Pra ligar amps 110V qualquer estabilizador de PC serve? (o mais barato)

Autor Mensagem
TFHG
Veterano
# abr/10
· votar


Amigo Bertola

Como aterrar esses transformadores? Digo isso pq o uso de rede aterrada é mais recomendado, e esses transformadores não possuem o 3º fio (terra).

Abraços

Del-Rei
Veterano
# abr/10
· votar


No meu PC uso um NoBreak, porque tem muita oscilação de energia e já levei alguns prejuízos com isso.

Com o nobreak, resolvi tudo.

Mas ele serve pra amps valvulados tmb?

Russetwolf
Veterano
# abr/10
· votar


Olá Bertola,
Não seria um equivoco usar um trafo desses de geladeira de 1KVA?
Analisando estes trafos vamos verificar que há uma margem para redução, se a rede eletrica variar na entrada haverá variações na saída, variando assim a alimentação do ampli.
Os estabilizadores tem um trafo que é trapiado (troca da voltagem no trafo) automaticamente quando há variações na rede elétrica além da proteção de um varistor componente que entra em curto quando a tensão ultrapassa seu ponto de ruptura, é bom verificar sim a potência deste estabilizador, o ideal é que este tenha pelo menos 1/3 a mais de potência do que o ampli pode consumir.
Um ampli tube com entrada para 110V quer dizer que o primário do trafo foi enrolado para receber 110v e na saída deste trafo terá as tensões necessárias para a fonte alimentar os circuitos. Vamos supor que esta alimentação seja 270v para alimentar as válvulas se vc conectar o ampli em 127v haverá um aumento nesta tensão e poderá reduzir em muito o tempo de vida útil de uma válvula, olha ai o prejú.
Espero ter ajudado.

likerock
Veterano
# abr/10
· votar



Cara, estabilizador de PC, mesmo os de melhor qualidade, simplesmente não prestam para amp de guitarra, mormente valvulados. Esqueça.
Compre um daqueles tradicionais transformadores de geladeira de 1 KVA (de 110 p/ 220v.) da melhor qualidade, e um filtro de linha.
Abç


Nem para computadores, tendo em vista que os estabilizadores estabilizam apenas uma pequena parte da tensão e ainda são atrasados, sendo assim, além do seu computador receber uma variação de tensão em que o estabilizador foi quase ineficaz, vai receber outra por causa do atraso do estabilizador.

Querem proteger qualquer coisa? Filtro de linha de qualidade (APC, Clampler...)

Russetwolf
Veterano
# abr/10
· votar


Olá Srs.
Se tiverem a oportunidade de perguntar a um técnico sobre filtros de linha e o famoso furman vcs irão se decepcionar, o furman é um filtro de linha empapagaiado com luzes e otras cositas mas, tem também varistores de proteção. Se ligar na rede errada BOOM, lá se foi o FURMAN. Comprem sem medo os estabilizadores com selo do INMETRO na potência que vc necessitar, veja na parte de trás do ampli o consumo, este consumo é o máximo que ele irá consumir da rede com o volume máximo do ampli mais 1/3.
Espero ter ajudado.

Russetwolf
Veterano
# abr/10
· votar


Olá likerock,
Vc já usou estabilizadores em ampli valvulados?
O que ocorre com o ampli?

rafael_cpu
Veterano
# abr/10
· votar


Russetwolf
Bertola
likerock

Olá, amigos! Beleza?

Afinal de contas, o filtro de linha e o estabilizador funcionam realmente ou são apenas efeito placebo? Pergunto isso tanto no uso para guitarra (amplificadores e fontes alimentadoras de pedais) quanto no uso para computadores.

Porque já li e ouvi de tudo sobre esta eficácia ou falsa eficácia... nem sei mais em que acreditar...rsrsrs. Desde as revistas Info e congêneres até os blogs de técnicos em eletro-eletrônica.

T+

P.S. Tenho um amplificador SS de 120W de potência, cuja alimentação exige 120V. Ligo ele num estabilizador de 300VA, ligado à rede através de um filtro de linha. Minha rede não é aterrada e a tensão é de 220V. O amplificador acaba sendo alimentado com 110V e não com 120V que seria o ideal.

likerock
Veterano
# abr/10
· votar


Russetwolf

Nunca usei, meu amp não é pré valvulado e bani os estabilizadores da minha casa.

rafael_cpu

Estabilizadores não, só atrapalham. Já os filtros de linha depende, os mais baratos não prestam mesmo, já existem filtros de linha tipo os APC ou os Clamper que realmente protegem, os APC mais baratos custam por volta de R$ 50,00.

É também recomendado que você possua um aterramento (estaca de cobre fincada na terra), mas mesmo se não tiver, você estará bem protegido contra surtos de eletricidade caso ocorra.

Se alguem tiver alguma dúvida, recomendo ler esse artigo: http://forum.clubedohardware.com.br/razoes-pelas-quais/663018

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar


Russetwolf
Sim, vc tem razão quanto à variação de entrada e de saída. Mas aí não há muita saída não, o problema é da rêde mesmo. Porém, eu já experimentei quase TODOS os estabilizadores do tipo para PC no mercado, isso junto a um amigo meu que é músico profissional e o resultado sempre foi o mesmo (a guitarra foi uma Strato, e o amp, um antigo Giannini "baguinho"), um chiado aumentado quando com overdrive ligado e um aumento no "hum" de 60 ciclos.
Abç

Russetwolf
Veterano
# abr/10
· votar


Olá, o artigo apresentado é de 2006 e procede, principalmente se o estabilizador for de potencia abaixo do necessário. Isto realmente estava acontecendo com a qualidade dos estabilizadores fabricados no Brasil. Estes e outros problemas foram normatizados pelo INMETRO. Verifiquem relatos de pessoas que usam estabilizadores em amplis valvulados e citam que estes até reduzem o ruído provocado pela rede elétrica, veja o relato do nosso amigo Stibiun. O principio da fonte do computador é por chaveamento PWM, pulsos de freqüência. Se vc colocar um estabilizador abaixo da potencia e quando ligar o computador o estabilizador não suportará o pico de corrente de consumo, irá metralhar, gerando pulsos não aceitáveis pela fonte. O ampli tube usa transformador, duas bobinas de fio de cobre, uma isolada da outra (primário e secundário) e mais resistente a estas variações. Os filtros de linha também protegem de surtos de tensão da rede elétrica através de varistores, componentes que entram em curto e abrem o fusível da régua se ultrapassar a tensão de ruptura e até fazem uma filtragem da rede através de filtros com capacitores. Então vamos dissecar o estabilizador:

- tem filtros com capacitor;
- tem varistor;
- tem fusível;
- tem transformador com trap e um circuito para trap automático.
Agora, se pegarmos o trafo de 1Kva + o filtro de linha e juntar, tai o nosso estabilizador porém sem o trapiamento que estende a faixa de variação da rede elétrica, certo.

Russetwolf
Veterano
# abr/10 · Editado por: Russetwolf
· votar


Olá amigo bertola, com certeza o estabilizador não tinha potencia para tal, lembre-se que, nos valvulados o maior consumidor são os filamento que apesar da tensão baixa consomem corrente alta o que gera um esforço maior dos estabilizadores e trafos para estabilizar. Os fabricantes estavam dizendo que era de 1000 e na verdade não suportavam 300 (verifique sobre o assunto).

Russetwolf
Veterano
# abr/10
· votar


Olá likerock, o aterramento é muito bom, mas lembre-se de interligá-lo ao neutro da rede, se o mesmo não for feito poderá criar uma DDP (diferença de potencial) que ao invés de ajudar vai atrapalhar em muito a vida de muita gente.
Espero ter ajudado

Russetwolf
Veterano
# abr/10
· votar


Olá Rafael, vc tem toda razão, ao invés de ajudar estamos lhe proporcionando mais dúvidas. Nos desculpe, mas tudo levará a uma pesquisa sadia e maior aprendizado para o futuro. Como pode perceber, pode ser polemico tal assunto, tudo isso dependerá da rede elétrica de onde vc reside. Lembro a vc que dinheiro no bolso e canja de galinha não faz mal a ninguém.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar


Russetwolf
Exato.
Abç

Russetwolf
Veterano
# abr/10 · Editado por: Russetwolf
· votar


Olá amigo Bertola, analisando sua dissertação dos testes que realizou com seu amigo, posso supor o que ocorreu, 1º o amp giannini baguinho não é valvulado e sim transistorizado, o "hum de 60hz da rede" pode ter sido provocado por deficiências nos capacitores da fonte ou transistores de saída (desequilíbrio na simetria da fonte). Pois, se vc testou todos os estabilizadores do tipo pra PC e o problema persistia, podemos concluir que não são os estabilizadores os causadores do problema e sim o amp, mesmo porque o consumo do amp em relação à rede elétrica é muito baixo mesmo para o pior dos piores estabilizadores. Espero ter ajudado.

rafael_cpu
Veterano
# abr/10
· votar


Russetwolf
Olá Rafael, vc tem toda razão, ao invés de ajudar estamos lhe proporcionando mais dúvidas. Nos desculpe, mas tudo levará a uma pesquisa sadia e maior aprendizado para o futuro. Como pode perceber, pode ser polemico tal assunto, tudo isso dependerá da rede elétrica de onde vc reside. Lembro a vc que dinheiro no bolso e canja de galinha não faz mal a ninguém.


Então, amigo Russetwolf, eu estou é gostando do nível do tópico, e de seus posts, e não o contrário. Não sei se você me interpretou bem... ou se eu é que não entendi o seu post.

Como disse, já li um pouco a respeito. Entretanto, não sou técnico no assunto, logo, preciso de subsídios como os seus e os dos demais amigos do FCC. E persisto na minha busca...

Eu uso um filtro e um estabilizador com selo do INMETRO, e digo que sou confiante no trabalho deste instituto, mas por outro lado uma visão crítica é sadia, por isso busco sempre analisar os argumentos contrários. Haja vista o interesse comercial presente.

Sei que tem muita gente que diz que o estabilizador e o filtro não servem para nada. Uns dizem ainda que é prejudicial...
Pelo mal, pelo bem, eu uso. Mas gostaria de saber a verdade nisso tudo.
Essa dúvida não fica somente na seara da música, nos computadores há também a mesma discussão (ou pelo menos havia, quando eu acompanhava o tema).

Na sua opinião, então, é melhor usar o filtro e o estabilizador, desde que com potência adequada em amplificadores? Lembrando que o meu é transistorizado.

Grande abraço.
T+

DotCom
Veterano
# abr/10 · Editado por: DotCom
· votar


Na sua opinião, então, é melhor usar o filtro e o estabilizador, desde que com potência adequada em amplificadores?

Não vejo vantagem em usar estabilizador pra amplificadores não. Na hora que houver o chaveamento de um "trap" pra o outro, gera uma mudança brusca na tensão de alimentação, que vai resultar num "tec" saindo do falante.

Se não usar o estabilizador, isso não vai acontecer. A variação de tensão que pode ocorrer na rede o seu amplificador aceita na boa. Não é porque seu ampli foi feito pra funcionar em 127V que se botar 130V ele vai estourar. Tem uma margem de segurança aí.

Com isso, qual a diferença em usar estabilizador ou não? Mais peso pra carregar, mais um trambolho pra comprar... E no final ainda estar suscetível a "tecs" no seu som.

O que faz o ampli ter ruídos é interferência eletromagnética (que é minimizada aterrando a carcaça do ampli), e rede elétrica mal dimensionada. O estabilizador não corrige nenhum desses dois problemas.

Russetwolf
Veterano
# abr/10
· votar


rafael_cpu

Me desculpe o assunto é muito extenso, mas vale a pena.

Olá amigo, vejo que tem um grande interesse em proteger seus equipamentos, e é bom. Os equipamentos são caros e de difícil aquisição, não é todo dia que podemos comprar um bom ampli ou um pedal (isso não é banana na feira) temos que dar valor ao que temos, pra muitos é a ferramenta de trabalho e deve estar limpa e calibrada, certo!!
Cara, não sou o dono da razão, nem tenho a pretensão ser. Enfim, vamos ao que aqui viemos. O que era mesmo? A sim!!! Vamos partir do principio seguinte:
- Se o INMETRO entrou na parada e normatizou é porque o troço tem que funcionar;
- Vivemos em um mundo físico e estamos sujeitos as leis impostas pela natureza, Certo!
- Eletrônica é física elétrica, tai as nossas leis, então tudo pode ser calculado, medido e etc....As trevas da idade média ficou pra trás.
Há controvérsias, sim, e deve haver, faço suas as minhas palavras, temos que desconfiar sim, não podemos mais aceitar bugigangas tecnológicas que querem nos empurrar guela abaixo. O filtro de linha tem efeito? Sim, ele ira amenizar alguns ruídos de determinadas freqüências que passam através da rede elétrica (filtro feito com capacitores), o filtro (aquela régua de tomadas) tem um fusível que talvez seja mais lento do que o do seu amp, mas tudo bem, ele esta subordinado a um componente chamado varistor, que bicho é esse?
É um componente eletrônico que foi criado para se fundir internamente e se transformar em um curto (saca grampo de cerca) e abrir o fusível da régua se esta for ligada na tensão errada ou houver um surto de tensão. Estes componentes são para uma tensão especifica, por exemplo 130v ou 230v, isso quer dizer que, se sua régua é pra 127 e a tensão ultrapassar a 130v, Boom, lá se foi o varistor e o fusível da régua. Isso na teoria porque tem o fator de velocidade de ruptura dos mesmos. Estes componente são parte integrante dos estabilizadores, que além destes componentes tem também um transformador que já falei anteriormente, bem, este trafo tem varias entradas que são chaveadas automaticamente.
Por isso do trac, trac dos estabilizadores. O termo metralhar é quando o trac, trac dispara a voltagem é trocada muito rapidamente e pode criar parasitas, para fonte chaveada, pode se um veneno (caso do computador) daí a preocupação do pessoal e justifica.
Vamos ao que interessa, transformei o quarto do meu filho num verdadeiro caos, mas fiz a experiência para passar pra vcs. Peguei os dois estabilizadores que uso nos computadores e liguei nas caixas que tenho 01- Transistor comum Junção (P) 70wrms , 01- Transistor Mosfet 50wrms e uma tube de 15W. Sabe qual foi o resultado? Em? Que rufem as caixas!!!!!!! TUDO TRANQUILO e olha que aqui está chovendo pra caramba, a rede é boa e o trec, trec tava presente os ruídos parecem ter reduzidos. Cheguei a ligar as 02 caixas transistorizadas no mesmo estabilizador de 300Va. Espero ter ajudado, abçs.

Russetwolf
Veterano
# abr/10
· votar


Srs
Agora convenhamos, isso tudo será necessário se o serviço prestado darede elétrica for ruim se seu ampli é para rede de 120 ou 127v, desencana, não carece dessa neura toda, já vi coisas piores.
Abçs

Russetwolf
Veterano
# abr/10
· votar


DotCom

Quase, o trac,trac do chaveamento tem filtros que eliminam grande parte d sentelhamento dos contatos evitando assim o trac na caixa. Vc descreve que:
"Se não usar o estabilizador, isso não vai acontecer. A variação de tensão que pode ocorrer na rede o seu amplificador aceita na boa. Não é porque seu ampli foi feito pra funcionar em 127V que se botar 130V ele vai estourar. Tem uma margem de segurança aí".
Sim projetistas conscientes do seu dever. Mas, vcs sabem que isso não acontece há picaretas e muquiranas que só querem seu rico dinheirinho. Alguns equipamentos importados já vem com varistor e até PTC ou NTC (componentes eletrônicos para proteção térmica) que ajuda muito.
Infelizmente temos que rasgar o baralho aqui, nada contra, vários fabricantes de amplis Brasileiros copiam os importados fazendo engenharia contrária (é mais fácil) até ai tudo bem, mas os caras querem inventar, como o caso da copia dos 8080 que meu amigo me mostrou, colocaram um amplificador de potência que não tem nada há ver com o contesto do ampli, utilizando transistores de junção (P), enquanto que o original importado usa Transistor de configuração Darlington, resultado caca pra todo lado.
Espero ter ajudado, abçs.

B.Neri
Veterano
# abr/10
· votar


Tenho uma dúvida tb sobre o aquecimento do ampli, espero que possam me confirmar se estou correto:
quando eu estava utilizando meu valvulado com transformador de PC percebi que ele esquentava mais rápido e crunchava mais fácil (no 5 ele já dava drive). Pluguei um trafo e toquei durante o memso tempo no mesmo volume. O som continuou clean.
Alguém sabe se isso realmente ocorre, o amp com transformador de pc esquenta mais rápido? Se possível gostaria de uma explicação mais teórica sobre o assunto.

Russetwolf
Veterano
# abr/10
· votar


Me desculpem, falei pracarca e não concluí. se houver uma variação da rede elétrica, haverá uma variação na fonte do seu ampli, pra mais ou pra menos, pra menos tudo bem a potencia do ampli será até reduzida, agora pra mais, pode super aquecer os componentes reduzindo a vida útil ou até queimando-os, espero ter ajudado.
Abçs

Russetwolf
Veterano
# abr/10
· votar


B.Neri

Já disse que não sou o dono da verdade, e não sou sabe tudo, mas vou tentar. Vc descreve:
"Tenho uma dúvida tb sobre o aquecimento do ampli, espero que possam me confirmar se estou correto:
quando eu estava utilizando meu valvulado com transformador de PC percebi que ele esquentava mais rápido e crunchava mais fácil (no 5 ele já dava drive)."
Cara, o que faz o amptube esquentar são os filamentos dos tubes, mas daí vc perceber essa diferença é um pouco difícil. O que ocorreu, podemos chamar de fenômeno físico, e deve ser pesquisado, estudado para que possamos descobrir o que ocorreu. Na teoria precisaríamos repetir tudo nas mesmas condições e "observar", a não ser que alguém já tenha passado por isso e possa nos elucidar, estou curioso!

B.Neri
Veterano
# abr/10
· votar


pois é, também achei meio estranho... Quando comprei o amp eu costumava tocá-lo com transformador de pc em ensaios e observava que a placa de alumínio (onde ficam os knobs do amp) ficava muuuuuuito quente! Aí o baixista da minha banda, que é mais experiente que eu, disse que era melhor eu trocar por um trafo e assim eu fiz. O resultado é que essa placa de alumínio não esquenta mais tanto. fica apenas morno e fica quente quando passo umas 3 a 4 horas tocando direto.

Russetwolf
Veterano
# abr/10
· votar


B.Neri

Vc está na capital do País (planalto central), a rede ai é 220v? é isso?
Vc já usa o estabilizador? Seu ampli é pra que voltagem? É bom alguém com um voltímetro medir a rede pra gente ter certeza de tudo, OK
abçs

B.Neri
Veterano
# abr/10
· votar


sim, a voltagem aqui é 220. Não uso mais o estabilizador, uso apenas o trafo. Meu amp é para 120, então ligo ele num trafo para abaixar para 110. Já medi uma vez com um voltímetro e sei que aqui há uns picos de energia que sobem até uns 8v, logo não ultrapassa os 120 requeridos pelo amp (acredito eu hehe).

Russetwolf
Veterano
# abr/10
· votar


B.Neri

Cara, o trafo ao qual vc se refere funciona da seguinte forma: 2/1 ou seja, se entra 2, sai 1, se entra 1, sai 2. Mais uma vez de outra forma, se entra 110, sai 220, se entra 220 sai 110. Nas redes de 220v a variação de tensão não é tão expressiva quanto das de 120+-132. Fique tranqüilo relaxe e toque, sua quita é clara, ta tudo OK cara, espero ter ajudado.
abçs

DotCom
Veterano
# abr/10
· votar


Sim projetistas conscientes do seu dever. Mas, vcs sabem que isso não acontece há picaretas e muquiranas que só querem seu rico dinheirinho.
Não cara, pegue o projeto de qualquer ampli transistorizado fudido que for... Uma variação de 10% na tensão de rede não vai detonar seu ampli não.

Alguém sabe se isso realmente ocorre, o amp com transformador de pc esquenta mais rápido? Se possível gostaria de uma explicação mais teórica sobre o assunto.
O estabilizador de PC tem saída 115v, ao passo que a tensão da rede é 127v. Mais tensão, mais headroom, precisa de mais volume pra crunchar.

Me desculpem, falei pracarca e não concluí. se houver uma variação da rede elétrica, haverá uma variação na fonte do seu ampli, pra mais ou pra menos, pra menos tudo bem a potencia do ampli será até reduzida, agora pra mais, pode super aquecer os componentes reduzindo a vida útil ou até queimando-os, espero ter ajudado.

Se alguém utilizasse o volume do ampli sempre no 10 e não parasse de tocar um segundo, talvez ele esquente a ponto de ter danos. Mas como ninguém faz isso, uma variação pequena de tensão não vai fazer essa diferença toda.

B.Neri
Veterano
# abr/10
· votar


assim, queimar ele não vai. Minha dúvida maior é se podemos confiar mesmo nossos amps valvulados em um transformador de pc. Se minhas valvulas estão esquentado mais com ele acredito eu que isso possa reduzir a vida útil delas. Por isso gostaria de saber se há explicações científicas sobre esse fato. Como não há nenhuma explicação sobre o asunto prefiro continuar usando meu trafo mesmo. Espero que ele seja mais seguro que meu transformador enermax hehe
Obrigado pela ajuda. Abraço

B.Neri
Veterano
# abr/10
· votar


DotCom
"O estabilizador de PC tem saída 115v, ao passo que a tensão da rede é 127v. Mais tensão, mais headroom, precisa de mais volume pra crunchar."

Não seria ao contrário? Headroom não é a capacidade do amp continuar com seu som clean sem entrar em saturaçao das válvulas? (quanto mais headrrom mais clean a altos olumes o amps terá) Se for isso mesmo acredito eu que quanto maior for a tensão, mais se esquentará as válvulas e isso deixará o amp mais suscetível a uma saturação. Alguém me corrija se eu estiver errado.

E complementado sua resposta, tem um outros tópico sobre tensão em amps valvulados onde o IzzyChilli fala que já fez testes de aumentar a tensão em até 12v, se eu não em engano, no amp e ele não queimar. Reduz-se a vida útildas válvulas sim, mas não queima de cara.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pra ligar amps 110V qualquer estabilizador de PC serve? (o mais barato)