Celestion G12 EVH greenback

    Autor Mensagem
    FelipeMassa
    Veterano
    # fev/09


    Estou querendo montar uma 2x12 fechada. Gostaria da opinião de vocês sobre o falante Greenback. A Celestion relançou o greenback de 20W da década de 60 e personalizou com um adesivo para a caixa do novo ampli do Ed o EVH 5150 III. A caixa tem 4 x 12. Achei esse falante na www.music123.com por U$149.

    Fiquei com algumas dúvidas sobre a impedância para casar com meu ampli(8 e 16ohms). No site fala que tem 15ohms. Montando uma caixa 2x12, qual é a impedancia resultante?

    (1) O falante tem 20W de potência, isso significa que cada falante vai quebrar muito mais fácil do que um Celestion vintage 30 de 60W, correto?

    (2) Eu vi no site que 4x12 com esse falante totaliza 100W, como isso é possível se cada falante tem 20W ?

    (3) Em termos de tonalidade, qual a diferença dele para um Vintage 30?

    (4) Em termos de potência (2x12 vintage30 Vs 2x12 G12 EVH), o vintage 30 fala mais alto, ne?


    Será que o timbre desse green back dá pau no vintage 30? O som que vou tocar é rock/hard rock.



    informações do falante

    http://professional.celestion.com/guitar/products/evh/spec.asp?ID=33

    especificação do falante

    http://professional.celestion.com/guitar/products/pdfs/G12%20EVH.pdf

    valeu

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    FelipeMassa
    Sinceramente achei essa falante com baixa sensibilidade (96dB por 1W/1M), eu usaría algo com 100dB por 1W/1M. Ademais essa potênacia dele (20WRMS) é muito baixa para uma caixa de 2X12 (dependendo da potência do seu amp, claro).
    Abç

    FelipeMassa
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Estou pensando em comprar um Bugera de 120W e quero montar uma caixa , como a potência é baixa dos falantes, será que uma caixa 4x12 com esse falante fica legal?

    abs

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    FelipeMassa
    A questão não é a potência (é também), mas a sensibilidade.
    Abç

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Bertola

    Nao entendo mto bem dessas especificaçoes de falantes.
    Qual seria a maior diferença audivel entre um falante com 96 dB pra um de 100dB?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Motoboy From Hell-SDMF
    O volume, que num de 100dB será muito maior.
    Abç

    FelipeMassa
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Mas o som dele é legal mesmo?

    The Jack
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Eu acho o timbre do vintage 30 bem parecido com o do greenback, mas dê uma olhada nesse site aí e tire suas proprias conclusões. Da pra fazer uma boas comparações aí quanto ao timbre. Mas quanto a impedância, sensibilidade e potência acho que o vintage 30 se dá melhor.
    Com uma impedância de 15Ω se vc ligar os dois em série vai ter 30Ω se ligar em paralelo vai ter 7.5Ω. Eu "acho" que não teria problema um diferenca de 0.5Ω.
    Eu iria de Vintage 30, com dois desse a impedância vai casar direitinho, vc vai ter 120w contra 40 dos greenback e uma sensibilidade melhor. O greenback tem um lance no timbre que eu gosto bastante mas considerando as vantagens do v. 30 e que o timbre se aproxima um pouco eu voto no v. 30.

    http://www.proguitar.de/AudioDemo/CompareSpeaker/CompareSpeaker.html

    The Jack
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Tente perceber que no v30 as notas se prolongam mais que no greenback. O greenback é mais seco, o som parece mais "abafado", não que seja apagado ou sem expresão. O v30 tem um certo brigth. Acho que essa é a diferenca.
    Mais ou menos isso:
    no v30 o som faz: TCHANNNNNNnnnnnnn...
    e no greenback faz: TCHANNnnn... rsrs
    vê se vc concorda

    .DuFF.
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Cara pq vc num compra a 4x12 da propria Bugera?

    Acho que é o mais indicado ja que ela foi feita pensando nos cabeçotes deles... Eu vi uma de perto essa semana e realmente parece ser mto bem construida... infelizmente num tive a oportunidade de ouvi-la funcionando... Mas a minha ideia é comprar o cabeçote e a caixa deles...

    FelipeMassa
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    The Jack

    Escutei todos lado a lado, e percebi uma pequena diferença no timbre, principalmente no clean, o Vintage30 é mais agudo e médio, o greenback parece ser mais seco. Dá hora esse site, uma vez eu vi no youtube um video comparando um monte de falantes, mas nunca mais achei esse video.

    valeu

    .DuFF.

    DIficil é achar essa caixa para testar, parece que não tem na teodoro. Eu quero testar essa caixa para ver como é, mas derrepente sai mais barato importar os falantes e montar aqui, assim eu não pago imposto sobre o peso da madeira.

    abs

    .DuFF.
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    FelipeMassa
    DIficil é achar essa caixa para testar, parece que não tem na teodoro. Eu quero testar essa caixa para ver como é, mas derrepente sai mais barato importar os falantes e montar aqui, assim eu não pago imposto sobre o peso da madeira.

    Entendi... na Hendrix e na Reference chega mes que vem... tanto as caixas como os cabeçotes...
    Talvez valha a pena dar uma olhada antes de começar a montar a sua...

    The Jack
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    FelipeMassa
    Vê se é esse:

    http://www.youtube.com/watch?v=k3cyE2Llqxw

    henriquelhrf2
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Vou dar meu depoimento de novo proprietário de um Celestion EVH.

    Comprei há 3 meses um Blackheart BH-15 Combo (traseira aberta), mas não estava totalmente satisfeito com o timbre. Sentia falta de definição sonora, sobra de graves e drive espalhado. O timbre limpo era bom; já o drive era difícil de domar tanto com pedais quanto saturando as válvulas.

    Se você quer melhorar / mudar significativamente o som do seu amp, esqueça troca de válvulas ou qq outra modificação q não seja a troca de falante. Simplesmente o amplificador é outro agora. O som mudou totalmente. Antes, com o falante Eminece ("american voiced", segundo a descrição), o som pendia pra Fender ou Vox aos meus ouvidos; agora o timbre foi totalmente pra praia dos Marshall, mas com o som bem encorpado. E essa é a característica q mais se destaca nesse falante: ele encorpa bastante o som. Minha guitarra com singles ficou com o som bem gordo. Me lembrei dos donos de Marshalls q reclamam de som estridente ou agudo em excesso... Garanto q a solução pra isso é um Greenback.

    A mudança mais surpreendente foi o comportamento com sons saturados. Nesse quesito mudou da água pro vinho. Os graves ficaram bem firmes e nítidos e a saturação ficou bem mais redonda e definida. Meus pedais renasceram. Eu tinha parado de usar o Joyo Ultimate Drive pq o som ficava uma bosta, agora fica lindo em qq regulagem. E o drive do próprio amp, q só prestava em altos volumes, agora fica otimo mesmo com som baixo.

    O único porém é q nao rola de tirar um som estilo Fender, com os graves soltos e profundos e aquele timbre estalado. Isso eu conseguia com o falante original. Mas nao se pode ter tudo e isso ja era previsto.

    P.S.: Fiquei curioso pra comparar com um Vintage 30... Espero q apareça uma oportunidade.

    Drinho
    Veterano
    # jan/16 · Editado por: Drinho
    · votar


    Me lembrei dos donos de Marshalls q reclamam de som estridente ou agudo em excesso... Garanto q a solução pra isso é um Greenback.

    curtiu o falante cara, que bom que resolveu!


    é...

    ou algumas artimanhas malucas par mim funcionaram para aveludar as coisas mesmo soando marshall com o marshall.......

    amplificador marshall tem que estar encostado na parede ajuda para caramba se o espaço for menor, se for um cubo marshall com a traseira aberta essa regra vale duas vezes... ninguem aguenta....
    se estiver com 4x12 angulada os alto falantes apontados para cima espetam os ouvidos, saia da frente do alto falante.....
    tocar em marshall em cima do piso frio é a pedida para ninguem suportar...
    greenbacks ajudam bem
    v30 merece atenção.... to com um par aqui em casa e to domando, mas se deixar ele desgraça tudo tambem....
    o tone stack do marshall é uma porcaria, voce gira e nada consideravel acontece....
    faço um trabalho rigoroso aqui com treble e presence para fazer ele ficar controlado.... quanto mais comprimido o amplificador fica mais eu libero esses controles pra frente, com cuidado para nao borrar.. isso que o amigo falou é muito verdade, tem que levar ate o talo mas nao pode deixar estourar se nao ninguem entende nada, o auto falante é peça chave nisso ai, se nao tiver com alto falante bom tem que conter o amplificador se nao vai borrar bonito.....

    marshall é um amplificador nem um pouco amigável então você tem que sair no cacete com ele á todo custo.....

    mas também quando você acerta o som o negócio fica do balacobaco mermão principalmente em se falando rock 70 e 80.....
    para sons mais antigos nao conheco nada que me impressionou mais que o bludotone ainda, nem os marshalls antigos nem nada, mas ha quem faça um blues e fica animal com os jtm da vida......


    O único porém é q nao rola de tirar um som estilo Fender, com os graves soltos e profundos e aquele timbre estalado. Isso eu conseguia com o falante original. Mas nao se pode ter tudo e isso ja era previsto

    tenta fechar o medio e abrir grave e agudo.... é mais ou menos o que faz aquelas chaves bright....

    e se o amp tiver chave depth e bright ja enfia as duas

    aqui funciona para arrancar um twang ala fender....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Celestion G12 EVH greenback