Duovox 150B: defeito de projeto

    Autor Mensagem
    Persona
    Veterano
    # jun/08


    Tenho um Duovox 150B, e conversando com um conhecido meu ele me disse que este amplificador tem um defeito de projeto no esquema na parte da fonte que faz com que ele dê uma enorme tenção. Apesar dele não querer revelar qual seria esse defeito, e principalmente a solução, depois de eu insistir um pouco ele me revelou o seguinte:
    ...a coisa começa na energia da rede, se ai for 127v você já tem 17v a mais de tenção que se torna 70v a mais no secundario. Bom, no projeto original foi feito um jamp na fonte após o primeiro capacitor eletroliptico e o resistor de 100k indo para a entrada do choke que está errado...

    Eu já conhecia o problema da voltagem, tanto que foi adaptado ao meu amplificador uma espécie de ESTABILIZADOR DE ENERGIA (preferi esse ESTABILIZADOR à ter que reenrolar o transformador). Porêm o restante que foi dito por ele eu desconheço.
    Alguém saberia me dizer alguma coisa sobre esse defeito que meu colega menciona, e principalmente e solução do mesmo?

    DotCom
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Sobre essa tensão "extra", o que ocorre é que o ampli foi projetado para uma tensão de 110V, e no brasil nós temos 127V nas tomadas.
    Como o transformador eleva esta tensão (nos transistorizados geralmente se abaixa), esses 17V a mais vão só aumentando (e não tem um regulador de tensão mais na frente, coisa que em baixa tensão seria mais fácil de implementar).

    Mas pelo jeito você já sabe disso tudo. Quanto ao jump, não posso falar muita coisa, pois estou com um esquema do 150B aqui (supostamente correto), mas não vejo esse jumper (ou os componentes jumpeados foram omitidos).

    Persona
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Então, é exatamente a parte em que ele diz ...no projeto original foi feito um jamp na fonte após o primeiro capacitor eletroliptico e o resistor de 100k indo para a entrada do choke que está errado... é nessa parte que estou interessado em saber do que se trata e a possível solução do problema. O problema da voltagem eu o expus porque o assunto começou daí. Então, penso que esse fator pode ser excêncial no entendimento e resolução do problema final... porêm não tenho certeza disso. Alguém saberia esclarecer isso?

    wiskeria
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    O problema é que este amp foi feito para arrancar 150W de 4 valvulas 6l6GC "que trabalhavam no limite", as valvulas antigas eram melhores e podiam aguentar, as novas não tem tanta qualidade e somado ao problema 110/127 piora mais ainda as coisas tornando o amp uma bomba relógio ou uma fritadeira de válvulas...
    O que se faz? Modifica-se o amp para trabalhar em regime comum de valvulas oferecendo cerca de 80 a 120W no máximo usando 6l6 ou el34 respectivamente. Ou troca-se as 6l6 por valvulas 6556.
    De qualquer forma o amp deve ser modificado para tornar seu uso seguro.

    Filipe Reis
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    wiskeria

    Vc quiz dizer 6550 né?

    wiskeria
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    isso, digitation error...

    Persona
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Pois é, eu também já conhecia esse impasse de potência à mais que esse amplificador joga nas 6L6s. Sei que as 6l6 são feitas sob especificação de ter uma tensão de anodo de no maximo 500v, enquanto que o Duovox 150B joga pelo menos 800v nelas. Mas ainda me parece que o problema é outro, já que como foi mencionado por meu colega... no projeto original foi feito um jamp na fonte após o primeiro capacitor eletroliptico e o resistor de 100k indo para a entrada do choke que está errado...
    Queria saber que JAMP é esse na qual ele se refere, e principalmente a correção do mesmo. Alguém saberia me dizer???

    wiskeria
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Sei quem pode te dizer e resolver, um bom tecnico experiente em valvulados!
    Para isso vc deve levar o amp até ele, pedir para fazer uma revisão e solucionar os problemas. Recomendo o Pedrone.
    Aqui vai ser difícil, até porque não se pode confiar em toda informação que aparece aqui.
    Se vc fosse técnico saberia descobrir o problema, e se vc não tem tanta experiência é bom ficar longe das entranhas deste amp "perigoso" e deixar o trabalho para quem entende.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    Persona
    Buenas!O esquema não está errado, mas em uma configuração pouco usual.O que vc tem é um retificador em ponte com cerca de 760V para as placas das válvulas e uma derivação (Tap e não Jumper) no centro do enrolamento, que é levado ao centro de dois capacitores em série e daí ao choque, fornecendo metade da voltagem, para as grades e prés.Com esse artifício as válvulas aguentam, pois ficam com cerca de 380V nas grades em lugar dos usuais 440V, o que limita a corrente de placa, juntamente com o trafo de saída que tem impedância maior que o usual.Com isso a válvula se mantém no limite de potência de placa, porém, sem ultrapassá-lo.Um abraço!

    wiskeria
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Este manja!

    Filipe Reis
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    carlos adolphs

    Eita! que é vivo sempre aparece... hehehehe

    Carlos então quer dizer que esse aparelho ai usa as válvulas no limite né? ele não respeita aquele famoso n° de 70% da dissipação ? e não entendi oq a maior impedância implica na corrente de placa....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duovox 150B: defeito de projeto