Alto Falante Eminence Legend 1258 - 12''

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


ogaitnas
Sim.
Abç

Gullidann
Veterano
# mai/09
· votar


Vlw , mas me fala uma coisa, na marcenaria que eu fui tem folhas de madeiras de MDF e um compenssado lá chamado são francisco, achei esse São F. uma madeira dura e rigida, mas é melhor o MDF ????

Vou fazer um caixa quadrada com 2/3 fechado atraz, ou 1/3 aberta xD que é a mesma coisa.

kairi
Veterano
# mai/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Gullidann

O Max está usando esses Eminence Legend atualmente em seus amps. Eles é mais caro que o antigo falante que ele usava.

Ou seja, deve ser algo próximo há um Private Jack ou, quem sabe, um Vintage-30.

1x12 em um amp valvulado de 20w já é suficiente para você não passar do volume 5 em casa.

Abraços.

Gullidann
Veterano
# mai/09
· votar


Eu preciso de uma caixa dessa bem potente, poque aqui na minha rua tem umas 4 casas que tem bateria, e os caras tem umas bandinhas e ficam diputando volume, agora eu quero ver quem vai tocar mais alto uhassuhaasuhasu.

edalko
Veterano
# mai/09
· votar


Dúvida: qual o melhor e mais versátil, o 1218 ou o 1258??

Pelo que li, o primeiro é mais indicado para country, blues e jazz sendo o segundo mais indicado para rock e blues.

COntudo, o preço do segundo despencou nos EUA (já vi por 48 doletas) sendo que o preço do primeiro se mantém em 85 doletas...

Alguém????

Gullidann
Veterano
# mai/09
· votar


Isso é porque jazz e blues lá nos EUA é uma coisa mais nobre, de primeira categoria, e as coisas em geral com relação ao jazz e blues lá são mais valorizados,
Já o rock lá uma coisa mais polular que todo muno toca, todo mundo tem,

Mas oque eu fico bolado, é que para nos aqui o preço mais enconta é 212 reais, e lá pros americanos custa 50 a 80, sendo que o salário minimo deles é muito mais alto do que o nosso salário.

ogaitnas
Veterano
# mai/09
· votar


Gullidann

Impostos e toda a tralha que o governo joga em cima do povo, fora a gana por lucro de uns e outros hehe

O soda disso é que se for comprar pelo ebay, frete + possíveis taxas acaba dando na mesma :(

Gullidann
Veterano
# mai/09
· votar


Galera Madeira MDF é boa para fazer o gabinete ???????????

Gullidann
Veterano
# mai/09
· votar


Se vc resolver calcular e fazer caixa fechada, nmho vai ficar complicado e mais caro o projeto, já que tem melhorar isolamento contra vibração da caixa e coisas que uma caixa parcialmente aberta não precisa.

Amigo eu comprei Madeira MDF de 20 mm para fazer a tal caixa mas queria saber qual a diferença de deichar ela aberta e fechada rsrsr???????????w

pierrex
Veterano
# mai/09
· votar


mdf é um lixo. saca kriptonita? é o que água significa para mdf. apesar que há muito mdf no mercado usado em todos os tipos de móveis, eu não mandaria fabricar nada com esse material, que empena fácil com umidade e se deforma com água (já vivi essa experiência trágica).

bertola tinha dado a dica em post anterior: compensado naval de 20mm

ogaitnas
Veterano
# mai/09 · Editado por: ogaitnas
· votar


Gullidann

Com a caixa fechada, a quantia de ar que o falante deslocada fica limitada, e aí entram os cálculos de litragem e etc, com falante pequeno se usa caixa fechada pq isso aumenta os graves, mas para guitarra com falante de 12, isso é desnecessário, se fosse para baixo aí sim vc precisaria calcular as dimensões, por isso eu digo, faça a caixa aberta (1/3 aberta), aí vc fazendo uma caixa com as medidas de algum dos links que mandei antes ou de qq outro tutorial minimamente decente, já ficará ok, eu só usaria um compensado mais fino (10mm) para o tampo dos falantes, na minha caixa eu usei 22 para a caixa e 10 para o tampo. a caixa ficou com 50epoucos de largura, 40e poucos de altura por 28 se não me engano de profundida, ficou uma 1x12 meio grande, mas ficou boa.

Outro problema de fazer a caixa fechada é que vc terá que colocar espuma para tratamento acústico dentro da caixa, o que encarece mais o projeto, para guitarra caixa aberta é só vantagem, pelo menos do ponto de vista de custo e facilidade de construção.

Sobre o material, aquele mdf de móvel realmente é fraquinho demais, se tirar os parafusos depois eles não reapertam, eu usei aglomerado para a caixa da minha, e compensado para o tampo do falante, o aglomerado que usei é tipo mdf, só que é aquele que é feito com lascas grandes de madeira, ficou bem forte e pegou bem em todos os parafusos, compensado naval é melhor, mas um pouco mais caro, e como esse tipo de aglomerado tem tratamento contra humidade eu peguei ele mesmo, vai do que você achar mais fácil onde mora.

GuitarUser
Veterano
# mai/09
· votar


Só faltou perguntar se esse amp de 100 w com 4 eminence legend de '12 fica bom pra tocar em casa e ensaios.

ogaitnas
Veterano
# mai/09
· votar


GuitarUser

Cara 100w é muita potência, vc toca para umas 1000 pessoas com isso hehe, em casa nmho, vc não conseguir colocar o ampli no 2 do volume sem que a vizinhança inteira te acompanhe.

Eu tinha um de 65w e no 3 já me ouviam na rua o que dá uns 20m de onde toco hehe, e era só 1x12.

kairi
Veterano
# mai/09
· votar


ogaitnas
que lance é esse de nmho?

Erotomania.
Veterano
# mai/09
· votar


É, também tô lendo essa parada de nhmo o tópico todo sem saber hahaha

ogaitnas
Veterano
# mai/09
· votar


kairi

nmho == Na Minha Humilde Opinião

GuitarUser
Veterano
# mai/09
· votar


ogaitnas
foi uma piada, achei que não precisa explicar :P

ogaitnas
Veterano
# mai/09
· votar


GuitarUser

haha é que não tinha hehe haah ou nada que indicasse piada, lembre que aqui é só texto.. eu não vejo sua expressão facial enquanto escreve :D hehe

kairi
Veterano
# mai/09
· votar


ogaitnas

hum, é que eu to acostumado com IMO (in my opinnion).

o/

ogaitnas
Veterano
# mai/09
· votar


kairi

só costume... só uso imo em fórum gringo.

Gullidann
Veterano
# mai/09
· votar


Caraca veio, eu comprei uma folha de MDF de 2,75 m por 1,85 m que custou 121 reais essa folha, sendo que o amp que meu pai ia fazer ela de 120 de altura com 90 de largura, e 50 de fundura para os falantes, fico um montro e foi praticamente a folha toda, ai quando dei conta que aquele montro era um montro mesmo, fiz ele desmontar e fazer um projeto menor, pq esse que ele fez alem de ser quadradão ia caber uns 6 falantes de 12'' sem falar que ia pesar quase 100 kilos com os 4 falantes.

Pedi para desmontar e eu mostrei a ele uns gabinetes marshall na net, ai eu fiz as seguintes medias e parece que vai ficar muito bom, amanhã nos iremos continuar, eu fiz o seguinte, fiz de altura com 90 cm largura 75 cm e 35 de fundura na parte de baixo e 25 cm para a parte de cima.

sendo que na fundura tem uma quebra na metade das laterais pra cima de 10 cm para ela ficar tipo uma caixa angulada .
Na fundura da caixa prestem atenção, no que eu falei antes, 35 de fundura na parte de baixo e 25 na parte de cima isso faz que as laterais da caixa começem com 35 cm e depois vao diminuindo para cima até ficar 25 cm, sendo que essa diminuição eu fiz do meio das laterais para cima, os primeiros 45 cm das laterais com 35 cm de fundura e os 45 da parte de cima terminam com 25 , isso faz com que os 2 falantes de cima fiquem posicionados para cima e os dois falantes de baixo fiquem direcionados para baixo, acho que vai ficar legal .

Quando eu terminar eu posto aqui os resultados, e quanto ao MDF meu pai falou que tem que ter um certo cuidado para ele nao estragar com agua. Mas ele falo que se vc aprontar a caixa e deichar nos trinques, ele vai durar por muitos anos.

kairi
Veterano
# mai/09
· votar


Gullidann
Eu ia fazer um, mas acho melhor dar as medidas para um profissional e pedir pra ele fazer.

Abraços.

Gullidann
Veterano
# mai/09
· votar


Mano ja fizemos colocamos até as rodinhas já, eu comprei aquele material para colocar na madeira, aquele couro tipo um platico, e só falta colocar.

Beatlemaniac
Veterano
# mai/09
· votar


galera
tava pensando em fazer uma caixa 1x12 pra ensaiar com meu amp Crate de 15w, sem q os graves fiquem ruins no alto-falante do combo ( que eh 1x8 ).
o Crate 15w consegue empurrar esse falante de potencia de 12 de nominal 100w ?

Beatlemaniac
Veterano
# mai/09
· votar


potencia nominal 75w quer dizer

Beatlemaniac
Veterano
# mai/09
· votar


http://www.rpsom.com.br/Caixa_selada_Regency_para_SubwooferWoofer_de_1 2_polegadas_30_litros.html
sera q rola comprar uma caixa dessas e por um falante eminence ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


Beatlemaniac
Isso é caixa de sub-woofer automotivo!
Para funcionar ela teria que ter aberturas.
Abç

Beatlemaniac
Veterano
# mai/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
ah sim, então eu teria que fazer ou mandar fazer uma caixa mesmo né hehehe
e sobre o amp Crate 15w ? ele consegue empurrar esse falante ai ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


Beatlemaniac
"Empurrar", consegue sim, mas vai ficar um pouco baixo, mas o "headroom" será maior.
Abç

Badoe
Veterano
# mai/09
· votar


Gullidann
Cara faz 4x12 angulada ou reta totalmente fechada.
Tenho um esquema que utilizei e fica muito bom.
só aconcelho mandar alguém montar para vc caso não tenha experiencia em utilizar ferramentas eletricas (é muito perigoso!).

Há pessoas que dizem que uma 4x12 é muita coisa... blablabla....
Eu fiz uma, e digo que apesar da dificuldade de transporte, o timbre
que proporcionada não tem igual (princiapalmente pra metal).
se pudece teria 2!!!

Caso queira o esquema e fotos da montagem (luciano.badoe@hotmail.com)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alto Falante Eminence Legend 1258 - 12''