dúvida básica sobre ligação falante e cabeçote

    Autor Mensagem
    WormKrash
    Veterano
    # jun/08


    pessoal,

    tive a felicidade de conseguir vender até as cuecas pra juntar dinheiro e comprar um cabeçote SWR vintage pra mandar o som do meu baixo. O detalhe é que vou ter dinheiro para comprar as caixas só daqui 2 meses, então estou pensando no seguinte:

    o cabeçote trabalha com 450w em 2 ohms e 350w em 4 ohms.
    eu tenho um cubo staner BS150 (falante de 15" Eros (foi trocado), 4 ohms).

    enquanto não chegam minhas caixas estava pensando em desligar o power do cubo e fazer um cabo P10 para ligar o falante direto no cabeçote (em volume que ele comporte, é claro), pelo menos pra eu ir sentindo o gostinho do pré valvulado.

    pergunto:

    1 - há algum problema?
    2 - que tipo de fio devo usar, que tipo de plugue (P10 normal mono?) e como deve ser feita a ligação?
    3 - quais cuidados com polarização devo ter?

    muito obrigado!

    DotCom
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Vai ligar o SWR no falante do BS150?
    1- Pode ligar, mas tome MUITO CUIDADO COM O VOLUME!!
    Como o ampli é muito potente, eu sugeriria você nem fazer a ligação, pois vai que um dia você se empolga, joga um volume um pouco maior e faz uns slaps... Esses picos de volume podem danificar seu falante.
    (Bom, a análise sobre os riscos já foi feita... haha)
    Qual a potência desse falante?

    2- O cabo para ligação você pode mandar fazer, você vai usar um cabo paralelo (não é o coaxial, que você usa para ligar instrumentos/pedais - eles não são feitos para aguentar tanta corrente).
    A ligação é a comum... Vivo com vivo, malha com malha... Enfim, acho que não entendi direito o que você quer saber com isso.

    3- Não tem nenhum cuidado especial com polaridade, uma vez que é só um falante.
    Caso você fosse utilizar vários falantes, o cuidado seria ligar todos na mesma polaridade, caso contrário haveria perda de volume.

    WormKrash
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    DotCom

    hehehe, o falante é pra ser 150w, mas eu tenho noção bem clara do volume que NÃO devo colocar, até porque vou ligar com um compressor de rack com um limiter bem baixo pra prevenir picos no sinal.

    eu mesmo iria fazer a conexão, por isso pergunto sobre o cabo (gostaria de saber a bitola), e se posso utilizar um plug P10 normal mesmo.

    obrigado!

    lemingue
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    WormKrash

    O plug, P10, vai depender da saída do cabeçote e da entrada do power do amp/caixa. Para guitarra, por exemplo, é recomendado usar um cabo paralelo de 2 ou 2,5 mm. É um cabo energia elétrica, para suportar alta corrente e mais difícil de romper. Em valvulados é bom que seja assim, não sei quanto ao seu caso. Isso você faz ou manda fazer em uma loja de material elétrico. 1 metro de fio e dois plugs P10 bonzihos não dá mais que 15 reais.

    WormKrash
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    lemingue
    DotCom

    valeu as dicas, vou providenciar hoje mesmo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dúvida básica sobre ligação falante e cabeçote