microfonar um valvulado pequeno para shows / ensaios

    Autor Mensagem
    guitarclub
    Veterano
    # set/08


    Olá pessoal!!

    então... surgiu uma dúvida aqui!!

    eu tava querendo pegar um Laney LV300 Twin (120w, 2x12, pre-valvulado). e eu usaria apenas distorção e overdrive dele mesmo (ele tem 1 canal limpo e 2 sujos, sendo um overdrive e outro distorção)... até então eu tava todo feliz, já decidido, etc e tal, mas depois meio q caiu a ficha... mesmo sendo pre-valvulado, ele nao vai ter aquele timbrão de valvulado, que acho q todos sonhamos! então pensei em juntar mais e comprar um valvulado... maas, dai lembrei q valvulado só consegue aquele timbre rock n' roll em volumes bem altos... então me veio à cabeça comprar um valvulado pequeno (de 5 à 20w creio eu), microfonar ele e usar algum tipo de caixa um pouco mais potente junto com esse microfone.

    será q fica legal?? quanto será q custa algum amp pra usar com o microfone??

    eu nao tenho banda, mas eu to atrás de uma, pra fazer ensaios e se bobear pequenos shows!

    abraços e muito obrigado pela atenção!!

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # set/08
    · votar


    PedroShinzato
    Cara, é exatamente o que se faz quando se tem amps pequenos. Só fica ligado pra de repente se você tiver uma potência muito baixa (5 watts, por exemplo) quando tiver tocando junto com a banda vai precisar aumentar bastante o volume do canal clean, e dependendo do amp vai distorcer... isso dá pra contornar regulando o volume na guitarra, mas é uma característica do amp, socou o volume, vai distorcer (nem que seja bem sutil a diferença).

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Mas não precisa comprar uma caixa só pra isso... vc pode usar só o amp nos ensaios e jogar pro P.A. quando tocar em shows...

    Freeman
    Veterano
    # set/08
    · votar


    PedroShinzato
    será q fica legal?? quanto será q custa algum amp pra usar com o microfone??

    Aconselho não usar nehum ampli de guita porque ai vc vai acabar alterando o seu timbre valvulado, na verdade a partir do momento que vc microfonou o ampli valvulado ja começa a mudar o timbre até a posição do mic no Falante ja altera "muiiiito" o timbre original do ampli...


    Eu acho que 20 W em um all-tube com o pot de vol no max. da um puta volume pra ensaio ou pra lugar pequeno, "mais do que o necessário"!

    O que inlfuencia muito são os falantes, se vc conseguir colocar falantes externos tipo um 2x12", a pressão sonora do ampli vai aumentar bastante e deve suprir a sua necessidade!

    Tudo depende do espaço fisico em que vc vai tocar, se for um palco grande ai nao tem jeito, o ampli fica so de retorno pra vc!

    Se não souber qual mic usar ainda, use um SM57 Shure que é bem indicado pra isso!

    guitarclub
    Veterano
    # set/08 · Editado por: guitarclub
    · votar


    zaqueu_grunge
    mas é justamente isso que eu quero!! =D

    porisso um amp bem fraco... pois se fosse um valvulado de 100w eu nunca iria escutar ele distorcer...

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # set/08
    · votar


    PedroShinzato
    Ia por alguns segundos, antes de ensurdecer heheh

    Freeman
    Veterano
    # set/08
    · votar


    PedroShinzato

    cara da uma olhada no link abaixo:

    _http://guitars.musiciansfriend.com/product/Crate-V-Series-V18112-18W- 1x12-Tube-Guitar-Combo-Amp?sku=487051

    Freeman
    Veterano
    # set/08
    · votar


    PedroShinzato

    Qual ampli vc vai usar cara ? Que tipo de drive vc quer tirar do ampli ?

    guitarclub
    Veterano
    # set/08
    · votar


    zaqueu_grunge
    pois é... mas pra poder fazer isso eu teria q alugar o maracanã pra ensaiar... eu sou de sp, fica meio inviável, sabe? mas se eu fosse de RJ, com certeza! hahaha

    Freeman
    hmmm.. tava pensando no Laney LC 15 (15w)...

    tipo de drive? o mais rock n roll possível =D

    algo q soe rockão mesmo, meio vintage... nada de som digital! nao curto, hehe

    abraço!!

    jigo__
    Veterano
    # set/08 · Editado por: jigo__
    · votar


    PedroShinzato
    ou fi ve esse peavey classic ele é bem barato e é 30 w e tem o valveking q é 50 w e ´´e mais barato ta 1400 reais na gang music
    da uma olhada aew!!!

    tem meu link q eu to perguntando sobre eles, ta ai perto do seu, da um look

    alele
    Veterano
    # set/08 · Editado por: alele
    · votar


    hoje ensaiei com meu clone handmade do Champ (5W) microfonado e não fez feio não!

    o falante era um Eminence FS12 (12")

    sonzão!

    mammb2000
    Veterano
    # set/08
    · votar


    hum ... bom tópico!

    O grande lance é que fico com dó de comprar um valvulado (me apareceu a oportunidade de trazer um dos EUA - com uma pequena taxa ao cara que me vai trazer). Fico com dó pq vou tocar em casa com o a distorção PERFEITA ... aí quando for ensaiar não vou ter a distorção perfeita, pois vou usar amps do estúdio.

    Aí digamos q eu vá tocar em um festival: vou ter que usar o amp do festival tb, aí lá vai eu "treinado" a tocar em um valvulado tocar em um Warm Music ou Meteoro no festival .. e aí como fica a minha distorção? O que faço?

    Existe a possibilidade de eu comprar um HEAD apenas, e levar ele pra tudo quanto é lado?! Aí eu plugo a "saida" do head (não sei como chama, não manjo absolutamente nada e nunca tokei num) no RETURN/AUXILIAR/SEI LAH QUAL O NOME dos amps que eu tiver disponivel ??? Rola isso???

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/08
    · votar


    PedroShinzato
    Cara, existem algumas considerações a serem feitas aqui.
    Em 1º lugar, mesmo que vc vá apenas ensaiar, o ideal é ter um valvulado de 15/20WRMS e falante de 12 pol. A resposta de frequencia e a projeção sonora serão adequadas.
    Com essa potência vc pode fazer um show em um lugar pequeno na boa.
    Microfonar amp muito pequeno (com falante de 8 pol.) não adianta muito, a não ser que vc tenha um p... P.A., com retornos excelentes ou monitorização "in Ear", pois a projeção sonora deles é muito baixa e, no palco, ninguém vai te ouvir (nem vc).
    O ideal é que, no palco, os instrumentos de todos os componentes da banda sejam bem ouvidos, sem microfonação (que interessa mais ao P.A. do que outra coisa), e o parâmetro aí é a bateria (instrumento "esporrento" por sí só).
    Abç

    mammb2000
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Já pensou em virar produtor? Empresário?

    Vc manja muito ... parabéns!

    Vc poderia me ajudar com a dúvida acima??? SObre comprar o HEAD parar ter o meu som sempre?

    Abraçooo!!!

    Pimenta_1
    Veterano
    # set/08
    · votar


    PedroShinzato

    sigo a orientação do Bertola, mas vou fazer mais sugestões:

    se vc quer som de rock`n roll, nada melhor que uma Marshall 18w...pra ser mais exato um 2061x, de 1974

    vc pode falar com algum handmaker, sugiro o Pedrone, ele vai fazer esse clone soar como o próprio

    qto aos falantes 1x12" ficaria excelente, mas como eu gosto de dois ou mais falantes acho que 2x10" seria uma boa, pois vc teria uma projeção tão alta qto 1x12" e não forçaria os falantes, dividindo entre os dois a demanda

    o LC-15 é um ótimo amp, mas eu sugiro realmente o clone que te falei, além de vc poder customizar, colocar o tremolo ou não, e ainda escolher qtos e quais falantes usar...

    fica aí a sugestão...qqer outra questão agente tenta ajudar..

    abs

    Pima

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/08
    · votar


    mammb2000
    Isso que vc quer fazer, não vai adiantar nada, vc tem que ter seu amp, de boa potência, com o máximo de portabilidade, qualidade sonora e passar horas estudando-o, e todo o seu equipamento organizado, limpo, regulado, etc.
    Mesmo se vc pegar discos de artistas consagrados vc verá que o som, o timbre e a "pegada" mudam com o tempo, o dia, o estado-de-espírito do músico, etc, e não há como evitar isso.
    O próprio P.A. vai soar diferente dependendo do lugar, do nº de pessoas da platéia, etc. etc (isso imaginando que sua banda tenha P.A. próprio!).
    Portanto a preocupação deve ser com a expressividade e a qualidade sonora dentro dos padrões que vc pode ter, nada mais.
    Eu já produzí informalmente bandas de alguns moleques, e empresário, não dá, pois sou Professor Universitário e trabalho bastante.
    Abç

    georginho_gallagher
    Veterano
    # set/08
    · votar


    PedroShinzato

    e o teu retorno?

    mammb2000
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Então o que vc quis dizer é que vale a pena eu comprar um amp pra estudo mesmo, com uma potencia legal e não me importar muito caso não possa leva-lo ao estúdio/show??? Ou é exatamente o contrario? pra eu levar ele em todos os lugares???

    Pq tb é complicado .. APESAR de q a mioria dos lugares agente leva o proprio equipamneto né?!

    Vou pensar num valvulado até uns 50w (já q vou trazer dos EUA)
    Só pensar num legal ...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/08
    · votar


    mammb2000
    Bom, o ideal é vc ter um ampzinho transistorizado de 15WRMS para estudo e para tocar em casa (alguns possuem até saída para falante externo, o que possibilitaría até usá-lo para ensaios), e um amp valvulado de 30 a 50WRMS e falante de 12pol. para shows. Assim como, para quem tem banda e toca regularmente, é OBRIGATÓRIO ter 2 guitarras.
    Abç

    guitarclub
    Veterano
    # set/08
    · votar


    obrigado pelas contribuições, pessoal!

    jigo__
    eu tava pensando num Laney ou num Marshall... são minhas marcas preferidas... não curto mto Fender, Peavey, etc.

    georginho_gallagher
    o retorno seria o proprio amp no caso. é possivel?

    Mauricio Luiz Bertola
    um amp de 30~50w, valvulado, aguenta shows com facilidade, sem precisar de P.A?
    e pq é obrigatório 2 guitarras? no caso de der algum problema (corda estourar, dar "pau" na elétrica, sei lá?) ?



    obrigado e abraços a todos!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/08
    · votar


    PedroShinzato
    Claro que aguenta, e sobra! Sim, é por uma questão de segurança. Eu já ví muita gente "pagar mico" em show exatamente por causa disso.
    Abç

    mammb2000
    Veterano
    # set/08
    · votar


    É complicado mesmo .. é sempre bom ter mais uma alí te esperando!

    O que acham do PEAVEY VALVEKING 112???
    Me sairá muito barato trazer ele dos EUA (custa US$370 aprox) e ele tem um chave num esquema A - A/B, um negócio de desafasagem de potência (não sei como se fala) É um negócio que reduz a potência dele pra ele saturar com menos volume e poder tocar em casa e tal. A potência dele é 50W e com esse esquema vira 25W (q mesmo assim não da pra tokar em casa .. mas já é um começo)

    O que acham? Será q vale a pena? Ou é melhor deixar quieto?

    Outra coisa: No ML tem um cara vendendo esse amp aki:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-80467406-duovox-50g-bassman-val vulado-_JM

    Vcs acham que da pra ter um som legal? Ou pode ser meio "zuado"? Distorção eu usaria dos pedais de distorção mesmo ... só q teria um clean bonito (bassman?!)

    Abraçoo

    guitarclub
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    desculpa estar meio fugindo do topico, mas no outro tópico ("Tópico de perguntas a Seiji e Bertola II - A missão") eu nao compreendi mto bem sua resposta...

    eu tenho uma Memphis MG-32...
    como acho q vc deve saber, ela não é de compensado (creio q seja basswood mesmo, que nem o site diz), e eu acho ela confortável, porem um sonzinho muito "furreca". compensa eu dar um trato nela (parte elétrica, nut, e mais pra frente tarrachas, ponte, etc)?? para deixá-la como segunda guitarra mesmo, pois meu modelo preferido ainda é Les Paul, e ainda sonho em ter uma, mas minha mãe não quer me dar (to até pensando em arranjar um trabalho pra comprar, hehehe!)


    obrigadão cara!! vc é um dos (se não for "O") usuário do forum mais experiente, e ajuda muito a todos!!!! parabéns!!!
    abraços!!

    mammb2000
    sei não, espera o Bertola te responder, hehe!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/08
    · votar


    PedroShinzato
    Sim, compensa. Instale um jôgo de captadores Malagoli Traditional nela, que o som melhorará bastante. Ponte e tarracha não precisa mudar.
    mammb2000
    Já respondi.
    Abç

    Alex guitar man
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    bom se eu microfonar um amp com um shure sm57 o sinal nao ia passar por potencias SS pra ir pro PA acabando com o som do valvulado?

    ninguem sabe que posiçao deixar o microfone pro som sair identico ao amp?

    do shure sm57 liga direto na mesa?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Alex guitar man
    acabando com o som do valvulado?
    Cara, isso até pode ocorrer. Mas lembre-se de que amps de áudio tem resposta de frequencia "full-range" e baixo THD, portanto, eles são capazes de, com um bom microfone, de reproduzir todas as frequencias e harmônicos que são captados por esse bom microfone. Quanto a posição do microfone... Cara, isso é objeto de estudo e pesquisa até hoje pelos maiores técnicos de estudo. Quer saber a resposta: Teste, pesquise.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a microfonar um valvulado pequeno para shows / ensaios