[Review] Roland Micro Cube

    Autor Mensagem
    Eduardo Cad
    Veterano
    # jul/08


    Esse é o meu primeiro review aqui gente, sou iniciante na guitarra e nos reviews, não me taquem pedras se ele for péssimo! Hahah...

    Vim aqui falar sobre o pequeno notável da Roland, o Micro-Cube! Trata-se de um amplificador com apenas 2w de potência, mas que se usado na metade do volume já incomoda os vizinhos.
    O Micro-Cube é perfeito para estudos no quarto, trazendo diversas opções de Amp e efeitos

    Segue uma imagem e abaixo uma descrição de cada feature:

    http://www.stevesmusiccenter.com/RolandMicro-CubeControls.jpg

    Ele traz a modelagem COSM, usada nas pedaleiras da BOSS, e com isso a variedade de timbres é impressionante!

    Começando com as simulações de amps:

    Acoustic - Essa é a única original do amp, o som dessa opção é limpo e não funciona bem com pedais. Embora usando um ganho na metade e um reverb (que já vem no amp, falarei mais tarde) fica um timbre excelente, principalmente em single-coils. Perfeito para Acordes.

    JC Clean - Uma simulação do lendário Jazz Chorus da própria roland, com ganho no máximo você tira um crunch bem gostoso e suave. Extremamente versátil, funciona bem com pedais.

    Black Panel - Meu preferido! Simulação do Fender Twin Reverb, timbres clássicos como o do SRV estão disponíveis adicionando um Reverb, EXCELENTE simulação. Perfeita para blues e country. Fica bem cruncheado com ganho no máximo mas não usaria com pedais de distorção.

    Brit Rock - Uma palavra: Beatles! Simulação de um Vox AC30. Um pouco chatinho de timbrar, mas chega-se lá e atinge-se um nível muito "inglês" mesmo. Não tem como descrever, mas vocês entenderam!

    Stack Classic - Clássico JCM800, se você quer o puro Rock'n Roll, é esse o amp! Com bastante Graves é uma distorção muito agradável para um som no estilo AC/DC, mas não é muito versátil.

    R-Fier - Pau a pau com o Black Panel no quesito favorito, simula um Mesa/Boogie Rectifier, ideal para sons mais modernos e harmônicos matadores. Adoradores do metal, está aqui seu amp! Distorção muito equilibrada, não chia mas mantêm o peso. Com ganho no máximo você olha para a guitarra e sai um pinch-harmonic!

    MIC - Aqui você coloca um microfone, é uma boa opção, mas nunca usei.


    Agora falando do resto das features, ele tem um Eq de graves e agudos (que achei uma pena não ser de 3 bandas, mas pelo amp ser tão pequeno, tá bom).
    Possui excelentes efeitos embutidos como Chorus, Flanger, Phaser e Tremolo. O problema é que só se usa um de cada vez, podendo se ver na foto que só há 1 knob para eles (espaço é tudo).
    E outro knob para o Delay e Reverb, novamente sendo uma pena um unico knob.
    Há também um controle de ganho e um de Master Volume.

    O amplificador também possui um afinador baseado em diapasão, onde você bate no botão (quando mais forte, mais alto) e o som do harmonico sai para você igualar. Tem a afinação standard, meio tom abaixo e um tom baixo. Indispensável.


    Concluindo, é um o amplificador DEFINITIVO para estudos, extremamente versátil e num ótimo tamanho, ele também é portátil, funcionando a pilha por mais de 20 horas ou conectado numa fonte 9v (inclusa), o MC acompanha uma alça para carregá-lo.

    Recomendo esse amplificador à todos que queiram um som bom e não querem se preocupar com vizinhos enchendo o saco. Essa é, na minha opinião, a melhor compra que se pode fazer no quesito amps de estudo.

    Abraço à todos.

    Minow
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Eu sempre namorei esse amp, assim que entrar uma grana eu vou pegar um pra estudar!

    Valeu pelo review!

    Sharper
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Eduardo Cad
    Boa contribuição.

    []s

    Bog
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: Bog
    · votar


    Eduardo Cad

    Bom review, apesar de eu particularmente discordar de alguns pontos. E discordo como alguém que TEM um desses, não para desfazer do teu equipamento, hehehe.

    Eu particularmente acho a simulação acoustic uma porcaria. As outras variam entre o "mazomeno" e o "bacaninha". Nenhuma chega a ser fantástica, mas eu também acho a do Twin a melhor - e a mais amigável com pedais. Ao meu ver, não é um amp DEFINITIVO, pelo menos não para mim. Não me contentei totalmente com ele, e por isso tenho outros amps. Mas realmente, é um amp bem legalzinho, e o tamanho é ótimo mesmo!

    teuabreu
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: teuabreu
    · votar


    Buá, Buá, Buá

    Minha irmão queimou o meu, levou pra igreja e ele voltou morto.
    Enviei para o Hobbertt, mas não teve conserto.
    Mas realmente ele é muito bom. Ele so não comporta bem guitas semi-acusticas, pelo tamanho do alto falante, mas na minha superstrat era show. Adorava o meu pequeno monstro, mas ainda to procurando dar um fim util a sua carcaça.

    Eduardo Cad
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Bog

    Eu realmente não utilizo muito o Acoustic, prefiro ficar no Twin Reverb...
    Mas é bom para aqueles que querem um som mais genérico. Na minha guitarra (SG) o som ficou bem apagado por causa dos humbuckers, mas na Strat de um amigo ficou bem brilhante!

    marcio_smdo
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Eduardo Cad
    Tenho um também. As vezes coloco as BTs, geradas a partir do Band In a Box no MP3 e plugo na entrada auxiliar dele. Ótimo para estudos.

    Bog
    Também acho a Acoustic bem ruinzinha. Minhas favoritas são a Black Panel e a British.

    Não tenho pedais. Nunca pluguei nenhum nele para testar.

    Abraço

    Ricardo CB
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Já fiz aulas por um bom tempo com ele, também acho ótimo para estudo, sem muitas pretensões.
    Tenho um amigo que comprou um cube 60, irmão mais velho desse, com mais alguns efeitos e falante de 12'' eu acho! Pagou 1100,00 nele com uma cort x11 de um cara que comprou zero para aprender a tocar e desistiu em menos de um mês hehe. Muito bom para um transistorizado.

    Bom review Eduardo, Parabéns!

    Alex guitar man
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Qual o falante desse amp? Ele fica bom isando o line out?

    Esse acoustic é oq? Um clean original dele ou ele menda guita direto truebypass

    Bog
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Interessante ver que algumas das minhas preferências mudam. Eu atualmente acho a British e a JC Clean as melhores. Fui trocando o clean brilhante e estalado pelo gordo e profundo.

    Alex guitar man
    Qual o falante desse amp?

    É um falantezinho de 5" da própria Roland. Não fica abelhudo porque o MC é um amp com modelagem digital. O falante na verdade é "semi-flat", e a coloração vem mais de uma simulação de falantes do que dele.

    Ele fica bom isando o line out?

    Eu não gostava porque ficava muito sem brilho. Mas como eu disse lá em cima, minha preferência por timbres mudou, então talvez eu hoje em dia não achasse tão ruim o som meio abafado. Preciso testar isso de novo. =P

    Esse acoustic é oq? Um clean original dele ou ele menda guita direto truebypass

    Nenhuma das duas coisas. É uma simulação de violão.

    É curioso lembrar que o Micro Cube foi o primeiro amp com som de amp que eu tive (antes eu tinha uma caixa multi-uso Frahn, ruim de chorar). 6 anos depois, eu continuo achando ele tão legal quanto no dia em que comprei. É óbvio que tem coisa melhor, mas para tocar baixinho no quarto, ele continua sendo uma boa opção.

    Alex guitar man
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Mudou de timbre?

    A saida de linha dele ye a simulacao neh?

    Acho que pode ser dizer que o falante é fullrange, se nao é um midrange.

    Bog
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: Bog
    · votar


    Alex guitar man
    Mudou de timbre?

    Mudou a minha preferência. Antes eu gostava de sons mais estridentes, agora prefiro mais fechados.

    A saida de linha dele ye a simulacao neh?

    ye? ô.o

    Tem simulação sim.

    Edit: mas eu ouvi hoje de novo com fones, e realmente, a saída de linha dele deixa o som muito abafado. Para cleans gordos e drives fechadões, ok, mas para distorção ou cleans brilhantes, simplesmente não vai. O som da saída de linha fica bem diferente do falante.

    Acho que pode ser dizer que o falante é fullrange, se nao é um midrange.

    Não é full range. Full range quer dizer que reproduz todas as frequências. O Micro Cube não reproduz sons muito graves nem muito agudos. Colocar uma música em MP3 na entrada auxiliar deixa ela meio "encaixotada". Coisas como baixo, bumbo e chimbal ficam meio enfraquecidas. Graves demais fazem o ampzinho tremer. Mas para guitarra (e voz), serve bem, desde que seja em volumes baixos.

    Tem outras opções de amps na mesma linha do MC, como o Vox Mini3, o Line 6 Micro Spider, e um Marshall MG2FX. A Yamaha lançou recentemente um um pouco maior, mais completo, stereo, e com falantes full Range. A própria Roland tem o Mobile Cube, com 2 falantes de 4", que reproduzem agudos bem melhor que o Micro Cube.

    Alex guitar man
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    eu ouvi hoje de novo com fones, e realmente, a saída de linha dele deixa o som muito abafado. Para cleans gordos e drives fechadões, ok, mas para distorção ou cleans brilhantes, simplesmente não vai. O som da saída de linha fica bem diferente do falante.

    Ah, que pena :(..... Porque sera?

    derek_70
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Eduardo, vc já usou este amp com pedal overdrives, estilo Bad Monkey?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Review] Roland Micro Cube