caixa 1x12 diy - fotos

Autor Mensagem
yuiop
Veterano
# jul/09 · Editado por: yuiop


Sempre gostei de ver posts e fotos sobre projetos DIY, vou jogar a minha na bolada.

Decidi tentar montar um gabinete 1x12 para guitarra na esperança de economizar. Como era minha primeira vez, não esperei grandes resultados. Não me iludi com os erros inevitáveis que cometeria sendo marinheiro de primeira viagem.

O resultado ficou melhor do que esperava.

Esse fórum tem muita, mas muita informação útil e Google me forneceu alguns tutoriais e muitas fotos.

Errei feio em algumas partes, fiz as correções na medida do possível e mais importante, aprendi. Estou empolgado em tentar novamente. O material todo ficou em torno de R$120.

Até eu comprar um falante bom, vai de 12PW3 mesmo, o som está melhor do que esperava.

yuiop
Veterano
# jul/09 · Editado por: yuiop
· votar


edit

Van_Lorien
Veterano
# jul/09
· votar


yuiop
Só cola o link da imagem, sem tags tipo [img].

yuiop
Veterano
# jul/09
· votar


Opa, aí vai a correção....

fotos:

http://img27.imageshack.us/i/picture024kze.jpg/
http://img12.imageshack.us/i/picture038pss.jpg/
http://img12.imageshack.us/i/picture041zfz.jpg/
http://img27.imageshack.us/i/picture044jry.jpg/
http://img5.imageshack.us/i/picture049kdw.jpg/

Van_Lorien
Veterano
# jul/09
· votar


Podia simplesmente ter editado os posts anteriores.

Erotomania.
Veterano
# jul/09
· votar


Fumar causa impotência sexual.

tatus
Veterano
# jul/09
· votar


Parabens cara ficou muito massa!!!!
Porque optou por caixa fechada se só há um falante?
Oque usou para revestir?
Quais as medidas e os calculos que usou?
É que vou ter que fazer uma em breve.
Abraço!

yuiop
Veterano
# jul/09
· votar


tatus Valeu. Dou toda força pra vc fazer um, é super divertido.

Eu queria ter a opção de mudar a posição e tamanho do tampo traseiro, só fecha pela metade como um combo normal.

O revistimento foi onde errei feio. Comprei um courvin com fundo tipo feltro. Era fino demais e enrugou por causa do feltro. Tive que tirar mas a cola impregnou a madeira, não tinha como retirar sem uma lixadeira.
Acabei comprando um courvin (Loja de tecidos normal R$10.50 o metro) mais grosso com fundo de tecido símples que funcionou uma beleza. Infelizmente algumas "bolinhas" de cola aparecem por baixo do novo revestimento.

Tirei uma média arredondada de um cab mesa boogie.
Usei compensado normal de 1,5cm como não achei de 2cm. As minhas dimensões externas ficaram 50cm Comprimento, 30cm Profundidade e 43cm Altura.

abraços.

DotCom
Veterano
# jul/09
· votar


yuiop
Tirei uma média arredondada de um cab mesa boogie.

Tá ligado que cada falante "pede" uma caixa diferente, mesmo sendo da mesma potência e mesmo diâmetro, né?

Enfim, se você gostou do resultado, ótimo. Mas possivelmente a caixa pode ficar ainda melhor se bem projetada.

tatus
Veterano
# jul/09
· votar


Então tá,,,, vou fingir que vi todos esses defeitos que vc falou,
Obrigado pelos detalhes extras.
Abraço!

marconi_bh
Veterano
# jul/09
· votar


ficou bacana, hein??? e o peso dela???será que ñ acaba com a coluna de quem for carregá-la, ñ??? só falta vc por um celestion vintage 30 !!!!!!!

yuiop
Veterano
# jul/09
· votar


marconi_bh, sem falante é leve. só falta vc por um celestion vintage 30 !!!!!!!
No dia que eu tiver uns R$700 conto dando sopa por aí rsrsr

BaNdAiD
Veterano
# jul/09
· votar


yuiop

Bem legal cara! Quando vc colocar um falante, posta o resultado ai!!

DotCom

Tá ligado que cada falante "pede" uma caixa diferente, mesmo sendo da mesma potência e mesmo diâmetro, né?

Por outro lado, a caixa dele vai ter um som único, já que não obedece às medidas padrões...heuheuheuh

Abraços!

marcelosz
Membro Novato
# set/15
· votar


Galera, estou no processo de montagem de uma caixa 1x12. Estou colocando as fotos aqui https://goo.gl/photos/RNrGZcH5Qxs4Ps9X6 .

Já já posto mais detalhes da montagem... Abraços!

(PS.: Achei melhor reaproveitar o tópico do que abrir um novo.)

marcelosz
Membro Novato
# set/15
· votar


Bom galera, explicando um pouco melhor sobre a caixa 1x12 que estou fazendo (80% pronta nesse momento):
- Seguindo os vários posts que tem aqui sobre caixas "DIY", principalmente a do nivekk, optei por um falante Mick Wolf Wanted 50W. Confiei na indicação do pessoal, principalmente pelo preço (fiquei com medo de dar R$700 num Celestion pra depois não ficar bom no conjunto da obra).
- A dimensão da caixa ficou em ~ AxLxP: 44x50x30. Tentei deixá-la o menor possível por questão de espaço/peso. Li vários artigos na internet sobre a questão do tamanho, mas o principal foi o da Celestion dizendo que a dimensão da caixa só influi mesmo em equipamentos HiFi. Me parece que o que influi mais é o fato do fundo ser minimamente aberto (a minha ficará com uma abertura de cerca de 46x10cm).
- Também conforme diversas pesquisas optei por compensado de 18mm. Até mesmo o "baffle" (chapa onde fica o falante de fato). Especificamente compensado naval de cedro (maior resistência).
- Procurei dar um visual mais "vintage" para a caixa. Procurei no ML e encontrei um pessoal do Paraná que vende tecido ortofônico ("grill cloth") similar ao da Orange e também o piping (para o debrum, aquele acabamento branco nas laterais do grill).
- Outros componentes também para a montagem: jack P10 com trava, pézinhos emborrachados e alça (todos da Amazon); quadrado de eucalipto 3,5x3,5cm para os batentes (colagem das peças com mais firmeza); parafusos diversos.

Bom, acho que é isso. A caixa será ligada num amp Peavey ValveKing 20w. Assim que puder gravo um som e posto também.

Qualquer dúvidas perguntem ae!

Ramsay
Veterano
# set/15
· votar


marcelosz

Bela caixa, parabéns, mas, o que vc usou na cobertura da madeira, verniz?

marcelosz
Membro Novato
# set/15
· votar


Ramsay
Obrigado!
Eu havia comprado nos EUA esse tinta que vem nuns paninhos impregnados, resolvi testar na caixa. É um tingidor na cor mogno escuro. Numa das fotos aparece o produto num saquinho amarelo.
A madeira ficou um pouco selada, mas acho que ainda vou passar mais seladora à parte para acabar.

Eduardo Marin
Veterano
# set/15
· votar


marcelosz

Parabéns cara. Está muito bonita.

marcelosz
Membro Novato
# set/15
· votar


Eduardo Marin
Parabéns cara. Está muito bonita.
Obrigado irmão!

rafael_cpu
Veterano
# set/15 · Editado por: rafael_cpu
· votar


marcelosz

Ficando legal mesmo!
:)

Qual será o custo final da diversão sem o falante?
Pensa em colocar alça?

T+

marcelosz
Membro Novato
# set/15
· votar


rafael_cpu
Valeu!!! Sim, terá alça superior (já coloquei, só faltou a foto).

Sobre os custos:
- Madeira: ~R$120 (apesar de ter pago R$280 pela chapa inteira, que dá pra fazer duas caixas e ainda sobra muito. Dá pra achar mais barato sim, aqui no DF tudo é caro...)
- Alto falante: R$180
- Tecido/Piping: ~R$80
- Jack, pézinhos, alça: ~R$30
- Tinta, lixa, parafusos, etc: ~R$30
Total: ~R$440,00
Prazer de ter um equipamento DIY único: não tem preço kkk

----
Apesar dela não estar totalmente pronta, cheguei do trabalho ontem e soldei rapidinho o jack pra plugar o amp. Ficou o bixo!!! É impressionante como um falante de 12'' faz diferença, até hoje só tive de 10''. Outro detalhe: meu amp atuando com 1W, o volume no 5 já ficou alto pra cacete!

nivekk
Membro Novato
# set/15
· votar


marcelosz
Bahh velho muito maneiro, que bom que meu post serviu pra algo heheheh
Tu que fez tudo?? ta bem de ferramentas em?? show de bola, a minha cortei toda na serrinha, ficou toda torta kkkkkk

Tecido/Piping: ~R$80
Poxa vida, paguei uns 30 conto em 1x1,2m daquele meu vox like na itelycom, mas fui ver agora subiu pra uns 60... a proposito, tem muita coisa nessa loja, da uma olhada lá, alças de couro pés de borracha, valvulas e tals, agora ta meio salgado tudo por causa do dolar, mas é uma ótima loja pra essas coisas....

Enfim, parabens pela montagem, e curtiu mesmo o falante??

marcelosz
Membro Novato
# set/15
· votar


nivekk
Valeu meu chapa!
O compensado eu comprei já cortado da madeireira, não tenho serra circular hehehe... O resto sim, foi tudo eu mesmo.

Obrigado pela dica da Itelycom, vou favoritar aqui pra uma próxima demanda...

Achei o falante um excelente custo/benefício! Valeu mesmo! Abraço.

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


marcelosz

Como é o nome desse acabamento em borracha na borda...?

E tens alguma ideia de se a litragem altera a resposta da caixa?

rafael_cpu
Veterano
# set/15
· votar


marcelosz

Valeu!!! Sim, terá alça superior (já coloquei, só faltou a foto).

Legal, vale a pena colocar alça (laterais ou central mesmo).

Total: ~R$440,00
Prazer de ter um equipamento DIY único: não tem preço kkk


Realmente :)
Além disso, está ficando ótima. Parabéns!

Aguardando mais fotos com a evolução do projeto.

T+

marcelosz
Membro Novato
# set/15
· votar


Ismah
O acabamento de borracha chama-se "piping". Coloca "piping debrum" no ML, o primeiro resultado é o da loja que comprei. Pessoal muito gente boa do Paraná.

Pesquisei um pouco sobre litragem e o impacto que teria. A grande maioria afirma que a questão da abertura traseira é muito mais importante que a litragem. De qualquer forma comparei uma série de 1x12 na net e percebi que, independente da largura/altura (que varia entre 58 a 40cm), a profundidade era quase sempre ~30 cm.
Também tomei por base esse artigo: isso.

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


Vejo alguns amps antigos com caixas enormes e 1x12, com saídas de ar na frente e tal

marcelosz
Membro Novato
# out/15
· votar


Galera, concluí o trabalho!

Postei novas fotos lá no album..

Abraços.

rafael_cpu
Veterano
# out/15
· votar


marcelosz
Galera, concluí o trabalho!
Postei novas fotos lá no album..
Abraços.


Demais, cara!

T+

Iversonfr
Veterano
# out/15
· votar


marcelosz

Legal demais! Vc é bom de tico-tico hein. Se eu tentar cortar um circulo desse, sai qualquer coisa menos um círculo rsrs...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a caixa 1x12 diy - fotos