O que faz a Chave Inversora de Fase?

    Autor Mensagem
    Nefelibata
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Nefelibata


    Olá todos,

    estou comprando um amp valvulado e ele tem chave inversora de fase.

    O que esta chave faz? Isso tem relação com potência, timbre ou oq?

    Obrigado

    Rodrigo Frejat
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Rodrigo Frejat
    · votar


    Nefelibata
    O que faz a Chave Inversora de Fase?
    inverte a fase huahuahua..
    bom man isto é referente há eletrecidade.. não tem nada aver com timbre e etc....

    Nefelibata
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Nefelibata
    · votar


    Rodrigo Frejat

    [saraiva mode on]
    \o/ Sério q tem a ver com eletrecidade????

    euaheuaheuhaeuahe

    [saraiva mode off]

    euaheuhaeuh... disso eu sei. :-)

    eu soh queria saber pra q eu usaria isso no amp... utilidade sabe.

    Abraço

    Soulface
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Rodrigo Frejat
    isto é referente há eletrecidade.. não tem nada aver
    Até pq, se não HÁ eletrecidade, o amp não funciona.
    Tudo aver.

    Nefelibata
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Soulface

    eaeuaheuhaeuhaeua...

    eu fingi q naum vi.

    Soulface
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Nefelibata
    Eu não ia postar, pq não entendo do assunto. Mas não resisti qndo vi isso! hauehuaeuhaeuhhuaea

    Rodrigo Frejat
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Soulface

    aver com timbre
    hehehe

    Nefelibata
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Só pra constar, de repente ajuda, eh uma cópia de Soldano. 50watts 2x12.

    Nefelibata
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    UPA!

    Slowhand-
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Nefelibata
    Não sei exatamente como funciona, mas quando tá com chiado às vezes mudando essa chave o chiado passa (quando ele for proveniente da rede elétrica)... Isso foi o que me disseram, e eu utilizo a chave assim no meu amp, vejo na tomada X qual "fase" dá menos chiado.
    Desculpa se falei algo que não é válido, tô passando as informações que me passaram.

    Abraço

    Liro_Points
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Nefelibata

    essa chave faz o mesmo efeito de quando o amp ta chiando aee agente vira a tomada(os pinos) assim vc consegue trocar o terra e a fase pelos pinos da tomada

    Henrique S.
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Rodrigo Frejat
    Soulface

    pô eletrEcidade é foda....

    Pombo
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Nefelibata

    É exatamente o q o Slowhand- e o Liro_Points disse. serve apenas pra poupar de vc ter q inverte a tomada de posição quando ta chiando.

    wiskeria
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Sei que nos dias de hoje é proibido fabricar amps com esta chave pois existe perigo de choque forte se der problema nela.
    Quem montou seu amp?

    kaskudo
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    essa chave serve pra vc escolher em qual fase da rede elétrica vai ser eletrocutado... não é atoa que é chamada de KILLSWITCH!
    a melhor coisa a fazer é elimina-la!

    Nefelibata
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    wiskeria

    Eh da LeadVox...

    mas corre o risco de dar choque elétrico?
    pode mexer nela com o amp ligado?

    Slowhand-
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Nefelibata
    Eu sempre mexi e tô vivo hehehe

    Diino
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    não é atoa que é chamada de KILLSWITCH!

    viva killswitch engage!

    aeihoaeihaoeiuahe

    eu nunca vi essa chave...

    wiskeria
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    é raro dar problema, mas se der vc pode morrer... por isso não se usa mais esta chave, hoje os amps são aterrados.
    Me surpreende a leadvox usar isso, pois ninguem recomenda, dá uma pesquisada que isso foi bastante discutido.

    vision
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Falam que pode matar quando é amp valvulado e antigo demais.. quando o capacitor ultrapassa o seu limite de validade, entra em fuga e manda tensão direto pro terra, cabo e pra sua mão..

    Limite de validade = umidade, desgaste, etc.. na restauração de um meu aqui era só pegar na mão que metade do capacitor saia na minha mão!

    O que ele faz é passar a frequencia de um ruído direto pro terra do amp, fazendo-o desaparecer

    Ou eu to errado e alguns engenheiros não gostam de músicos! Mas aí seria péssimo pra publicidade e ótimo pra concorrência!

    esse "estou comprando um amp valvulado e ele tem chave inversora de fase."

    verifique se é antigo (20 anos?) e se foi revisado, hoje em dia nem existe isso mais pq muitos contém a entrada de 3 pinos da tomada

    james_the_bronson
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    referente há
    nada aver

    BubaLaux
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: BubaLaux
    · votar


    Nefelibata
    Descobri isso aí porque não gosto de choque:
    Nos furos da tomada um é a fase (positivo, por onde vem a eletricidade) e outro é o neutro (negativo, que vc pode segurar o fio e não toma choque). Quando vc liga o amp com a fase invertida a eletricidade entra pelo fio errado, em desacordo com o projeto do amp. Com isso o amp fica carregado de energia na superficie, causando o chiado e podendo dar choque se vc estiver de pé descalço ou estiver molhado de cerveja. Ainda mais num amp valvulado que puxa muito mais energia que um transitorizado. Com a chave inversora vc inverte a fase do amp se estiver dando choque..
    Que vc pode morrer se der problema na chave eu não sei. Mas já ouvi falar de um cara que morreu eletrocutado em um JCM800 porque começaram a jogar cerveja no amp e no guitarrista. O meu valvulado não tem chave inversora... daí eu inverto mudando a flecha do amp na tomada.

    O padrão das tomadas é ser o furo da direita a fase e o da esquerda o neutro.
    Se sua tomada for daquelas tomadas que têm furos achatados na horizontal e furos redondos na vertical, "acho" que o de cima é fase e o de baixo é neutro (pelo menos aqui é assim. Se for tomada de 3 pinos o 3º pino tem ser pra baixo. Mas é sempre bom dar uma conferida.
    Vc pode conferir a fase da tomada com uma chave teste. Enfia a chave na tomada e põe o dedinho na bundinha dela (da chave)... se acender a luz é fase. No neutro não acende. Depois de q vc descobriu qual o furo é a fase, vc pega o esmalte vermelho de unha da sua mãe e escreve na sua tomada lá "FASE".

    Mas vc ainda não vai saber qual é o pino fase do seu amp. Então "pluga" seu amp na tomada e liga. Depois encosta a chave teste em alguma parte de metal do gabinete do amp (isso se seu amp for valvulado). Se a luzinha da chave acender a fase está invertida. Se não acender a ligação esta correta fase da tomada com fase do amp. Pega de novo o esmalte branco da sua mãe e pinta na flecha do amp qual é o pino da "FASE".

    Obs: verifique todas as tomadas de sua casa e identifique todas elas com "FASE" com as cores de esmalte diferentes. Ela ficará super orgulhosa por vc ter conferido todas as tomadas.

    Agora uma pergunta:
    Todo amp valvulado dá choque se a fase estiver invertida???

    Nefelibata
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    BubaLaux

    Interessante kra!

    Muito obrigado pela paciência de postar td isso. Foi mto esclarecedor.

    Obrigado aos outros que tb contribuíram pra sanar minha dúvida.

    Abraço galera!

    wiskeria
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    vision
    Não, qualquer valvulado pode dar choque, novo ou velho... Por isso se usa aterramento e não se usa mais chave de fase.
    BubaLaux
    A fase invertida contribui nos choques, mas o problema real é se o capacitor da chave de fase entra em curto, dai é um guitarrista frito, não é choquinho é chokão.

    BubaLaux
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    wiskeria
    Mas como se faz um aterramento se a maior parte das tomadas que tem por aí não tem aterramento? Terra mesmo, de verdade, ainda mais prum valvulado. Puxando muita potencia. Tem que ser um bom dum terra... uma barra de ferro enterrada no quintal.. hehe. Como se faz isso? Por exemplo num tremendão que eu tocava e dava choque pra caramba.

    wiskeria
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Só fazendo um aterramento de verdade mesmo... É o mais seguro.
    Mas pode usar tomada normal, e volta e meia levar um choquinho...
    Recdomenda-se eliminar a chave de fase pois é dela que pode-se tomar o chokão.

    paulone
    Veterano
    # set/19
    · votar


    Se o guita e o bass ou outro qualquer q usasse amp valvulado estivessem ligados em tomadas diferentes era importante acertar as fases porque qualquer esbarrão de cotovelo era choque na certa. Microfone idem, se sem querer encostasse a boca que é uma região super cheia de terminais nervosos ...iria "cantar" com muito mais drive ....hehehe ..... Faz tempo !

    paulone
    Veterano
    # set/19
    · votar


    Cuidado com valvulados !!!! Os técnicos , só mexem quando desligados e descarregam os capacitores eletrolíticos com uma chave isolada. Usem sapatos isolantes ...tênis .......Conselhos de quem já quase "embarcou" pro além por causa da eletricidade.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que faz a Chave Inversora de Fase?