Fender Deluxe Reverb. Técnicos, vejam essas fotos.

Autor Mensagem
Naloxone
Veterano
# nov/08 · Editado por: Naloxone


Um é novo, reissue.
O outro é antigão, da década de 60.

O que os amigos notam de diferenças importantes entre os dois?
Esses componentes menores no reissue seriam os chamados "componentes SMD"?

http://bp2.blogger.com/__43QCigAcLA/R_EXnhpBlkI/AAAAAAAAAEw/pReBUBs6UZ o/s1600-h/2+x+Deluxe.jpg

wiskeria
Veterano
# nov/08
· votar


um é moderno o outro é vintage...
dizem que os vintage tem maior durabilidade e são mais fáceis de consertar.

Henrique S.
Veterano
# nov/08
· votar


bom, eu acho que o moderno é muito mais simples de consertar

enfim, legal ver como evoluiram os componentes, hoje se encontra capacitor de 250V com tamanhos bem reduzidos comparando com os mais antigos


mas eu acho o método do antigo (PTP) bem mais bacana hehehhehe

mjcmello
Veterano
# nov/08
· votar


O de baixo parece um "handmade".

Bozo Ramone
Veterano
# nov/08
· votar


O de baixo parece um "handmade".

Já vi muitos handmades iguais ao de cima.....

Henrique S.
Veterano
# nov/08
· votar


Naloxone
Esses componentes menores no reissue seriam os chamados "componentes SMD"?

ah, nao SMD é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito menor

esses componentes ai do Reissue sao grandinhos até, os componentes antigos é que eram monstros heheh

http://www.process-controls.com/enercorp/New_Images/SmdRtd.jpg

ai um exemplo de SMD

Hammer
Veterano
# nov/08
· votar


uma diferença que noto é que os antigos são ligados em ponto a ponto, já o novo é por placa.... dizem que ponto a ponto é melhor... mas creio que seja mito....
Quanto a qualidade dos componentes eu prefiro não opinar...

DotCom
Veterano
# nov/08
· votar


O legal é ver que os jacks são aqueles que você compra em eletrônicas por R$ 1,50...

Se você mandar pra consertar, duvido cobrarem menos de 10 reais por cada... hehehe

Eu preferiria consertar o novo (a menos que a placa tivesse sido danificada)

Henrique S.
Veterano
# nov/08
· votar


DotCom

bem observado!!! acredito que os potenciometros seja a mesma coisa hehheheh

Augusto Pedrone
Veterano
# nov/08
· votar


Faltou citar a fonte da fotografia:

http://pedroneamps.blogspot.com/2008/03/o-velho-e-o-moo.html

Blog do Pedrone fazendo sua parte.

DotCom
Veterano
# nov/08
· votar


Augusto Pedrone
E aí pedrone, eles soavam iguais (ou bem parecidos)?

Augusto Pedrone
Veterano
# nov/08
· votar


DotCom

O dono dos amplificadores tinha de escolher um deles para vender, e o outro iria ficar com ele.

Após ouvir bastante os dois tocando, ele escolheu o antigo, mas concordando que as diferenças de som eram muito pequenas, se é que existiam.

Testes assim tem que ser feitos "às cegas", pois o subjetivo (saber qual amp está tocando) influencia na decisão. É o famoso "ouvir com os olhos".

No modelo novo (reedição) a observação que faço é a troca dos resistores de screen originais da placa PCI por modelos de maior dissipação, corretos para essa posição. Existem diversos relatos de usuários que ficaram sem som no meio do show por causa desses componentes (eu já reparei 2 com esse defeito, e eles torram mesmo).

Naloxone
Veterano
# nov/08
· votar


Augusto Pedrone
Faltou citar a fonte da fotografia:

http://pedroneamps.blogspot.com/2008/03/o-velho-e-o-moo.html


Foi, cara. Foi mal... vc acredita que eu não quis citar com receio que vc se chateasse?
:)

Diino
Veterano
# nov/08
· votar


o de baixo é ponto a ponto, o de cima é com trilhas impressas.

ponto a ponto é feio bagarai, mas nao tem todo aquele lance de capacitância parasita. induções devido ao formato das trilhas etc etc.

Henrique S.
Veterano
# dez/08
· votar


Diino

capacitancia parasita em amp é bobagem (minha opiniao) acho que o maior problema é EM ALGUNS CASOS quando, por algum motivo, a trilha solta da placa, ou coisas do genero

ainda se fosse um radar da FAB ai sim esse esquema de capacitancia parasita complica...

guitartube
Veterano
# dez/08
· votar


O antigo tem muito componente impreciso, a montagem ponto a ponto insere várias "antenas".

O novo é mais bem trabalhado e com componentes mais precisos pela fabricação atual.

Talvez o antigo vá produzir um comportamento sonoro menos regular que o novo.

A grande diferença entre eles é que o antigo foi usado por caras que extrairiam bons timbres de qq coisa e fizeram escola.

flw!!!!!

Grimc
Veterano
# dez/08
· votar


Os dois são Fender Deluxe?

Henrique S.
Veterano
# dez/08
· votar


Grimc

sim, um original dos anos 60 e outro reissue

Naloxone
Veterano
# dez/08
· votar


guitartube
A grande diferença entre eles é que o antigo foi usado por caras que extrairiam bons timbres de qq coisa e fizeram escola.


Bem colocado, cara.

Little Mell
Veterano
# set/10
· votar


Olá pessoal do forum!!
Sou novo por aqui, mas tenho uma dúvida, talvez vocês possam me ajudar.
Minha dúvida é sobre o Deluxe Reverb RI!! Acabei de adquirir um e no canal 2, que tem os lindos tremolo e reverb não consigo ligar nenhum drive, seja um ts9 ou um fulltone, parece que liguei numa mesa de som, fica horrível! No canal 1 tudo bem, mas no dois...
Alguem tem alguma ideia de porque que isso acontece? vi em algum forum que existe um capacitor no volume do canal 2 que causa isso, procede?
Desde já agradeço.

carlos adolphs
Veterano
# set/10
· votar


Little Mell
Algo está errado, pois os canais são práticamente idênticos, só que o dois tem tremolo e reverb, não existe motivo para acontecer o que vc está falando.O ampli é zero bala ou comprou usado?

Little Mell
Veterano
# set/10
· votar


Carlos
O amp é zero, 2010. Acho os canais bem diferentes, o do reverb bem mais agudo, e ligando pedais de drive eles funcionam de maneira bem diferente também.
Consegui uma informação hoje de fonte confiável que existe um "RESISTOR DE BRIGTH AUTOMÁTICO" na entrada do canal dois, estou na esperança de ser isso! Mas parece que preciso de um esquema e de alguem que saiba fazer isso, mesmo sendo simples, algo difícil aqui em Aracaju. Alguem tem o esquema desse amp ou alguma informaçao a mais?

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


Little Mell

Cara não poderia ser porque o Canal 2 tem 2 12AT7 e a foto-célula do vibrato (que dá um leve click com o efeito ligado) e por isso gera algum comportamento diferente (ou estranho), as 12AT7 são valvulas de pré muito usadas em preamps de microfone, mesas de som e Hi-Fis, porque são bem lineares e distorcem muito pouco, talvez por isso você ache que o som parece som de mesa.

Eu já toquei nos Deluxe Reverb várias vezes, mas nunca me atentei para ligar um drive no canal vibrato deles, então eu não posso dizer com certeza, porém acredito que isso tenha algo haver.

E realmente os dois canais tem uma sonoridade um pouco diferente uma do outro, em grande parte por conta das 12AT7.

Little Mell
Veterano
# set/10
· votar


Realmente estou colocando fé que o problema seja resolvido retirando-se esse resistor ou capacitor, não sei ao certo o que é, alguem poderia me dizer onde consigo o esquema desse amp? ou uma informação mais detalhada do que é essa peça, onde ela fica? se é no potenciômetro de volume ou no jack de entrada.

Ramsay
Veterano
# set/10
· votar


Little Mell

Tem o esquema do Fender Deluxe Reverber no link abaixo:
http://www.kbapps.com/audio/schematics/tubeamps/fender/deluxereverbab8 68.html

Espero que te seja útil de alguma forma.
Abç.

wiskeria
Veterano
# set/10
· votar


Little Mell
desliga a chave de brilho...

nichendrix
Veterano
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Little Mell

Tem o esquema do reissue na pagina da própria Fender, na guia suporte.

wiskeria

Acho difícil o problema ser a chave bright, praticamente todo mundo que toca com Fender deixa ela ligada o tempo inteiro. O canal vibrato dele é bem duro de distorcer se comparado ao canal normal, então acho que ligar ou desligar o bright influenciaria muito pouco.

Little Mell
Veterano
# out/10
· votar


Wiskeria

Essa chave de brilho que você está falando fica aonde, no jack de entrada do canal ou no potenciometro de volume?

nichendrix

O problema que tenho observado é que as entradas do canal de vibrato não aceitam nenhum pedal de drive, pude observar em outro deluxe reverb novo e vi que é a mesma coisa, característica do amp, mas pras minha necessidades tenho que tentar usar um pedal de drive!! Alguem sabe onde fica essa chave de bright?

Obrigado pela atenção de todos.

kosmiktubes
Veterano
# out/10
· votar


Little Mell

O canal de reverb/vibrato inverte a fase do sinal, o canal normal replica parte do sinal em fase. Nessa época era comum um amp só pra vários membros da banda, então a Fender não se preocupava com isso.

O som magro que parece estar vindo de mesa de som normalmente é problema de fase invertida, mas só se tiver outro amp na sala ou se estiver usando os dois canais ao mesmo tempo(está usando algum divisor ou pedaleira estereo?).

Os falantes podem estar invertidos também, é bom checar.

Já o excesso de agudos é normal nos Fender, em especial com captador single coil.

Esse amp não tem chave de bright. No canal de vibrato ele tem um cap de alguns picos que bypassa um pouco dos agudos. So tem nesse canal provavelmente porque o reverb fica muito esquisito com excesso de graves.

Sua fonte provavelmente se referia ao cap de agudos, não tem resistor automático alí. O excesso de ganho de um pedal de distorcão pdoe também estar saturando o reverb, que dá um som horrível. Reduz o volume do pedal de distorcão e veja se melhora.

São algumas possibilidades, espero que ajude.

E como disse o carlos adolphs, tirando inversão de fase(que não é problema do amp), não tem porque acontecer isso no amp zerinho.

Little Mell
Veterano
# out/10
· votar


zefonseca

Obrigado pelas informações detalhadas. Vou fazer o teste com os pedais.

Outra coisa, você acha que diminuiria esse excesso de agudos retirando esse cap de agudos? É algo simples de se fazer? Retirá-lo deixaria o som do canal de vibrato mais parecido com o canal normal?

Obrigado pela atenção e vão desculpando a ignorância nas partes mais técnicas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender Deluxe Reverb. Técnicos, vejam essas fotos.