Ligando cabeçote na caixa

    Autor Mensagem
    HCNYVitor
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: HCNYVitor


    Salve galera.
    Seguinte,eu dei uma pesquisada pelo fórum,até aprendi bastante coisa sobre amplis e tal,mas não cheguei a uma conclusão de como faço para ligar cabeçote na caixa.

    Eu estou com um cabeçote Behringer V-amp e uma Randall 4x12 aqui comigo e tenho algumas dúvidas sobre como ligá-los.
    Vamos a elas:

    - Na parte de trás da caixa tem uma chave seletora,stereo e mono(150W e 300W) e duas saídas(right e left),embaixo ilutradas com 8ohms cada uma e em cima uma com 4ohms e outra com 16ohms.

    obs:Logo abaixo tem um aviso que diz para não mudar para Mono quando estiver usando as saídas para Stereo.
    obs2:embaixo da chave seletora diz para usar uma saída apenas.

    -Como faço para saber se estou usando em 4,8 ou 16 ohms,sendo que 8ohms está marcado em ambas as saídas?

    -Se eu escolher usar mono devo escolher uma das saídas em especial?(o mesmo para stereo)

    E qual a diferença entre eu usar as saídas de 4 ow 16 ohms,em stereo ou mono?

    Desculpem o tamanho do post,mas tentei ser o mais claro possível,Obrigado!

    Gui
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    HCNYVitor
    entre o v-amp e o randall você precisa de uma potencia, senão num sairá nenhum som!!

    HCNYVitor
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: HCNYVitor
    · votar


    O cabeçote V-amp só possui pré-amp??Não tem potência?

    Badoe
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    HCNYVitor

    Ligue em mono. Agora sobre a impedância, apesar de ser um ampli transistor, é legal casar com a impedância da caixa.
    A maioria das 4x12 são 8ohms.

    Essa sua Randall vêm com os Celestion V30?

    Abraço.

    Gui
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Gui
    se for o cabeçote mesmo..é o v-ampire. ele tem potencia...

    se for o v-amp..não tem, é só pré amp!

    Randy78
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    lembre de usar cabo específico e não cabo de guitarra.

    megadeth2612
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    lembre de usar cabo específico e não cabo de guitarra.

    Muito importante!

    DotCom
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Gui
    Eu não encontrei v-ampire só o cabeçote, só vi combo.
    Onde que tem referência de head v-ampire?

    HCNYVitor
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Valeu galera.
    Badoe - entendi,e sim,a caixa vem com os Celestion V30.
    Certo,pra casar a impedância,no caso então o cabeçote também deveria ser 8ohms?

    Gui - É realmente,foi erro meu,o cabeçote que eu me refiro é o V-ampire!E não o v-amp simulador e tals.

    Randy78 e megadeth2612 - Esse cabo no caso é o cabo PP? Se for,ja li num tópico aqui do CC,estou para pegar um 2x2 5mm,se algo estiver errado,por favor me corrijam.

    DotCom - No mercado livre vc encontra alguns heads v-ampire pra vender,procura como Cabeçote Lx1200H que vc ja vai achar ;).

    Valeu pra todo mundo,abraços.

    Badoe
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    HCNYVitor
    a caixa vem com os Celestion V30.

    Que beleza, adoro 4x12. É muito peso (no som e pra carregar!!!).
    Estou fazendo uma com Eminence Governor.

    Certamente seu ampli tem saida em 8OHMS, é a mais comum.

    Abraço.

    DotCom
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    HCNYVitor
    Ahh certo =D Não conhecia.

    o cabo pra ligar cabeçote na caixa? cabo paralelo (basicamente, o mesmo fio que se usa em tomada), 0,75mm² ou 1 mm²

    HCNYVitor
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Badoe - Realmente,a caixa da um som pesado.Legal tb,ja ouvi falar de ótimos trampos da Eminence Governor!

    É,o meu cabeçote tem saída p/ 2 e 8ohms.
    Minha caixa para 4,8 e 16 ohms.

    Única dúvida:
    Se eu quiser ligar estéreo,que impedância eu uso na caixa?Pq posso selecionar as entradas de 4 e 16 ohms.Sendo que as mesmas duas entradas trabalham em 8ohms também.

    DotCom - Eu vou atrás desse cabo paralelo nas medidas que me citou.

    Valeu!

    HCNYVitor
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: HCNYVitor
    · votar


    Deixa eu reformular a pergunta:

    O cabeçote trabalha em 2 ou 8 ohms,160W e 2x80W respectivamente.
    Minha caixa em 8ohms em stereo e 4ou16ohms em mono.

    Se eu ligar o cabeçote em 8ohms na minha caixa,terei de usar stereo certo?
    Pq se eu ligar o cabeçote(8) na caixa(4) pode queimar os falantes certo?

    E se eu ligar (cabeçote 8 e caixa 16) perderá potência certo?

    Então a solução que vejo é ligar o cabeçote na caixa e mudar a chave para stereo,para ambas as impedancias trabalharem em 8ohms.

    E pelas minhas contas meus falantes tem 75W cada(300/4),e se eu ligar em mono dividiria a potência em 80W para cada falante,isso poderia queimá-los??


    Valeu.

    DotCom
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    HCNYVitor
    Você tem o manual dele aí? (Head e caixa)

    Seguindo o que você falou, ligando o head e a caixa em stereo você terá o máximo aproveitamento da potência do ampli.

    Mas você terá no máximo 40W em cada falante, e não 80.
    Sua caixa não tem 4 falantes? Em stereo vão 80W para cada canal, ou seja, 80W para dois falantes. 40 pra cada.
    Assim não danifica nem a pau.

    E mesmo que fossem 80W para cada falante, ainda assim a probabilidade de queimar seria muito baixa, o falante aguenta picos de potência bem maiores que a potência nominal, por curtos períodos de tempo.
    Só correria algum risco se você tocasse por umas 2 horas seguidas com aquela distorção mega-ultra-hiper-pesada-death-from-hell, sem parar de tocar 1 segundo sequer.

    HCNYVitor
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    DotCom - É,realmente eu errei no raciocínio,ae agora vc me clareou as idéias =D.

    Tenho o manual sim(só tenho que achar no meio da bagunça),vou dar uma boa lida tanto no da caixa quanto no do cabeçote.

    Quanto a isso ta tudo esclarecido.

    Só uma curiosidade minha...
    Como a caixa tem duas entradas,tem jeito de eu ligar mais de um aparelho nela?
    Tipo,uma cabeça de guita e outra de baixo por exemplo.
    Se sim,como eu procediria?

    Valeu a todos por colaborarem,o fórum ta nota 10! =)

    Badoe
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    HCNYVitor

    Só uma curiosidade minha...
    Como a caixa tem duas entradas,tem jeito de eu ligar mais de um aparelho nela?
    Tipo,uma cabeça de guita e outra de baixo por exemplo.
    Se sim,como eu procediria?


    Não faça isso de geito nenhum!!!
    Estes dois jacks são para fazer a entrada do sinal e para fazer um "bypass" para outra caixa.
    Você liga outra caixa no jack livre.

    Se ligar mais de uma entrada na caixa vai danificar os falantes.

    Abraço.

    DotCom
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    HCNYVitor
    Eu não acho uma boa idéia, principalmente se a caixa for "closed back" (com o fundo fechado)

    Em altos volumes deve ficar uma embolação só.

    HCNYVitor
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Ah certo,não farei isso jamais então!

    Outra pergunta,tem alguma diferença notória no som se eu ligar a caixa em mono ow em estéreo?

    Valeu!

    DotCom
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    HCNYVitor
    se você não usar nenhum efeito stereo, vai ser exatamente a mesma coisa.
    se você usar um efeito stereo (chorus, delay, reverb...) vai ter diferença entre os sons que saem dos falantes, mas como a separação entre eles é pequena, talvez nem seja percebido.

    HCNYVitor
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Ahh certo,entendi.

    Mais uma dúvida(desculpe por não fazer todas de uma vez,é que cada vez que posto me lembro de uma u.u):

    Se eu quiser plugar um combo à minha caixa - no caso um Peavey 100W 1X12" - basta eu plugá-los(casando as impedâncias) e tocar certo?

    No caso também a potência se dividiria para com o falante do Peavey?
    E esse falante a mais,melhoraria o som e tal?

    Valeu.

    DotCom
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    HCNYVitor
    Não sei como funciona a saída do peavey.
    Tem que ver se ao conectar uma caixa externa ele corta o som do falante do combo, ou se funcionam os dois juntos.

    Se os falantes ficarem em paralelo, a potência vai se dividir sim. Nesse caso, muita atenção com a impedância resultante.
    Quanto ao som ficar melhor, depende do que você considera melhor.
    Vai ter uma sensação de maior volume.

    HCNYVitor
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: HCNYVitor
    · votar


    Ahh...eu vou checar isso de se ao ligar uma caixa externa corta-se o falante do combo.

    Bom o Peavey trabalha em 8ohms (80W) e 4ohms (100W)...e a caixa em 4,8,16ohms.
    No caso eu queria ligá-lo em 4ohms para utilizar os 100W.

    Se eu ligar o combo em 4ohms na minha caixa e o falante do combo não desativar,ele necessáriamente ficará ligado em paralelo com a caixa?E qual seria a impedância final e quais os riscos para a caixa e para o ampli nesse caso?

    E digamos que o falante desative ao ligar em caixas externar,ae basta eu plugá-los e tocar?

    Valeu!

    DotCom
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    HCNYVitor
    Se o falante ficar ligado, ele certamente será ligado em paralelo.
    No caso, você pode colocar uma caixa externa com falante de 8 ohms, para ter uma impedância resultante de 4 ohms.

    Não ligue uma caixa externa com falante de 4 ohms, a menos que você vá desligar o falante do combo.

    HCNYVitor
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Ahh sim...

    Quenem,vc disse uma caixa com falante de 8ohms.
    A minha 4x12 no caso usa 8ohms tbm,da no mesmo né?

    Esse lance,pro caso de não desativar a o falante,de ligar em 8ohms pra ter um resultante de 4 ohms,ae o combo mantem-se em 80W (pois em 8 ohms são 80W) e da pra tocar numa boa?

    Valeu.

    DotCom
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    HCNYVitor
    Se não desativar o falante, vai ser 50w pro falante do combo, e 50w pra a caixa externa.

    HCNYVitor
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Blz!

    Valeu,sem mais dúvidas ;).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ligando cabeçote na caixa