldada e funcionando muito bem, porém fico com certo receio, isso pode ou poderá no futuro causar algum problema? É comum isso em amplificadores? levando em considereração que ele possuí 14 anos.


    Obrigado, abraços.

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Nato13

    O termo é vago, pode ser um trafo paralelo para aumentar a corrente, que antes não era suficiente para as válvulas...

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: SpectrosGuitarman
    · votar


    Laney lc15 é um capítulo a parte para mim.
    Eu tenho um lc15-110 que veio com todas as soldas frias.
    Entrei em contato com o departamento técnico da Laney e eles cagaram pro meu problema, ai acionei o comercial e eles pediram que eu enviasse o amp pra uma autorizada em sp. Os caras só trocaram potenciometro e não resolveu o problema. Só estou com esse amp ainda pq o falante dele é muito bom...

    Cara, o teu problema ta com cara de ser potenciometro mesmo, geralmente qndo as trilhas do potenciometro começam a abrir, ele da esse problema ai.
    Vc pode passar o limpa contato, ou mesmo abrir o pot e limpar ele com os seguintes produtos:
    álcool isopropilico - meu favorito por não melar os contatos
    thinner - limpa muito bem mas da uma ressecada. O Laney geralmente tem pots alpha, mas se for um chinês vagabundo com núcleo de plástico, vai derreter
    wd40 - pau pra toda obra, uso quando não tenho nenhuma das opções acima.
    óleo singer - nesse últimos, limpe bem o pot com um pincel seco antes de aplicar umas gotinhas do óleo. É pouco óleo!!! Se não dps gruda uma poeira no pot, e vc acaba perdendo ele. Se fizer direitinho, é a que mais dura, mas eu evito fazer, um pq da muito trabalho e dois pq a chance de dar merda dps é grande. Se o pot vai ficar fechado, tipo numa guitarra, ai não tem problema, mas em amp eu evito.

    Eu, se fosse vc, compraria um pot bom via ebay, e faria uma das limpezas acima pra ir rodando com o amp até o por chegar e vc trocar.

    Da uma conferida tbm nas soldas, vê se estão bem feitas. As vezes o pot só ta soltando da trilha pq os caras soldaram mal.

    pedrolake
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Engraçado eu tive um LC15 comprado no Chile e nunca deu dor de cabeça, mas um amigo meu comprou um aqui na Playtech, e em menos de 3 dias, o ampli parecia ter sido tirado de uma lata de lixo, problema no jacks, na chave, nos pots, os que vem pro Brasil deve ser refurbished,

    Nato13
    Membro Novato
    # nov/14 · Editado por: Nato13
    · votar


    Ismah

    Obrigado.

    Me tira essa dúvida porfavor, você ou outra pessoa que souber.
    Quando todo o ampli é projetado, é feito todo planejamento, configurações, especificações e até teste para que os transformadores originais suportem todo o circuito, incluindo as válvulas, então porque a necessidade desse ''trafo paralelo''? porque os transformadores originais deixam de suportar aquilo que foi projetado para eles?
    Devo tirar esse 3º transformador?



    SpectrosGuitarman

    Muito obrigado pelas dicas, irei seguí-las.
    Abraço.



    pedrolake

    Vai saber né, rsrs...
    Abraço.

    Nato13
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Possuo a seguinte dúvida, ja mencionada anteriormente acima.
    Quando todo o ampli é projetado, é feito todo planejamento, configurações, especificações e até teste para que os transformadores originais suportem todo o circuito, incluindo as válvulas, então porque a necessidade desse ''trafo paralelo''? porque os transformadores originais deixam de suportar aquilo que foi projetado para eles?
    Devo tirar esse 3º transformador?

    Obrigado, abraços.

    pedrolake
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Nato 13, eu tenho a impressão que a Laney como muitos fabricantes usam componentes que teriam alto custo nos EUA/ UK, vindos da china /asia, para cortar custos. Porém esses trafos devem ter variações na produção, uns atendem a especificação, outros por problema na linha de montagem, problema nas bobinas, erros e etc não atendem as especificações. Isso acontece em Marshalls, Peaveys e outros.

    Mas acho que no seu caso o controle de qualidade a Laney falhou e usou um componente com defeito. Outro problema que pode ocasionar isso seria um desequilíbrio na fonte, onde o consumo de corrente é maior que o transformador fornece fazendo a tensão cair.

    Sinceramente acho que deveria procurar algum ponto que possa estar gerando arco voltaico e servindo como '' curto'' o que causa desequilíbrio.

    Outro ponto é que muitos fabricantes não colocam isolamento apropriado entre a placa e o chassi que geralmente é aterrado.

    Na decada de 70 haviam muitos amplis de barganha, que usavam 2 trafos em serie para cortar custo, fazendo a seguinte ligação 110V para 12V e 12V para 220V.

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: SpectrosGuitarman
    · votar


    pedrolake
    Na decada de 70 haviam muitos amplis de barganha, que usavam 2 trafos em serie para cortar custo, fazendo a seguinte ligação 110V para 12V e 12V para 220V.
    Tem pedal hoje que usa isso

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Laney LC-15R com problema!