Ligação de Falantes x Potência do amp

Autor Mensagem
SK8Boy
Veterano
# fev/09


Aí galera, o problema em questão é o seguinte:
Terminei meu projeto de head de 100watts pra guitar, tstei em 1 falante de 12'' e ví q tah funcionando...mas é o seguinte: A caixa que pretendo fazer é 2x12, os falantes q tenho sao de 75 watts cada, então ligando-os em paralelo(essa é a foram mais indicada?), a potencia total seria de 150 watts? estaria bom liga-los nesse amp de 100w?
Abç,

Diino
Veterano
# fev/09
· votar


cara, o que importa é a impedância do falante, e do ampli.

se a saída do ampli for 100W em 8 ohms e o teu falante for 4 ohms, tu só irá aproveitar metade da energia.

verifique a impedância e informe aqui para podermos te ajudar.

abç!

luiz_aug
Veterano
# fev/09
· votar


O que o Diino falou ta correto, voce deve "casar" as impedancias de saida do teu amp com a do falante. O que pode acontecer no caso das diversas configurações de falantes é voce perceber mais ou menos graves. Por exemplo, uma caixa 1x8 é (via de regra) "menos grave" que uma de 4x12. Quanto maior a area total dos falantes da caixa maior a proporção de graves no som.
AbraçoZ !

TFHG
Veterano
# fev/09
· votar


Olá!
A iImpedância do alto-falante deve ser igual à do amp, e NUNCA menor (maior é possivel). O ideal é casar as impedâncias.

A ligação paralelo ou em série não significa que vc vai "somar" as potências. As possibiliades de ligações apenas permitem que vc extraia o máximo do ampli. Imaginemos um ampli que entregue 100w em 4ohms ou 50w em 8ohms. Se vc ligar dois alto-falantes de 4 ohms em série vc extrairá 50w do seu ampli, pois a impedância resultante será 8ohms, sendo que cada falante receberá 25w.

Agora, vamos imaginar que esses falantes são de 8ohms. Se vc liga-los em paralelo vc terá uma impedância final de 4ohms, o que fará com que o seu ampli "entregue" 100w, de maneira que cada falante receberá 50w.

Um falante de 4ohms que suporte 100w não responderá da mesma maneira que dois falantes de 8ohms ligados em série, cada um recebendo 50w. Como na segunda situação temos dois falantes, a área de cone está em dobro, de maneira que a pressão sonorá será maior, mesmo que a potência final seja a mesma (isso considerando falates equivalentes, com parâmetros thielesmall semelhantes.

Abraços.

dtplayer
Veterano
# fev/09 · Editado por: dtplayer
· votar


Quanto aos auto-falantes tá tudo certo com a potência se ligar eles em paralelo. O foda é que tem que casar as impedâncias, ou seja, tem que saber qual é a impedância de saída do cabeçote. Se ligar uma impedancia menor provavelmente vai queimar o cabeçote, se ligar uma maior não vai aproveitar toda a potência e o som vai ser ruim. Então resta descobrir a impedância de saída do cabeçote e configurar os falantes pra casar, de repentente vai precisar até colocar um resistorzinho.

SERGIAO
Veterano
# fev/09 · Editado por: SERGIAO
· votar


SK8Boy

Eu acredito que não seja o ideal , as suas contas estão corretas,...mas o fato de puxar a carga em paralelo não significa o aumento de sustentação das bobinas dos falantes, suportam carga limitada até 75W indendentes, passariam a suportar uma carga de 150W não pondo em risco a queima destas bobinas, porém, trabalhariam forçadas, em condições que provocariam distorções sonoras, o amplificador não poderia ser utilizado no volume de pico, pois provocariam o aumento da temperatura dos transístores de saída pondo em risco os mesmos... creio que o certo seria: 02 falantes de 8 ohms de 100W = 4 ohms e você poderia aumentar o ganho a vontade, tranquilo. Lembre sempre que as conexões em paralelo não diminuem a wattagem, mas a capacidade de saída dos transístores e apenas dividem a fonte de som aumentando a ( qualidade ) da resposta sonora.
Um exemplo simples e opções:

Usando falantes de resistência de até 100W

Um amplificador de 100W RMS, máximo de saída 8 ohms e mínimo 4 ohms

com 02 falantes em paralelo e 8 ohms cada, caem para 4 ohms.
puxam de saída 100W ( qualidade sonora A ) e maior potência de saída.

com apenas 01 falante de 8 ohms
puxam de saída 50W a 60W ( qualidade sonora A ) porém com menos potência de saída.

com apenas 01 falante de 4 ohms
retorna a puxar de saída 100W. ( qualidade sonora B ) porém com mais potência de saída.

por isso:

caixas amplificadas com 02 falantes ( qualidade sonora A )
caixas amplificadas com 01 falante ( qualidade sonora B )

Diino
Veterano
# fev/09
· votar


SK8Boy

pronto, falaram tudo o que vc deve saber já.
:)

SK8Boy
Veterano
# fev/09
· votar


Então deixa eu explanar de forma mais sucinta, pq de fato esquecí de falar da impedância, q tbm é mto importante.

O falantes são de 8 Ohm, que em paralelo acredito fornecerem uma carga total de 4 Ohm(8*8/8+8=4). Mas a minha preocupação maior é em relação a eles aguentarem 100w. Como fica a questão da potência aí?

Abç

SK8Boy
Veterano
# fev/09
· votar


A impedancia do head tbm é de 4 Ohms

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


SK8Boy
Então construa a caixa com os 2 falantes de 75WRMS em paralelo, resultando 4 ohms, assim vc terá os seus 100WRMS.
Os falantes estrão no limite.
Abç

ogaitnas
Veterano
# fev/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Bertola, vou aproveitar o post para perguntar, eu encomendei um valvuladinho de 7w, quero montar uma caixa 2x12 para ele, estava pensando em usar os sellenium 12pw3, o que acha, esses falantes ficam bons ? Ou é melhor algum outro modelo, estou atrás de falantes mais em conta um pouco.

Vlwz.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


ogaitnas
Use outros de menor potência.
Talvez uns Novik Neo. O problema deles é a sensibilidade, que considero baixa.
Agora, o ideal seria vc comprar 2 Jensens de baixa potência (15WRMS).
Abç

ogaitnas
Veterano
# fev/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sabe de algum lugar onde encontro esses falantes ?

Dei uma procurada mas só apareceram modelos de 50w para cima...


Vlwz

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


ogaitnas
Cara, só comprando lá fora mesmo, pelo E-bay ou outros.
Abç

I.Nosferatu
Veterano
# fev/09
· votar


ogaitnas

Ow, sem querer me intrometer, mas já intrometendo... acho besteira ligar um 2x12 num ampli de 7watts, o legal é voce caprichar no gabinete (caixa) e colocar um falante só... um bom no caso, já que falantes de baixa potencia nem são tão caros... Abraço e desculpe a intromissão!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


I.Nosferatu
Cara, eu concordo com vc.
Abç

ogaitnas
Veterano
# fev/09 · Editado por: ogaitnas
· votar


I.Nosferatu

Eu já tive 1x12, sempre achei que faltava um tchanana no som, resolvi montar o 2x12 para ver se dá de fato diferença no som, por isso estou atrás de falantes não tão caros.

E falante pequeno é fora de cogitação, para mim é tudo radinho de pilha esses de 8" e afins... 10 até passa, mas ainda acho que ficaria aquela sensação de ... hmmmm no 12 ficaria melhor...


Bertola, vlw pelo toque, vou dar uma olhada no ebay e ver o que garimpo por lá...

TFHG
Veterano
# fev/09
· votar


Então deixa eu explanar de forma mais sucinta, pq de fato esquecí de falar da impedância, q tbm é mto importante.

O falantes são de 8 Ohm, que em paralelo acredito fornecerem uma carga total de 4 Ohm(8*8/8+8=4). Mas a minha preocupação maior é em relação a eles aguentarem 100w. Como fica a questão da potência aí?

Abç


Olá! Bem, se seu amp entrega 100w a 4ohms, seus dois falantes, em paralelo, resultarão nessa impedância, sendo que cada um deles receberá 50w do amp, totalizando os 100w max que o amp consegue produzir. Como seus falantes têm potencia nominal de 75w, creio que funcionarão bem (já que receberão 50w apenas).

Abraços

SERGIAO
Veterano
# fev/09 · Editado por: SERGIAO
· votar


SK8Boy

Sim, a princípio suportam, mas a durabilidade será menor e a resposta de som será de baixa qualidade.

Vejamos exemplo do METEORO NITROUS GS 100W

a empresa utiliza 02 falantes de 8 ohms de 125W ( cada )

Então temos: 2X8ohms = 4ohms com +- 300W de resistência sujeitos a pressão de 100W rms.

Naloxone
Veterano
# fev/09 · Editado por: Naloxone
· votar


Pessoal, quando ligo um amp com "X" watts de potencia em uma caixa com "N" quantidade de falantes com "Y" de impedancia cada um eu teria que:

1. A potencia entregada em cada falante será então X/N ?


2. A impedancia de saida do amp terá que ser Y/N ?



Correto?


Por exemplo, se o head tem 100 watts e eu quero ligar uma caixa de 4 falantes de 8 Ohms cada um, eu estaria entregando 25 watts em cada falante e a impedancia de saida do amp deverá ser de 2 Ohms?


É assim?

SK8Boy
Veterano
# fev/09
· votar


TFHG
Mauricio Luiz Bertola
SERGIAO

Mto obrigado aí pessoal, e tbm ao pessoal q opinarão antes, vlw!!!

TFHG
Veterano
# fev/09 · Editado por: TFHG
· votar


naloxone

Por exemplo, se o head tem 100 watts e eu quero ligar uma caixa de 4 falantes de 8 Ohms cada um, eu estaria entregando 25 watts em cada falante e a impedancia de saida do amp deverá ser de 2 Ohms?

Olá!
Primeiramnete você deve descobrir qual a impedância de trabalho do seu amp (4, 8, 16 ohms..). Feito isso, nunca promover uma carga abaixo desse limite. Estabelecida a impedância do amp vc fará as ligações dos seus falantes (pode ser em série, paralelo ou uma mescla de ambos) dependendo das impedânacias destes, de maneira que a resultante nunca seja inferior à impedância de trabalho do amp.

A potência dele será dividida pelo número de sonofletores (falantes) que vc quer ligar.

Imaginemos um amp que entregue 100watts a 4ohms e que vc queira ligar 4 falantes de 12", 4ohms cada. A ligação fiaria assim: dois "pares" de falantes ligados em paralelo, sendo que os falantes dos pares estariam em série.

Vamos chamar cada "par" de A e B, sendo que os falantes que os integram o par "A" de A1 e A2 e os do par 'B" de B1 e B2. Todos os falantes são iguais, de 4omhs. A1 e A2 seriam ligados em série, o que faria o "par" A ter uma impedância final de 8ohms. O mesmo seria feito com o par "B". Feito isso, você ligaria os pares A (que tem 8ohms) e B (que tbém tem 8ohms) em paralelo, de maneira que você obteria uma impedância final (dos 4 falantes) de 4omhs, o que lhe permite extrair o máximo do seu amp (a impedância de trabalho, no caso, seria de 4ohms).

Como teríamos 4 falantes, cada um receberá 1/4 da potencia do amp, 25watts. No total, teremos os 100watts maximos do amp, divididos igualmente pelo número de sonofletores.

Abraços.

Naloxone
Veterano
# fev/09
· votar


TFHG

Quer dizer que se tenho dois falantes ligados em série a impedancia final da caixa de 02 falantes seria a soma das impedancias do falantes?
E se tenho dois falantes ligados em paralelo a impedancia final da caixa de 2 falantes seria metade da impedancia de cada um?

Tipo, se tenho dois falantes de 8 Ohms cada um, ligando-os em série eu teria uma caixa de 16 Ohms e em paralelo um caixa de 4 Ohms?





Primeiramnete você deve descobrir qual a impedância de trabalho do seu amp (4, 8, 16 ohms..). Feito isso, nunca promover uma carga abaixo desse limite.

OK, mas tem amps com 02 ou 03 saídas no painel traseiro, 4, 8 e 16 Ohms. Qual seria o limite nesse caso?

Naloxone
Veterano
# fev/09
· votar


Nesses amps que tem saídas em 4, 8 e 16 Ohms à escolha, em qualquer dessas saídas ele estará entregando a mesma potência?
Tipo, se é um head de 50w, ele sempre entregará a mesma potência de 50w, independentemente de a caixa ser de 4, 8 ou 16 Ohms?

TFHG
Veterano
# fev/09
· votar


Olá!
Bem até onde eu sei são poucos os amps que conseguem entregar a mesma potência em diferentes cargas (vi essa carcterística em alguns amps digitais classe "d" e alguns classe "t". Via de regra a potencia diminui à medida em que se aumenta a impedância.

Normalmente a potencia máxima divulgada por um fabricante é com a menor impedância suportada pelo amp. Um amplificador fornece potência para o alto-falante, mas cmo? Pela fórmula elétrica:

P=V*I
R= V/I
I=V/R

P=V²/R

Onde:
P = potência [Watts]
V = tensão [Volts]
I = corrente [Amperes]
R= Resistência [Ohms]

Assim, dificilmente teremos a mesma potência com diferentes cargas. A não ser que o amp consiga, quando aumentamos a impedância, aumentar igualmente a voltagem na saida. Provavelmente a "potência" será variável, dependendo da carga que vc ligar nesse amp, diminuindo à medida em que se aumenta a impedância. ocorre que, com carga maior, e consequente potência maior, esse mesmo amp irá trabalhar mais "folgado", com sobra.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


Naloxone
Tipo, se tenho dois falantes de 8 Ohms cada um, ligando-os em série eu teria uma caixa de 16 Ohms e em paralelo um caixa de 4 Ohms?
Exato.
Nesses amps que tem saídas em 4, 8 e 16 Ohms à escolha, em qualquer dessas saídas ele estará entregando a mesma potência?
Tipo, se é um head de 50w, ele sempre entregará a mesma potência de 50w, independentemente de a caixa ser de 4, 8 ou 16 Ohms?

Mais ou menos. Haverá uma certa variação da potência, mas poucos amps possuem este recurso, geralmente amps valvulados.
Abç

I.Nosferatu
Veterano
# fev/09 · Editado por: I.Nosferatu
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara, eu tenho uma duvida sobre esse lance de impedancia e potencia do ampli também, no caso de alguns amplis comuns, vejo que alguns são o mesmo produto e que numa fase de fabricação usa-se falantes de 8 ohms e em outras fazem poucas melhorias (mais estetica) e colocam falantes de 4 ohms, o que eleva a potencia e faz parecer um novo produto e a partir dai um novo modelo... isso procede?

Porque sei que por exemplo, as potencias de sonorização, apesar da maioria ser de 4 ohms trabalham também em 8 ohms, sem prejudicar o equipamento, embora a potencia caia um pouco, mas não muito, algumas já vem até com suas conexões apropriadas em cada canal para 2 caixas de 8 ohms, que funcionando em paralelo resultam nos 4 ohms que liberam toda a potencia do ampli...

Pergunto, é sensato pensar que muitos destes amplis de 8 ohms (principalmente ss) funcionam com falantes 4 ohms liberando maior potencia (apesar de uma THD mais elevada), e como posso identificar se um ampli vai suportar trabalhar com esse falante sem danificar o ampli?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


I.Nosferatu
Vc não poderá saber, à menos que vc seja um técnico em eletrônica bem experiente.
O fato é que, quando se traballha NA potência/impedância limite (ex.: X watts em 4 ohms com falante de 4 ohms), a durabilidade dos transístores de saída (por conta do aquecimento) é Y.
Se vc ligar um falante (ou caixa) de 8 ohms, a potência cairá de 30 à 50%, mas a durabilidade do amp aumentará (pois o aquecimento será menor).
Quanto ao projeto dos amps SS, a maioría é muito parecida mesmo, mudando apenas coisas como o pré, filtros, etc.
Abç

I.Nosferatu
Veterano
# fev/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu velho... no caso de dois amplis (praticamente identicos) que diferem na potencia nominal e os falantes 4 e 8 ohms respectivamente, se eu trocar o de 4 por outro de 8 vou ter um ampli menos propenso a queimar, mas baixando a potencia claro, já no caso contrario pegar o de 8 e enfiar um de 4, aumento a potencia e consequentemente aumento a propensão a queima, mas seria possivel diminuir essa propensão com refrigeração (cooler e melhores dissipadores) mais eficaz. Assim como na maioria das Potencias?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


I.Nosferatu
Sim, mas atente para o fato de que o amp deve ser CAPAZ de aguentar os 4 ohms, pois, se vc instalar um falante com impedância ABAIXO do que o amp pode suportar, ele queimará (isso já aconteceu comigo), portanto, de nada adiantarão "coolers" ou dissipadores.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ligação de Falantes x Potência do amp