Courvin aguenta o tranco?

    Autor Mensagem
    louis
    Veterano
    # fev/09


    Pessoal, tô fazendo um gabinete de baixo com 4 falantes de 10".
    Tô querendo fazer o revestimento em courvin, pq acho o acabamento mais bonito que o carpete, além de não juntar tanta poeira e ser mais fácil de limpar.
    Mas aí me disseram q o courvin não aguenta o tranco, que rasga à toa.
    E aí, isso é verdade mesmo ou tem outros tipos de couvin que são resistentes?
    Valeu...!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    louis
    O liso é menos resistente que o rugoso.
    Abç

    Hansen
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Aliás, pq amps de baixo geralmente possuem revestimento acarpetado e os de guitarra não? Questão sonora, algo do tipo "amortecer as vibrações para não trepidar muito"?

    Van_Lorien
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Hansen
    Que eu saiba, materiais como o carpete absorvem as frequências altas.

    louis
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Hansen,
    Boa pergunta,


    Mauricio Luiz Bertola
    O rugoso aguenta?

    macaco veio
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    como ja encapei muitos (muitos mesmo) no passado acho que posso ajudar.
    sempre comprei courvin ou napa preta, os vendedores de lojas nunca souberam o nome exatamente do produto. uma vez achei um ideal com as rugas exatas dos gianinnis e outros modelos e o vendedor me disse que se chamava napa 'back" preta. Porem de outras vezes que comprei nunca souberam identificar o produto com esse nome.
    O courvin ou napa ideal a caracteristica principal eh que nao estique quando puxado com as maos, ele eh duro nao espicha nada, o que estica nao presta. tem ele forrado (com uma especie de telinha de pano) que eh melhor pra colar e tem tambem so o plastico (sem pano) mas eh mais dificil de achar (mais fragil de dificil de colar). quanto a espessura ja encontrei mais fino e mais grosso (que dura muito mais). cola de sapateiro (nada de cola branca). o ultimo que encapei foi a mais de 15 anos entao nao sei se essas porra dessas fabricas brasileiras continuam a fabricar.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    louis
    Engraçadinho!!!
    macaco veio
    Aqui no RJ é bem difícil de encontrar essa napa "back" que vc falou.
    Abçs

    macaco veio
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    nos anos 80 encapei muita caixa e ampli velho e naquela epoca ja nao era muito facil encontrar mas achava, BH tinha muitas lojas de couros, acho que vem tudo de SP e provavelmente ainda fabricam mas acho que eh questao de saida, as napas que esticam sao mais usadas em estofados e vendem mais. Quanto ao nome eu ficava puto porque tinha que explicar pros vendedores o que e pra que era exatamente e porque algumas nao serviam e ninguem nunca sabia o nome exato de como pedir o material, geralmente eu levava um pedaco e mostrava pro cara ate que um vendedor me disse que chamava bak. sempre fui comprador chato, talvez tenha ficado invocado comigo e inventado um nome. nao sei.

    louis
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Num foi de zueira q eu perguntei não veio! haha


    macaco veio
    Valeu mto cara! Vou procurar aqui em BH.

    Outra pergunta, tem uns caras que usam uma espécie de espuma atrás da grade (acho q são aqueles filtros de ar condicionado) pra juntar menos poeira nos falantes. Mas como será que isso vai influenciar o som?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    louis
    Ok cara.... Ah.,ah,ah.....
    Cara, confeccionada a caixa, vc deve usar uma cobertura para o alto-falante. Eu uso tela de mosquiteiro preta e filó preto por trás. Dá uma aparência "vintage"
    Abç

    louis
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Aparência mais vintage como os ampeg, né?

    louis
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    macaco veio
    essa napa 'back' preta é resistente mesmo?
    Abraço

    louis
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    UP!

    macaco veio
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    sugiro voce olhar os amplis nas lojas de musica (os que sao de napa), observe o tipo da napa. geralmente tem dois tipos, uma enrrugada parecendo uma porcao bolhinhas (essa era bak) e uma outra menos enrrugada (mais parecendo uma porcao de tracinhos).
    quanto a back a mais grossa que achei uma vez tinha o pano do outro lado preto (filo) na maioria das vezes eh branco. umas tem bolhas mais largas outras bolhas menores, depende da sorte quando vai comprar.
    a fato dele nao esticar eh que se voce coloca uma que estica muito quando for nas juntas e emenda ela tem tendencia a encolher e abrir principalmente onde nao for usado cantoneiras.
    outro detalhe eh que enquanto mais grossa for a napa mais as esquinas da madeira deve ser arrendondada (com tupia e broca apropriada ou na lima, mas haja lima), por que senao com o tempo ela tem tendencia rachar nas esquinas. repare nas esquinas internas (perto da tela do falante) de um ampli behringer por exemplo (racha tudo) e intendera o que eu falei.

    louis
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Bem, procurei saber e novamente me disseram de forma bastante enfática que a melhor opção é o carpete pq o courvin não aguenta....

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    louis
    Não é verdade.
    Abç

    louis
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Mas exige algum cuidado diferente?
    Algum cuidado a mais?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    louis
    Sim, exige limpeza e cuidado.
    Abç

    Rbx500
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Tem como encapar com couro natural????

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Rbx500
    Sim, mas fica caríssimo!!!
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Courvin aguenta o tranco?