Review: Line6 Spider Jam

    Autor Mensagem
    Chico Tripa
    Veterano
    # jun/09


    Dia desses comprei o último ítem que faltava para fechar o meu "rig", o principal ítem depois da guitarra: o AMP!

    Quando fechei o set de pedais tinha dado por certo pegar um Fender Blues Jr por tudo o que lí e todas as recomendações sobre esse maravilhoso AMP que recebi, aqui no fórum e for a dele.

    Na hora de comprar resolvi "extender" minha pesquisa para outras marcas. Os pré requisitos era algo como: "o melhor que o dinheiro pudesse comprar" por até US$ 600.00. Fazendo a minha pesquisa eu me deparei com os AMPs da Line6 e começei a ler mais a fundo a respeito das especificações e ouvir reviews destes equipametos no YouTube. Como sabia que a prova dos "nove" seria tirada só na loja mesmo, testando e ouvindo o AMP sai do trabalho e fui pra loja. Procurei uma loja que tivesse em estoque tanto o Blues Jr quanto o Spider Jam para poder testar e comparar os dois.

    Chegando na loja pedi ao vendedor que colocasse os dois AMPs "lado-a-lado" para fazer uma comparação legal. Usei uma Fender Strato mexicana lá da loja para testar. Liguei no Line 6 primeiro, senti o som, me agradou mais ainda nada que me desse a sensação de "wow", que maravilha. Depois pluguei a guitar no Blues Jr. e já nas primeiras notas ouvi a maravilha que é aquele amp. Pensei: "não há dúvida". Porém, resolvi plugar novamente no Spider Jam e explorar todos os 12 tipos diferentes de AMPs que ele simula, passando pelas simulações mais "clean" não é que me deparo com um timbre igual ao Blues Jr.???!?!?! Depois eu dou uma "regulada" nos dois pra deixar parecido e plugo a guitarra em um e em outro para ter certeza e o que notei foi um som "exatamente" igual nos dois AMPS. A única coisa que notei mesmo foi que o Blues Jr. chega ao timbre "perfeito" com o som mais baixo, já o Spider Jam tem que aumentar mais para poder ouvir todas as frequências de graves e agudos. Deixando os dois com volume alto em níveis equivamentes tive sons idênticos, mesmo sendo o Blues Jr. Valvulado.

    Com relação ao timbre conclui que mesmo sendo o Fender valvulado o Line6 conseguiu uma excelente simulação para um circuito digital. A questão de ter que tocar com ele com o som alto creio que seja devido ao alto-falante mesmo.

    Decidido pela compra, fechei o negócio e levei o AMPs comigo para o hotel, o negócio é pesado, algo perto de 50 libras (32 quilos). Paguei um total de 682.00 $ dólares canadenses, algo em torno de 650 dólares americanos depois de calculado os impostos locais (algo como o nosso icms que no Canadá é de 14%).

    Chegando no hotel lí completamente o manual e só depois fui mexer com o novo brinquedo. A parte de AMP e efeitos é excelente. Ele possui 12 simulações diferentes de AMPS que vai desde o mais clean ao mais extremo para um trash Hard-Rock. Ele possui 6 efeitos podendo-se usar dois simultâneos mais o reverb do AMPS. Os efeitos são: Chorus+Flanger, Phase, Tremolo (pode-se escolher um desses) que podem ser combinados com: Delay, Tape Echo, Sweep Echo. Além do já mencionado Reverb claro.

    O AMP também possui entrada AUX que pode ser usada para um segundo instrumento ou qualquer fonte de audio, uma entrada para MP3/CD Player e outra para MIC (non condenser) com ajustes do nível para cada entrada e led de clipping. Para as entradas AUX e MIC pode-se também usar os efeitos de Preamps, compressor e um equilizados de 3 bandas.

    O amp possui bancos para combinações dos efeitos, ele possui 386 sets já gravados distribuídos em: 200 sets de artistas, 150 sets de músicas e 36 bancos para usuário.

    O Spider Jam possui afinador cromático embutido, 1 falante de 12", 1 twiteer de 2" e uma potência de 75 watts RMS (4x mais potência que o Blues Jr). O AMP possui entrada para um foot switch e suporta dois modelos diferentes (como não comprei não falarei deles) que controlam todas as funções do AMP.

    Na parte traseira do AMP há um slot para cartão SD, ele aceita cartões de no máximo 2Gb. Além disso possui também um saída RCA estáreo para ligar na mesa e jogar pro PA ao invés de microfoná-lo.

    Como o nome sugere Spider "Jam" o AMP tem uma funções de loop station e Jam machine. É possível gravar 32 minutos de som na sua mamória interna e mais horas e horas em cartões SD. O AMP tráz gravado interno mais de 100 backing tracks dos mais variados ritmos, incluindo 5 tipos diferentes de Blues. O tracks possuem bateria, baixo, guitarra base em qualidade de CD. É possível alterar o tempo e o pitch da base, separadamente!! O resultado das gravações dá pra gravar em formato WAV nos cartões SD e passar para o laptop. Fiz aqui uma gravação de exemplo usando um backintrack do AMP com uma Fender Strato com captadores noiseless: http://www.4shared.com/file/109549756/1f18ce8c/WAV9WAV9.html . É possível gravar em cima dos BT e também fazer quantas gravações por cima que você precisar, ou seja, dá pra gravar a base primeiro, depois adicionar guitarra solo, e gravar vários riffs e licks um por cima do outro, infinitamente. Além dos Bts o AMP vem com vários ritmos de bateria onde é possível tocar sem base completa só com o ritmo que traz consigo também além de diversos ritmos de todos os gêneros, dois metrônomos.

    Revolvi explorar mais as funções para "Jam" do AMP e copiei para vários cartões SD backing tracks diversos e música do Guitar Rage. Fiz o load de uma música do Guitar Rage (Sweet Chield O Mine) e fiz vários testes aumentando o tempo e o pitch e fiquei boquiaberto com o resultado. Dá pra perfeitamente aumentar e diminuir o tempo, para fins de estudo sem mudar nada no tom da música, ou mudar o tom sem alterar o tempo. Só isso aí me rendei mais de 3 horas de "brincadeiras".

    Espero ter ajudado com este simples review. Vou, meste mesmo post depois postar os timbre dos diversos tipos de AMP para vocês poderem ter algo mais palpável. Preciso só de um tempo pra gravar, pelos meus cálculos preciso gravar aprox. Uns 20 arquivos para mostrar tudo.

    Abraço!

    AMP no Site da Line6:
    http://line6.com/spiderjam/

    Review no YouTube:
    http://www.youtube.com/watch?v=UOuNyBEayP0

    Som de teste que gravei:
    http://www.4shared.com/file/109549756/1f18ce8c/WAV9WAV9.html

    Foto do produto:
    http://www.guitarsite.com/news/images/amps/spiderjam.jpg

    Preço nos EUA: 499.00
    Preço no Canada: 599.00
    Preço estimado no Brasil: R$ 2.000,00

    Peso exato com a caixa: 42 libras (dentro do limite de bagagem para transporte em aviões sem que seja preciso pagar excesso)

    Valor para pgto na Receita Federal caso declarem a entrada do bem: US$ 100,00

    Não aocmpanha acessórios ou cabos exceto o cabo de força. Vem com manual impresso e o equipamento comprado já veio com a última versão do formware instalado (v. 2.09)

    jigo__
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Belo review!!!

    Kra eu gosto dos amp's da line 6, acho q vc esta indo no caminho certo, mas como vc toca a pouco tempo vc vai perceber as diferenças do som do valvulado p/ o digital e sem duvida como vc curte blues vc vai achar seu amp valvulado preferido.

    o lance do blues Jr. não é msm o som limpo é sim o som meio crunchado, p/ vc ter som limpo vc ia precisar de mais potencia, pq com o volume alto em valvulado (de baixa potencia) vc vai ter um pouco de sujeira msm...

    abç

    Chico Tripa
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    jigo__ Eu estou certo que vai acontecer o que você falou mesmo. Mas "na fase" que eu estou, creio que as "outras funções" desse ai me ajudará muito para estudar além de continuar sendo um ÓTIMO AMP. Eu tenho certeza que meu destino final será um Valvulado, provavelmente o Blues Jr!!!

    Mais "hoje" estou certo que fiz a escolha certa.

    jigo__
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Chico Tripa
    kra pense em algo maior, não q o blues Jr. seja ruim, mais um blues deluxe ou um hot rod é bem mais som!!!!

    _deep_
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Cara n entendi, vc estava montando um set analogico com varios pedais top p plugar num valvulado e na ultima hora decidiu pegar um simulador 1001 utilidades? O qvai fazer com os pedais agora?
    de qualquer maneira, o q importa eh q vc curtiu a compra.... Manda ver

    Chico Tripa
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    _deep_
    Pis eh cara! Comprei o Line6... decidi ir pra esse agora e depois saltar para um Fender deLuxe... até lá uso as facilidades desse equipamento pra estudar. Testei o Blues Jr. O som é incomparável, mais pesei outras coisas tmb, esse amp vai está está me ajudando muito.

    Os pedais vou vender alguns (compressor, DD-7 e Loop Station), depois vou achcar um lugar pra anunciar que não seja no ML (odeio aquele lugar). Vou ficar com o Vox Wah e com o TS9 somente pra usar com o Spider.

    _deep_
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    entendi...qto vale o dd7?
    tenho o vox e o ts9 tbem..... Otimos pedais

    Chico Tripa
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    entendi...qto vale o dd7?
    acho que uns 500/600

    nichendrix
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    jigo__

    Cara, mas tem uma coisa, o Albert Lee toca de Line 6, e é um Spider tb. Ele não era endosser da marca, at[e sair na Guitar Player americana que ele tinha usado um Spider pra gravar um dos discos dele, tanto é que a partir do Spider II, vem com um monte de presets dele, que foram chupados das configurações que ele usa no Spider dele.

    jigo__
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    nichendrix
    ahh kra, com valvulado é tão simples de tira um som bacana p/ blues, por isso q eu digo...

    mais sei lá, eu não tive boas experiencias com amp's com "coisas" digitais, então sempre fico com o pé atras, mais sabendo regular acredito q de p/ tirar otimos timbres sem duvida!

    abç

    Chico Tripa
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Pessoal, acreditem!!! Esse Spider é sensacional.....

    jigo__
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Chico Tripa
    eu num to desacreditando, deve sermto bom msm, até pq a qualidade dos efeitos digitais da line 6 são de altissimo nivel!!!

    :]

    abç

    Chico Tripa
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Acabei de levar um cagasso do gerente do Hotel por estar "incomodando os hóspedes" com o Som da guitarra demasiadamente ALTO!! Até demorou, estou com o AMP há uma semana, usando o volume em 5%/8% e ainda ninguem não tinha reclamado!!!

    Foda, fiquei com cara de moleque que tava roubando goiaba pedindo desculpas pro gerente do Hotel... :-P

    _deep_
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    cara, o seu loopstation eh o boss rc-2?
    vi alguns videos dele e achei mto legal p tocar em casa, vc n ta achando um uso p ele eh?

    Chico Tripa
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    _deep_
    Então cara, eu achei ele maravilho, mais com o Spider Jam ele perdeu a função prq o Spider tem um loopstation embutido com mais tempo, betarias melhores, etc... Dai eu vendi ele esses dias e com a grana vou comprar o Footswitch do Spider Jam sacou?

    Carlos Bluesman
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Chico,
    Com o Spider Jam minha vida musical saltou 1000%.
    Hoje, trabalho onde e quando quero, sem depender de outros músicos. Sem essa de baterista que menstruou, baixista que tem outro compromisso, tecladista que foi embora pra Inglaterra, etc.
    Meu negócio agora é direto com o dono da casa. Ninguém mais dá furo, pq a atração da noite soy yo. Portanto o cachet é meu e ninguém tasca.
    Estou pensando em mais uns SpiderJam de reserva.
    Pense nisso, garoto. Conselho de véi.
    Forte abraço e sucesso!

    Jon.Jack
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Jon.Jack
    · votar


    Olá pessoal!

    Seguem minhas 10 impressões sobre o LINE 6 SPIDER JAM:

    Estou aqui para demonstrar minha imensa apreciação e satisfação em ter adquirido o LINE SPIDER JAM. Não encontrei nenhum produto se quer comparável frente aos recursos tecnológicos que o JAM fornece.
    Comprei um ZERO na Hendrix por 2.000 à Vista, preço menor que o da ainda desconfiável GangMusic. Nenhuma outra loja do ramo conseguiu cobrir o preço que normalmente está em 2.599.

    10 coisas que me agradam:

    1º - Você deseja montar um home studio? : Pesa muito pouco e é relativamente leve. Se você deseja montar um home studio, esse ampli vai te suprir muito suas necessiades. Pouco espaço? Não é problema... inclusive para pessoas que tem problemas com condomínio, ele vem com uma saida de headphone power! Compre um headphone de responça e acabe com esse problema. Claro que nesse caso você não mais escutara tão ótimamente bem certas frequencias, pois o amplificador agora estará inativo mas a simulação do próprio Celestion ou outros amps é passada para o Headphone.


    2º - Tecnologia de seleção de timbres: Fácil e intuitiva como deve ser. Ao contrário do que muitos pensam esse amplificador com efeitos supera em qualidade e proporciona um universo de possibilidades com poucos 'toques' ou 'giros' de botões.

    3° - Música a 1 toque: A versatilidade do bixo é tanta que vc escolhe girando o botão principal uma música conhecida, exemplo, Gire o botão para música dos Anos 90's, escolha "Love VAY" que de forma abreviada se refere a música do Steve Vai - For the love of god. Resultado imediato são timbres muito identicos. Toquei com a música plugada na entrada para MP3 e realmente ficou impressionante. Uma girada a mais caiu em Deep Purple(80's), Led Zeppelin (70's)... etc...

    4º - REC - PLAY/STOP - UNDO: Nada melhor que vc ter nas mãos de forma tão fácil e eficiente um loopstation poderoso com o Undo ou popularmente conhecido nos computadores "Control+Z". Você escolhe os instrumentos pra tocar, escolhe o ritmo, grava uma base. Chegou na hora de mandar aquele solo e errou só o finalzinho... UNDO! E tem mais, você faz o Undo apenas do instrumento/input que vc deseja à partir de um certo tempo. Grava à partir da onde errou e continua! Muito show.


    5º - Playback: Vai fazer uma aprensetação? Legal, conforme o colega acima citou, grave tudo e deixe rodando o playback no seu cartão SD de 2Gb no ampli. Assim você evita de plugar o MP3 / Notebook e fica mais prático ainda. Escolha o timbre que você mesmo pode programar e salvar na memória do SD e comece a tocar!

    6º - Firmeware: Você é daqueles que quer ter sempre o melhor desempenho e bugs corrigidos dos seus equipamentos eletrônicos? Ficou fácil isso tbm! Baixe do site da line 6 o ultimo firmeware, copie para o SD e transfira para memória interna do amplificador com alguns toques tbm. Fácil.

    7º - Conexões: Pra quem já leu as especs do ampli já sabe que tem um monte de entradas e saídas. Destaco um diferencia que é a do Microfone (3 pontos). Você tem de forma fácil um combo de efeitos especialmente para VOZ. Compressor, Delay, etc. Você vai só cantar? Esse amp tbm o cara pra isso.

    8º - A qualidade do som: O Falante Celestion de 12" + o Twiter consegue expressar dos mais baixo aos mais altas frequencias (db's), resultado é o brilho perfeito dos pratos meio aos graves e nítdos compassos do Baixo e Batera.

    9º - Não é uma nave espacial como certas pedaleiras: Tenho pedais e pedaleira, mas com os efeitos desse amplificador você consegue achar o timbre e a simulação de amplificador que desejar de forma muito fidedigna.

    10 - Seu lance é estudar? : Cara, esse ampli é um combo que vai te ajudar a estudar todos rítmos. Os canais clean e sujos são tão bacanas que te permitem passar do Jazz, Blues, MPB, Rock, Metal, etc, com uma série de efeitos especialmente gravados para você trabalhar seu estilo ou encontrar o seu.


    Forte abraço,

    Até mais!

    J.Jackson

    CarlosBluesman
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Jon.Jack Olá! Por acaso vc não é o J.J.Jackson, não, né?
    Rapaz, tenho um Spider Jam e como vc estou muito feliz. MANTENHA CONTATO, CUMPADRE! Abraços!

    guitar.pes
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Ola Pessoal,

    Só tenho elogios para este Amplificador Spider jam Line 6 ,para quem nao quer se preocupar com integrantes de banda ,o amp da conta do recado.O que o Chico Tripa falou ai em cima e verdade mesmo pode confiar.
    Tenho o meu a 2 meses e ainda nao usei todas as suas funçoes ,agora minha proxima compra sera .FBV Shortboard MKII

    Controlador FBV Shortboard MkII, conexão USB, Software de controle que permite customizar os comandos MIDI enviados via USB, 13 footswitches de aço para seleção de bancos, presets, bank scroll, efeitos, tap tempo e muito mais, wah/volume, afinador cromático integrado.

    Ai fecha meu Rig.

    Paulo Utida
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Caros amigos,
    Eu estou começando agora no mundo de guitarra!
    Eu estou me preparando para comprar minha guita e meu amp!
    MAS assim... não entendo NADAAAA!!! Absolutamente NADA!
    Eu só toco violão (takamine) então... nao me preocupei em entender os lances de amps e guitas!
    Agora quero tocar guitarra... basicamente será para tocar na igreja... musicas de igreja....
    E estou simplesmente apaixonado por dois modelos de AMPS... eu durmo e acordo pensando neles:
    http://www.habro.com.br/line6/prod_det.asp?str_ID=234
    http://www.habro.com.br/line6/prod_det.asp?str_ID=415
    Eu gostaria de saber o que vocês acham??
    Eu não entendo NADAAAA entao preciso da opnião de voces!
    Tenho apenas R$ 1.700,00 para gastar com AMP! E mais NADA!

    Na guitarra estou pensando em comprar a Cort X11!
    Será que será uma boa opção para minha finalidade (tocar na igreja?)

    Aguardo retorno!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review: Line6 Spider Jam