Potenciometro 50k,20k,30k,250k ou 500k interferem no som?

    Autor Mensagem
    Carlos Bucar
    Veterano
    # mai/08


    galera blz? primeiro post apos alguns anos q rodo por aki!
    bem ja procurei porem não achei oque quero saber.
    tenho uma Warm music GTV 208
    ele tem um som muito grave o do meu amigo n tem porem o meu o som fica mais alto q o dele.
    dai queria saber se trocar o potenciometro do volume vai mudar alguma coisa no som

    segundo como faço para ter um controlhe memhor do vol. pois eh como se o volume fosse por fase eu posso ser o mais o mais minuncioso posivel ele so vai mudar o o volume em um determinado ponto e uma mudança drastica
    isso no som limpo ja na distorção eu tenho um controlhe bem melhor do nivel do som POREM eu so consigo niveis altos(bons) de distorção com niveis altos de volume(mesmo com a saturação topada)
    OBS.: ele tem controlhes de som limpo e distorção independente

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Carlos Bucar
    Isso ocorre pois essa marca é tosca e fabrica amps com potênciômetros lineares ao invés de logarítmicos, ou mesmo potenciômetros de baixa qualidade e com defeito.
    Leve seu amp a um técnico em eletrônica para que ele proceda a troca de TODOS os potenciômetros por outros de melhor qualidade e do tipo logarítmico.
    Abç

    wppereira
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Fala Bertola,

    Acho q foi um deslize no amp do Carlos mesmo...o meu warm music está com pots logarítimicos nos volumes... é bom lembrar que os controles de equalização devem ser lineares mesmo...

    Grande Abs.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    wppereira
    Pódicrê.
    Mas que marcazinha danada essa que não tem controle de qualidade nem de estoques, hein!
    Dois amigos meus tem/tiveram esses amps (108 GT e 212GT), e os contrles de tonalidade não funcionam!!!
    Abç

    Johnny Favorite
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    mas qual a diferença ns valores dos pots?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Johnny Favorite
    Cara, esse tipo de diferença não pode ser medida em circuitos com amps ou pré-amps, pois eles funcionam diferentes de os de um circuito de guitarra ou baixo.
    Potenciômetros são resistores variáveis, em um baixo ou guitarra, quanto "maior" o valor, mais agudos ele "deixa passar", por isso se usam pots de 500K ou mesmo 1M em captadores Hb's.
    Abç

    Carlos Bucar
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    blz bertola.. + assim eu ja abri meu amp e la n tem nenhum A ou B pra indicar se eh log. ou lin. e outra vai fazer diferença se eu colocar um pot. de 250k no volume (agora ele ta com um de 50k)?pq eu queria ter um controlhe de volume mais preciso...


    mais uma coisa tenho uma caixa acustica com um falante de 10" e tava pensando em fazer "uma ligação" dela no meu amp pra trocar os falantes e ficar so com 1x10 no lugar de 2x8, acha q vai fazer diferença?
    OBS.: a caixa tem potencia de 150W e inped. de 8, ja o amp tem dois falantes de 35W e inped. de 8 tb

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Carlos Bucar
    Cara, o controle de volume vai ficar "abert" se vc colocar um pot de 250K no volume, talvez 100K log funcione (só experimentando mesmo).
    Pode ligar sim, mas eu recomendo mesmo é um falante de 12pol. (Sellenium 12CV3/4, por exemplo) a resposta de graves vai melhorar muito. Ligue a caixa na saída Spkr do amp, se não tiver essa saída, desconecte os fios dos falantes e ligue-os na nova caixa.
    Abç

    Carlos Bucar
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    putz! mais grave! nem vo usa + distorção pq o som vai ficar muito pesado =p cara eu falei com um tecnico aki e ele disse q colocar um falante mais potente pode estragar o cubo pois o cubo vai ter q trabalhar mais pra conseguir movimentar o falante. isso eh verdade? vc sane oq eu posso fazer nele pra melhora-lo tipo troca valvula por um modelo melhor(no caso dele q tem uma no pre a 12AX7WA), algum aguste ou algo do tipo!? vlw abraço e desculpa qlqr coisa

    Carlos Bucar
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    a e sim ele tem saida spkr.
    nele tem 2 selenium 35W 16homs cada em paralelo creio q o modelo seja o 8w3p cyg(é oq tem escrito la =p)
    tem valvula 12AX7WA no pre e eh isso oq pode ser feito nele? abraço

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Carlos Bucar
    Cara, isso que o teu técnico falou não procede, não vai forçar nada, pois o falante é um dispositivo passivo. Esses falantes Sellenium 12CV3/4, além de alta sensibilidade, que é o ideal para instrumentos, tem som agudo, assim o som do teu amp vai melhorar muito; só troque a válvula se ela estiver gasta ou com problemas.
    Abç

    Ronaldo Amaral
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    E ae pessoal !

    Uma dúvida ... tem como eu trocar os pots do meu ampli pra ficar com menos agudo?

    foto do pre

    Trata-se de um meteoro rx 100

    Grato !

    f14gomes
    Membro
    # mar/15
    · votar


    Cara, esse tipo de diferença não pode ser medida em circuitos com amps ou pré-amps, pois eles funcionam diferentes de os de um circuito de guitarra ou baixo.
    Potenciômetros são resistores variáveis, em um baixo ou guitarra, quanto "maior" o valor, mais agudos ele "deixa passar", por isso se usam pots de 500K ou mesmo 1M em captadores Hb's.


    Alex guitar man
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Ronaldo Amaral

    O certo seria modificar o circuito tonestack no pré amp, substituindo capacitores e talvez resistores..

    Não aconselho...

    Sávio_RJ
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Amigos, que valor de potenciômetro devo usar no Volume Master de um amplizinho de baixo de 25 Watts?

    Sávio_RJ
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Melhorando: na placa do meu amplizinho, em serigrafia, vem informando 100k, mas o potenciômetro mesmo que veio nele é de 10k e quebrou. preciso trocar. Devo manter o de 10k (que não sei sei alguém adaptou, pois comprei usado) ou vou no de 100k?

    Ismah
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Sávio_RJ

    Geralmente volume é A100k, todavia postar o modelo exato, não é de todo mal.

    Sávio_RJ
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Acho que não vai adiantar muito eu postar marca/modelo, mas vamos lá: A/C Works CB-50 Bass Amplifier.
    É só pra brincar em casa.
    Montei com o de 100k e o volume master ficou OK.
    Mas no "Gain", que no silkscreen indica 10K e na realidade veio com um pot de 50K, observei que quando coloco no zero o volume não cessa de vez. Esse comportamento é normal nos "Gain"?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Sávio_RJ
    Sim, é.
    Abç

    LeandroP
    Moderador
    # mar/18 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Tenho uma dúvida em relação à associação de potenciômetros e resistores.

    O caso é o seguinte: eu tenho uma strato com a configuração de 3 singles, 1 volume e 2 tones.

    Quero substituir os potenciômetros. Porém, não tenho à mão potenciômetros no valor de 250k, mas tenho de 200k. Se eu fizer uma associação com um resistor de 50k, por exemplo, eu terei os 250k. Contudo, eu não sei como se comportaria o potenciômetro diante desta associação de valores. Se ele teria o seu curso diminuído em proporção do valor do potenciômetro (neste caso eu perderia o controle entre o volume zero e 1/5 do curso do potenciômetro).

    É correta essa forma de analisar esta associação?
    Obrigado!

    NeoRamza
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    LeandroP
    Aí vai depender de onde vc ligar, mas de nenhum jeito dá certo. Se ele ficar na saída para o terra vc nunca vai conseguir fechar o volume completamente. Se colocar na outra ponta do pot vai se comportar como você falou.

    Matec
    Membro
    # mar/18
    · votar


    LeandroP

    Apenas substitua os potenciômetros, não utilize nenhum resistor. Vai funcionar . Se mais tarde você conseguir componentes com o valor correto, troque.

    Abs

    LeandroP
    Moderador
    # mar/18
    · votar


    NeoRamza

    Bom, pelo menos na melhor das hipóteses o meu raciocínio está correto rsrs santa intuição rsrs

    Matec

    Não vai ter jeito mesmo, como eu suspeitava e o NeoRamza me confirmou, o correto é usar o potenciômetro sem fazer associações.

    Isso só me ocorreu porque eu fui comprar uns potenciômetros de 500k pra outra guitarra e também peguei umas 4 unidades de 200k (porque eles eram de boa qualidade, com a carcaça estanhada), pensando talvez em usar em alguma eventual reposição.

    Meus singles estão usando pots de 250k. Eu poderia até usar de 300k (sei lá) e teria uma abertura maior pros agudos, que eu poderia segurar ajustando o tone, mas pra menos de 250k nunca, pois eu já sinto a necessidade de mais agudos, se eu por menor eu perco ainda mais, certo?!

    Matec
    Membro
    # mar/18
    · votar


    LeandroP

    Não sei dizer o que perde, se agudos, graves, ou ambos. Na medida de que a diferença de 250k para 200k é relativamente pequena em termos de impedância de carga para os captadores.
    É claro que a questão de timbre é muito pessoal, e talvez para você seja um desastre.
    Já que você tem os potenciômetros na mão faça uma experiência e nos diga o que se perde e se isso chega a ser um problema.
    Todo tipo de conhecimento é importante nessa área.

    Abraço.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    LeandroP
    NeoRamza
    Matec
    Eu já usei pots de 200K em uma Strato.
    A diferença é bem pequena, mas que ela fica ligeiramente mais grave, fica sim.
    Se o LeandroP quer mais agudos, use os de 300 ou 330K, mas são difíceis de encontrar...
    Abçs

    Matec
    Membro
    # mar/18
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Valeu pela dica! \o/

    LeandroP
    Moderador
    # mar/18
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Matec

    Pois é, eu tenho essa ideia de tanto ler por aí que single é 250k e humbucker é 500k. Logo eu tive a brilhante dedução (rsrs) que é 250k por bobina. E que se pra um humbucker com 250k ficaria um som mais fechado e sem brilho, um single com 500k deve ficar mais agudo e estridente.

    Estou usando um trio de Malagoli Texas, e no meu amplificador eu tenho que abrir praticamente todo o agudo do pré. Então eu tô afim de experimentar um de 300k, como disse o Bertola. O problema é achar. Tô pensando em dar um pulo na Rua Santa Efigência (centro de SP) e procurar. Foi difícil encontrar de 250k, imagino 300k.

    Pra guitarra eu prefiro que seja um modelo com os terminais furados pra passar o fio por dentro. Mas o que mais se encontra são aqueles com os terminais pra serem soldados em placa de circuito. É um saco trabalhar com esses potenciômetros. O de 200k que comprei, além de ter os terminais com furos, ainda tem a carcaça estanhada (não conhecia) e isso facilita à beça!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    LeandroP
    É um saco trabalhar com esses potenciômetros
    Faça uma pequena volta na ponta do fio à ser soldado.
    Abç

    LeandroP
    Moderador
    # mar/18
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    É o jeito. Assim não preciso comprar. Tenho umas 10 unidades deste tipo em casa.

    O fabricante me disse que neste caso o potenciômetro de 500k é o indicado, já que o modelo Texas tem um som mais fechado. Vou tentar.

    Ramsay
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    LeandroP
    Engraçado que eu uso um trio de captadores Fender Texas Special numa strato SX de ash com pots de 250K e não acho que o som tenha falta de agudos, sendo até bem equilibrado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Potenciometro 50k,20k,30k,250k ou 500k interferem no som?