Celestion V30 de 8 Ohms em Amp 100w 4 Ohms ?

    Autor Mensagem
    megadeth2612
    Veterano
    # abr/09


    Olá pessoal,

    Estou pensando em montar uma caixa 1x12 com Celestion V30 para carregar facilmente junto com meu head 100w.

    Vi que a potencia desse falante é de 60w e o que estou interessado tem impedancia de 8 Ohms. Como meu amp tem uma saída de 4 Ohms, penso que se liga-lo nesta saída a potencia reduziria pela metade (50w), podendo fazer uso do falante sem problemas. Está certo ou errado?

    vaimstriani
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    seguindo essa sua teoria então, poderia colocar um falante de rádio de 6'' /30 ohm/10w sem problemas né? sei não, cara, acho que a impedância de saída do amp tem que casar com a do falante pro som render o máximo, acho que a potência de saída continuaria 100w - sei lá, eu não arriscaria

    DotCom
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    megadeth2612
    Pode usar, a potência vai cair sim. Mas se isso não for problema pra você... Além do que, depois você pode comprar outro, e fazer uma 2x12 com os falantes ligados em paralelo. A impedância resultante será 4 ohms e você teria a potência do ampli toda de novo.

    vaimstriani
    Se ele quiser ligar falante de rádio também pode... o ampli é dele, ele faz o que quer...
    A impedância só não pode ser exageradamente alta (não sei explicar o porque, mas o trafo de saída não aguenta...).

    A galera tem mania de mistificar demais essas coisas, amplificador é um circuito eletrônico simples. Não é nada muuuito delicado, como alguns gostam de crer.
    Ah, e outra coisa... Casamento de impedâncias é pra linha de transmissão, não pra ligar falante em amplificador.
    Abraços

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    megadeth2612
    Você pode sim ligar falante de 8 ohms em uma saída de 4 ohms. Haverá perda de potência, mais o amp trabalhará mais "folgado" e esquentará menos. O que vc não poderia fazer é ligar 2 ohms.
    Abç

    vaimstriani
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    DotCom
    Membro
    "Casamento de impedâncias é pra linha de transmissão, não pra ligar falante em amplificador", puts, então nem precisa pôr a impedância correta atrás dos amps.

    DotCom
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    vaimstriani
    Não, aquela impedância está lá por outro motivo muito importante.

    Caso a impedância do falante seja menor que a especificada, a corrente fornecida pelo amplificador será maior do que a projetada, e os componentes irão aquecer além do normal. A depender da duração desse esforço em demasia, algum(ns) componente(s) irá(ão) queimar.

    Não se vê por aí amplificador de instrumento com saídas para menos que 4 ohms não se fabrica (até onde eu saiba) falantes com impedância menor do que essa.
    Porém, em amplificação automotiva, existem subwoofers com bobina dupla, que ligados em paralelo dão 2 ohms, para poder ter maior potência mesmo com as baixas tensões que uma bateria de carro fornece.

    megadeth2612
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    vaimstriani
    DotCom
    Mauricio Luiz Bertola

    Então meu pensamento estava correto mesmo, valeu pela força, obrigado a todos! Abçs

    ruiveichon
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    desenterrando um pouco o topico, mas é q minha duvida segue esta linha.

    tenho um amp em que suas saidas são 150W 8ohms mono, e 75W 4ohms estereo.

    posso me utilizar de falantes de 8ohms nas saidas estereo?

    Lord Sigis
    Veterano
    # set/09
    · votar


    DotCom
    Quer dizer que se eu ligar uma caixa de 8 ohms na saida 4 ohms do amplificador a potencia do amp se reduz à metade???
    Entendi inclusive o porquê.
    Mas me tire uma dúvida.
    Mas no meu amp (de 15w), tenho duas saída no painel traseiro, assim como a maioria dos amps: 4 e 8 ohms. E tenho aqui duas caixas: uma 2x12 de 4 ohms e uma 1x12 de 8 ohms. Quando eu ligo minha caixa 2x12 de 4 ohms na saída 4 ohms do amp eu terei a potencia máxima. Mas se eu ligar a minha caixa 1x12 de 8 ohms na saída 8 ohms do amp, terei só metade da potência????

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/09
    · votar


    ruiveichon
    Pode.
    Lord Sigis
    Não, a potência será a mesma. Só há queda de potência se vc ligar um falante ou caixa com impedância SUPERIOR à da saída. Se vc ligar um falante ou caixa com impedância INFERIOR à mínima, o amp queima.
    Abç

    DotCom
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Lord Sigis
    Seu ampli é valvulado, correto?

    Na saída de 4 ohms, você pode ligar caixas de 4 ohms, e o ampli vai poder render a potência máxima.

    Na saída de 8 ohms, você pode ligar caixas de 8 ohms, e o ampli vai poder render a potência máxima.

    E no caso de valvulados, o recomendável é que você não conecte uma caixa com impedância diferente da indicada no amplificador.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/09
    · votar


    DotCom
    Exatamente. Nem o ligue sem nenhuma caixa plugada; o amp pode pegar fogo! Foi o que aconteceu, lamentávelmente, com o meu saudoso ThunderSound!!!
    Abç

    kosmiktubes
    Veterano
    # set/09
    · votar


    DotCom
    Não se vê por aí amplificador de instrumento com saídas para menos que 4 ohms não se fabrica (até onde eu saiba) falantes com impedância menor do que essa.

    Exceto o amp mais famoso da história rsss. O Tweed Bassman '59 é 2 OHM.

    Ah, e outra coisa... Casamento de impedâncias é pra linha de transmissão, não pra ligar falante em amplificador.

    DotCom, casamento de impedância é importante sim. Alguns fabricantes mexem um pouco os parâmetros pra mudar o timbre, mas isso é truque. Tem falante de 8 ohms com 6 ohm por exemplo.

    No caso aqui quando ele ligar o de 8 ohm na saída de 4, vai perder um pouco os agudos e a sensibilidade do falante. O falante 8 ohm espera o dobro da voltagem, com voltagem menor vão prevalescer os graves, não será o timbre desse falante.

    A impedância não é tão importante em termos de fritar ou não seu amp, é mais importante porque o timbre dele foi desenhado pra isso. E se errar muito, digamos de 4 pra 16 ohm, aí não só vai ter distorção como poderá sim fritar o falante ou o trafo de saída.

    Em transistorizados pode ligar maior impedância que ele trabalha mais folgado.

    Em valvulados tem que casar a impedância porque quando a resistência é muito maior na saída, o trafo sofre, quando é muito menor as válvulas sofrem.

    Um abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Celestion V30 de 8 Ohms em Amp 100w 4 Ohms ?