Transformar um Fender Champion 600

Autor Mensagem
Diogo_AS
Veterano
# mai/08


Pessoal, comprei um amp Fender Champion 600 usado pelo ebay e deverá chegar em alguns bons dias.
Comprei exatamente para tocar em casa, no quarto, não quero e não preciso de muito "barulho".
Já dei uma pesquisada sobre alguns mods para ele na internet e verifiquei que o pessoal troca as válvulas stock por outras, além de trocar o falante por um jensen ou weber (6").

Os mods são interessantes, para um futuro próximo.

Mas a minha dúvida é se é possível transformar este pequeno combo em um maior, fazendo um gabinete onde caiba um falante de 12". Ou seja, usar toda a parte eletrônica/elétrica do champion 600 em um novo gabinete construído somente para este fim.

Alguns vão dizer que seria melhor fazer uma caixa 1X12 separada, mas não pretendo fazer isso com o pequeno combo, é só uma dúvida, já que a maioria dos gringos reclamam que poderia ter um falante maior.

E então, é uma idéia possível ou viajei?

Echo Delta
Veterano
# mai/08
· votar


É possível... mas a relação cu$to/benefício não compensa... além do q, vai "destruir" um combinho interessante e honesto.

Diogo_AS
Veterano
# mai/08 · Editado por: Diogo_AS
· votar


Echo Delta não tenho intenção nenhuma em fazer essa alteração radical, até pq acho ele um dos amps mais bonitos por aí e devido ao fato de querer um amp extamente como ele é. Mas me surgiu essa dúvida e resolvi "compartilhar" com vocês :)

Bog
Veterano
# mai/08
· votar


Diogo_AS

Mas qual o problema de fazer uma caixa externa? O champzinho tem uma saída para isso, nem precisa modificar nada.

Echo Delta
Veterano
# mai/08
· votar


Diogo_AS

Hehehhe....... achei q tu poderia estar cogitando fazer a loucura...

E, realmente, é um ampzinho MUITO bonito.

E o som dele, quais são as tuas impressões?

Bog
Veterano
# mai/08
· votar


Echo Delta

Heheh, sei que a pergunta não foi para mim, mas como eu tenho um:

É um ampzinho legal. Bastante destaque nos médios, poucos graves (falantezinho pequeeeno), agudos discretos. Não tem o som brilhante, é mais cremoso. A dinâmica é ótima, mas para ficar interessante, o volume precisa passar do 6 (usando a entrada Low). Nada de distorção, dá para chegar num overdrive, mas nada demais. Com pedal de distorção, não ficou lá muito bom. Não me parecer um amp para tocar metal, hard rock ou coisas do tipo.

O amp não tem controle de tom. Eu acho que falta brilho no som para certos estilos, então gosto de usar ele com um pedal equalizador. Mas para tocar MPB dedilhado é perfeito do jeito que vem!

Ah, e curiosamente o volume vai até 12. O Spinal Tap que se cuide... hehehe

Diogo_AS
Veterano
# mai/08
· votar


Echo Delta ele ainda nem chegou heheh.
Ainda estou acompanhando o rastreamento pelos correios: http://websro.correios.com.br/sro_bin/txect01$.QueryList?P_LINGUA=001& P_TIPO=001&P_COD_UNI=CP520981442US


Bog me decidi pelo Champion 600 lendo alguns dos teus comentários sobre ele. Fiquei em dúvida entre ele e um Vox DA5, que você também tem. Mas me resolvi pelo 600. Até ia te agradecer pelas ótimas descrições que deu sobre estes amps, mas achei que ficaria muita babação. Mas aqui fica o meu agradecimento. Foi de extremo auxílio as tuas informações.

Echo Delta
Veterano
# mai/08
· votar


Bog e Diogo_AS

Tks pelas infos...

Tô de olho nesse 600, faz horas... a minha preferência (teórica, apenas) seria pelo Epi Valve Jr. Head. Mas como adoro amps da Fender, o Champion tb está nas cogitações...

Eu adoro tube amps descomplicados... meu amp preferido é o PJ (2xEL84), mas ele tem volume demais (15W). É uma merda antes dos 50%... pior q os piores SS... mas no talo é uma maravilha.... canta ardido com montanhas de sustain, não ferra dinâmica, mantém o "caráter" dos caps e, se precisa limpar o som, basta reduzir no volume da gtr... tudo de bom... heheheh.

É claro q tenho algumas restrições, mas é q sou chato, pacas...

Já testaram o Epi Valve Jr.?

Bog
Veterano
# mai/08
· votar


Diogo_AS

Ops, eu não tenho o DA5 não, eu só tenho um "parente" dele. =P

Echo Delta
Já testaram o Epi Valve Jr.?

Uma vez. E não gostei! Som embolado, ruidoso, sem definição.

O Champzinho também tem uma boa dose de ruído, mas não embola como o Epipoco. Pelo menos foi a minha impressão...

Diogo_AS
Veterano
# mai/08
· votar


Bog ah é, é um maiorzinho hehe :)

Luke Strat
Veterano
# mai/08
· votar


Alguém sabe se rola tocar em pequenos lugares com o Champion 600???
Em relação aos timbres, acredito que deve ser bem bluseiro, se alguém puder, me confirma ae!!!
Valeu

Bog
Veterano
# mai/08
· votar


Luke Strat

Só se "pequenos" for igual a "meu quarto", hehehehe. Ou se você for tocar música ambiente. Num barzinho, o ruído do lugar já deve ser o suficiente para jogar o ampzinho lá para o "background". Além do volume, o falantezinho é de 6 polegadas, tem pouca pressão sonora.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar


Diogo_AS
Bem, se vc estudar com cuidado a "engenharia" do combinho, talvez vc possa mandar construir uma "caixa" para ele no qual caiba um falante de 12pol., Daí vc retira a da caixa original a "maquina" do combinho e instala na caixa maior, que deve possuir todos os pontos de encaixe a aparafusamento da antiga; assim vc preserva a "caixa" antiga (quando quiser é só reinstalar de volta) e usa a nova com a "máquina" dentro mais o falante de 12pol. Não é difícil de fazer, basta estudar bem e desenhar com cuidado e deixar a execução com um marceneiro profissional.
Abç

Echo Delta
Veterano
# mai/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Hehehehe..... Grande Bertola = grande dica, em detalhes.

Diogo_AS
Veterano
# mai/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola realmente é uma coisa mais simples e com menos trabalho de se fazer.
Esses dias encontrei no YouTube um vídeo de um cara que transformou um combo valvulado de 5w e falante de 8", não lembro se era peavey, laney ou crate (acho que era o crate palomino v8)) em um combo com falante de 12". Ia postar aqui, mas não achei mais o maldito.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar


Diogo_AS
O problema que vc vai enfrentar é que esse combinho tem apenas 5WRMS em 4 ohms, daí vc terá que arrumar um falante de 12pol. nessa impedância e de baixa potência (no máximo uns 20WRMS).
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Diogo_AS
Tive dando uma pesquisada, e não encontrei nenhum falante de 12 pol. de baixa potência e 4 ohms (o "menor" que encontrei foi u Jansen MOD 12/70, de 70WRMS).
Abç

Diogo_AS
Veterano
# mai/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola é fantástico quando alguém que entende muito sobre algo se propõe a ajudar pelo simples fato de "ajudar alguém", sem esperar nada em troca. Admiro isso
É ainda mais interessante perceber que até mesmo uma idéia de "jerico" de um novato são levadas em consideração e os mais experientes e que possuem maior conhecimento entram na "viagem" junto.
:)

Bog
Veterano
# mai/08
· votar


Diogo_AS

... mas ainda não entendi por que você não simplesmente usa a saída para falante externo que já tem no Champ.

Diogo_AS
Veterano
# mai/08
· votar


Bog sim, não penso em fazer esta "transformação", era mais pra saber se era possível mesmo :)

Diogo_AS
Veterano
# jun/08
· votar


Pessoal, só para constar: acabei de ligar para os correios e fui pedir informações sobre o meu amp. A atendente: "É o Diogo?", respondi que sim, meio surpreso, e ela me disse que já tinha chegado e que a alfândega liberou sem ter que pagar imposto nenhum. Ela disse que lembra de mim das outras vezes que fui buscar encomendas lá... muambeiro é fo**. Poisé, tô indo lá buscar meu champion 600, sem ter que pagar imposto nenhum. QUE SURPRESA :)
Espero que esteja tudo bem com o pacote, qdo chegar em casa posto umas fotos.

Diogo_AS
Veterano
# jun/08
· votar


Cheguei da faculdade e pude desembrulhar ele. Apesar de ter comprado usado, está em estado de novo, perfeito.
Já retirei os parafusos para verificar se tem alguma avaria e aparentemente está OK.
A rede elétrica aqui é 220 V, porém o amp é 110 V. Já utilizei a busca e o melhor é usar um transformador para isso. Vou pesquisar o resto das especificações pra comprar um correto.
No entanto.... só para testar o bichinho aqui e dar o feedback para o vendedor no ebay: tem como ligar uns 30 minutinhos direto no estabilizador? Só pra matar a curiosidade huahuahu.
Hein hein hein?

Bog
Veterano
# jun/08
· votar


Diogo_AS
tem como ligar uns 30 minutinhos direto no estabilizador?

Com ou sem estabilizador, se você jogar 220v num amp que não aguenta essa tensão, vai queimar - no mínimo o fusível, no máximo o amp. Confira direitinho se o amp é para 110v, 127v (padrão brasileiro, na maior parte dos casos), 120v (padrão americano) ou seja lá o que for.

Sharper
Veterano
# jun/08
· votar


tem como ligar uns 30 minutinhos direto no estabilizador? Só pra matar a curiosidade huahuahu.
Hein hein hein?


hahahahahahhahahaah

A clássica ansiedade. Respira, conta até 10, toma um sorvete e rapa fora pra comprar o q quer q vc precise pra ligar esse treco direito. Senão, vai queimar!

Sei bem como é isso rs. Faça como os connaisseurs, admire primeiro a beleza estética, sinta bem o cheiro dele rs...

Diogo_AS
Veterano
# jun/08
· votar


Bog eu ia por no estabilizador que transforma 220 para 120. Depois fui ler e o estabilizador converte para 115 (?). Tá, não liguei ainda heheh
Vou passar nas lojas de componentes eletrônicos para ver se não acho um "trafo" (eu sempre conheci como transformador, mas ignorante é ****).
Ah, Bog, padrão brasileiro? A maioria dos produtos eletrônicos é 110V, aqui onde moro é 220V, mas existem cidade com 127V e outras com 230V, mas meu estabilizador converte de 220V para 115V. Padrão? :) É complicado....


Sharper poisé, cheguei com "sede" da faculdade, mas só fiquei olhando e desmontei só pra ver se não tinha nada avariado.

Alguma recomendação especial para o transformador? Olhei na busca e recomendam "transformadores grandes de geladeira" hehhe.
Tenho que assistir umas audiências hoje, mas se conseguir passar em alguma loja de componentes eletrônicos vou ver o que me sugerem.
Abraço.

Bog
Veterano
# jun/08
· votar


Diogo_AS

Hahah, ah... mesmo assim. Se o amp foi feito para 127, deve funcionar com 120, mas isso pode reduzir a vida útil.

Mas ó só: a tensão nominal na maior parte do Brasil não é 110v, é 127 ou 220! 110 era comum antigamente, acho que hoje em dia nem existe mais. 230 eu nunca vi aí. 115, só lá nos cafundós do interior de SP. Esse teu estabilizador é estranho!

Quanto ao transformador, não precisa ser um muito exagerado. O trafo limita quantos w você pode puxar da rede. Mas o amp é de 5w, nem tem muito o que se preocupar, heheh. Eu uso no Brasil um transformadorzinho pequeno, cabe na palma da mão!

Diogo_AS
Veterano
# jun/08
· votar


Bog ótima notícia :) Minha namorada é descendente de japoneses e em tudo que é canto tem aqueles transformadores gigantes hehehe. Estava até pensando em surrupiar um :)
Menos mal que um menorzinho vai aguentar.

Diogo_AS
Veterano
# jun/08
· votar


Bom, fui nas melhores casas do ramo (e piores também) e nenhum tem um transformador 220V para 120V, todas as lojas tinham um transformador de 220V para 127V e TODOS disseram que não vai influenciar em nada e etc, pq tem variação na própria rede elétrica.
Enfim, não comprei.

Outra coisa, em relação aos WATTS do transformador: como na etiqueta do amplificado diz "120V ~ 60 Hz - 33W", um transformador de 50W dá conta do recado, se somente o amplificador vai ficar ligado nele?

E afinal, pq não posso ligar no estabilizador, sendo que o próprio estabilizador transforma de 220V para 115V?

É melhor ligar um transformador que me fornece 127V ou um estabilizador que me fornece 115V (lembrando que o amp necessita 120V)?

OFF: Muita frescura minha? hehe

Diogo_AS
Veterano
# jun/08
· votar


Ah, esqueci de falar que nenhum dos transformadores tem aquela tomada de 3 pinos do amplificador, ou seja, gambiarra?

Bog
Veterano
# jun/08
· votar


Diogo_AS
TODOS disseram que não vai influenciar em nada

Cara, isso realmente depende de como o amp foi feito. As variações realmente existem no Brasil - em horários de pico, a tensão pode cair mesmo para menos de 120v. E passar de 130v. Isso sem contar variações ainda maiores e súbitas.

Mas isso é no Brasil, e equipamentos feitos para serem usados em outros países podem não estar preparados para esse fornecimento cheio de variações. Se você ligar um equipamento feito para 120v numa rede de 127v, ele VAI funcionar. Mas pode ter a vida útil reduzida, e numa dessas variadas, pode queimar do nada. Isso pode acontecer em 1 semana ou 1 década, realmente não dá para saber. Mas o risco existe.

um transformador de 50W dá conta do recado, se somente o amplificador vai ficar ligado nele?

Sim! :) Acho que o que eu levei pro BR era bem de 50w.

E afinal, pq não posso ligar no estabilizador, sendo que o próprio estabilizador transforma de 220V para 115V?

Poder você pode. Isso PODE reduzir a vida útil do equipamento, só isso. Note que eu disse PODE, e não VAI. ;)

É melhor ligar um transformador que me fornece 127V ou um estabilizador que me fornece 115V

Essa eu já não sei... Mas se fosse sem opção, eu ligaria no 115v. Tensão demais é que queima o aparelho de repente.

OFF: Muita frescura minha?

Acho que não... você não deve ter comprado o amp com o troco do ônibus. Tem mais é que cuidar mesmo.

nenhum dos transformadores tem aquela tomada de 3 pinos do amplificador, ou seja, gambiarra?


O 3o pino é o terra. Existem adaptadorezinhos bem simples, deve custar 50 centavos, heheh. Dependendo do transformador, nem disso precisa. Mas lembre-se que equipamentos sem aterramento ficam sujeitos... bom, a todos os riscos de estar sem aterramento. =P

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Transformar um Fender Champion 600