O que é melhor: Um amp com 1 falante de 12/15'' ou com 2 falantes de 8''?

Autor Mensagem
DotCom
Veterano
# out/08
· votar


DAM_CROSSROAD
warm music? bom de jogar fora e comprar alguma coisa que preste.

Luiz Almeida
Veterano
# out/08
· votar


2x8' tem o mesmo peso(Kg) de 1x12', e talves não dê os graves desejados.
15' é muito pesado(Kg+Watt).
1x12' seria o ideal.
Minha opinião.

DAM_CROSSROAD

warmusic
Tem um tópico falando a respeito:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/196690/
Dá uma olhada, e use a busca.

trakkinas
Veterano
# fev/10
· votar


E UM AMP DE GUITARRA COM 2X10 COMPENSA???

Cata.
Veterano
# fev/10
· votar


2x15 ai vc derruba até avião qdo tocar um grave

Morva
Veterano
# fev/10
· votar


2x15 eh carta de demissao pro baixista! IOASHIAOSIOASHIOA

Physical Rover
Membro
# out/13
· votar


Amigos, Ressucitando o tópico:

Eu estou para pegar um blackstar HT 20 valvulado (20w) com uma caixa 4x8''. Vocês acham que a caixa para esse amp fica muito ruim? abraço!

Physical Rover
Membro
# out/13
· votar


Detalhe: É para estudo em casa no quarto (pelo menos inicialmente). eu ia comprar o conjunto barato, depois vou trocar essa caixa mais uma grana em um orange ppc com celestion V30

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar


Physical Rover
É para estudo em casa no quarto
A única coisa que vc vai conseguir é ficar surdo.....
Abç

trendset
Veterano
# out/13 · Editado por: trendset
· votar


Aproveitar pra tirar uma duvida, eu trabalhei em uma autorizada de som profissional em minha cidade, aprendi muita coisa, e ganhei também muita coisa que ficava lá abandonada, e aprendi a montar alguns circuitos e tal. Terminei ontem de montar um amplificador com transistor darlington (TIP 142 e 147) que meu ex-chefe fabrica até hoje, uma fonte de 30+30, proporciona 150w por canal, porem as caixas acusticas que tenho não sao legais, são um par de Gradientes BS75, porem o falante é de 8 polegadas, de outra caixa, e não tem Tweeter, estou pensando em reabrir o furo da caixa e por um falante de 10'' próprio para som profissional, um Tweeter Piezoeletrico, tipo Le-son ou motorola. e depois troca-los por um supertweeter e um mid driver. a caixa está até razoavel, pensei em forra-la de carpete, por pés. não to com grana disponivel para comprar ou mandar fazer caixas novas, e usada aqui sai quase o mesmo preço. será que ficaria legal meu equipamento de som é: Mesa Staner 06-02s, Amplificador (foi montado no gabinete de um Philips), e um par de caixas gradiente.
Será que fica bom um Falante de 10 polegadas - Tweeter Piezoeletrico. ou Falante 10'' , Supertweeter e Mid Drive ?

Physical Rover
Membro
# out/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Muito obrigado pela ótima contribuição, realmente fez muita diferença seu comentário inútil. Assim é fácil conseguir dar uma de "veterano" no forum. Respondeu todas as minhas perguntas

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar


Physical Rover
Cara, vc é maluco ou o que?
Um amp valvulado de 20WRMS NÃO é pra tocar no quarto.
Minha banda faz show EM PRAÇA PÚBLICA com amp de guitarra de 15WRMS e nem passa do 5!!!
Portanto, a "dica" que te dei é válida sim, mas vc, em sua arrogância e "cabeça fechada" nem sequer pensou no que escreví e deu essa respostazinha irônica e mal educada.
Se vc quer um valvulado pra tocar em casa, compre um de, no máximo 5/7WRMS....

strinbergshredder
Veterano
# out/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ai Ai....

Se vc quer um valvulado pra tocar em casa, compre um de, no máximo 5/7WRMS....

E mesmo assim já é coisa pra caramba!

Tem valvulados de 1W que ainda caem pra 0,5W, e que mesmo assim, pra só tocar no quarto, ja vão fazer um esporro danado!

Slash_1989
Veterano
# out/13
· votar


Physical Rover
Acontece que quando vocês, "novatos", fazem uma pergunta, ja esperam uma resposta determinada, aí quando vem alguem aqui e fala algo que vocês não gostam, ficam putinhos.
Aprendam um pouco mais a interpretar as respostas. Ser veterano aqui não é só ter tempo de fórum, é aprender a dinâmica dele e saber lidar com ela.

Muitas vezes suas fantasias e dúvidas não são compatíveis com a realidade. Aceitem o fato de que, muitas vezes, vocês fazem perguntas idiotas!

Physical Rover
Membro
# out/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Foi isso que eu fiz. peguei um HT-5 TH. Já não é a 1ª vez que eu vejo " veteranos" do forum não respondendo o que os membros perguntam e ainda respondem de uma forma totalmente tosca.


Slash_1989

Eu estou entrando no mundo dos equipamentos agora cara. Venho perguntar algo aqui e você respondeu na ignorância. Poderia muito bem ter percebido minha calourice e ter dado várias dicas interessantes. Se for pra postar algo assim, melhor nem postar. Vejo muitos tópicos assim, os membros que não sabem nada perguntam algo e vocês (que as vezes nem dominam o assunto) e vocês respondem zombando, nem se importando com que o cara perguntou.

E mais, vocês adoram ser irônicos, eu também não posso ser?

Minha intenção aqui não é arranjar confusão, só quero conhecer o mundo dos equipamentos musicais pra poder melhorar minha performance na guitarra. E gostaria de poder contar com parceiros que também tem o mesmo intuito

Abraço a todos

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar


Physical Rover
Foi isso que eu fiz. peguei um HT-5 TH
Ótimo. Encerrada a questão.
Já não é a 1ª vez que eu vejo " veteranos" do forum não respondendo o que os membros perguntam
Cara, vc já reparou que eu tenho um tópico fixo de luthiería e equipamentos aqui no FCC, e que dou dicas DE GRAÇA pra todo mundo que me pergunta com coerência? Vc já reparou que trabalho com isso a mais tempo do que vc está na face da terra? Vc já reparou que o FCC é frequentado por muitos profissionais que se dispõem à ajudar garotos como vc e que, são arrogantes e mal agradecidos? Vc leu o que o Slash_1989 mui corretamente escreveu?
Pois muito bem. Aprenda a lição, estude, aprenda a tocar e seja educado pois nem o mundo nem ninguém estão à sua disposição. É você quem tem que conquistar seu espaço com humildade, cordialidade e sabendo qu na maioria das vezes vc não vai ter seus caprichos atendidos

AllanGouveia
Membro
# out/13 · Editado por: AllanGouveia
· votar


Physical Rover
cara, não é por nada não, mas eu também sou novato e os caras veteranos sempre me ajudam, até nas dúvidas mais idiotas que eu tenho, na maior humildade... cabe a VOCÊ saber interpretar as dicas e respostas dos caras... e falando mais especificamente do Mauricio Luiz Bertola, apesar dele ser um cara veterano e um profissional a muito tempo (como ele mesmo disse, antes que nós dois tivesse nascido), ele sempre tirou minhas dúvidas e de uma carrada de gente que eu já vi. tirou dúvidas na maior simplicidade mesmo lidando com iniciantes como nós se comparados a ele...

cara, respeito é fundamental... e também educação... ele só foi objetivo e vc foi cabeça quente...

abç a todos

Slash_1989
Veterano
# out/13
· votar


Physical Rover
Cara, a questão não é você estar entrando ou não no mundo de sei lá o que...

É simplesmente o fato de vocês NÃO DEDICAREM 30 SEGUNDOS PARA LER A PORR@ DA RESPOSTA QUE ALGUÉM TE DEU! Só porque essa resposta não foi como você esperava!

Depois que você passa um tempo no fórum lendo e respondendo dúvidas, você percebe que a galera na verdade não quer respostas, só quer fazer perguntas pra ver quantos trouxas perdem tempo respondendo.

Ontem mesmo um novato upou um tópico antigo pra perguntar "qual o melhor ohm pra se ligar no amplificador". A galera respondeu direitinho, explicou até com desenho a dúvida do moleque e no final ele ainda posta "Brigado galera, mas resumindo: qual o melhor ohm pra se ligar no amplificador"

Interpretação de texto é foda! Ta pior do que ensinar minha vó a mexer no computador. E olha que minha vó tem muuuuuuuuuuuutio mais idade que o pessoal daqui.

Physical Rover
Membro
# out/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
AllanGouveia
Eu fui mal educado e mal agradecido?
A única coisa que vc vai conseguir é ficar surdo.....
E isso aqui foi o que? Educado? Eu fiz minha pergunta humildemente, por não ter conhecimentos na área. Da qual foi muito educada de início, a educação não se manteve por sua própria conta Mauricio Luiz Bertola

AllanGouveia
Que bom que te responderam educadamente, não foi o meu caso, Você chegou a ver a pergunta que eu fiz e a resposta que eu tive?

Slash_1989
Interpretação de texto é foda! Ta pior do que ensinar minha vó a mexer no computador. E olha que minha vó tem muuuuuuuuuuuutio mais idade que o pessoal daqui.


O tópico em questão discute falantes de 12'', e se os de menor polegada são tão ruins assim pra guitarra. Vou repetir minha pergunta:

Eu estou para pegar um blackstar HT 20 valvulado (20w) com uma caixa 4x8''. Vocês acham que a caixa para esse amp fica muito ruim? abraço!


Depois eu comentei que era para o meu quarto. Vocês conhecem o tamanho do meu quarto? conhecem minha vizinhança? Dane-se se era de 1W ou 20W, minha pergunta estava focada no conjunto dos falantes de 8''. Que aliás estava sendo vendida praticamente pelo mesmo preço que eu comprei meu HT5 TH e ainda vinha com o case do head e do gabinete.

Slash_1989
A falta de interpretação foi minha? Nego aqui ta me crucificando por isso?

AllanGouveia
Membro
# out/13 · Editado por: AllanGouveia
· votar


Physical Rover
Você chegou a ver a pergunta que eu fiz e a resposta que eu tive?

cara, vi! e justamente por ter visto a pegunta e a resposta, não entendo porque ficou irritado... cara, o problema não esta na resposta, está na sua interpretação...

foi uma resposta objetiva... você entendeu oque ele quis passar com resposta que era muito alto para estudo... é oque importa! ele sanou suas dúvidas e você ainda se irrita?

Ismah
Veterano
# out/13 · Editado por: Ismah
· votar


Physical Rover

Então respondendo:

4x8" te dá mais SPL, ou seja mais volume (VOLUME NÃO SE MEDE EM WATTS CARAMBA, se mede em db) em relação à uma 1x12"

SENDO ASSIM, o que mais terá graves vai MUITO depender de fatores como tipo de caixa (open back, half open back, closed back), e regulagens.

Para vc entender, eu tenho um Vox Pathfinder 10 (SS bom mesmo para quem curte um som vintage), que originalmente vem com o falante Vox Bull Dog de 6,5".

Isso dá um boost do cão em médio-agudos. Recentemente, fiz uma caixa 1x12". Não tiro nem de perto o agudo que eu tinha antes e os graves vem moendo! Antes eu usava ele quase que em flat (Bass e Treble em12hs), agora tive que cortar os graves (9hs30min) e aumentar os agudos (14hs).

SÓ não voltei para o falante de 6,5" por falta de tempo para re adequar meu set, e realmente ter sentido falta do grave.
Possivelmente ele dará adeus a mim em breve. Preciso de mais potência e uns handmades tentadores pintaram por aqui.

Ou seja, se vc comprar um cabeçote voltado para uma caixa com falantes de 8" provavelmente ele terá sido compensado nos graves, isso quando falamos de cabeçotes é extremamente complexo. Mas é bem notável em combos (cubos).

Pode não parecer, mas trocar de falantes SEMPRE alterará seu timbre...

só quero conhecer o mundo dos equipamentos musicais pra poder melhorar minha performance na guitarra.

A performance vc melhora tocando. Pode ser clone do Hendrix, vc não tocará como ele, em outras palavras, conhecimento não é sinônimo de performance.

Exemplo disso é o "mago dos pedais", Dr. Roberto Torao. O cara só não testou Wahwah de rabo de gato (eu acho), tem uma Mesa Boogie, milhares(?) de pedais TOPS... Mas de longe é um exímio guitarrista, ao menos não achei nada de espetacular nas músicas dele.

Contraste com o Gylney Parson, que não sabe nem falar direito, mas se facilitar toca com uma guita de 100 reais, uma coisa que te deixa babando.

Vocês conhecem o tamanho do meu quarto? conhecem minha vizinhança?

NA MINHA OPINIÃO, se vc tivesse um quarto tão grande, é sinônimo que tem muito $$$ e não estaria aqui perguntando, teria comprado, possívelmente, constatado o problema, revendido ou jogado fora e comprado outro.

E vizinhança será INFINITAMENTE um problema, o car tocar algum instrumento é extremamente incomodo quando vc está fazendo outras atividades (vide bateristas no ensaio, e que os mesmo me perdoem)

Mauricio Luiz Bertola

Hoje até me envergonho de ter que te perguntar algo devido às bobagens que falei no passado - acredite eu teria saído no tapa contigo já por causa da minha teima num 100W Valve Amp.

Slash_1989

qual o melhor ohm pra se ligar no amplificador

Ainda estou tentado a dizer 2, mas não suportaria saber que queimei o equipamento do cara, ou pior de um outro que foi inocentemente na onda.

TODOS

Acho que mereço um like só por escrever tanto kkk

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar


Ismah
Hoje até me envergonho de ter que te perguntar algo devido às bobagens que falei no passado - acredite eu teria saído no tapa contigo já por causa da minha teima num 100W Valve Amp.
Cara, vc não imagina o quanto eu me envergonho do que eu fiz e do que eu não fiz....
Abç

Physical Rover
Membro
# out/13
· votar


Ismah
Finalmente alguém respondeu minha pergunta!
Contraste com o Gylney Parson, que não sabe nem falar direito, mas se facilitar toca com uma guita de 100 reais, uma coisa que te deixa babando.


Eu já vi os vídeos dele, o cara dá altas dicas e praticamente usa só produtos nacionais, gente fina ele.

E vizinhança será INFINITAMENTE um problema, o car tocar algum instrumento é extremamente incomodo quando vc está fazendo outras atividades (vide bateristas no ensaio, e que os mesmo me perdoem)

Pra mim nem é, aqui em casa o terreno é gigantesco até a outra casa, e os 2 vizinhos nem se esquentam pois são amigos da gente de longa data.

Como eu disse eu acabei pegando o HT-5-TH da blackstar. 5w valvulado com 2 falantes Celestion G10N-40 de 10''. Meu som é mais pra metal, mesmo assim eu gostei dos graves que estes falantes fazem.

Esse combo é open back ou half open back (não sei dizer ao certo. rs). Qual destas configurações me dá mais grave?

Grande abraço cara!

Ismah
Veterano
# out/13
· votar


Physical Rover
Esse combo é open back ou half open back (não sei dizer ao certo. rs). Qual destas configurações me dá mais grave?

Cara pq diabos não compra logo um cubo de baixo e afina em Drop G (mais grave que isso creio que vira um berimbau a guitarra) para ser feliz?

Se vc se der o trabalho vai entender a diferença. Mas sem ver o amp já suponho que deve ser "half open back".

Uma caixa selada (totalmente fechada) tem mais grave, mas força mais o falante.

Não vejo necessidade de tanto grave. MAS... Gosto é como bunda, cada um tem o seu...

Physical Rover
Membro
# out/13
· votar


Ismah

Só foi curiosidade mesmo, não tenho o intuito de usar algo ultra grave. Só um grave de peso já é o suficiente.

Nesse link tem a traseira do combo

http://medias.audiofanzine.com/images/normal/blackstar-amplification-h t-5th-631073.jpg

Ismah
Veterano
# out/13
· votar


Tinha me interessado no amp, mas já era... Essa grade impede de se fazer uma limpeza por dentro... Ficariam cobras e lagartos lá dentro...
------------------
Quanto a sua pergunta, "open back, half open back e closed back", se referem a forma como a parte de trás da caixa é construída...

open back = aberto atrás
quarter closed back = um quarto fechado atrás (termo e configuração pouco usual)
half open back = "meio aberto" (semi-aberto) atrás
quarter open back = (um) quarto aberto atrás (pouco usual)
closed back = fechado atrás

Tem também alguns modelos (ou que seguem projetos) mais antigos de 4x12" da Mesa Boogie, e algumas outras marcas, mesclavam (num half stack), os falantes de cima abertos e os de baixo fechados. OU quando se pensava em 2x4x12" (double stack) a caixa de cima open back, e a inferior closed back.

Imagem para ilustrar

Hum pois é... Esse seu caso é questionável... Não sei se a grade interfira tanto assim para chegar a influenciar em alguma coisa.
---------------------
Bom, mas complementando algumas coisas que disse acima.

Deixar aberto ou fechado influencia os graves abaixo de 100Hz.
Para uma guitarra em Standart E, a nota mais grave é 80Hz, assim dutos, e caixas seladas ou abertas, se torna nulo praticamente.

MESMO os 80Hz estando abaixo do começo da atuação de recursos mecânicos, seu primeiro harmônico (160Hz) está ligeiramente acima.

Entretanto, se vc começar a pensar em afinações onde vc abaixa a mizona mesmo que apenas meio tom (Standart Eb), a coisa muda de figura.

Como seu caso é heavy metal, e o HM moderno está apelativo para afinações baixas (já vi até Open A em uma 6 cordas), é algo a ser pensado.

Physical Rover
Membro
# out/13 · Editado por: Physical Rover
· votar


Tinha me interessado no amp, mas já era... Essa grade impede de se fazer uma limpeza por dentro... Ficariam cobras e lagartos lá dentro...


É só desparafusar a grade, já até fiz isso pra dar uma limpadinha.

Como seu caso é heavy metal, e o HM moderno está apelativo para afinações baixas (já vi até Open A em uma 6 cordas), é algo a ser pensado.


Eu comprei um afinadorzinho digital da korg (GA-1) que afina 5 semitons abaixo. Me agradou 2 semitons, o 3° em diante já fica um pouco estranho. Só dessa "regulagem" já da pra fazer uma diferença com falante de 10'' né?

Ismah
Veterano
# out/13
· votar


Me agradou 2 semitons

Isso dá alguma afinação em D (lembre que a guitarra precisa da regulagem para tal afinação).

Só dessa "regulagem" já da pra fazer uma diferença com falante de 10'' né?

Seja mais claro, pois "fazer a diferença" é muito amplo.

Physical Rover
Membro
# out/13
· votar


Seja mais claro, pois "fazer a diferença" é muito amplo.

Dizem que falantes de 10'' não consegue emitir algumas frequências graves que o de 12'' emite. Com uma afinação mais baixa de semitons eu consigo fazer com que o falante consiga emitir essas frequências?

HortaRates
Membro
# out/13
· votar


Physical Rover

Eu vejo dois problemas na sua colocação. Eu não acho que o tamanho do falante influencie na frequência que ele consiga emitir, isso depende do projeto. Essas caixinhas de computador fuleiras tem falantes de 1" que em teoria emitem de 20 a 20000 Hz. Então um falante de guitarra bem projetado, sendo de 10" ou 12", conseguirar emitir a frequência.
Eu acho que a diferença entre eles é que como o de 12" é maior, ele movimenta mais ar, e isso faz você "sentir" mais o grave, dando a sensação de maior potência, mais peso.


O outro problema, é que se existe um falante que não consegue emitir frequência X, e você coloque a guitarra lá afinada de forma que ele vai emitir a frequência X, ou o falante vai tender a estragar, tentando emitir uma frequência para qual não foi projetado (do mesmo modo que falantes de guitarra estragam quando utilizados com baixo), ou ele não vai emitir frequência alguma (acho improvável).

Desculpe pela bíblia, espero ter ajudado.

Abraço!

Ismah
Veterano
# out/13
· votar


Physical Rover
Dizem que falantes de 10'' não consegue emitir algumas frequências graves que o de 12'' emite.

MEIA VERDADE, um falante de 10" emite 80Hz com um SPL menor, que um de 12", que por sua vez menor que um de 15" e assim sucede...

Com uma afinação mais baixa de semitons eu consigo fazer com que o falante consiga emitir essas frequências?

Não. Vc vai mudar a afinação, não o falante. Ele vai emitir sim, as notas, mas terão maior intensidade (SPL) seus harmônicos que a fundamental.

HortaRates
Physical Rover

não acho que o tamanho do falante influencie na frequência que ele consiga emitir, isso depende do projeto

Influencia totalmente. Mas sim, depende do projeto.

Essas caixinhas de computador fuleiras tem falantes de 1" que em teoria emitem de 20 a 20000 Hz. Então um falante de guitarra bem projetado, sendo de 10" ou 12", conseguirar emitir a frequência.

Eu vejo dois problemas na sua colocação. Primeiro uma NOTA não é só uma senoidal numa frequência X, é a soma da fundamental e seus infinitos harmônicos. Segundo, não pensem que um falante emite de X a Y Hz e tem um abismo depois dessa faixa...

Exemplo : Espectro de frequência do Celestion V30

http://amtelectronics.com/images/Articles/Pic2.jpg

O outro problema, é que se existe um falante que não consegue emitir frequência X, e você coloque a guitarra lá afinada de forma que ele vai emitir a frequência X, ou o falante vai tender a estragar, tentando emitir uma frequência para qual não foi projetado (do mesmo modo que falantes de guitarra estragam quando utilizados com baixo)

Um falante emite qualquer frequência, mas a intensidade com que ele faz isso é que muda. Ele vai reproduzir sim a nota, mas com a fundamental em menor intensidade (SPL) que seus harmônicos. Na imagem acima, se vê que o falante emite, mas a partir de certo ponto começa a decair os dB's.

O que estraga é que para uma nota de baixo, o ataque exige potencias 4 (ou mais) vezes maior... Um amp top de guitarra tem 100~200W. Já vi amps de baixo com 2000W.

O que acaba por forçar o amp e o falante.

ou ele não vai emitir frequência alguma (acho improvável)

Mais uma terceira vez, uma NOTA não é uma frequência isolada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que é melhor: Um amp com 1 falante de 12/15'' ou com 2 falantes de 8''?