Porque alguns amplis falam menos com pedais de distorção?

    Autor Mensagem
    Badoe
    Veterano
    # mai/09


    Seguinte, percebi que em alguns amplis, quando se usa pedais de distorção, o volume cai consideravelmente quando se liga pedais de distorção.

    Resumindo: No clean o volume está alto, aciona-se o pedal e o ampli fala muito menos.

    Claro, os controles do pedal influenciam neste volume, mas mesmo abrindo o volume no pedal, a partir de certo ponto, não ocorre ganho significativo no ampli, deixando o timbre embolado.

    Será que o tal do headroom do ampli é quem dita esta característica do ampli, se será bom ou não com pedais?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Badoe
    De que amp vc está falando?
    Tem alguns que são ruins mesmo........
    Abç

    Hansen
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola


    Ou o pedal que ele está usando... principalmente sendo distorção.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Hansen
    Pódiscrê!

    wiskeria
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    ou foi mal regulado, sempre que se usa pedais deve ajustar o som dele de acordo com o volume clean. Mas muitos nem se tocam de fazer isso...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    wiskeria
    Exato.
    Abç

    Badoe
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Já percebi isso em alguns amplis.
    Posso citar um Roland 408 GC se não me engano e um handmade alltube que tenho.
    Já um Warmusic que tive falava bem mais com pedal que no clean puro.

    Hansen
    Não é isso. O pedal é um line6 uber metal (ótimo por sinal), mas já percebi esta caracteristicas com outros pedais também.

    wiskeria
    ou foi mal regulado, sempre que se usa pedais deve ajustar o som dele de acordo com o volume clean. Mas muitos nem se tocam de fazer isso...
    definitivamente não é isso!

    nichendrix
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Rapaz já topou o botão de nível?? É sempre nele que o problema está, ao menos comigo.

    Badoe
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    nichendrix
    Claro, não é isso não...
    Como explico acima, o ampli rende menos com o pedal acionado
    mesmo abrindo mais o sinal do pedal, alias fazendo isso ocorre
    piora no timbre e não mais volume, sé é que deu pra entender.

    nichendrix
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Badoe

    Rapaz, pois tem alguma coisa errada, seja com pedal ou com amp, porque eu tenho até uma boa bagagem com amps, e nunca vi algo parecido quando tanto pedais quanto amp estão todos ok.

    Sempre tem algum problema, já que o botão de nível de qualquer pedal, pelo menos os de qualidade, em geral só controla o volume do sinal de saída do sinal.

    As vezes é dificil regular, por exemplo eu tenho problemas pra regular o volume do Sansamp GT-2, porque o pot de level dele é muito sensível, então um tequinho de nada e fica ou alto demais ou baixo demais. como uso mais de 1 amp, muitas vezes uso 2 em stereo, as vezes é dificil achar o ponto ideal.

    Mas isso de o pedal mesmo aumentando o level, diminuir o volume pra mim é desregulagem em algum dos dois.

    Agora é o tipo da coisa, em geral quando vc trabalha com level alto, normalmente se dá uma reduzida no ganho, pra não sobrecarregar o amp.

    Badoe
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    nichendrix
    Com certeza não é defeito não. Nem de ampli nem de pedal.
    Já percebi isso em vários amplis.

    É +/- isso: No clean o ampli alcança determinado volume que com o pedal ligado - mesmo abrindo mais volume no pedal - não se obtem almento do volumento do ampli apartir de um certo ponto.
    Quanto mais volume no pedal, mas o sinal do ampli satura e dá menos volume, com piora no timbre.

    Já outros amplis, falam mais com o ganho proporcionado pelo pedal.
    Se não me engano o Pedro já falou em algum lugar sobre o ampli ter alto headrom e assim ser mais eficiente com pedais.

    nichendrix
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Badoe


    Até a parte onde o amp começa a distorcer é normal, mas perder volume, eu tenho 4 amps em casa, já tive pelo outros 4, fora os que pego emprestado só pra dar uma testada, e nunca vi isso.

    O máis perto que vi foi em canal de drive, onde quando vc bota o pedal o som dá uma embolada tão doida que perde toda a dinâmica do som, mas cortar volume, realmente nunca ouvi falar.

    Badoe
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    nichendrix
    Não é que corta o volume. a dinâmica é que diminui (acho eu).
    Só mostrando mesmo.

    nichendrix
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Badoe

    Se for a dinâmica, teoricamente é o efeito esperado, já que quando vc aumenta o ganho do amp, ou do sinal geral, dá aquela comprimida no som, pode ser que seu amp fique mais comprimido que os outros, ou mais comprimido que os normal.

    wiskeria
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Badoe
    qual seu amp e pedal?

    Badoe
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    wiskeria
    Como falei acima, uso um uber metal (line6) como pedal, mas já notei isso também com metal zone.
    Um ampli que posso citar é o 408GC da roland. Ele rende muito mais no clean e no próprio drive que usando pedal de distorção no clean.
    Isso também ocorre com um handmade alltube de 50watts que possuo.

    Já um Warmusic que tive falava muito, mas muito mais com o pedal que no drive/clean próprios.

    P.S. Não, definitivamente não é regulagem do pedal.

    Gabriel Chincha
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Todos esses pedais "Super Distortion" que mencionou COMPRIMEM o som.

    Isso mata a dinâmica, o punch e dá essa sensação do amp render menos.

    Não é o amp que está rendendo menos.... É o som que está entrando "achatado" no amplificador.

    Voce deve estar usando uma regulagem muito agressiva de Distorção no pedal.....Pode tirar a quantidade de Dist do pedal que resolve!

    nichendrix
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Badoe

    É como eu já havia falado antes, e o Gabriel Chincha também. Qualquer distorção comprime o som, diminuindo a resposta dinâmica do instrumento, se o ganho é muito alto isso vai invariavelmente deixar o som meio embolado, as vezes muito embolado e não raro com aquele som de abelha dos infernos.

    Uma sugestão é tentar diminuir o ganho, controlar o peso ou a distorção na mão, especialmente no valvulado, onde isso a resposta dinâmica é bem maior, como seu pedal é multi modos, procure usar o q dê menos ganho e use o controle de ganho em posições inferiores a 12h. Isso porque um valvulado ou mesmo um transistorizado, vai gerar saturação própria além da saturação do pedal, o que vai embolar muito o som se vc usar nível e ganho muito altos, o que pode levar o som a ficar "rachado".

    Outra é tentar usar bem o equalizador pra conseguir um som mais aberto, pois a maioria dos amps não fica com o som muito convidativo se mal equalizado, como vc usa um pedal que vem com eu recomendo deixar um dos eqs o mais flat possível, se equalizar no amp, deixa o eq do pedal o mais flato possível. Outra é desligar o Noise Gate do seu pedal, pois ele também dá uma matada tanto na dinâmica quanto irá cortas algumas frequências do sinal da guitarra, o que não vai ser interessante no seu caso.

    Se isso não ajudar, realmente eu não sei o que poderia ser.

    MMI
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    É +/- isso: No clean o ampli alcança determinado volume que com o pedal ligado - mesmo abrindo mais volume no pedal - não se obtem almento do volumento do ampli apartir de um certo ponto.
    Quanto mais volume no pedal, mas o sinal do ampli satura e dá menos volume, com piora no timbre.

    Parece um problema de distorção. A questão é a seguinte... Muitas coisas podem distorcer o som, o(s) pré-amplificador, o amplificador, o falante. Em se tratando de guitarra, gostamos de overdrive (saturação), distorção ou seja lá que nome for para o que se passa na saturação do pré-amp e amplificador. Um radinho a pilha distorce o som quando fica no talo e o som é horrível, "racha" o som.
    Então o som de um pré-amp/amplificador aumenta até certo ponto e depois pouco muda o volume, ele vai distorcer. Nem sempre aumentando mais e mais essa distorção vai ser legal, musical, podendo aparecer até distorção do falante, igual ao radinho de pilha, por exemplo.
    Coisa parecida acontece com a Fender Clapton e aquele boost que ela tem. Fica legal para ligar em, por exemplo, um Bassman limpo no limiar da distorção e controlar a saturação no boost da guitarra. Aparece assim o som do Clapton. Não fica bom ligado em um pedal de distorção, assim como ligar qualquer guitarra em 2 pedais de distorção ao mesmo tempo dificilmente fica bom.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Porque alguns amplis falam menos com pedais de distorção?